Propaganda Subliminar Multimídia

Propaganda Subliminar Multimídia Flávio Calazans

Resenhas - Propaganda Subliminar Multimídia

Paulo2093 20/04/2024

Uma mensagem para o seu inconsciente

O livro aborta o tema de diversas formas como merchandising, televisão, cinema, jornais e revistas e aborda no final do livro sobre o voto político. O tema estava muito em voga nos anos 1950 até ,1980 e hoje em dia quase já não ouvimos falar sobre este assunto.
É um livro de fácil leitura, acredito que se possa lê-lo em um dia, pois ele é bem didático e vem com demonstrações em figuras.
Mensagem subliminar refere-se a mensagens ou estímulos que são percebidos abaixo do nível de consciência, muitas vezes sem que a pessoa esteja ciente da recepção dessas mensagens. Elas podem ser visuais, auditivas ou táteis, e têm sido objeto de estudo e controvérsia ao longo dos anos.
O conceito de mensagem subliminar surgiu no campo da psicologia experimental e da publicidade na década de 1950. Desde então, tem sido amplamente discutido em várias áreas, incluindo psicologia, marketing e até mesmo em teorias da conspiração.
A utilização de mensagens subliminares em publicidade e entretenimento levantou questões éticas e legais sobre manipulação mental e influência não intencional. No entanto, o impacto real das mensagens subliminares ainda é debatido.

Mari 23/05/2022

Bom mas repetitivo. Livrinho de faculdade debuenas mas achei bem repetitivo e voltou várias vezes no mesmo assunto, que já era entendível quando citado da primeira vez.

Ricardo.Prado 18/07/2019

Assustador
Na minha opinião a melhor edição foi essa, leitura fácil, mostra baseado em dados científicos como somos manipulados!!!

Cléber Vaz 01/07/2013

Quem são eles? Quem eles pensam que são?
O livro começa com uma citação que vale a pena ser citada: “Para aqueles que ignoram a existência dos subliminares e que vivem felizes e inocentes”.
É difícil falar de publicidade subliminar, difícil porque de inicio você acha que é algo surreal, ou alienação de pessoas fissuradas em ficção. No entanto, ao ler "Propaganda Subliminar e Multimídia", você depara-se com pesquisas cientificas, teorias comprovadas dizendo que uma propaganda no cinema ou até mesmo as palavras bem centradas de um político, podem conter bem mais do que os teus olhos podem ver.
Refazendo o começo, meio e fim, Flávio Callazans mostra o perigo das mensagens subliminares através dos quadrinhos, filmes e propagandas. E desta maneira, propõem como entende-las e como reagir perante a esse domínio inconsciente, que acaba decidindo por nossos atos mais instintivos. Portanto, Propaganda Subliminar Multimídia é um livro muito esclarecedor, que não cai no erro de mostrar só uma análise da propaganda subliminar para quem está informatizado com a área de Comunicação Social, mas contempla o tema de maneira em geral, explicando o quanto estamos à mercê do nosso próprio inconsciente e dá fúria do excesso de informações que engolimos todos os dias.