A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Ari Phanie 21/07/2019

Minha batalha do ano
Eu não sabia que esse quarto livro da série A Roda do Tempo seria o meu maior desafio esse ano. Mas foi uma montanha russa de emoções em que mais de uma vez me passou pela cabeça a opção de abandonar ele. E os motivos são inúmeros. E vou citar aqui os que mais me incomodaram.

Esse é um livro de quase mil páginas. Problema nenhum até aí se fossem mil páginas bem aproveitadas. Mas cerca de 40% do que acontece nesse livro pode ser descartado. Não influencia em nada na trama e só deixa a narrativa lenta. Exemplos: brigas entre mulheres por causa de um homem, brigas entre pares românticos, "cabos de força" entre homens e mulheres, pontos de vista onde nada acontece e só servem para mostrar como o personagem está aborrecido com sua situação (diversas vezes), e descrições repetitivas de lugares, personagens e seres que já conhecemos desde o primeiro livro. SE-NHOR! Quase metade do livro é feito de NADA, onde NADA relevante acontece, e só serve pra criar raiva dos personagens. Inúmeras vezes fiquei com raiva dos meus personagens preferidos e senti raiva daqueles que eu já não era muito fã ou comecei a ter raiva daqueles com os quais não me importava. Só 3 personagens escaparam disso: Min, Egwene e Thom. Eles apareceram menos, então não tive motivos para criar raiva.

Mas de todos os motivos para ter detestado quase metade desse livro, o maior de todos foi a guerra dos sexos na qual o Jordan criou uma fixação. Ele fez parecer que homens antipatizam as mulheres, mas não conseguem viver sem elas (porque são tão bonitas, no fim das contas), e que as mulheres vivem exasperadas pelos homens, mas é só porque sabem o que é melhor para eles, como mães ( Freud explica). Mas isso não é o pior. Nessa guerrinha, Jordan passa a ideia de que mulheres são seres que não é possível entender, mas com as mesmas características; são todas manipuladoras, loucas, raivosas e exaltadas. É uma visão tão estereotipada e diferente do que ele mostrou no começo (pelo menos que eu lembre) que eu me pergunto se no momento de escrever esse livro ele 'tava louco da vida com alguma mulher. E nessa abordagem ele me fez repudiar diversos personagens e laços. Faile é a personagem mais infantil, chata e irritante desse livro, e o romance dela com Perrin foi tão abominável pra mim que na metade do livro eu tava torcendo pra um dos dois morrer. Já nem me importava qual, mesmo Perrin sendo o meu personagem masculino favorito.

E falando em personagens masculinos, os ta'veren pra mim estão perdidos. No livro anterior, Mat teve participação ativa e momentos que me fizeram gostar muito dele. Nesse, ele voltou a ser o chato de galocha do segundo livro que passou a história TODINHA reclamando e lamentando. Não fez absolutamente nada. Eu queria que ele morresse já no começo do livro.
Rand também foi entediante. Era um personagem ok até o terceiro livro, até gostava dele, mas nesse a criatura se superou na chatice. Essa birra dele com as Aes Sedai já passou da hora, e esse fetichismo do Jordan em querer criar um harém pro seu protagonista tá de dar nojo. Quer dizer que um bando de mulher se apaixona e quer esse poço de chatice? Só sendo fetiche mesmo, beloved.

Mas fora tudo que eu detestei nesse livro, eu ainda sou apaixonada pelas personagens femininas apesar dos pesares, principalmente Nynaeve, Egwene e Min. E amo os arcos das Aes Sedai, dos Aiel, Abandonados (que parecem os únicos seres do Tenebroso que impõe um pouco de respeito), e os Seanchan. Pensei em abandonar a série por aqui, mas essa e outras coisas sobre as quais ainda tenho curiosidade me motivam a continuar, pelo menos até o próximo livro. Espero que não esteja perdendo tempo e o Jordan tenha tratado do problema com mulheres que atormentou ele, já que o autor começou a série abordando tão bem suas personagens femininas. E tbm, saudades do Tenebroso aparecendo nos sonhos do Rand. Criatura encantadora.
Filipe Faria 21/07/2019minha estante
Legal ver sua opinião, já que eu gostei muito desse livro mas sei que todas as suas críticas são super válidas. Sem spoilers, nos próximos livros muitos desses problemas persistem, daí vai de cada leitor decidir se persiste com a leitura pelas coisas boas dos livros.

Ari Phanie 21/07/2019minha estante
Pois é, Filipe, tu até tinha me dito que algumas coisas vão continuar, mas sempre que eu pensei em abandonar o livro, a curiosidade era maior rs. E é a curiosidade que vai me levar a ler o próximo. Eu espero estar numa vibe menos crítica e não me importar tanto com certas coisas kkk. Vai ser meu desafio ano que vem.

Dani 21/07/2019minha estante
Concordo com muito do que vc disse na resenha, mas sinto que essa guerra dos sexos não é algo novo. Ela está presente desde o primeiro volume ao meu ver. Tb acho isso bem irritante, mas gosto tanto do universo criado pelo autor e do arco geral da história que acabo conseguindo relevar.
Para mim esse volume até agora foi um dos melhores ( estou no volume 7).
Quando à enrolação do autor em desenvolver o enredo, acho q isso só piora nos próximos volumes ( sem querer te desanimar... kkkkk) , mas o final sempre compensa e sempre termino animada em continuar.

Dani 21/07/2019minha estante
*quanto

Ari Phanie 21/07/2019minha estante
Dani, eu realmente n lembro disso nos primeiros volumes. Lembro de Nynaeve, Moirane e Egwene sempre se impondo sobre os três personagens principais; elas às vezes são bem irritantes kkk, mas eu n senti q havia um cabo de guerra. E os romances tbm me cansaram demais. E tu me desanimou mesmo kkkk. Mas eu tbm gosto mto do universo. Espero que ele consiga me motivar até o final da série.

Marcelo Caniato 21/07/2019minha estante
Eu tenho que retomar essa série, só li o primeiro. Espero ler o segundo esse ano.

Ari Phanie 21/07/2019minha estante
Marcelo, o segundo pra mim é o melhor. *-*

Marcelo Caniato 21/07/2019minha estante
Se o primeiro já foi um espetáculo, você dizendo que o 2 é melhor tá me fazendo querer começar a ler hoje kkkk.

Ari Phanie 22/07/2019minha estante
kkk ai, espero muito que tu goste, Marcelo. *-*

Isa Gama 20/11/2019minha estante
Eu concordo com algumas partes da sua resenha (faltam umas 300 pags pra eu acabar esse livro) - eu tô bem empolgada pra saber o que acontece (então pretendo ler até o fim mesmo com todos os problemas), mas eu também fico com raiva de algumas coisas. Sim, harém é péssimo (vou ter que ver como o Jordan vai trabalhar isso, mas sinceramente não gosto) - todas as mulheres do "harém" do rand são fodas e personagens fortes então acho meio idiota elas se sujeitarem a isso (pra mim parece que o Robert Jordan quis dar esse fan service e pronto). Aliás, os outros caras também tem um milhão de mulheres aos seus pés, o que não deveria fazer muito sentido já que eles são um bando de caipiras que saíram do fim do mundo. Eu não tinha visto a relação de homens e mulheres como um cabo de força que nem você disse mas fez muito sentido - se todo mundo se comunicasse melhor as coisas poderiam simplesmente fluir. Sobre as mulheres,quando eu comecei a ler achei legal a ideia de ter um equilíbrio no número de mulheres e homens, e nas mulheres terem poderes e existirem várias sociedades matriarcais, mas já ouvi falar que o Jordan dá uma estragada nos personagens femininos, então estou com medo do que está por vir. Sobre o Mat, concordo plenamente com vc, ele era insuportável nos livros 1 e 2, melhorou no 3, e regrediu agora no 4 - mas eu ainda acho ele o núcleo cômico, então estou relevando. Sobre o Rand, eu gosto dele, estou gostando do desenvolvimento dele até agora e o Perrin foi uma grata surpresa nesse livro, confesso que estou gostando mais dele agora.

Ari Phanie 30/11/2019minha estante
Isa, pois é, eu tbm me preocupo em como o Jordan vai seguir com o relacionamento homem/mulher, porque não quero aturar o que se passou nesse livro por mais vezes. É fan service mesmo o lance do hárem, fan service masculino. Espero que ele tenha melhorado.

Gisele @abducaoliteraria 26/04/2017

É possível dar mais do que 5 estrelas pra esse livro?
Essa série já era uma das minhas favoritas, mas com Ascensão da Sombra - quarto livro da série e o melhor, na minha opinião, destronando A Grande Caçada - fui arrebatada de vez! É a série de fantasia mais delicinha que acompanho e está no topo das queridinhas.

Ascensão da Sombra (respira fundo). O que foi esse livro? É um livrão, em todos os sentidos! Por se tratar de um livro grande, fiquei com medo da leitura ser um pouco cansativa, o que decorreu no livro anterior, mas isso não acontece em nenhum momento lendo essa maravilha. Do início ao fim, somos presenteados com cenas muito boas de conflitos, descobertas e ação. Robert dosa, de forma acertadíssima, os ritmos dessa história separada por núcleos.

Diferente dos livros anteriores, não existe um foco de núcleo em Ascensão da Sombra. Aqui, nós temos os arcos de Rand, Perrin, Mat, Nynaeve (e Elayne), Egwene, Min e entre outros. Todos muito importantes - e eletrizantes - para a trama. Perdi as contas de quantas vezes fiquei sem fôlego durante a leitura.

O livro inteiro é maravilhoso, com um POV mais interessante do que o outro, mas preciso destacar o arco de Perrin, que foi fora de série! Não parece justo citar o ciclo dele em meio a tantos outros incríveis, mas a verdade é que a evolução do personagem e todo o seu arco épico me surpreendeu de forma muito positiva. Destaque também para a cultura dos Aiel, que me deixou completamente apaixonada por eles. E é claro, não posso deixar de falar sobre Nynaeve, que falem bem ou falem mal, é uma das minhas personagens favoritas, que foge completamente das características de uma mocinha, e é foda pra caralh*! Nesse livro ela tá incrível e me enche de orgulho!

Quando você pensa que tudo o que tinha para acontecer já aconteceu, o final consegue extrair o restinho de fôlego que lhe restava e te enterra de vez!

Fica difícil encontrar adjetivos para um livrÃO taaaÃO bom! Estou ansiosa para ler o volume 5, mas vou esperar pelo menos a previsão para o lançamento do sexto livro.

site: instagram.com/abducaoliteraria
Dani 26/04/2017minha estante
Preciso tomar vergonha na cara e começar essa série!!!!

Gisele @abducaoliteraria 26/04/2017minha estante
Tem mesmo, Dani!!!

Milico 27/04/2017minha estante
otima resenha. eu estou enrolando horrores para iniciar a série, são tantos livros e todos uns baita calhamaços! mas tô me organizando aqui e nesse segundo semestre eu começo a ler, bem, ao menos provelmente.

Milico 27/04/2017minha estante
provavelmente*

Gisele @abducaoliteraria 27/04/2017minha estante
Leia sim, Wil! Eu super hiper recomendo. São calhamaços, mas a história é tão boa que você nem sente hahahaha

Carlos Gama 29/04/2017minha estante
Este livro é 7 estrelas rsrs

ju.cardozso 18/12/2021

primeiro eu preciso falar que adoro isso de existir UM dragao renascido, mas ele não ser o único responsável por salvar o mundo, sabe? apesar do rand ser um chato 90% do livro, enquanto ele resolve um problema, os outros personagens estão ocupados com outras questões, como a min fugindo com a shiuan, as meninas atras da ajah etc etc

foram quase mil páginas de um auê sem tamanho sem ser cansativo e fugindo da fórmula que o autor tinha tomado até então

agora, sobre desenvolvimento de relacionamento, já reclamei na outra resenha e dessa vez simplesmente decidi que só vou levar em conta a série da prime (minha fic moiraine e shiuan foi ouvida!!)

vamo ve no que dá o próximo
Monique 18/12/2021minha estante
Estou gostando muito da série televisiva. Os livros já estão todos publicados?

ju.cardozso 18/12/2021minha estante
amg aqui no brasil só tem até o 7, a intrínseca ta bem preguiçosa sabe

Monique 18/12/2021minha estante
Poxa, vida! Mas o autor finalizou a série?

ju.cardozso 19/12/2021minha estante
se eu não me engano o robert morreu em 2007, mas aí o brandon sanderson terminou

Monique 19/12/2021minha estante
Vou tentar ler o primeiro ?

Vagner46 04/02/2017

Desbravando A Ascensão da Sombra
Continuando com a minha relação de amor e ódio com A Roda do Tempo, resolvi desbravar A Ascensão da Sombra logo no começo de 2017, assim me liberando da minha "meta" de ler um livro da série por ano. Isso levará 14 anos, é claro, mas parece ser o melhor jeito de EU aproveitar o que ela tem a oferecer. A escrita do Robert Jordan é BEM enrolona em vários momentos, então eu normalmente revezo um livro dele com algum de outra série para balancear melhor as narrativas.

Focando no que interessa, nesse volume somos apresentados à Ajah Negra, um ramo das Aes Sedai que foi corrompido pela Sombra e deseja capturar o Dragão Renascido Rand al'Thor, que agora possui Callandor. Após a queda de Tear, Rand começa a assumir (finalmente) o papel que lhe pertence: ser a pessoa que salvará ou destruirá o mundo. Fiquei feliz em ver que o Rand parou de choramingar e resolveu tomar as rédeas da coisa. Os capítulos dele são os que mais gosto de ler.

"— Ele só está tentando encontrar o próprio caminho. Homem nenhum gosta de correr às cegas sabendo que há um penhasco em algum ponto à frente."

Quando praticamente todos os protagonistas são obrigados a se separar, percebemos o nível da ameaça que assola o mundo. Forças das Sombras começam a atacar de todos os lados, seja em Dois Rios, seja lá no Deserto Aiel, seja lá na planície Taraboniana. A treta é muito real, meus amigos.

Ao que me pareceu, alguma conspiração Seanchan está a caminho. Ficarei de olho nas sequências.

Um dos ta'veren com mais destaque nesse livro é com certeza Perrin Aybara, agora chamado de "Olhos-Dourados" e alvo da perseguição dos Mantos-brancos. Ao saber que Trollocs e Desvanecidos estão perto de Dois Rios e ameaçando a sua família e as de seus amigos, ele decide sair um pouco de perto de Rand e procurar seu próprio destino. Numa jornada de auto-conhecimento e testando os seus limites, Perrin precisa assumir o posto de líder que lhe pertence e lidar com as consequências.

Já Rand começa a perceber as jogadas políticas que envolvem a sua caminhada. Ao contrário do anonimato da sua vida como pastor, agora ele atrai olhares por todos os lugares que passa, e nem todos são amistosos. Para seguir as profecias, precisa tornar-se Aquele Que Vem Com A Aurora e liderar o perigoso povo Aiel contra o Tenebroso. Será que todos os lutadores do Deserto o seguirão?

"— Uma coisa é saber que a profecia um dia será cumprida — respondeu o chefe de clã, medindo as palavras — outra é ver isso acontecendo bem diante dos próprios olhos."

Mat também o acompanha nessa jornada e recebe um "presente" durante a visita deles à Rhuidean.

Egwene al'Vere, instruída por Sábias Aiel, começa outro treinamento, agora para se tornar uma Sonhadora, a primeira desde algumas centenas de anos. Suas jornadas pelo mundo dos sonhos a deixarão em contato com Nynaeve e Elayne, suas amigas, que junto de Thom Merrilim e Juilin Saidar, vão para Tanchico desvendar os planos das mulheres da Ajah Negra e tentar impedi-las.

A primeira metade do livro é bem "lenta", mas importante para entendermos o que acontece nos capítulos seguintes. Segredos do passado Aiel são revelados e não muito bem aceitos, assim como as teias tramadas pelos Abandonados começam a aparecer. Sua influência na sociedade aumenta, mesmo que imperceptível às vezes, e o resultado disso provavelmente veremos nos próximos 10 livros da série. Os momentos em que eles aparecem costumam ser os mais tensos da narrativa.

Em A Ascensão da Sombra conhecemos várias localidades que não haviam sido mostradas nos livros anteriores, e o "novo" é sempre intrigante. Que segredos e armadilhas cada lugar nos reserva?

As últimas 100-150 páginas do livro são bem frenéticas, e foram elas que me fizeram dar uma nota alta para essa obra. A história criada por Robert Jordan realmente começa a tomar proporções bem maiores a partir daqui, e eu certamente seguirei o Povo do Dragão para descobrir o que acontecerá.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2017/02/resenha-ascensao-da-sombra-robert-jordan.html
Renan 04/02/2017minha estante
Vou voltar essa leitura após terminar coração de Aço.

Vagner46 05/02/2017minha estante
Boa leitura!

gabrielrjf 16/05/2017minha estante
Que bom ler essa resenha e descobrir que não sou o único que está achando o livro lento... o 3 li em uma semana.. e este dará um semana e agora que passei da página 200...

Mas pela sua resenha vou continuar insistindo! E tb pq amo eases personagens kkkk

Vagner46 17/05/2017minha estante
ASHUASHUASHUHS

A primeira metade é mais lenta mesmo, mas depois as coisas melhoram consideravelmente. #partiu

becka 24/07/2020

Irritante mas ok
O livro é muito irritante em diversos momentos e senti que apesar de ter 1000 páginas quase, o enredo não é desenvolvido direito mais uma vez, após 4 livros era pra alguma coisa ter sido mais aprofundada nessa história. Os preconceitos do robert jordan como sempre ganharam espaço na trama com suas personagens femininas estereotipadas.

O Rand é insuportável e nesse livro conseguiu me irritar mais uma vez. Apesar dos defeitos, eu gosto muito do universo do livro e até achei esse livro fluído, me irritou em alguns momentos mas o universo me instiga a continuar.

Em suma: não gostei muito, mas é ok e o universo da trama é interessante.
mcorvere 24/07/2020minha estante
SIIIIM!! nossa me incomoda demais o jeito que ele constrói as personagens femininas.

becka 24/07/2020minha estante
o único motivo que to persistindo é pq acho que o universo e a trama são muito interessantes, mas ele enrola DEMAIS e demora muito pra desenvolver.

mcorvere 24/07/2020minha estante
o que eu mais gostei até agora foi "as chamas do paraíso" - senti que teve mais eventos que obrigaram os personagens a agir.

becka 24/07/2020minha estante
chegarei lá ?

André de Gilead 22/10/2015

Uma obra prima
Muitos podem dizer que a saga de A Roda do Tempo, é uma “cópia medíocre” de O Senhor dos Anéis, mas se tem uma coisa que essa saga não é, essa coisa é “medíocre”.

Falo por todos os 4 livros já lançados, e digo que sim, MUITA COISA foi “baseada” na obra de Tolkien, mas a partir do momento que você conhece os personagens, conhece a história e começa a se importar, a obra recebe uma originalidade que poucas vezes li em um livro de fantasia.

Eu posso afirmar com veemência que TODOS os personagens principais da série, são interessantes, e não importa sob a visão de qual personagem se trata, TODOS os capítulos do livro são interessantes, pois sempre que você terminar um, você vai estar ansioso pra ler a continuação, e mesmo que de início você se decepcione pois o posterior está falando de outro personagem, em poucas linhas você já se pega ávido e ansioso por saber o que vai acontecer, tanto quanto no capítulo anterior.

Recomendo o livro a todos que gostam de uma boa fantasia medieval, você vai simplesmente se apaixonar pelos personagens, e finalizo minha resenha com a seguinte pergunta:
“PORQUE DIABOS ISSO AINDA NÃO VIROU UM SERIADO OU UMA SÉRIE DE FILMES?”
Beth 30/10/2015minha estante
E Jordan começou a escrever a série em 1977. Hoje em dia, o livro de fantasia que não se inspira em Tolkien se baseia no Jordan. Pena que as edições demoram tanto! Quando a Intrínseca irá lançar o quinto volume?

TzelZeev 17/12/2015minha estante
Estão querendo lançar dois por ano Beth! Eu queria que saísse tudo de uma vez, é agoniante ficar esperando. Se soubesse inglês razoavelmente já tinha lido tudo!!

Viviana 07/04/2017minha estante
Boa pergunta...

Bekky.Marty 29/03/2022

É maravilhoso! Até agora o melhor livro da saga! Só a evolução que o Perrin teve nesse livro n tem descrição. E toda a trama com os Aiel fica cada vez melhor ao longo do livro
Jane 29/03/2022minha estante
tem romance do rand com min nesse?

Lucas1429 01/05/2022minha estante
Um dos melhores da série, cravado.

Gokuafricano 06/01/2016

Roda do tempo entre meus Top 3.
Robert mantem a qualidade neste livro, estava com uma lista grande de leitura em câmera lenta, quando este livro chegou, parei de ler bons livros: Revolução dos bichos e 1986 para ler quase 1000 paginas em 7 dias, prende você do começo ao fim, (se meu inglês fosse melhor já teria comprado os outros volumes sendo 14 ao todo), quanto mais eu leio os livros da roda do tempo mais indeciso fico para dilema interno de qual série é melhor: Roda do Tempo, Cronicas do Gelo e do Fogo e Cronicas do Matador de Reis.
A qualidade é a mesma dos outros livros, você continua gostando mais de uns personagens do que de outros (Perrin e Moiraine Sedai estou falando de vocês), mas todos tem o seu carisma. Não é como ver um capitulo iniciando com Bran ou Davos e pensar volta Tyrion.
Rand tem muito que evoluir ainda, contudo neste livro a evolução é evidente e as decisões que ele toma sozinho são interessantes. Aguardando ansioso mais livros.

Jonatas.Ferreira 29/12/2016minha estante
Concordo contigo. Por ser uma obra mais antiga que do Patrick e o Martin, ela mantêm a originalidade, podendo ser verificada na forma de fazer magia que é diferente de qualquer outra.

Gokuafricano 04/01/2017minha estante
Jordam é incrível, gostaria que ele fosse mais conhecido nas terras tupiniquins. Tento convencer todos que eu conheço a ler, e os que o fazem não se arrependem.

Debora 14/07/2022

Terminei, após 8 meses do início, e de ter sido abandonado na metade, até que enfim terminei.

Tenho sentimentos conflitantes, quero muito ver o desenvolvimento dessa história, saber como tudo termina e qual o caminho para chegar até lá, mas o ritmo é tão ruim.

Já são milhares de páginas lidas e a história caminhou muito pouco até aqui, a maioria dos personagens continua me irritando e as descrições intermináveis me cansaram.
Bizarro 05/08/2022minha estante
Entrei aqui pra fazer o comentário sobre esse livro principalmente e eis que se encontra pronto kkkk tenho a mesma sensação,conflitos, conflitos e mais conflitos que não desenvolvem em nada a história em si, um livro muitooo extenso pra apenas destacar o protagonismo do Rand.

Candido.Miguel 20/04/2023minha estante
Desisti. Se querem saber. Acho o livro péssimo e a série péssimas e ainda fui até ao quarto volume para falar com propriedade. Não percebo como tanta gente gosta de um livro que a meu ver tem tantos defeitos.

Rafabap 22/03/2017minha estante
Spoilar Morghulis

Viviana 07/04/2017minha estante
Adoro Perrin também mas comecei a gostar mais do Mat nesse livro.

Jefferson Nóbrega 11/10/2022

As partes boas eu devorei as chatas foram sofridas demais
Se fosse para resumir eu diria que os três primeiros livros são de resistência e quarto de aceitação. Nessa obra que continua a história de Rand, Mat, Perrin, Egwene e Nynaeve pelo mundo ameaçado pelo Tenebroso, os jovens que antes resistiam agora aceitam seus destinos.

Esse livro é o desenvolvimento e transformações dos personagens de jovens camponeses em heróis mesmo contra a vontade deles. A roda tece seus padrões e eles carregam quem estão a sua volta. Rand, agora aceitando ser o dragão renascido, começa a cumprir profecias e se tornar um líder. Interessante que sua teimosia vai dando lugar a uma personalidade de governante que busca os objetivos, por vezes inflexível, desconfiado e calculista. Mat também se rende ao chamado de Rand e agora o segue, mostrando cada vez mais uma força que ele mesmo não conhecia. Egwene e Nynaeve junto com Elayne começam a protagonizar seus próprios núcleos e finalmente podemos ver o crescimento delas e a passagem da personalidade de meninas para a de Aes Sedai, mesmo ainda não sendo plenas.

Outra coisa muito legal é o aprofundamento no mundo Aiel, nas sua cultura e história e mostra como o autor se preocupou em pensar em cada detalhe desse povo, trazendo inclusive revelações surpreendentes sobre a história deles. Aqui, não apenas na história dos Aiel, mas de todos os personagens, nós começamos a finalmente ver o girar da Roda do Tempo.

Mas, sem sombra de dúvidas, apesar de o centro da história ser Rand, nesse livro o personagem marcante, mais empolgante e que tem um desenvolvimento surpreendente é Perrin. O jovem lobo retorna para Dois Rios diante da ameaça dos Mantos Brancos e vemos a transformação de um jovem hesitante em um general de batalha.

Percebe-se claramente que o livro é a preparação dos personagens para as lutas que virão no futuro ao lado do Dragão Renascido.

Como nem tudo são flores no giro da Roda, esse foi o livro da série que mais demorei para ler, não pelo tamanho, mas há um contraste nele: Os capítulos bons, são tão bons que eu devorava eles rapidamente, mas os capítulos arrastados eram tão arrastados que dava um desanimo profundo. E como já parece característica do autor, esses capítulos chatos giraram sempre em volta do núcleo feminino.
Apesar disso, ainda é um dos melhores livros da série até agora. Vale a pena.
Qlucas 11/10/2022minha estante
Nossa, lendo sua resenha, notei que um dos problemas de ter lido tão rápido os livros foi que não lembro muito de alguns. Esse no caso lembro que é o livro onde o Rand e Mat vai pro deserto.

Jefferson Nóbrega 11/10/2022minha estante
Isso mesmo, Rand e Mat entram em Rhueidan e seguem pelo deserto Aiel. Onde Rand captura um dos abandonados pra ensiná-lo.

Duda 26/06/2023

Um dos melhores até agr
Gostei muito desse livro, e como sempre Robert trás ainda mais detalhes pra esse mundo. Desde q os Aiel foram mencionados smp quis saber mais sobre eles e nesse livro temos sua origem e muito mais, acho incrível oq esse homem fez o quão intricada é essa trama toda, como tudo é tão bem interligado, n é atoa q a série é gigante, com essa quantidade de detalhes (q faz toda diferença) n é pra menos. Porém ele ficou maçante em algumas partes.

Nesse livro ele mudou, n fez mais a fórmula q tava seguindo dos anteriores (no final eles se encontram e Rand luta com o tenebroso) essa fórmula já n tinha funcionado no Dragão renascido e aq o final foi espetacular, Rand, Mat, Egwine e Moraine com os Aiel; Perrin olhos-dourados em Dois rios; Elayne e Nynaeve em Tanchico. Até os Seanchan se juntaram a história com uma possível aliada.

Eu fiquei igual a Moraine querendo descobrir logo oq Rand ia fazer pq ele quase n dava pista e só falava em surpreender a todos? e olha, fiquei surpresa com todos os planos dele. Desde oq ele fez em Tear até o deserto, Rand se tornou um personagem super coerente e forte, ele se mostrou um verdadeiro líder e n aqle menino q so queria fugir e se esconder, é até triste saber oq ele espera pro seu futuro, sabendo q muitos morrerão por ele e q guerras estão por vim, msm ele tentando evitar. Aqle final com os dois abandonados eu n tava esperando NUNCA, imaginar q ele "tramou" com Lanfear as escondidas e q ele gosta q ela goste dele, shippo esse casal tóxico. Depois ele simplesmente cortando os laços do outro com o Tenebroso. Rand tá realmente ficando cada vez mais forte e inteligente, parece até q a mente dele tá se mesclando com o do Lewis Therin, até Lanfear parece ter pensado isso. Não acho q ela seja boa, mas tbm n acho q ela seja má, muitas coisas vão acontecer ainda mas ela é uma personagem q gosto bastante.

Gostei bastante do final do deserto Aiel e fiquei igual o Rand em algumas cenas, confesso q tinha colocado uma expectativa diferente quando ele se proclamasse Aquele q vem com a aurora e o povo Aiel simplesmente cagou pra isso, tava só o Rand "ué, n foi isso q eu pedi não". N entendi o pq da Moraine ter entrando em Rhuidean e espero q fique mais claro depois. Já o Mat é um personagem q gosto, ele só quer sombra e água fresca e sempre se mete nas maoires confusões , eu ri dms com ele chamando o Rand despistadamente pra subir no cavalo e meter o pé do deserto no meio da algazarra dos Aiel, ele fala q n se importa mas se importa bastante com os amigos. N sei como ele vai se envolver com os Seanchan mas estou muito curiosa com isso, ainda mais q vai se casar com a filha das nove luas.

Egwine tá muito confortável em se dizer Aes sedai, tá enganando todo mundo, aprendeu um pouco sobre o poder e praticamente nem estuda mais na Torre. Foi bom as Sábias terem colocado ela na linha. Já Elayne só apareceu depois q saiu de perto do Rand, ela tinha ficado muito apegada a ele e consequentemente apagada por isso. Tô gostando de ver como ela tá lidando com as Ajas negras e de como lida em ser rainha, como pensa no povo etc. Nynaeve continua um porre mas um pouco melhor, fiquei chocada com quanto poder ela tem, lutar e quase vencer uma abandonada msm tendo pouquíssimo treinamento. Só n gosto dessa ética delas de não matar, vcs estão lutando com vida e morte, se n são elas é vcs, n deveria ter muita escolha nisso, se tem a chance de matar, mate e n deixa viva pra enfrentar depois.

Agora o arco do Perrin foi um misto de sensações, pq com ele veio a Faile e eu desgostei bastante dela no começo, era tudo muito chato toda aqla situação com o Perrin. O Robert é péssimo em construir romance, ele simplesmente coloca os personagens se amando e pronto, vc q aceite. Foi bem difícil aceitar a Faile ainda mais q ela agia igual uma criança birrenta, n sei como Perrin teve tanta paciência, aqles tapas q ele deu nela nos caminhos foi até pouco (acho q foi isso q ocorreu). Ver ele voltar pra Dois rios e lidar com o povo q cresceu a vida toda mas agr de uma forma diferente, como um líder foi incrível, msm n querendo se tornou o Lorde Perrin e comandou a todos, graças a ele Dois rios enfrentou e venceu os trollocs, fora q quase matou um dos abandonados (matador) no mundo dos sonhos. Ja Loial foi esquecido boa parte do livro, so apareceu quando Perrin precisou dele para ir nos caminhos. E se cumprimiu oq Min viu pra ele, um Tuatha'an com espada.

Falando em Min, ela apareceu muito mais nesse se comparar ao terceiro, porém acho q foi pouco pq muita coisa aconteceu no arco dela, simplesmente a Torre caiu, Siaun Shance foi estancada, os irmãos da Elayne fizeram maior caos, tem um até interessado nos mantos brancos? então assim, ela podia ter aparecido mais, até o Logain voltou pro jogo. Estou curiosa pra saber como vai ser esse romance dela com o Rand, ainda mais agr q as 3 mulheres se revelaram e Lanfear marcou ele. Aviendha é uma chata de galocha mas gosta dele, ela é chata justamente pq gosta e virou amiga da Elayne, sabe q ela n quer dividir o Rand. E ele, bom, quer todas elas.
Flôr 28/08/2023minha estante
Tem spoiler aqui...

julia 14/06/2020

Resenha: A Ascensão da Sombra
Eu gosto de um (1) personagem nesse livro e o nome dele é Perrin. Não suportei o resto. O enrendo é interessante, mas se arrastou um monte porque os personagens estavam insuportáveis. Eu acho que o maior problema que eu tive com esse livro é que tudo daria certo se as pessoas parassem para conversar em vez de pensar que todos são idiotas. Mas não. Eu vou tentar ler o próximo livro, mas se continuar desse jeito vou ler um resumo online e pular para o último livro.
Mariana 02/08/2020minha estante
Siiiiim, a minha vontade é de colocar todos os personagens em uma terapia conjunta, o Tenebroso não duraria 1 s se informação fosse trocada entre esse povo.

E o Perrin é imbatível. O único sensato.

Larissa 07/04/2024

1 ano para terminar
O projeto de ler os 14 livros em 7 anos acaba de virar 10
É bom e é muito bom poder acompanhar outros personagens, mas esse livro tomou tudo de mim para terminar
Em Junho começo o 5

Marcos Antonio 13/12/2017

A Ascenção das Sombras
Robert Jordan conseguiu me cativar com os 4 primeiros livros da Roda do Tempo. Tudo começa na cidade do Interior conhecida como Dois Rios, lugar onde a força estava presente, e de lá é Nos apresentado Rand al'Thor um simples agricultor e pastor, com seus amigos Perrin Aybara, Mateus Cauthon, Egwene al'vere e Nynaeve al' Meara. Rand é o Dragão Renascido, O que vem com a Aurora, o Car a Car, o Camoran todos o mesmo homem em profecias diferentes. Na mesma vila três rapazes que movimenta a roda do tempo e duas mulheres que podem canalizar.
Rand al'Thor se torna e agora faz ser conhecido como o Dragão Renascido possuidor de Callandor a espada que não é a espada. Rand consegue controlar mais o seu poder e forma de canalizar.
Rand al'Thor , Mat, Egwene , Morraine e toda a sua guarda partem para Rhuidean, no Deserto Aiel, onde Rand dará continuidade aos seus planos de preparação para a Última Batalha e Egwene será instruída sobre o mundo dos sonhos pelas Sábias Aiel. Mat também tem os seus próprios motivos para ir a Rhuidean.
Nynaeve e Elayne continuam a sua busca por Liandrin e suas asseclas da Ajah Negra, dessa vez junto ao menestrel Thom Merrilim e Juilin Sandar. O grupo parte para Tanchico, em Tarabon, onde uma das integrantes da Ajah Negra interrogadas afirma estar uma ameaça à vida de Rand
Perrin, Faile e Loial seguem para Campo de Emond, o vilarejo de onde vieram Rand, Mat, e próprio Perrin. Rumores dão conta de que os Mantos Brancos estão na região dos Dois Rios à procura de Perrin, a quem eles acusam de ser amigo das Trevas, prendendo todos aqueles que se recusam a colaborar com o processo. Em dois Rios ou Campo de Emond Perrin mostra o seu lado de líder e faz maravilhas por lá. Eu digo leiam é muito bom.