A mulher de trinta anos

A mulher de trinta anos Honoré de Balzac

Resenhas - A mulher de trinta anos

Nice 31/07/2009

Adorei. Prometi a mim mesma que tenho que ler livros contemporâneos e livros antigos, só que não é fácil pois muitos deles tem uma linguagem difícil e cansativa, mas esse em questão é ótimo, foi escrito a tanto tempo mas não deixa de ser atual. Não é à toa que as mulheres a partir dos trinta anos são chamadas de balzaquianas.

Patrícia 07/07/2009

Vago...
Achei que Honoré se perdeu no meio da história.
vsc80 02/03/2010minha estante
Até agora não entendo o foco ter saido de Julia, já que ela era a tal "balzaquiana"... Estou achando o livro maçante...

Clarissa 08/04/2013minha estante
Achei interessante, porém qdo vai chegando no final começa a ficar cansativo

Erika 02/05/2009

Balzaquiana jamais!
O livro é bastante denso, com passagens às vezes difíceis de compreender.
Surpreendeu-me a abordagem de Balzac para sua mulher de 30 anos (para a adolescente e a senhora também); esperava um livro bem mais leve.
Várias de suas opiniões, na minha visão, são equivocadas (a menos que a essência feminina tenha mudado totalmente em aproximadamente 200 anos).

A leitura valeu pelo conhecimento da obra, já que é um clássico da literatura e passou, inclusive, a adjetivar-nos.
Pra mim, a partir de agora, ser chamada de balzaquiana é ofensa grave (não pela idade, mas pela amargura e egoísmo da protagonista ;).

Rurouni 29/04/2009

Um classico de Balzac
Um livro de leitura lenta...a trama é bem densa, pois a analise de Balzac olha muito para o lado subjetivo dos personagens.

crisborges 25/04/2009

nao gostei
sinto em dizer isso..mas a leitura é cansativa e em certas partes difcil de interpretar...

realmente esperava algo mais compensador vindo de um escritor como ele

@julianapena.books 04/05/2009minha estante
Tentaria uma releitura no futuro? To curiosa em ler esse livro...r

vsc80 02/03/2010minha estante
Também estou me decepcionando... Mas vou ler até o final pq quero saber o que vai acontecer com Julia e Helena (que até agora, não entendi pq apareceu na história...)

Ju Padilha 27/03/2009

Quase História Social!!
li aos 27 como forma de preparação dos 30, pelo menos psicologicamente!!!
mas antes de tudo, vale lembrar Balzac é um homem da primeira metade do século XIX e seus escritos são praticamente uma relato histórico dos modos e costumes de uma França totalmente burguesa... a obra é revolucionária, justamente por apresentar uma visão de mulher "moderna" se assim podemos dizer... afinal para os padrões da época, uma mulher de trinta anos já era tida como "passada", ao passo que ele valoriza esta mulher... consciente e confiante! Viva as balzaquianas!
ps: como a Martin Claret consegue fazer capas tão cafonas?!!!
Caroline Gurgel 25/09/2013minha estante
Ju, também estou lendo (aos 28) me preparando para os 30, mas o que venho comentar são as capas. A minha é da L&PM, mas é tão feia como todas. Também não entendo a dificuldade de criarem uma boa capa para um clássico como esse. Enfim...

Edemerson 10/02/2009

Era melhor eu não ter lido.
Acho esse livro um dos piores que já li em minha vida. Uma história sem pé nem cabeça e que o final é simplesmente horripilante. Não indico pra ninguém, mas se alguém quer se arriscar, fique à vontade.

vsc80 02/03/2010minha estante
Decepcionante... Eu esperava entender o pq das mulheres de 30 anos serem consideradas "balzaquianas", mas acabei percebendo que essa curiosidade nunca será respondida. O livro é chato, maçante, difícil de entender e até agora, não entendi qual era o objetivo de Balzac... Ainda bem que eu não o comprei e nem fiz troca!!!

Fllor 04/02/2009

Terminei esse leitura que com ansiedade procurei, e gostei; por desvelar tanto sobre a alma feminina, pensei também que no meio da história haveria um ápice, foi diferente do que eu esperava mas tornou-se surpreendente, muito humano, é um belo livro. Li pela editora L&PM POCKET e recomendo.

Thaysss 21/01/2009

Decepcionante
Uma verdadeira colcha de retalhos mal costurada.

Me interessei mais pela história de Helena (filha) do que a de Júlia (a protagonista).

Imaginei um clímax na altura do livro em que ela completava 30 anos, mas foi em vão.

Fiquei frustrada.

*************
Thays
Blog sobre leituras e escritos: http://literaturainformal.zip.net

vsc80 02/03/2010minha estante
Cadê a explicação para o termo "balzaquiana"? Estou lendo o livro achando que conseguiria a resposta, mas até agora... Acho que vou terminar sem saber... Pensei que a história de Julia seria interessante, mas ainda não cheguei na de Helena, que até agora, não entendi pq narrar a história dela... Vai entender Balzac...

Martinus 20/01/2009

O que chamou minha atenção no livro foi a evolução da história. De descritiva e superficial, passou a densa e profunda, com mudanças surpreendentes.

Não tenho boas experiências com a Ed. Martin Claret. Aconselho a versão pocket da Ed. L&PM.