Desejo e Honra

Resenhas - Desejo e Honra

1 | 2 | 3 | 4

Colecionando Planetas 27/08/2020

Caraca...
Eu acabei de terminar o livro é só consigo pensar: meu Deus o que foi isso? Sério gente a história foi crescendo e tomando proporções gigantescas. O que começou com um simples mistério acabou culminando em algo muito maior.
A gente teve escravidão, feminismo, até mesmo fantasia e mistério. Fora que o Leon é um lorde de tão gentil e incrível.
Amei muito a obra, só não sei 5 estrelas porque gostaria de um pouquinho mais de dados históricos. Mas de resto: perfeição de livro.
Só digo uma coisa: esse livro não é nada d que você imagina e vai te surpreender.

amamjx 21/11/2023

A ladra, Amanda Collet.
?Amanda era uma ladra, não qualquer uma, mas a melhor ladra da região?
Após ser traída por Henrique, seu companheiro que a entregou para a Força Pública, Amanda precisa fugir antes que perca aquilo que tanto zela: a liberdade. Ao entrar em contato com uma antiga amiga de sua falecida mãe, Lurdes, Amanda consegue um emprego na fazenda do Conde de Castro.
A princípio, parece simples: trabalhar de empregada na casa do Conde Leon até que as buscas diminuíssem e ela pudesse fugir dali e se vingar de seu ex-parceiro. Entretanto, situações estranhas e segredos misteriosos começam a ocorrer na casa e atraem a atenção e curiosidade de Amanda, fazendo-a mudar seus planos.

A premissa é ótima e foi o que me atraiu junto ao nome da protagonista, que é igual ao meu. Confesso que entregou o que prometeu:
· Leitura fluída;
· Ótima descrição da ambientação e dos acontecimentos;
· Muita ação, principalmente depois do meio do livro;
· Romance de época gostoso de ler;
· Protagonista esperta;
· Sobrenatural Instigante;
· Bons personagens;
· Religiões diversas abordadas;
· Bons plots.

Não há o que reclamar. Gostei muito e finalizei em 3 dias. Achei que seria uma leitura arrastada por ser de época, mas simplesmente fluiu, e adorei! ?

· ? ? Esse é o problema da humanidade; se preocupar apenas com suas vidas e seus problemas. Não pensar no outro.? ??

Ana do Café com Leitura 25/10/2020

Desejo e Honra
Amanda era considerada a melhor e mais cuidadosa ladra da província, em Monte Fino/MG. Tal ofício, aprendera com seu pai.
Defendia-se como ninguém.
Era boa no uso de espadas e adagas, arcos e flechas, inclusive no manuseio de armas de fogo.
Era um período transitório no Brasil, entre o término da escravidão e a chegada dos primeiros imigrantes no país.
Traída por Henrique — seu parceiro e amante — encontra Lurdes, uma antiga amiga de sua mãe, que a conduz à fazenda dos Castros, onde começara a trabalhar auxiliando na cozinha, conseguindo fugir dos agentes da Força Pública.
O que afinal de contas haveria acontecido ao seu parceiro de trabalho?
Amanda precisava de respostas.
Para ela, em princípio, tudo tratava-se apenas de traçar um plano de fuga, até que conhecera Leon, dono da casa e filho do Conde .
A partir daí, a jovem ladra começara a sentir-se extremamente atraída por seu patrão, que guardava um segredo importante.
Passa a notar, sentir, que coisas estranhas começaram a lhe aguçar a mente, quem sabe, dispersando seu foco inicial.
Uma história forte, embasada a detalhes históricos importantes à narrativa, com linguagem apropriada e bela construção de cenários, assim como boa estruturação no processo de criação dos personagens.
Desejo e Honra foi um romance que eu sinceramente gostei muito de ler!
Mistura magia, ação e amor, pitadas em doses perfeitas e necessárias, em minha opinião, à uma construção cativante e atrativa aos leitores que se encantam por tal gênero literário.
Além de tudo isso, vale enfatizar o belíssimo trabalho de arte, a capa exuberante, uma diagramação linda, feita pela própria Tatiane Duraes, e que é condizente com a sua proposta.

site: https://www.cafecomleitura.com/2020/10/642020-desejo-e-honra.html

Sah Ollie 28/05/2015

Uma viagem maravilhosa ao ano de 1890!
Olá pessoal!! Venho trazer mais uma resenha da minha querida amiga Tatiane Durães hehehe. Eu fui leitora beta deste livro, aliás adoro ser leitora beta da Tati rs. Adoooooro mesmo. Ela é uma autora que sempre me surpreende! Acredite, as vezes sofro como beta reader rsrs.

Este livro em especial, me deixou encantada. Primeiro por que curto histórias de época, e depois por ser diferente dos estilos que leio, tendo como cenário nosso lindo Brasil. Se passa no período em que os escravos haviam sidos alforriados e a imigração crescia no país.

Amanda é uma ladra de joias, filha do maior ladrão de joias e assassino que existiu. Aprendera desde cedo a entrar e sair de um local sem ser vista, e esperta o bastante para não ser capturada. Mas mesmo sendo tão sagaz, ela cometeu o mesmo erro que as mulheres cometem, deixou se levar por uma paixão e acabou sendo traída por seu parceiro de crime e amante. Era uma manhã comum quando A Guarda adentrou no casarão abandonado que servia de lar para Amanda e seu comparsa, e num instante sua vida mudou.
Até antes fazia planos com Henrique, e agora ele deixava que ela fosse capturada. Mas para sua sorte, umas das coisas que o pai lhe ensinara era fugir. E a cobrar favores. Amanda procurou uma meretriz que ajudou no passado e esta lhe abrigou e ofereceu refúgio da polícia. Logo Amanda viu a oportunidade de se afastar do lugar em que era procurada e conseguiu emprego na casa do Conde de Leon, nas terras de uma família que ainda mantinha a atividade o minério como sustento. Apesar de bondoso e alegre, o jovem conde carregava a dor que sentia pela perda da sua querida esposa Cassandra. E depois disso, nenhuma mulher era capaz de despertar algum sentimento sequer nele. Isso, até a chegada de Amanda até aquela casa.
Mas esse sentimento pode ser um jogo perigoso para ambos, pois Amanda é uma fugitiva perigosa e se seu segredo vier a tona, muitas coisas estariam em risco. E quando o conde descobrir sobre ela? O que será que ele fará com esse sentimemto? Só que Amanda não é a única que carrega um segredo. Descubra tudo isso nessa história envolvente de desejo, paixão, e sobretudo honra. Você seria capaz de arriscar tudo por um sentimento que pode destruir seu nome?

Pois bem, eu sou toda elogios para esse livro, e fiquei orgulhosa por a Tatiane conseguir colocar toda a essência do Brasil em cada detalhe do livro, as descrições impecáveis, o modo de falar, os objetos e costumes para o ano em que se passa a história, tudo muito bem feito!! Só tenho a parabenizar a autora pelo excelente trabalho e por mais uma vez se superar. Além de mandar bem na fantasia, também se mostrou ótima com o romance.
Uma observação; algo que notei, é que ela procurou colocar temas que seriam meio que polêmica para a época, como a própria personagem ser uma ladra. Mas esse não é o único que irão encontrar. Eu acredito que foi para mostrar que tem coisas que sempre existiram desde que o mundo é mundo, a diferença é que a sociedade de antigamente não sabia lidar com muitos assuntos. Enfim, não posso dar spoiler rs. O que posso dizer é que adorei! Eu queria é que a história não tivesse acabado haha.
QUOTES:

"Existiam poucas mulheres na cadeia de Monte Fino, mas ela não queria ser uma delas, o que mais prezava na vida era sua liberdade."

"O que havia acontecido com ele para agir daquela forma? Ela nunca saberia, já que nunca perguntaria. Se, a partir desse momento, eles se vissem novamente, ele seria seu inimigo ou pior, concorrente."

"Ela desceu os olhos pelo corpo do Conde. Tinha o hábito de reparar nas vestimentas das pessoas para saber a classe social e se era uma possível vítima."

Espero que tenham gostado pessoal, e que assim como eu, tenham a oportunidade de ler também.

site: http://diario-da-sa.blogspot.com.br/2015/05/desejo-honra-resenha_25.html

Taatyta 20/04/2021

Saiu um pouco do que eu esperava da história.
Mas é um livro muito interessante
Cheio de mistérios e segredos
Só achei falta da força de Amanda
Me ficou vago a personalidade dela como ladra

Livros, Café e Arte - por Keli 17/01/2021

RESENHA
@tatiane_duraes⁣
Independente ⁣
304 p.⁣
5/5 ⭐⁣

#outubrodearrepiarpl⁣
#maratonadehalloweencp⁣

Amanda é uma ladra, e precisa fugir. Com a Força Pública em seu encalço, a jovem deixa tudo para trás e busca a única pessoa que pode ajudá-la naquele momento.⁣

Dona Lurdes aceita ajudar a jovem e a leva consigo para trabalhar na fazenda do Conde de Castro. A ideia é fingir ser uma nova empregada e se esconder tempo suficiente para bolar um plano e fugir.⁣

No entanto, a presença de Amanda naquela casa desperta algo misterioso e, de repente, a jovem se vê diante de um segredo que vai além de sua compreensão.⁣

⚘ Neste livro nacional, a autora nos traz um romance de época longe do convencional. Aqui somos envolvidos por uma trama instigante enquanto acompanhamos uma ladra que precisa fugir, mas que passa a presenciar estranhos acontecimentos na mansão onde se esconde; quando objetos somem e trocam de lugar misteriosamente e uma estranha figura vaga pelos corredores da mansão do Conde, tudo o que Amanda quer é descobrir quais segredos as pessoas daquela casa tentam esconder dela.⁣

Como se não bastasse, o lindo e charmoso Conde Leon se mostra cada vez mais interessado por ela e Amanda se vê dividida entre sua vontade de fugir e seu desejo de permanecer mais tempo ao lado dele.⁣

⚘ Com uma escrita fluída e agradável de ler, eu nem percebia estar virando as páginas. Além disso, a mistura de romance de época, mistérios sobrenaturais, um romance fofo e tramas de ferver o sangue torna toda a história uma delícia de se ler.⁣

Eu até gostaria que a parte final tivesse se desenrolado mais devagar, para não parecer corrida, mas bem verdade, este detalhe me fez incapaz de largar o livro até chegar ao final, então podemos considerá-lo como um ponto a favor. 😂🤭⁣

Para quem deseja um romance nacional com pitadas de sobrenatural, vai de Desejo e Honra que não irá se arrepender! 🥰⁣

site: https://www.instagram.com/p/CHGw1hIjMkz/?utm_source=ig_web_copy_link

Andréa Bistafa 05/02/2019

Amanda, uma ladra em fuga!
Nossa trama já começa assim, com a protagonista saltando pela janela, fugindo dos guardas da Força Pública após a traição de se companheiro.
Amanda é uma ladra, ladra de oficio, muito bem treinada pelo seu pai prática pequenos e grandes furtos encomendados ou não, num Brasil de 1890, Minas Gerais, pós proclamação da República e processo de abolição completa da escravatura.

A princípio a trama se desenrola a partir dessa fuga da protagonista, onde ela precisa cobrar um favor de uma antiga amiga de sua falecida mãe, para que possa se abrigar em um local seguro antes de fugir definitivamente para São Paulo, livrando-se aí de uma possível condenação a forca.

Acontece que essa amiga, Lurdes, mora na fazenda do Conde de Castro, onde vive também o filho Leon, jovem viúvo um tanto misterioso. Amanda então, com seu foco atrapalhado, se vê presa pelo mistério que ronda aquela casa, onde coisas muito estranhas começam a acontecer, e aparentemente somente ela os vê. Então é aí, junto dessas visões estranhas que Amanda acaba reparando que Leon é um homem bem interessante, logo, além da curiosidade pelo mistério e sobrenatural que envolve a residência, o coração e os sentimentos também começam a lhe dificultar a partida.

Esse não é um típico Romance de Época, e isso para mim foi o mais surpreendente. Por romance de época nós já esperamos um romance conturbado, com uma protagonista a frente de sua época, mas aqui nós temos um romance doce, com uma protagonista sim a frente de sua época, que age sem falsos moralismos e sabe conduzir e argumentar esse pensamento liberal sem entrar em conflito com as outras mulheres, ela procura não julgar as companheiros por essa reprodução do machismo, e da opressão do patriarcado muito presente na época.

Como é ambientado no Brasil, bem em seguida do projeto de lei que extinguia a escravidão, a autora precisou usar esse triste elemento na obra, a fim da veracidade de fatos. E ficou bem adequado, já que mesmo na fazenda (que é onde a maior parte da trama se desenrola) o senhor fosse um abolicionista, fica claro que os negros não tiveram apenas benefícios após essa lei como se romantiza em algumas obras. O conjunto de pesquisas da autora me agrada, tudo é bem contextualizado e adequado a época.

A obra me cativou, me prendeu a atenção e me convenceu, mesmo utilizando do sobrenatural me passou veracidade. A escrita da autora está fluida e agradável. Leitura que pode ser feita em um dia.

site: https://youtu.be/lG7M4b3wPeU

Ary Almeida 17/05/2020

Desejo e honra
Você tem medo de assombração? ?
Eu não, lido numa boa. Já a Amanda nunca tinha visto nada que fugisse da zona comum até que coisas estranhas começam a acontecer na casa onde trabalha e ela pira.
Tá, mas vamos voltar um pouquinho pra você entender melhor essa história. .
Amanda foi treinada pelo pai para ser uma ladra super competente. Até aí tudo bem, ela conseguiu. Mas após a morte do pai, seu parceiro que fazia juras de amor à garota, decide traí-la.
Fugindo por telhados e ruelas vazias, Amanda consegue ajuda e vai trabalhar/se esconder na fazenda de Leon de Castro.
É lá que as coisas estranhas acontecem. O sinhozinho culpa os ratos, mas ela não acredita. Vê o espírito da falecida esposa de Leon andando pelos corredores, sonha com a mulher, vê objetos mudando de lugar... Uma loucura. ?
Eu juro que comecei a ler esse livro achando que era apenas mais um romance de época. E sim, ele é um romance; Amanda e Leon são ótimos um para o outro, mesmo ela sendo uma ladra e ele sendo um homem certinho. Mas o livro é repleto de uma fantasia inesperada que vira a cabeça do leitor desprevenido.
Sou fã de fantasia e MUITO fã de romance, talvez por isso o livro tenha me prendido tanto.
Contudo, algumas coisas me incomodaram, como a religião de Leon e dos seus funcionários, que poderia facilmente ser cortada do livro. Não fez muita diferença na história.
Mas também não é nada que atrapalhe a experiência literária.
?Desejo e honra? é aquele romance que começa devagar e, quando você menos espera, não consegue mais desgrudar do livro. Sério, eu li 150 páginas em poucas horas.
Além do mais, é um livro nacional.
A gente precisa valorizar o que é nosso.
Eu sei... também adoro escritores gringos, os meus favoritos são estrangeiros, mas isso não significa que não tenhamos ótimos escritores por aqui também. É tudo uma questão de dar uma chance.
Por isso, leia mais livros nacionais. E se quiser começar por um, fica a dica: Desejo e Honra.

Thays 30/08/2015

Fantástico.
Amanda uma ladra, treinada por seu pai um dos maiores ladrões e assassinos daquela época. Amanda está fugindo da sua cidade onde seu amante Henrique a entregou para os guardas.

“Ao invés disso, estava fugindo porque tinha sido traída pelo único homem a quem deixou se aproximar, traída pelo único homem que ela deixou que lhe tocasse intimamente.”

Amanda não tem para onde ir, Amanda lembra-se que salvou a vida de uma moça e que ela estava te devendo um favor, então Amanda decide ir até lá para que possa se esconder até poder sair livremente.

Chegando lá, sua a amiga a acolhe mais logo os guardas bateram na porta, Amanda com ajuda de uma tia de sua prima vai levá-la até a casa de um Conde onde poderá trabalhar como cozinheira ou ajudar em alguma tarefa.

O Conde Leon é um homem que perdeu sua amada esposa, e desde então não se interessou por nenhuma moça, até o momento em que ele avista a jovem ladra na cozinha de sua casa. É notável seu desejo por aquela mulher, e o mais estranho é o corpo da Amanda ter agido da mesma maneira a ele como se ela também o desejasse.

“-Nós dissemos que ele não dá atenção a ninguém, mas ele a olhou, então tome cuidado.”

As empregadas passam a alertá-la de não se envolver um o Conde para proteger o próprio Conde Leon, até por que ninguém sabia o passado de Amanda, e eles não estavam enganados, ela era uma ladra, a qualquer momento poderia roubar o cofre do Conde.

Amanda não confia em homem algum mais, ela foi traída. Mas ela se vê em um relacionamento com o Conde, o Conde quando soube de sua “profissão”, não se afastou muito pelo contrário ele a aceitou desde que ela não furtasse mais e se tonasse sua senhora.

O que o Conde não se deu conta é de que uma vez ladra, bom quase sempre uma ladra, Amanda tem o espirito livre, corajosa e destemida sempre viveu do jeito que quis como poderia ela se torna uma senhora de todas aquelas terras?

Esse livro não é um livro comum de romance de época, ele é passado no Brasil, mais precisamente em São Paulo, o que me chamou atenção é que a personagem Amanda, não é uma das garotas de suas épocas que buscam por festas e maridos ricos, esse foi um grande ponto para que eu me apaixonasse pela história.
O livro também aborta o tema da escravidão no Brasil, que mesmo depois de terem sidos alforriados, pessoas ainda compravam escravos, não apenas negros mais como brancos também. Mais um ponto para a autora por focar nos nossos antepassados.
A narrativa é em terceira pessoa, a leitura flui muito leve, eu amei os personagens, e cada personalidade, sem contar que a Amanda mesmo sendo uma ladra é uma guerreira. Muito diferente das mulheres daquela época.
Eu amei o livro sem dúvidas com uma história super diferente me conquistou muito a única coisa que eu queria era que as coisas são não tivessem sido tão aceleradas, queria mais detalhes e apreciar mais o livro, Tatiane na próxima quero um livro de 500 páginas rsrsr brincadeira.
Esse foi o primeiro livro que eu li dessa autora e não me decepcionei, quero ler mais das suas obras, como eu sempre digo é uma honra ver autores nacionais escrevendo maravilhosamente bem, espero que o Brasil abra cada vez mais portas para esses autores.
Eu fiquei encantada pela escrita da Tatiane, ela conseguiu passar bem cada ponto da história, prendendo o leitor da primeira à última página.
Está ai mais uma autora representando a nossa literatura maravilhosamente bem!

site: http://thaysmdelima.blogspot.com.br/

SahRosa 09/09/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Eu gosto bastante de romances de época, anos atrás, minha preferencia era somente ler esse estilo, que traz um encanto diferente, uma emoção tão próxima do real, pelo menos para mim. Desejo e Honra, é o novo livro da autora Tatiane Durães, passando na época em que a escravidão já havia sido abolida, a autora nos apresenta o romance de uma ladra e um conde. Uma trama com romance, paixão e ação. Gostei bastante da atmosfera criada pela Tatiane, o leitor consegue sentir como se estivesse realmente naquela época e o envolvimento com o enredo passa a ser grandioso, principalmente nos momentos finais.

Amanda aprendeu tudo que sabe com o pai, um experiente ladrão. A jovem já fez grandes furtos e durante sua jornada, ela conhece um homem atraente, que pensa ser especial e o amor de sua vida. No entanto, Henrique tem seus próprios planos e não mede esforços para consegui-los. Amanda custa a acreditar que foi traída pelo homem que julgou amar, agora como foragida, acusada de assalto e assassinato, a jovem consegue ajuda com uma amiga e nesta corrida contra o tempo, a ladra vai parar na casa do Conde de Leon como empregada.

O Conde de Leon é um homem generoso, a frente de seu tempo, mas que teve uma grande perda no passado e julga que jamais amaria outra mulher, nenhuma chegava perto dos sentimentos que ele nutria por Cassandra, porém, o destino é engraçado e quando o conde enfim nota a presença de Amanda, sua vida muda por completo. Amanda tem um magnetismo, é especial e balança o coração de Leon, ele a quer mais do que tudo, mas será que o passado e quem Amanda será um obstáculos para esse amor?

Amanda reluta, mas percebe que a cada toque, a cada beijo, seu coração bate mais rápido pelo Conde de Leon, um homem apaixonante, que fará de tudo por sua amada.

Como mencionei no início desta resenha, Desejo e Honra é um livro envolvente, os fãs de romance de época vão suspirar pelo romance da ladra e do conde, as cenas do casal são delicadas e românticas, mesmo as mais ousadas, autora da ênfase aquele romance puro, de primeira vista, mas apesar disto, como um todo, o enredo foi raso, faltou mais profundidade para que Desejo e Honra realmente me conquistassem. Por ser um livro com menos de 200 páginas, compreendo que o enredo será mais dinâmico, mas assim mesmo, eu esperava mais emoção, mais elaboração, seja pelo próprio romance, como pela história de Amanda como ladra. Mesmo que o romance tenha seus pontos bons e foi muito bonito, não me arrebatou totalmente, senti que faltava algo a mais e acredito que poderia ser compensado se o livro fosse maior, pois assim sua confecção seria mais profunda e apaixonante.

Mas apesar disto, Desejo e Honra se mostrou uma leitura interessante, carismática e cheia de romantismo, com um homem capaz de tudo por sua amada, e com uma mulher forte, determinada a tudo, até a abrir mão de si por aquilo que acredita e por quem ama. A escrita de Tatiane é deliciosa e as páginas de sua obra vão passando rapidamente, afinal, o leitor se conecta com a história do livro e apreciando cada vez mais este romance.

Como li a versão digital, não há muito que falar a respeito da diagramação, quanto à revisão, estava muito boa. Aos amantes de romance de época, recomendo a leitura de Desejo e Honra, a história de Amanda e Leon irá deixa-los suspirando a cada capítulo.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/09/resenha-desejo-e-honra-tatiane-duraes.html

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 10/09/2015

Desejo & Honra
A trama se passa em 1890 na época dos barões dos cafés no Brasil Imperial, onde os senhores feudais, comandavam os grandes cafezais, produto comercializados na época em que o ouro chegava ao fim e o café era o novo ouro.

Em meio à chegada dos italianos que chagavam em São Paulo à procura de uma vida melhor para se viver, eis que surge Amanda, uma ladra que fora treinada por seu pai um dos maiores e mais procurados assassinos naquela época.

Sem ter para onde ir, Amanda se isola na casa da prima onde decide se esconder até que o barão à esqueça, caso contrário à prenderia pelos roubos que cometeu.

E não é que sua sua prima, com ajuda de sua tia, à leva em na caso do Conde de Leon para trabalhar na cozinha juntamente com os demais empregados. O Conde há pouco perdeu sua amada esposa Cassandra e, mesmo não tendo se interessado por mais nenhuma outra mulher, se encantou por Amanda desde o dia que a viu na cozinha de seu casarão.

Desse momento em diante, a autora Tatiane Durães focou no romance entre o Conde de Leon e Amanda. Acredito que poderia ter abusado na questão da luta pelo café, uma vez que essa época é rica em conteúdo histórico.

Eu me amarro na história e fico encantado com livros deste segmento, com esta temática e este foi um livro que gostei e achei bem interessante, apesar de achar a distância entre os diálogos e a narrativa muito curta. Provavelmente, se a escritora explorasse melhor este lado ficaria mais interessante, mas ainda é um bom livro.

Entender a história do Brasil atrelado à um romance policial de época, foi uma experiência muito bacana, porém, poderia ter sido melhor trabalhado para dar mais vida à obra literária.

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2015/09/desejo-honra.html

Nanáh Zoti 13/02/2016

Inovação em Romance de Época!
Segue Sinopse-

1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país.
Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras.
O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente.
Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

Como alguns já devem saber, o primeiro contato que tive com a escritora foi ao me interessar por sua obra de fantasia, As faces da Luz, que será relançado pela editora Arwen sem data prevista.
Apesar de fininho, me surpreendi a cada página virada.
A palavra clichê, definitivamente passa bem longe desse livro.

A história se passa no Brasil e se inicia com a fuga de Amanda, uma ladra procurada pela polícia. Através de uma amiga, ela consegue emprego na casa do conde, para que assim possa se esconder da justiça. O que ela não espera é se apaixonar.

A história é curtinha, mas sinceramente poderia ter o dobro de páginas, já que o conteúdo apresentado pela autora, é capaz de ir muito além do que foi mostrado.
Com uma temática original e diferente do que se lê hoje em dia, Desejo e Honra e com certeza, um ponto de parada para as leitoras românticas de plantão.

Com personagens bem construídos, o único ponto que não me agradou, foi a pouca exploração das novidades e por que não dizer, reviravoltas que a escritora apresenta.
Mas isso de forma alguma tira a magia do livro, que foi na minha humilde opinião, bem escrito e devo acrescentar, um exemplo a ser seguido por novas histórias de época.

site: http://manhemedaumlivro.blogspot.com.br/

Conchego das Letras 11/11/2015

Resenha Completa
Pelo que fiquei sabendo, esse foi o primeiro livro escrito pela autora Tatiane Durães, que atualmente possui outras obras. Ele foi escrito já tem um tempinho, embora tenha sido publicado esse ano, e é ambientado no interior de Minas Gerais pouco depois da Lei Áurea ser assinada.

O livro é leve, usa um vocabulário bastante condizente com os dias atuais, as letras são grandes e a página é amarelada, o que facilita a leitura, tornando-a agradável e rápida.

Em Desejo e Honra conheceremos Amanda, uma jovem muito bonita, de aparência delicada, inteligente e culta, pois sabia ler e fazer cálculo, e... É uma ladra. Vale ressaltar que ela não é apenas uma ladra, mas a ladra mais famosa de toda a região.

Após ter sido delatada por seu companheiro e comparsa de crime, Amanda precisa esconder-se da polícia e com isso procura refúgio nas terras do famoso Conde de Leon, passando-se por uma empregada comum.

O Conde, viúvo, há muito acreditava que nunca mais voltaria a sentir desejos e menos ainda a amar qualquer outra mulher após a morte de sua adorada esposa; mas isso apenas até que seus olhos focam na nova ajudante de cozinha.

O livro precisa de algumas revisões, é verdade. E não vou mentir para vocês, realmente achei o amor do casal principal repentino demais, não muito condizente com o estilo da época e pouquíssimo crível, mas a obra é gostosa de ler.

Voltado para um publico mais jovem, na linha infanto-juvenil com um pouquinho de pimenta, em meio a segredos revelados, açoites, ganância, inveja e amor, Desejo e Honra nos apresenta uma agradável história para relaxar após a leitura de um livro tenso que te fez chorar horrores ou de um livro de terror bem pancada. É a "sessão da tarde" para o seu emocional.

Gostou dessa resenha, feita por Mariana Ramos? Quer ver as imagens ou ler outras resenhas? Então entre em nosso Blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/11/resenha-desejo-honra.html#more

Luana Moraes 24/02/2016

Desejo & Honra - Tatiane Durães . Resenha Duas Mentes Literárias
Desejo & Honra, Tatiane Durães conseguiu me transportar para Minas Gerais, em 1890. Eu sou apaixonada por história, então além do romance eu levei em consideração os fatos históricos apresentados ao longo do enredo, Tati poderia ter se aprofundado um pouco mais, acredito que teria mais material para conduzir o enredo, porém nada que tire a fluência da leitura.

1890 foi um período de muitas transformações no Brasil, para quem não lembra das aulas de história, vou te atualizar um pouco, foi nesse período que estava em que a abolição da escravatura tomava formas no papel, alguns senhores de escravos já estavam alforriando seus escravos. A corrida do ouro chegava ao fim, os Barões apostavam nos cafezais, e no leite. Isso foi antes da política do café com leite, que não vem ao caso pois a história acontece antes.

O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que devido à idade não conduzia mais os negócios. Após a perda de sua esposa Cassandra, O conde nunca se interessou por outra mulher, mas tudo está prestes a mudar.

Amanda Colett, uma jovem ladra de grande fama, aprendeu o “oficio” com seu pai. Após ser denunciada aos Agentes da Força Armada, por seu comparsa Henrique, ela foge. Encontra abrigo na casa de uma velha amiga Alicia, que lhe devia um favor, imediatamente a moça a ajuda, e em pouco tempo Amanda está sendo enviada para a propriedade de Leon, onde será uma ajudante na cozinha.

Em pouco tempo, o Conde de Leon, se encontra atraído por sua nova empregada, alguns de seus empregados mais antigos vão ficar com ciúmes.

“Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser”.

O romance entre Amanda e o Conde, aconteceu bem rápido, por ser um romance de época, eu queria um pouco mais de galanteios por parte do Conde (sou uma romântica típica, gosto de bastante galanteio). Algumas cenas poderiam ter sido mais longas, deixou uma sensação de estar faltando alguma coisa, Tatiane, tem potencial para preencher os espaços vazios na história, pois Desejo & honra é um bom romance, com uma narrativa fluida.

"-(...)Por que não me denúncia?
- Por que você pode contar o que eu sou, sabe o que fazem com pessoas como eu? - ela sabia, mas preferiu não falar."

Os personagens são bem construídos, Amanda é uma mulher forte e independente, mas também é impulsiva e bastante teimosa. Já o Conde, é um pouco cego para algumas coisas que acontecem em sua casa, mas como diz o ditado “Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa”. Eu gostei da construção dos personagens, foi um ponto super positivo para o livro.

O livro é narrado em terceira, particularmente eu gostei bastante da narrativa, flui fácil, e de fácil compreensão já que a linguagem está bem coloquial.
A diagramação da editora está boa, é simples e encantadora, a fonte escolhida tem um tamanho adequado para a leitura, por ser um livro curto é possível lê-lo em algumas horas, pois a escrita da Tatiane é leve e o enredo é bom, vai deixar o leitor ávido por mais.

Um bom romance de época e eu recomendo. Caso tenha uma segunda edição, seria bom, a autora se aprofundar nos fatos históricos e amarrar melhor o desfecho, pois como eu disse pareceu um pouco corrido.

Até a próxima, Mentes!

Blog Duas Mentes Literárias 24/03/2016

Desejo & Honra..... Tatiane Durães conseguiu me transportar para Minas Gerais em 1890. Eu sou apaixonada por história, então além do romance eu levei em consideração os fatos históricos apresentados ao longo do enredo, Tati poderia ter se aprofundado um pouco mais, acredito que teria mais material para conduzir o enredo, porém nada que tire a fluência da leitura.

Amanda Colett, uma jovem ladra de grande fama, aprendeu o oficio com seu pai. Após ser denunciada aos Agentes da Força Armada, por seu comparsa Henrique, ela foge. Encontra abrigo na casa de uma velha amiga Alicia, que lhe devia um favor, imediatamente a moça a ajuda, e em pouco tempo Amanda está sendo enviada para a propriedade de Leon, onde será uma ajudante na cozinha.

Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser.

"-(...)Por que não me denúncia?

Os personagens são bem construídos, Amanda é uma mulher forte e independente, mas também é impulsiva e bastante teimosa. Já o Conde, é um pouco cego para algumas coisas que acontecem em sua casa, mas como diz o ditado Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa.

Até a próxima, Mentes!

1 | 2 | 3 | 4