L

Resenhas -

2067 encontrados | exibindo 16 a 31

Sara 25/05/2024

A amiga genial
Que livro espetacular, acho que nunca senti tantos sentimentos diferentes lendo um livro, a forma que ele trata os sentimentos mais lindos e os mais obscuros do ser humano é assustador para mim, não tenho a capacidade de definir o tamanho estranhamento que tive lendo, as últimas páginas não me pareceram com um livro, as devorei, esse livro mudou minha forma de ver os sentimentos e os pensamentos que tenho, achei meio suspeito a forma em que a Lenu vê a Lila, achei muito algo muito carregado de sentimentos que poderiam facilmente ser românticos, (oque me ajudou a compreender as emoções que ela descreve) achei tão impressionante esse livro que me faltam palavras, acho que a linguagem é falha para descreve-lo estou extasiada com tamanha profundidade e complexidade que esse livro carrega

ana bia 25/05/2024

A beleza das coisas simples
Como pode uma história tão ordinária e corriqueira te envolver tanto?! a escrita é muito fluida e faz com que vc queira devorar o livro, me senti muito próxima da lenu e da lila e adorei entrar na cabecinha delas

Lilian 24/05/2024

Incrível
Apaixonada. A maneira como foi contada com detalhes não só do ambiente, mas dos sentimentos também. É tudo muito real. Doida para continuar a sequência dos livros.

Bela 24/05/2024

A banalidade me conquistou
Eu ainda não entendi em que momento fiquei tão envolvida com a vida medíocre desses personagens. Quando dei por mim, tava torcendo por um projeto de sapato e completamente apaixonada pelos sentimentos humanos e crus de Lenu e Lila.

nay.gba 22/05/2024

GENIAL
É genial o modo que Ferrante cria suas histórias usando de fundo o cotidiano comum. Mesmo sem nunca ter ido à Nápoles, reconheço familiaridades no universo criado para Lila e para Lenu.

O universo íntimo, o amadurecimento feminino e a genialidade dúbia proposta por Ferrante nos intriga a cada fase do livro.
A humanidade dos personagens, principalmente das mulheres é tão crua que chega a ser existencial.

Primeiro, assisti a série e só agora consegui fazer a leitura do primeiro livro. Apesar das diferenças, com já sabia a história a leitura foi muito fácil e fluida.
O bom da leitura é que a gente capta mais detalhes do contexto social.

Li que amiga genial é sobre potência e recalque, mas acho que é mais do que isso.
Lila experimenta sua genialidade e em determinado momento se assusta com a sua potência, enquanto Lenu demora muito para experimentar a sua própria genialidade por estar assustada com a potência de Lila.

Elena Ferrante já é oficialmente a escritora que mais li até o momento, fica difícil competir já que tem pelo menos mais três garantidos na conta desse fantasma.

Leitura Recomendada.

Luana Souza 22/05/2024

O que achei
Leitura muito gostosa e digna de ferias de verao, que foi quando li. O final nao me cativou tanto quanto algumas pessoas relataram em resenhas por aqui, mas mesmo assim acredito que lerei a sequencia da trilogia em breve.

Guitourinho 21/05/2024

Nápoles pelo olhar de uma amizade feminina
"A Amiga Genial" é o primeiro dos quatro livros intitulados como a "Série Napolitana", da escritora Elena Ferrante.

Aqui conhecemos a infância e adolescência de Lenu e Lila, amigas quase desde sempre. Um dos motivos deste relacionamento ser tão fascinante, ao ponto de prender o leitor e render quatro livros, é as personalidades opostas das duas protagonistas.

Enquanto Lenu é mais conservadora e moderada, Lila é muitas vezes extremamente radical e manipuladora, mas ambas possuem uma inteligência bem acima do esperado para os primeiros anos de vida. Além do fator inato, a inteligência das duas se dá devido aos estudos, instigadas pela professora Oliveiro, e também pelo local que vivem.

Nápoles, principalmente o pequeno bairro onde moram, é um local extremamente violento em que mesmo no pós-guerra, é possível perceber vestígios ainda de uma sociedade atrasada em relação aos outros mundos. Comunismo, Patriotismo, Conservadorismo, Autoritarismo, Fascismo, tudo isso é trabalhado neste livro nas entrelinhas do amadurecimento das duas garotas.

Outro ponto, já marcante nos trabalhos da Elena, é a critica ao comportamento masculino e isso só é possível graças ao seu olhar feminino. Uma das presenças mais constante, talvez seja o costume masculino de tentar ler as mulheres e Lila acaba sendo a figura a romper com este processo. O que não acontece com Lenu, e o acaba colocando em relacionamentos perigosos.

Romance dramático, mas poderia ser traduzido como um romance de época ou histórico, e sobre tudo politico. Elena nos escreve sobre uma Itália tão atual quanto parece.

sara 21/05/2024

É um livro sobre nada e tudo ao mesmo tempo. Devorei em um dia e me fez sentir sentimentos. Você acaba se identificado com várias passagens e percebe que a vida é sempre a mesma coisa, em momentos diferentes, para todas as pessoas. Amei

Lorena 19/05/2024

A amiga genial foi a primeira obra que li de Elena Ferrante. E gostei, em geral, da forma como a autora conduziu a narrativa.
Estou agora curiosa para saber mais sobre os desdobramentos da amizade entre Lenu e Lila; e como seguirá a vida das duas, principalmente da última, após esse final.

Helô 17/05/2024

Falando muito brevemente, todos nós somos a Lila e a Elena na mesma vida, diversas vezes.
Nos perdemos por coisas que jamais pensaríamos e nos encontramos em outro lugar, se analisemos com calma a Lila e Elena somos nós, toda comunidade de melhores amigas que realmente são amigas, que se veem crescer e mudar e acima de tudo permanecem.
sara 21/05/2024minha estante
Foi exatamente o que eu senti! E também gostei de como o livro abordou esse sentimento de quando você é criança e simplesmente vive, até que um dia começa e se tornar mulher e tudo muda: os rapazes te olham, você faz parte de um grupo de amigos, sai pra dançar, pra passear, se divertir, se apaixona, sente ciúmes e mais ainda: passa a entender melhor a vida, a política, as tensões, o antes, o leque de oportunidades, não saber o que quer fazer, as expectativas dos adultos... Sério, que livro

Mari 15/05/2024

Sensível e inteligente
Eu era do tipo de leitora que se o livro não tivesse mil acontecimentos, prot twists achava parado e chato.

Mas percebo que evoluí como leitora quando consigo apreciar e ver a beleza de obras como a Amiga Genial

É uma história sobre a amizade entre duas meninas de um bairro pobre de Nápoles com nenhum acontecimento marcante ou reviravolta, mas mesmo assim me prendeu muito

Os pensamentos, anseios e sentimentos da Elena em relação a si, às pessoas do bairro e sua melhor amiga. Me interessou tanto quanto ou mais do que uma história novelesca cheia de reviravoltas

Uma história que faz você pensar sobre sua própria realidade e sentimentos

E o final me incomodou de uma forma que adorei :)

paulaferrazp 14/05/2024

?não há gestos, palavras, suspiros que não contenham a soma de todos os crimes que os seres humanos cometeram e cometem.?

2067 encontrados | exibindo 16 a 31