A Garota na Teia de Aranha

David Lagercrantz

Resenhas - A Garota na Teia da Aranha

HARRY BOSCH 20/01/2023

Millennium 4
O início da segunda trilogia é interessante,por trazer os personagens principais de volta.Mas A garota na teia de aranha apresenta uma narrativa de ritmo lento e contexto fraco.A referida obra poderia ser bem mais simplificada.

Paty 06/01/2023

É.... tá bom...
"A garota na teia de aranha" é o primeiro livro da série Millenium que não foi escrito pelo Stieg Larsson e, a princípio, eu estava um pouco receosa achando que poderia haver uma mudança brusca no tipo de narrativa, mas acabei ficando felizmente surpresa ao perceber que a essência não parece ter mudado muito. Mas também não significa que não dá pra ver diferença nenhuma ????

A maior diferença que senti foi que, na minha opinião, o autor anterior tinha um jeito mais interessante de desenrolar a trama, explicando um pouco melhor sobre quem era quem, mas sem estragar a emoção e as surpresas da investigação policial em si.
Também me parece que o autor deste livro é um pouco mais "conservador" no sentido de construção de personagens, porque nenhum deles se destacou muito no fim das contas. Até mesmo a Lisbeth, que é a personagem mais interessante da série, acabou ficando com uma personalidade mais "heroína clássica boazinha" e um pouco menos "garota rebelde e calculista que vai até as última consequências para ter vingança", e pra mim essa é a parte onde o livro perde muitos pontos.

Por último, não sei se é uma impressão minha, mas me pareceu que o David Lagercrantz perdeu um pouco a mão na quantidade de gente apaixonada nesse livro... acho q nos livros anteriores a galera se pegava de um jeito mais carnal mesmo e tudo bem. Nesse livro parece que focou-se em alguns relacionamentos de forma mais romântica e, sei lá... achei meio breguinha.... ?

Em resumo, não é um livro ruim, mas também não é meu favorito da série... os livros anteriores davam um certo destaque pra crueldade do ser humano e a Lisbeth era mais bem trabalhada tanto na personalidade dela como na forma como ela conseguia se vingar dos homens que maltratavam mulheres.

Sil 29/12/2022

A saga Millennium
Nossa querida Lisbeth invade o sistema da NSA e descobre informações impactantes e comprometedoras.
A Millennium passa por uma nova crise financeira e não cede à pressão de se remodelar.
Mikael Blomkvist é atacado e sempre dá a volta por cima.
No momento da continuação da série e da troca de autor (visto que Stieg Larsson morreu sem nem conhecer seu sucesso), Lisbeth se apresenta cada vez mais forte (e madura).
Alguns questionamentos que eu tinha com relação a certos personagens foram respondidos nesse livro.
Confesso que tinha lido muitas críticas e, talvez por isso, li sem muitas expectativas. E que surpresa! O livro é muito bom e dá um ótimo desenrolar à série. Veremos os próximos.

Lívia 06/10/2022

Amo a Lisbeth
Excelente continuação da saga. A única coisa que me incomodou um pouco foram as duas interrupções no ritmo do livro para longas explicações de contextos

Ioná 31/08/2022

Lisbeth Salander é um fenômeno
Não sei quanto de Larsson e quanto de Lagercrantz tem nessa obra, mas posso dizer que ela é boa. O ponto negativo, talvez, seja que contém algumas passagens com parágrafos muito longos, às vezes técnicos demais, que acabam se tornando um pouco arrastados, até cansativos em algum momento.
Não acho que seja tão surpreendente quanto os volumes anteriores da série, mas é um livro que vale a pena ler.
Recomendo.

Lucy 26/08/2022

Millennium manteve seu prestígio
No começo tive um pouco de dificuldade pra engrenar na leitura porque assisti ao filme antes, mas com o passar dos capítulos o livro se mostrou infinitamente melhor do que o filme. Achei que Lagercrantz também se saiu muito bem ao "replicar" as personagens e se aproximou bastante da escrita do Larsson.
Eu tinha perdido o ânimo pra essa série, mas esse livro me deu um gás e agora estou bem curiosa pra saber como a saga da Lisbeth e do Mikael vai terminar.

AlessandraD. 12/08/2022

A escrita é dinâmica , os fatos novos são explicados de forma clara e interessante e não se tem vontade de parar.
A abordagem ao autismo e aos savants foi mto esclarecedora

Poliana.Piovezana 09/08/2022

Menos páginas e bom também
O 4 livro muda o autor, continua a história? tem pequenos erros de linguagem, coisa que não notei nos anteriores. É uma boa trama, boa história. Sem dúvida diferente dos anteriores.

Heitor144 09/07/2022

Não é bom, mas também não é horrível
Achei chato e foi bem difícil terminar de ler
Tem fluidez na escrita, mas a maneira como foi se desenrolando acabou ficando sem personalidade e me fez perder todo entusiasmo
Então de maneira geral, não recomendaria

Wolsey 25/06/2022

Pelas críticas, esperava algo muito inferior. Muito bom.
Tarefa ingrata essa de concluir uma das histórias mais eletrizantes da década, escrita por alguém que tinha o poder da redação viciante.
Como havia lido algumas críticas desabonatórias sobre o quarto livro já iniciei a leitura com certo preconceito, o que foi muito bom, porque o livro se revelou uma leitura bem interessante e dinâmica, ainda que os personagens não ajamp exatamente como nos primeiros livros. A Lisbeth soa mais "humana" e aparece muito pouco na primeira metade, porém há o surgimento de personagens não explorados antes.
Apesar disso, o livro superou minhas expectativas... que eram bem baixas.
Evidentemente não se compara aos três primeiros livros, mas quem os leu deve ler este, também. Vale a pena.

Tania 29/05/2022

Nessa continuação da série, temos Mikael passando por problemas na revista Millenium, um cientista extremamente inteligente sendo perseguido, Lisbeth hackeando a NSA, uma divisão do governo responsável pela segurança do país, histórias que acabam se conectando.....Gostei dessa continuação, mas achei que faltou um pouco mais do peso meio dark dos livros anteriores.....Lisbeth é uma das minhas personagens favoritas na literatura, por ela ser extremamente inteligente, não levar desaforo pra casa e com um senso de justiça ótimo, mas nesse livro achei que a personalidade dela tão vibrante ficou meio apagada....pode ter sido impressão minha já que faz um tempo que li os livros anteriores, mas o que me atraia na personalidade dos personagens principais parece que foi apagado....Vou ler o próximo para ver se esse desbotamento das personalidades continua....