Desejo e Honra Tatiane Durães

Resenhas - Desejo e Honra

1 | 2 | 3 | 4

Fran 07/04/2019

Desejo e Honra
Eu gosto do livro, da protagonista, de como é escrito, mas sinceramente, o conde não me atraiu e tudo foi tão rápido que não tive tempo de ter o gostinho de romance entre os dois. É um livro que vale a leitura e tenho certeza que o pessoal que curte romance de época vai AMAR esse livro. =)

Menina.Jasmim 04/04/2019

Desejo e Honra
Amanda é uma ladra famosa, que se vê obrigada a fugir de sua casa quando seu antigo companheiro a trai, entregando-a à Força Pública. Para não ser capturada e morta em praça pública, ela decide cobrar de uma antiga amiga da família, Lurdes, um favor: um emprego na fazenda no interior, onde poderia se esconder até quando estivesse preparada para fugir. A princípio, Lurdes fica com um pé atrás, mas leva a moça de qualquer jeito.

Leon, o Conde de Castro, é o filho dos donos da fazenda e o responsável por todo negócio que acontece em suas terras. Ele não fica sem notar a presença da nova empregada e, mais e mais, vai se interessando por ela, até fazer com que a proximidade entre os dois se estreite de tal forma que Amanda deixa de lado suas suspeitas para com o Conde e se permite responder às propostas deste.

O que nossa jovem protagonista não imaginava antes de morar na casa, porém, era que não apenas o dono da fazenda, mas também seus empregados guardam segredos que fazem Amanda se coçar de curiosidade. As coisas se tornam mais confusas quando a imaginação da jovem parece querer pregar peças nela. Ou será que não é só sua imaginação?

O livro é narrado em terceira pessoa, mas com o foco na protagonista, o que deixa o leitor com o mesmo tanto de informação que Amanda - ou seja, tão curioso quanto ela. Foi uma escolha acertada da autora, já que permite que a protagonista e o leitor fiquem no mesmo degrau e vão descobrindo tudo juntos, o que mantém o suspense até o momento em que as coisas se resolvem.

Desejo e Honra é um romance de época que se passa no Brasil, um pouco depois da abolição da escravatura. A descrição e narração remetem aos livros escritos durante o século XIX aqui nas terras tupiniquins, mas também tem aquele quê de romance europeu (como muitas obras brasileiras dos anos de 1800). A autora soube desenvolver bem o estilo, adicionando também um pouco de fantasia (que é o gênero que a Tatiane gosta tanto). Essa característica, além da atmosfera misteriosa, me remeteu um pouco aos romances góticos, mesmo que não seja tão sombrio quanto um.
Amanda e Leon são personagens à frente do seu tempo. O Conde guarda segredos que não são lá muito usuais para os mocinhos de romances de época, mas que tornaram o personagem ainda mais interessante. Na construção da protagonista, porém, eu senti um pouco de falta de seus dotes como ladra, que são mostrados ligeiramente melhor no final, mas, para mim, não fazendo jus à fama da garota na cidade.

Quando comecei a leitura, pensei que seria mais parecido com a primeira versão da obra, mas o livro está completamente diferente. O novo rumo que a Tatiane resolveu tomar deixou o texto mais coeso, verossímil e interessante, além de conseguir prender ainda mais o leitor. Foi uma grata surpresa e me fez subir a nota que eu havia dado ao livro da primeira vez que li.

Para quem gosta de histórias de época, com casais apaixonados, mas que também não dispensa um bom suspense e um final intrigante e não convencional, Desejo e Honra é uma boa pedida.

site: http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com/2019/04/resenha-desejo-e-honra.html

Andréa Bistafa 05/02/2019

Amanda, uma ladra em fuga!
Nossa trama já começa assim, com a protagonista saltando pela janela, fugindo dos guardas da Força Pública após a traição de se companheiro.
Amanda é uma ladra, ladra de oficio, muito bem treinada pelo seu pai prática pequenos e grandes furtos encomendados ou não, num Brasil de 1890, Minas Gerais, pós proclamação da República e processo de abolição completa da escravatura.

A princípio a trama se desenrola a partir dessa fuga da protagonista, onde ela precisa cobrar um favor de uma antiga amiga de sua falecida mãe, para que possa se abrigar em um local seguro antes de fugir definitivamente para São Paulo, livrando-se aí de uma possível condenação a forca.

Acontece que essa amiga, Lurdes, mora na fazenda do Conde de Castro, onde vive também o filho Leon, jovem viúvo um tanto misterioso. Amanda então, com seu foco atrapalhado, se vê presa pelo mistério que ronda aquela casa, onde coisas muito estranhas começam a acontecer, e aparentemente somente ela os vê. Então é aí, junto dessas visões estranhas que Amanda acaba reparando que Leon é um homem bem interessante, logo, além da curiosidade pelo mistério e sobrenatural que envolve a residência, o coração e os sentimentos também começam a lhe dificultar a partida.

Esse não é um típico Romance de Época, e isso para mim foi o mais surpreendente. Por romance de época nós já esperamos um romance conturbado, com uma protagonista a frente de sua época, mas aqui nós temos um romance doce, com uma protagonista sim a frente de sua época, que age sem falsos moralismos e sabe conduzir e argumentar esse pensamento liberal sem entrar em conflito com as outras mulheres, ela procura não julgar as companheiros por essa reprodução do machismo, e da opressão do patriarcado muito presente na época.

Como é ambientado no Brasil, bem em seguida do projeto de lei que extinguia a escravidão, a autora precisou usar esse triste elemento na obra, a fim da veracidade de fatos. E ficou bem adequado, já que mesmo na fazenda (que é onde a maior parte da trama se desenrola) o senhor fosse um abolicionista, fica claro que os negros não tiveram apenas benefícios após essa lei como se romantiza em algumas obras. O conjunto de pesquisas da autora me agrada, tudo é bem contextualizado e adequado a época.

A obra me cativou, me prendeu a atenção e me convenceu, mesmo utilizando do sobrenatural me passou veracidade. A escrita da autora está fluida e agradável. Leitura que pode ser feita em um dia.

site: https://youtu.be/lG7M4b3wPeU

Nati 08/01/2019

Não é uma resenha, apenas um comentário
Esse livro estava na minha estante desde de 2015 (sim, eu tenho um lista extensa de livros a ler na estante, esse não é o mais antigo, rsrs) e resolvi ler nesse começo de 2019. Li em uma sentada, é realmente bem curtinho, uma novela, mas gostaria que fosse mais aprofundado, com os acontecimentos desenvolvidos de forma mais calma, com o transcurso natural de tempo e acontecimentos, sem aquela instantaneidade como foi, com os personagens principais tendo tempo de superar o passado de maneira adequada para passar a uma nova situação presente. Eu realmente tenho um certo problema com essa coisa de tempo, eu não consigo me conformar com estados mudando em 3/5 dias e amores surgindo no primeiro/ segundo olhar. Nem é questão de não acreditar em amor a primeira vista ( mesmo que eu não acredito, mas até curto em romances), é questão de haver questões a se curar e quando há feridas a se curar, isso demanda mais um tempo e mais "acontecimentos" para o amor achar o caminho do coração e fazê-lo bater mais forte. Amor cura e faz transcender, mas com o devido tempo de curar as feridas. Contudo,isso é minha visão pessoal, que sempre infere no meu julgamento se gostei ou não da história, quando me deparo com livros assim.
A autora lançou uma nova edição digital e fiquei bastante curiosa para saber as mudanças, que ocorreram dessa edição para a nova, se teremos um romance completo lá e se enfim terei a oportunidade de me apaixonar pelos personagens, que me cativaram, mas não me fizeram amá-los.
Tati Duraes 11/01/2019minha estante
Nati, se puder, leia a nova versão. Sua crítica foi a mesma da maioria dos leitores e um dos principais motivos para eu ter reescrito o livro. Acredito que apreciaria muito mais a leitura.
Se o fizer, por favor, não deixe de me contar o que achou das mudanças. Se sanaram suas expectativas ou não.
bjs

Heloisa Fernanda 09/08/2016

O conde e a ladra
Excelente história, uma leitura muito gostosa, que flui muito bem. Você devora o livro que é cheio de reviravoltas, tensão e muitas emoções.
A Tati tem uma escrita que te faz viajar na história e que te deixa com gostinho de quero mais.
O casal nada convencional te conquista logo de cara quando se apaixonam, e você torce página a página para que fiquem juntos.
Maravilhoso, vale a pena ler!
Claude.Valentine 13/01/2019minha estante
Esse é um livro sobrenatural?

sentilivros 04/07/2016

resenha de Desejo & Honra
Li Desejo e Honra já faz um tempinho. Foi meu primeiro livro lido da Tati e tenho que confessar que eu amei As faces da Luz, mas este não foi assim... Não que eu tenha odiado o livor, longe disso é que eu espera mais do romance. Mais da história, Mais dos personagens.
No skoob eu dei 3 estrelas a ele, pois ele tem suas qualidades. A trama é muito boa, os personagens são fortes ( e mereciam ser mais explorados) e leitura é fluida.
Mas, vamos ao que interessa.
O livro trata de Amanda uma jovem ladra que pode abrir todo e qualquer cofre existente. Ela vivia com seu companheiro Henrique, antes deste a trair...
Devido ao seu companheiro, ela acaba fugindo e indo parar na casa de uma amiga que a ajuda a conseguir se esconder, ou melhor trabalhar na propriedade de um conde.
"...Para magoar alguém, esse alguém tem que ter coração e você não tem. Você é fria e oportunista, está aqui até conseguir o que deseja."
O Conde de Leon é austero, mas fica encantado com Amanda. E vai redescobrindo seu coração, além da personalidade forte de Amanda.
"Eu a amo Augusto, não posso deixar que nada aconteça a ela..."
Além disso há uma trama que fará todos ficarem intrigados com a jovem. Mas ela se manterá firme em seus valores e ideais.
Os dois serão provados e terão que ser fortes para que continuem juntos.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2016/07/desejo-e-honra-tatiane-duraes.html

Léa Diógenes 25/04/2016

Amanda é uma jovem de cabelos negros e pele muito branca, apesar de fugir dos padrões de beleza de 1890. Ela tinha tudo para ser uma jovem meiga e frágil. No entanto, Amanda não era esse tipo de mulher, pelo contrário era muito destemida. Filha de uma famoso ladrão, aprendeu desde de cedo a roubar, matar e a se proteger de qualquer perigo.

Amanda nunca precisou matar, sua especialidade era abrir cofres em quanto Henrique seu amante ficava com o cargo de sanguinário. Eles realmente fazia uma dupla e tanto, mas por conta da traição dele foi preciso Amanda fugir. Henrique acusou-a de ter matado um homem, por conta dessa falsa acusação, se ela fosse pega levariam direto para a forca.

Correndo mais rápida que o vento ela chegou na casa de sua única amiga Alicia. Lá foi amparada e por sorte Alicia tinha uma tia que trabalhava na mansão do conde de Leon e lá poderia ser um bom esconderijo já que ele era Conde e jamais haveria suspeitas sob ele.

site: http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/2016/04/resenha-book-tour-desejo-honra-tatiane.html

Lids 07/04/2016

[Resenha] Desejo e Honra
A premissa do livro é muito boa, é uma mistura da Celaena Sardothien, de Trono de Vidro, com O Morro dos Ventos Uivantes, porque tem uma criminosa que é ótima com armas e ela é contratada para ajudar nas lições domésticas da casa de um homem viúvo super rico e aristocrático.

A narrativa é leve e fácil de ler, não se prende a muitos detalhes desnecessários, é bem objetiva e ao mesmo tempo intrigante.

Só que assim como em O Morro dos Ventos Uivantes, eu não gosto dos personagens principais Pois é, e existem vários motivos para isso. Aqui está dois motivos para eu não gostar do Conde de Leon: a) ele espera que ela lhe elogie por atitudes básicas que todo homem deveria ter, principalmente o respeito por uma mulher; b) ele relata que ela é diferente das outras mulheres e que esse jeito diferentão dela dar vontade "de te amar, de beijar e de te bater por me desrespeitar." Nessa cena, ele está colocando-a contra as outras mulheres e estimulando uma competição que não existe. Miga, larga esse cara!

Não gostei tanto da Amanda durante o decorrer da história, a personalidade forte dela era frequentemente apagada na presença do Conde, relatando se sentir submissa e até com medo dele! No final que a personagem feminina finalmente toma rédeas de situação e reúne forças para fugir dele e ir atrás de seus ideais. Gostei MUITO dela ter permanecido fiel aos seus princípios e não aceitado ir pelo caminho mais fácil (como eu achei que ela fosse fazer).

Outra coisa que me incomodou um pouco foi quando a Amanda descobriu que um personagem do livro era gay, e tipo ela falou ele é uma moça?. Esse tipo de linguagem, provavelmente era a linguagem da época, mas achei que a sexualidade do personagem não foi tratada de maneira adequada no livro. Primeiro, identidade de gênero (se identificar como mulher ou como homem), não tem a ver com sexualidade (gostar de mulher, de homem, dos dois, nenhum, etc.). Segundo, esse estereótipo de que gay tem uma paixonite pelo melhor amigo e fica tentando empatar o romance dele Isso é bem chato, tem até na série Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare, e estamos em 2016, acho que já dá pra superar, né.

Esse livro não é o primeiro livro da autora, a Tatiane Durães ainda tem uma trilogia de fantasia, chamada Trilogia Arcantatys (que ainda está no primeiro volume). Mas como é o primeiro romance de época da mesma, talvez por isso tenha tido esse pouco aprofundamento dos personagens e um pouco de voz, de uma característica narrativa marcante. Acho que principalmente nas cenas que tem narrativa focada no Conde e outras que é focada na Amanda, mas pareceu tudo o mesmo. Não acho um livro mal escrito, acho que a autora tem uma ótima escrita, é dinâmica, concisa e intrigante, mas acho que talvez ficasse melhor com apenas o ponto de vista da Amanda.

É um livro rápido de ler, interessante e com um final surpreendente, o único problema é o interesse romântico da principal, que é muito antipático e não tive como gostar em nenhum momento, e alguns personagens que ficaram muito unidimensionais. De resto, é uma ótima história e com certeza pretendo ler outros livros da autora

site: https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/2016/04/05/resenha-desejo-e-honra/

"Ana Paula" 06/04/2016

Não é de hoje que tenho muita vontade de ler algo da autora Tatiane Durães, então, quando vi que ela estava organizando Book Tour de seu livro, corri e me inscrevi para participar, torcendo muito para ser aceita. Agora, vou contar para vocês o que achei do romance Desejo e Honra.

A história se passa em uma cidade brasileira chamada Monte Fino, em Minas Gerais. O ano é 1890, então, já podemos imaginar que o enredo todo será de época neh? É... mais ou menos por aí, porque nossa protagonista, Amanda, foge dos padrões da época. Amanda é uma ladra, muito boa no que faz. O livro já começa com ela fugindo da polícia, pois seu parceiro Henrique, acaba denunciando-a para as autoridades. Amanda encontra auxílio com uma amiga, e necessitada de um lugar para se manter longe dos olhares mais astutos da cidade, aceita de bom grado fingir ser uma ajudante de cozinha para o Conde de Leon - O Conde do Ouro.

"Ela ficara conhecida no meio, pela fama do pai, ninguém em sã consciência mexia com ela. Ela aprendera a matar e a furtar com a mesma destreza do pai, apesar de nunca ter matado ninguém, sabia se defender muito bem e se orgulhava disso. O único homem que teve coragem de se aproximar foi seu parceiro e amante, que a traiu naquela manhã."

Leon é um homem solitário, perdeu sua esposa, a quem amou muito, e desde então, se fechou para o amor. Possui muitas terras e nelas procura ouro. Rico, bonito e muito bondoso, Leon se depara com a nova ajudante e imediatamente sente uma atração. Seria amor? Mas como desejar uma mulher com tão poucos atrativos e ainda procurada pela polícia?

Confesso que gostei muito do começo do livro. Amanda fugindo e tentando não ser pega pela polícia, me deixou com o coração acelerado e ávida por mais. Mas aí, veio o que eu nunca poderia ter imaginado: a paixão a primeira vista.... sim, vocês sabem que não sou fã disso, prefiro livros que explorem esse lado da trama, mas aqui, infelizmente isso não aconteceu. Quando me dei por mim, Leon já estava fazendo juras eternas para Amanda e Amanda para ele... Fiquei desejosa de conhecer mais sobre os sentimentos de ambos, conhecê-los mais a fundo, antes de eles se entregarem a paixão que sentem um pelo outro.

"Amanda sabia que jamais seria aceita ali, mas ela não sabia se queria ser aceita. Largar tudo o que o pai havia lhe ensinado? Deixar toda fama que havia conquistado? Deixar de ser temida para ser... amada?"

Fora esse aspecto, gostei muito da trama. A autora tomou o cuidado de pegar uma época em que a escravidão ainda existia, a Lei Áurea tinha acabado de ser criada e muitos senhores ainda não haviam aderido a ela. A autora soube abordar o enredo e até criou um personagem que era tão mau com os negros que acaba enfurecendo o leitor pela veracidade de seus atos.

Os personagens principais são carismáticos, gostei muito de Amanda, que mesmo apaixonada, não deixava de pensar em si mesma e no quanto queria uma vida melhor para si. Leon por outro lado, foi pouco aproveitado, creio que sua crença e religião poderiam ter sido melhores descritas e aprofundadas. O livro teria mais páginas e muito mais vertentes para o final previsível.

"Mas ele não podia deixar se enganar, aquela não era uma jovem qualquer, era uma mulher sedutora e fatal. Ele sabia o risco que corria ao se envolver com ela. Poderia ficar sem suas joias no cofre e também com o coração dilacerado, mas ela valia a pena, ela valia todo o risco. E ele estava apostando alto."

A narrativa é em terceira pessoa e acompanha a personagem principal Amanda, dando enfoque para seus pensamentos e atitudes. A diagramação é simples, mas bem feita - não encontrei nenhum erro de revisão - com folhas amarelas e letras em tamanho confortável para a leitura. A escrita da autora é gostosa e coesa e, apesar de parecer um romance hot, acredito que esteja mais para o sensual, as poucas cenas de sexo existentes, são poucos descritivas, deixando espaço para o leitor usar a imaginação!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/04/book-tour-resenha-desejo-e-honra.html#.VwT49_krLDc

Blog Duas Mentes Literárias 24/03/2016

Desejo & Honra..... Tatiane Durães conseguiu me transportar para Minas Gerais em 1890. Eu sou apaixonada por história, então além do romance eu levei em consideração os fatos históricos apresentados ao longo do enredo, Tati poderia ter se aprofundado um pouco mais, acredito que teria mais material para conduzir o enredo, porém nada que tire a fluência da leitura.

1890 foi um período de muitas transformações no Brasil, para quem não lembra das aulas de história, vou te atualizar um pouco, foi nesse período que estava em que a abolição da escravatura tomava formas no papel, alguns senhores de escravos já estavam alforriando seus escravos. A corrida do ouro chegava ao fim, os Barões apostavam nos cafezais, e no leite. Isso foi antes da política do café com leite, que não vem ao caso pois a história acontece antes.

O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que devido à idade não conduzia mais os negócios. Após a perda de sua esposa Cassandra, O conde nunca se interessou por outra mulher, mas tudo está prestes a mudar.

Amanda Colett, uma jovem ladra de grande fama, aprendeu o oficio com seu pai. Após ser denunciada aos Agentes da Força Armada, por seu comparsa Henrique, ela foge. Encontra abrigo na casa de uma velha amiga Alicia, que lhe devia um favor, imediatamente a moça a ajuda, e em pouco tempo Amanda está sendo enviada para a propriedade de Leon, onde será uma ajudante na cozinha.

Em pouco tempo, o Conde de Leon, se encontra atraído por sua nova empregada, alguns de seus empregados mais antigos vão ficar com ciúmes.

Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser.

O romance entre Amanda e o Conde, aconteceu bem rápido, por ser um romance de época, eu queria um pouco mais de galanteios por parte do Conde (sou uma romântica típica, gosto de bastante galanteio). Algumas cenas poderiam ter sido mais longas, deixou uma sensação de estar faltando alguma coisa, Tatiane, tem potencial para preencher os espaços vazios na história, pois Desejo & honra é um bom romance, com uma narrativa fluida.

"-(...)Por que não me denúncia?
- Por que você pode contar o que eu sou, sabe o que fazem com pessoas como eu? - ela sabia, mas preferiu não falar."

Os personagens são bem construídos, Amanda é uma mulher forte e independente, mas também é impulsiva e bastante teimosa. Já o Conde, é um pouco cego para algumas coisas que acontecem em sua casa, mas como diz o ditado Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa.

O livro é narrado em terceira, particularmente eu gostei bastante da narrativa, flui fácil, e de fácil compreensão já que a linguagem está bem coloquial.
A diagramação da editora está boa, é simples e encantadora, a fonte escolhida tem um tamanho adequado para a leitura, por ser um livro curto é possível lê-lo em algumas horas, pois a escrita da Tatiane é leve e o enredo é bom, vai deixar o leitor ávido por mais.

Um bom romance de época e eu recomendo. Caso tenha uma segunda edição, seria bom, a autora se aprofundar nos fatos históricos e amarrar melhor o desfecho, pois como eu disse pareceu um pouco corrido.

Até a próxima, Mentes!

Flor do Mandakaru 22/03/2016

" INCRÍVEL A FORMA COMO OS ESCRITORES NOS FAZEM PERDOAR ALGUNS DELITOS E AMAR OS PERSONAGENS"
EM SEU ROMANCE ÉPICO, DESEJO E HONRA, A ESCRITORA TATIANE DURÃES, NOS LEVA A ADENTRAR A HISTÓRIA DE AMANDA COLLET E O CONDE DE LEON, EM UM 1890 CONTURBADO PELA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, O FIM DA MINERAÇÃO E A CHEGADA DO CAFÉ E DOS IMIGRANTES ÀS FAZENDAS MINEIRAS.

DESEJO E HONRA É UM LIVRO COM NARRATIVA DINÂMICA E DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO. UM ENREDO MUITO BEM ESCRITO, DESENVOLVIDO E FINALIZADO COM MAESTRIA PELA AUTORA.

EM VÁRIAS PARTES DA HISTÓRIA, ME SURPREENDI FAZENDO CARETAS DE MEDO E EM OUTRAS DE ESPANTO!

A JOVEM AMANDA É UMA PERSONAGEM FORTE E DEIXA O LEITOR SEMPRE EM DÚVIDA SOBRE SEU CARÁTER E SOBRE ATÉ ONDE ELA IRIA POR SEU DESEJO E SUA HONRA.

ALGUNS ELEMENTOS DO LIVRO ME CHAMARAM ATENÇÃO EM PARTICULAR, DOS QUAIS RELATO ALGUNS, ASSIM, SUBLIMEMENTE PARA NÃO ESTRAGAR A CURIOSIDADE DOS LEITORES!

“Porque você pode contar o que sou, sabe o que fazem com pessoas como eu? – ela sabia, mas preferiu não falar. – Queimam em fogueiras e depois destroem todos os bens.(...)”

A RELIGIÃO DO CONDE DE LEON, A SEXUALIDADE DO JOVEM CAPATAZ, AUGUSTO E, O MAIS IMPORTANTE PARA MIM, O CARÁTER DE AMANDA.

“Me preocupo, senhor, que ela lhe faça mal – Augusto disse, olhando para o chão.”

JULGO SER INCRÍVEL A FORMA COMO OS ESCRITORES NOS FAZEM PERDOAR ALGUNS DELITOS E AMAR OS PERSONAGENS, MESMO QUE HUMANAMENTE TIVESSEM FEITO ALGO QUE CONTRARIE NOSSOS CONCEITOS J !

“E o chicote desceu. Uma, duas e três vezes e ela conseguiu controlar o grito que estava preso em sua garganta e o choro que tentava de todas as formas sair pelos seus olhos.”

NESTE LIVRO, DESEJO E HONRA, A TATI NOS LEVA A TORCER PELA FELICIDADE DE AMANDA, MESMO ELA TENDO UMA FICHA CRIMINAL DE INÚMEROS FURTOS!

O CLÍMAX DO LIVRO, PARA MIM, COMEÇA NO CAPÍTULO 9 E LEVA À UM DESFECHO LINDO, DIGNO DE UM ROMANCE.

site: https://ocadernodalua.wordpress.com/2015/10/18/resenha-desejo-e-honra-tatiane-duraes/

Dri 13/03/2016

Uma ladra, um Conde e uma história...
"Existiam poucas mulheres na cadeia de Monte Fino, mas ela não queria ser uma delas, o que mais prezava na vida era sua liberdade."

A história começa na época de 1890, época dos senhores feudais e dos cafés. Momento em que os escravos estavam aos pouco sendo dispensados e os italianos estavam vindo para o Brasil a procura de trabalho.
Logo de inicio conhecemos Amanda, que é uma mulher muito diferente para aquela época, ela foi treinada por seu pai, e se tornou a melhor ladra da região, após alguns acontecimentos que fazem com que ela se torne uma "fugitiva", sua amiga de favores, Alícia, consegue um emprego para ela, na fazenda do Conde de Leon.

Após chegar ao local, Amanda é informada que o Conde é um viúvo, porém não tem interesse algum em arrumar outra esposa.
Mas quando encontra Amanda pela primeira vez, já percebemos que algo mudou drasticamente nas intenções do Conde, assim que a vê ele fica encantado e a partir de então passa a demonstrar sentimentos pela moça. E sua intenção fica cada vez mais clara.
Já Amanda apesar de identificar uma fraqueza em relação ao Conde, sabe que pode significar um grande perigo para ele.

“Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser”.

Comecei imaginando uma história e de repente fui levada para outra. Mas mesmo não sendo da maneira que imaginei, a história foi ótima de se ler.

Uma história envolvente, temos romance e ação.
Adorei a personalidade forte da Amanda, a luta dela pela própria honra, pela vida.

A maneira como a autora falou de uma época antiga sem nos deixar cansados da leitura... uma leitura que flui rapidamente.

Apesar de ter gostado muito da história eu achei que foi tudo muito rápido, faltou um pouco mais de detalhes e de demora em alguns fatos que aconteceram. Ela com certeza poderia ter abordado, explorado mais.

Quem gosta de personagens femininas fortes, que agem e que sabem o que fazer vão adorar. E claro, um romance, com um Conde apaixonante e enigmático.

site: http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

Luana Moraes 24/02/2016

Desejo & Honra - Tatiane Durães . Resenha Duas Mentes Literárias
Desejo & Honra, Tatiane Durães conseguiu me transportar para Minas Gerais, em 1890. Eu sou apaixonada por história, então além do romance eu levei em consideração os fatos históricos apresentados ao longo do enredo, Tati poderia ter se aprofundado um pouco mais, acredito que teria mais material para conduzir o enredo, porém nada que tire a fluência da leitura.

Amanda Colett, uma jovem ladra de grande fama, aprendeu o “oficio” com seu pai. Após ser denunciada aos Agentes da Força Armada, por seu comparsa Henrique, ela foge. Encontra abrigo na casa de uma velha amiga Alicia, que lhe devia um favor, imediatamente a moça a ajuda, e em pouco tempo Amanda está sendo enviada para a propriedade de Leon, onde será uma ajudante na cozinha.

“Ao invés disso, estava fugindo porque tinha sido traída pelo único homem a quem deixou se aproximar, traída pelo único homem que ela deixou que lhe tocasse intimamente.”

“Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser”.

"-(...)Por que não me denúncia?

Os personagens são bem construídos, Amanda é uma mulher forte e independente, mas também é impulsiva e bastante teimosa. Já o Conde, é um pouco cego para algumas coisas que acontecem em sua casa, mas como diz o ditado “Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa”. Eu gostei da construção dos personagens, foi um ponto super positivo para o livro.

Até a próxima, Mentes!

Laís Helena 22/02/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Amanda é uma ladra que, traída pelo parceiro e companheiro amoroso, busca um lugar para se esconder das autoridades. Cobra um favor da amiga Alícia, cuja vida salvou no passado, e esta, com a ajuda da tia, consegue um lugar para Amanda se esconder. Assim, a ladra acaba na mansão de Conde de Leon como uma cozinheira, logo despertando a atenção do homem devido à sua beleza.

Embora raramente eu saia da minha zona de conforto (fantasia, ficção científica, policial e terror), não tenho nada contra experimentar um gênero diferente de vez em quando (afinal, vai que ele me conquista?). Além disso, a premissa envolvendo uma ladra no Brasil do século XIX me atraiu. E a trama desse livro até que não decepciona, apesar de trazer o amor à primeira vista, que é um dos temas das narrativas de romance que não me agradam.

Mas o livro não se resume a isso, o que certamente faz com que ele ganhe pontos. Temos um pouco de mistério, consequências de uma vida criminosa levada pela protagonista, conspirações. A ideia de usar uma ladra como protagonista de um romance de época deu um toque de originalidade, que diferenciou esse romance de muitos outros.

O grande problema do livro foi, na realidade, a narrativa. Ela é muito apressada, resumindo-se a contar a história, e não a mostrá-la quando isso é necessário. Assim, há momentos em que ela não envolve o leitor, não passa as emoções necessárias para que ele se sinta dentro da história, vivendo-a ao lado da protagonista. Temos descrições de ambiente, é claro, mas o problema delas não é a falta de detalhes (eu nem mesmo gosto de descrições exageradamente detalhadas), e sim a falta de vivacidade. Não temos como saber como o personagem se sente naquele ambiente, que sensações são passadas.

Outro problema foi a caracterização dos personagens. Mesmo a da protagonista ficou um tanto fraca, e os personagens secundários em alguns casos acabaram se resumindo a seus papéis dentro da história, em vez de terem seu caráter (ou a falta dele) bem construído.

A ambientação, por sua vez, ficou prejudicada pela narrativa apressada, que em muitos momentos não foi capaz de passar o clima do Brasil no século XIX. Além disso, muitos dos temas que foram levantados nas entrelinhas da história (como a questão da escravidão) e que poderiam ter dado mais profundidade à trama e aos próprios personagens não foram bem aproveitados; terminei a história com a sensação de que faltou algo, de que ela não atingiu todo o seu potencial.

Aliás, o final ficou ainda mais apressado que todo o restante da história e, embora tenha fechado a trama, sem deixar pontas soltas, me deixou a sensação de que havia um limite de palavras/páginas ou de tempo. A revisão não é ruim, mas teve alguns deslizes, como a troca do nome da protagonista pelo de sua amiga Alícia no começo do livro, o que deixou um trecho muito confuso.

Em resumo, Desejo e Honra tem uma boa trama, que é interessante e prende o leitor, mas peca na narrativa, nos personagens e na ambientação, deixando uma leve decepção no final.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/02/resenha75.html

Nanáh Zoti 13/02/2016

Inovação em Romance de Época!
Segue Sinopse-

1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país.
Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras.
O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente.
Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

Como alguns já devem saber, o primeiro contato que tive com a escritora foi ao me interessar por sua obra de fantasia, As faces da Luz, que será relançado pela editora Arwen sem data prevista.
Apesar de fininho, me surpreendi a cada página virada.
A palavra clichê, definitivamente passa bem longe desse livro.

A história se passa no Brasil e se inicia com a fuga de Amanda, uma ladra procurada pela polícia. Através de uma amiga, ela consegue emprego na casa do conde, para que assim possa se esconder da justiça. O que ela não espera é se apaixonar.

A história é curtinha, mas sinceramente poderia ter o dobro de páginas, já que o conteúdo apresentado pela autora, é capaz de ir muito além do que foi mostrado.
Com uma temática original e diferente do que se lê hoje em dia, Desejo e Honra e com certeza, um ponto de parada para as leitoras românticas de plantão.

Com personagens bem construídos, o único ponto que não me agradou, foi a pouca exploração das novidades e por que não dizer, reviravoltas que a escritora apresenta.
Mas isso de forma alguma tira a magia do livro, que foi na minha humilde opinião, bem escrito e devo acrescentar, um exemplo a ser seguido por novas histórias de época.

site: http://manhemedaumlivro.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4