A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Barbara 04/10/2022

Demorar mais de um mes pra ler um livro é o equivalente e demorar uma vida pra mim. Eu larguei o fisico e fui pro kindle, porque eu não tinha mais pulso pra segurar aquele tijolo e a historia não tinha fim. Parece uma farpa, mas não é.
O ponto é que esse livro é uma novela. Acontece tanta coisa aqui que roteiristas da globo estão perdendo o novo sucesso das 9. Só tirei uma estrela pq em certo momento achei mesmo que não ia ter fim, fora isso, foi entretenimento puro.
Só um ponto aqui, senti falta do Mat, que em alguns momentos parecia uma sombra - provavelmente o Robert esqueceu dele e vai magicamente trazer o pobre coitado de volta no proximo livro.

Will 06/12/2022

A saga só melhora!
Ótimo livro, é impressionante a evolução dos personagens, seja em pontos positivos ou negativos. Os personagens tomam caminhos diferentes, mostram uma autonomia num universo gigante e riquíssimo em detalhes e mesmo assim, todo interligado. Mais perguntas e respostas nos aparecem a cada capítulo e a vontade de seguir na história só aumenta. Ansioso por começar o próximo livro e descobrir quais fios a roda do tempo há de tecer. Recomendo muito!

HAXI 10/12/2022

Assim mais uma profecia segue inacabada...
Como já é de costume o quarto livro de Whell of time consegue se hora maçante, hora muito bom, mas para minha grande surpresa foi que neste livro ele desenvolveu muito bem o Perrin Ayabara, adorei seguir lendo ele voltando pro Dois rios, a jornada dele com a Faile, a perda da família e seu amadurecimento. Sentir muito mais prazer em ler os capítulos dele do que as do Rand , espero que no próximo livro tenha mais caps assim do Mat que é um personagem que vejo muito potencial. Enfim uma ótima fantasia como poucas... ????

maarcia 23/12/2022

Pra mim foi o melhor livro da série até agora, finalmente eu consegui ver a história andando e, caramba, está muito boa. A construção a nível de detalhes é impecável e impressionante, as peças estão encaixando e eu estou chocada com tudo.
Alguns personagens me surpreenderam muito positivamente (Faile, eu tô falando de você) e eu gostei também de ver os holofotes em outros personagens, tipo o Perrin, ao invés de somente no Rand. E falando no dito cujo, eu estou bem contente com todo o desenvolvimento dele, eu sei que demorou demais pra ele abraçar o que o destino preparou mas uma vez que o fez foi bem interessante, a gente já não vê mais aquele molequinho de Campo de Emond todo inocente que via o mundo colorido. Rand al'Thor realmente é o Dragão Renascido (não, isso não é spoiler) e tá fazendo por merecer o nome. Não digo que ele está f*d@, p!ca das galáxias ainda mas está chegando lá.
Tem muita água pra rolar mas eu estou bem animada pra continuar a ler a série.
Uma coisa negativa, porque nem só de positivos vive uma série, é que aqui ainda continua a descrição bem detalhada, muitas vezes desnecessária, de algumas coisas, acaba arrastando a história e deixando pesada, bem densa. Essa série definitivamente não é fluida, com capítulos imensos que muitas vezes eu tive que parar no meio pois ficava enfadonho.
Dito isso, recomendo muito pra quem já tem uma experiência com livros assim, tipo Senhor dos Anéis, a prosa do Jordan é um tanto parecida com o Tolkien e o jeito de contar a história em si lembra muito do JRRT.

Gabriela3872 17/02/2023

Extraordinário
E mais uma vez eu me surpreendo com a grandiosidade desse universo, com a magnitude e profundidade dos personagens. Tudo é tão bem descrito e incrível.

Perrin desde o primeiro é o meu personagem favorito e o acréscimo da Faile, mais a situação em Dois Rios veio pra reafirmar o lugar dele no meu coração. Perfeito, 0 defeitos, inigualável.

O Mat tem conquistado seu lugar tbm, demonstrando um mega companheirismo, mesmo quando tudo oq ele queria era dar o fora dali e entender oq estava acontecendo com as memórias dele.

Elayne e Nayneve... eu gostei muito desse arco em Tanchico, eu estava quase ficando de saco cheio da Nynaeve, sempre arrumei desculpas pra ela, mas a personalidade dela tava começando a me irritar, mas ent ela me proporciona 2 das melhores cenas, uma delas com o amor da minha vida aka Lan, e ent eu voltei a passar pano pra ela. A Elayne começou a ter um destaque maior, mas ainda assim tá meio méh. Não tenho muito oq falar da Egwene, só espero q ela domine tel'aran'rhiod logo.

E agora o personagem de quem eu mais sinto pena, o dragãozinho sofrido, Rand. Eu realmente sinto muita peninha dele, a vida dele virou de cabeça pra baixo pra ele descobrir q ele é o fucking dragão renascido e q o mundo tá nas mãos dele, é muito pra assimilar, ainda mais sem ter em quem poder confiar, tendo q carregar tudo sozinho e, na minha opinião, vem se saindo muito bem, mas n deixa de ser um fardo muito pesado pra se carregar.

Hugo399 23/02/2023

De meninos para homens
No volume 4 da saga A Roda do Tempo os protagonistas iniciam como jovens e terminam como homens. Amadurecem e assumem os seus destinos.

Carol 23/02/2023

Fica cada vez melhor
É impressionante como todos os arcos da história são interessantes neste livro. Eu me surpreendia o tempo todo durante a leitura. É um livro enorme porém impossível de perder o interesse. Já fazia muito tempo que eu não me deparava com uma série de livros capaz de me manter obcecada e eu estou muito feliz de finalmente ter encontrado todo esse universo incrível e gigantesco que fez exatamente isso.

tiorobin.silva 04/03/2023

O melhor até agora
Esse livro é mais dinâmico. Vemos o amadurecimento das personagens principais. A ação do começo ao fim, Todos tem um espaço para brilhar. A história se passa em vários locais, concomitantemente. Isso traz um dinamismo muito bom. Novas personagens são apresentadas. A cultura dos Aiel é mais aprofundada. O arco de Perrin e Faile, pra mim é a melhor parte entre os 4 primeiros volumes.

Anália 13/03/2023

Em comparação ao terceiro achei o ritmo desse mais lento e arrastado, porém pro final as coisas vão se encaixando e resolvendo muito bem
Senti falta do Mat e da Moraine, msm eles aparecendo bastante com o Rand sinto q eles n tiveram muitos momentos pra realmente fazer algo e tava na expectativa que nesse livro eles fossem ganhar mas destaque

Alex.Monteiro 15/03/2023

Perfeito, fantasia maravilhosa com personagens fortes e história envolvente, recomendo demais a leitura.

Paulo 25/03/2023

Os eventos desaceleram, mas a leitura vale a pena
O livro é prolixo e em alguns momentos chega a ser arrastado. Muitos detalhes são repetido à exaustão e repetidos sempre que algum grupo entra em cena ou um evento acontece. Por exemplo, que as Aes Sedai nunca mentem, ou que as roupas dos latoeiros são berrantes e multicoloridas. Mas mesmo o enredo avançando lentamente, a história é imprevisível e atraente. Os cenários e os personagens são interessantes e em sua maioria, agradáveis, principalmente de alguns personagens secundários. Me mantive entretido e pretendo continuar a ler a série.