A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Vagner46 04/02/2017

Desbravando A Ascensão da Sombra
Continuando com a minha relação de amor e ódio com A Roda do Tempo, resolvi desbravar A Ascensão da Sombra logo no começo de 2017, assim me liberando da minha "meta" de ler um livro da série por ano. Isso levará 14 anos, é claro, mas parece ser o melhor jeito de EU aproveitar o que ela tem a oferecer. A escrita do Robert Jordan é BEM enrolona em vários momentos, então eu normalmente revezo um livro dele com algum de outra série para balancear melhor as narrativas.

Focando no que interessa, nesse volume somos apresentados à Ajah Negra, um ramo das Aes Sedai que foi corrompido pela Sombra e deseja capturar o Dragão Renascido Rand al'Thor, que agora possui Callandor. Após a queda de Tear, Rand começa a assumir (finalmente) o papel que lhe pertence: ser a pessoa que salvará ou destruirá o mundo. Fiquei feliz em ver que o Rand parou de choramingar e resolveu tomar as rédeas da coisa. Os capítulos dele são os que mais gosto de ler.

"— Ele só está tentando encontrar o próprio caminho. Homem nenhum gosta de correr às cegas sabendo que há um penhasco em algum ponto à frente."

Quando praticamente todos os protagonistas são obrigados a se separar, percebemos o nível da ameaça que assola o mundo. Forças das Sombras começam a atacar de todos os lados, seja em Dois Rios, seja lá no Deserto Aiel, seja lá na planície Taraboniana. A treta é muito real, meus amigos.

Ao que me pareceu, alguma conspiração Seanchan está a caminho. Ficarei de olho nas sequências.

Um dos ta'veren com mais destaque nesse livro é com certeza Perrin Aybara, agora chamado de "Olhos-Dourados" e alvo da perseguição dos Mantos-brancos. Ao saber que Trollocs e Desvanecidos estão perto de Dois Rios e ameaçando a sua família e as de seus amigos, ele decide sair um pouco de perto de Rand e procurar seu próprio destino. Numa jornada de auto-conhecimento e testando os seus limites, Perrin precisa assumir o posto de líder que lhe pertence e lidar com as consequências.

Já Rand começa a perceber as jogadas políticas que envolvem a sua caminhada. Ao contrário do anonimato da sua vida como pastor, agora ele atrai olhares por todos os lugares que passa, e nem todos são amistosos. Para seguir as profecias, precisa tornar-se Aquele Que Vem Com A Aurora e liderar o perigoso povo Aiel contra o Tenebroso. Será que todos os lutadores do Deserto o seguirão?

"— Uma coisa é saber que a profecia um dia será cumprida — respondeu o chefe de clã, medindo as palavras — outra é ver isso acontecendo bem diante dos próprios olhos."

Mat também o acompanha nessa jornada e recebe um "presente" durante a visita deles à Rhuidean.

Egwene al'Vere, instruída por Sábias Aiel, começa outro treinamento, agora para se tornar uma Sonhadora, a primeira desde algumas centenas de anos. Suas jornadas pelo mundo dos sonhos a deixarão em contato com Nynaeve e Elayne, suas amigas, que junto de Thom Merrilim e Juilin Saidar, vão para Tanchico desvendar os planos das mulheres da Ajah Negra e tentar impedi-las.

A primeira metade do livro é bem "lenta", mas importante para entendermos o que acontece nos capítulos seguintes. Segredos do passado Aiel são revelados e não muito bem aceitos, assim como as teias tramadas pelos Abandonados começam a aparecer. Sua influência na sociedade aumenta, mesmo que imperceptível às vezes, e o resultado disso provavelmente veremos nos próximos 10 livros da série. Os momentos em que eles aparecem costumam ser os mais tensos da narrativa.

Em A Ascensão da Sombra conhecemos várias localidades que não haviam sido mostradas nos livros anteriores, e o "novo" é sempre intrigante. Que segredos e armadilhas cada lugar nos reserva?

As últimas 100-150 páginas do livro são bem frenéticas, e foram elas que me fizeram dar uma nota alta para essa obra. A história criada por Robert Jordan realmente começa a tomar proporções bem maiores a partir daqui, e eu certamente seguirei o Povo do Dragão para descobrir o que acontecerá.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2017/02/resenha-ascensao-da-sombra-robert-jordan.html
Renan 04/02/2017minha estante
Vou voltar essa leitura após terminar coração de Aço.

Vagner46 05/02/2017minha estante
Boa leitura!

gabrielrjf 16/05/2017minha estante
Que bom ler essa resenha e descobrir que não sou o único que está achando o livro lento... o 3 li em uma semana.. e este dará um semana e agora que passei da página 200...

Mas pela sua resenha vou continuar insistindo! E tb pq amo eases personagens kkkk

Vagner46 17/05/2017minha estante
ASHUASHUASHUHS

A primeira metade é mais lenta mesmo, mas depois as coisas melhoram consideravelmente. #partiu

Nico 18/01/2017

Genialidade nas entrelinhas
Num primeiro momento, o Leitor, pode pensar "que história mais ou menos" mas é apenas por esperar a grandeza num momento.

É verdade que em quesito de guerra a história não tem sido tão intensa. Os combates são poucos e ainda não tiveram grande importância. Mas os embates psicológicos dos personagens fazem o livro ser sensacional.

Os personagens secundários são bem escritos, desenvolvidos e tratados. Não são meros detalhes a história principal. Eles tem vida e vida muito mais intensa do que o Rand. Perrin e Mat nos conquistam a cada página.
Faile, Elayne, Min, Egwene, Nyaneve, Moraine e outras personagens femininas, são de muitas maneiras melhores do que qualquer outra personagem nos livros de fantasia. Elas são cheias de vontades, desejos e manias. Ao contrário de muitas personagens que só estão na história para fazer par romântico com o mocinho.

É incrível ver como um autor pode abrir tanto seu universo sem perder a naturalidade, sem sufocar o leito. ROBERT Jordan é, sem dúvidas, um escrito genial desde a trama principal até às entrelinhas.

Gokuafricano 06/01/2016

Roda do tempo entre meus Top 3.
Robert mantem a qualidade neste livro, estava com uma lista grande de leitura em câmera lenta, quando este livro chegou, parei de ler bons livros: Revolução dos bichos e 1986 para ler quase 1000 paginas em 7 dias, prende você do começo ao fim, (se meu inglês fosse melhor já teria comprado os outros volumes sendo 14 ao todo), quanto mais eu leio os livros da roda do tempo mais indeciso fico para dilema interno de qual série é melhor: Roda do Tempo, Cronicas do Gelo e do Fogo e Cronicas do Matador de Reis.
A qualidade é a mesma dos outros livros, você continua gostando mais de uns personagens do que de outros (Perrin e Moiraine Sedai estou falando de vocês), mas todos tem o seu carisma. Não é como ver um capitulo iniciando com Bran ou Davos e pensar volta Tyrion.
Rand tem muito que evoluir ainda, contudo neste livro a evolução é evidente e as decisões que ele toma sozinho são interessantes. Aguardando ansioso mais livros.

Jonatas.Ferreira 29/12/2016minha estante
Concordo contigo. Por ser uma obra mais antiga que do Patrick e o Martin, ela mantêm a originalidade, podendo ser verificada na forma de fazer magia que é diferente de qualquer outra.

Gokuafricano 04/01/2017minha estante
Jordam é incrível, gostaria que ele fosse mais conhecido nas terras tupiniquins. Tento convencer todos que eu conheço a ler, e os que o fazem não se arrependem.

Anderson 17/11/2015

Pela Luz, que obra!!!
A Roda do Tempo me conquistou desde o primeiro livro - O olho do Mundo -. De cara vi que se tratava de uma grandiosa obra de literatura fantástica.

A Ascensão da Sombra é o quarto livro da série. O crescimento da trama e dos personagens faz dele o melhor livro da série, até agora, não só por isso, mas também pela soberba escrita de Robert Jordan, descrevendo ricamente a obra; ele narra os acontecimentos envolvendo Rand, Perrin, Mat, Egwene, Nynaeve, Elayne, Faile, Moiraine, Min, entre outros inúmeros de personagens com maestria. O livro tem quase 1000 páginas, mas em nenhum momento se torna maçante, a cada final de capítulo o leitor fica ansioso para o próximo. Como todos os finais dos livros d'A Roda do Tempo, ficou aquela vontade de quero mais, muito mais!

É difícil curar a ressaca literária d'A Roda do Tempo, porque a magia dessa série encanta, fascina, deslumbra qualquer leitor.
Agora vem aquela espera pelo próximo volume. Que me queime!

Pra quem gosta de literatura fantástica, super recomendo essa série.

André de Gilead 22/10/2015

Uma obra prima
Muitos podem dizer que a saga de A Roda do Tempo, é uma “cópia medíocre” de O Senhor dos Anéis, mas se tem uma coisa que essa saga não é, essa coisa é “medíocre”.

Falo por todos os 4 livros já lançados, e digo que sim, MUITA COISA foi “baseada” na obra de Tolkien, mas a partir do momento que você conhece os personagens, conhece a história e começa a se importar, a obra recebe uma originalidade que poucas vezes li em um livro de fantasia.

Eu posso afirmar com veemência que TODOS os personagens principais da série, são interessantes, e não importa sob a visão de qual personagem se trata, TODOS os capítulos do livro são interessantes, pois sempre que você terminar um, você vai estar ansioso pra ler a continuação, e mesmo que de início você se decepcione pois o posterior está falando de outro personagem, em poucas linhas você já se pega ávido e ansioso por saber o que vai acontecer, tanto quanto no capítulo anterior.

Recomendo o livro a todos que gostam de uma boa fantasia medieval, você vai simplesmente se apaixonar pelos personagens, e finalizo minha resenha com a seguinte pergunta:
“PORQUE DIABOS ISSO AINDA NÃO VIROU UM SERIADO OU UMA SÉRIE DE FILMES?”
Beth 30/10/2015minha estante
E Jordan começou a escrever a série em 1977. Hoje em dia, o livro de fantasia que não se inspira em Tolkien se baseia no Jordan. Pena que as edições demoram tanto! Quando a Intrínseca irá lançar o quinto volume?

TzelZeev 17/12/2015minha estante
Estão querendo lançar dois por ano Beth! Eu queria que saísse tudo de uma vez, é agoniante ficar esperando. Se soubesse inglês razoavelmente já tinha lido tudo!!

Viviana 07/04/2017minha estante
Boa pergunta...

Jéssica Nicoletti 18/09/2015

Como o Jordan consegue?
É incrível como o livro consegue ser tumultuado do início ao fim, você nunca tem tempo de respirar, nunca perde a vontade de continuar alo longo de suas 976 páginas.
Nesse livro vemos com ainda mais brilho as nações de Jordan. É lindo ver como ele teve todo um cuidado pra montar algo muito além de vestuário e descrições físicas. Cada povo tem suas próprias crenças, costumes, sotaques, artes, rixas e um passado sólido e como interagem uns com os outros. É quase como se realmente existissem e ele apenas conta o que viu.
Neste quarto livro vemos como os rapazes cresceram mais ainda e ganham novas habilidades. Os aiel brilham aqui, Perrin e Rand também (pra compensar o livro anterior). Mais uma vez vemos que ninguém é inteiramente mau e inimigos podem passar de lado, e os amigos também.
Adoro como ele consegue pegar um personagem que nós conhecemos desde o olho do mundo, deixar ele de escanteio e dar pequenas visões dele, só pra que ninguém esqueça que ele existe. Aí acontece outra reviravolta e ganha importância, e tudo soa natural, não esses autores que puxam personagem do nada só por que acabaram as ideias.
Eu literalmente perdi o fôlego em algumas partes, revelações que eu nunca imaginaria, e to querendo arrancar minha cara de tanta ansiedade pelo próximo.

Quem está lendo isso pra saber se pega o livro ou a série nem devia perder tempo em ler até aqui, COMPRA LOGO ISSO AQUI E MANDA OS AMIGOS LER TAMBÉM