Desejo e Honra

Resenhas - Desejo e Honra

1 | 2 | 3 | 4

Laís Helena 22/02/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Amanda é uma ladra que, traída pelo parceiro e companheiro amoroso, busca um lugar para se esconder das autoridades. Cobra um favor da amiga Alícia, cuja vida salvou no passado, e esta, com a ajuda da tia, consegue um lugar para Amanda se esconder. Assim, a ladra acaba na mansão de Conde de Leon como uma cozinheira, logo despertando a atenção do homem devido à sua beleza.

Embora raramente eu saia da minha zona de conforto (fantasia, ficção científica, policial e terror), não tenho nada contra experimentar um gênero diferente de vez em quando (afinal, vai que ele me conquista?). Além disso, a premissa envolvendo uma ladra no Brasil do século XIX me atraiu. E a trama desse livro até que não decepciona, apesar de trazer o amor à primeira vista, que é um dos temas das narrativas de romance que não me agradam.

Mas o livro não se resume a isso, o que certamente faz com que ele ganhe pontos. Temos um pouco de mistério, consequências de uma vida criminosa levada pela protagonista, conspirações. A ideia de usar uma ladra como protagonista de um romance de época deu um toque de originalidade, que diferenciou esse romance de muitos outros.

O grande problema do livro foi, na realidade, a narrativa. Ela é muito apressada, resumindo-se a contar a história, e não a mostrá-la quando isso é necessário. Assim, há momentos em que ela não envolve o leitor, não passa as emoções necessárias para que ele se sinta dentro da história, vivendo-a ao lado da protagonista. Temos descrições de ambiente, é claro, mas o problema delas não é a falta de detalhes (eu nem mesmo gosto de descrições exageradamente detalhadas), e sim a falta de vivacidade. Não temos como saber como o personagem se sente naquele ambiente, que sensações são passadas.

Outro problema foi a caracterização dos personagens. Mesmo a da protagonista ficou um tanto fraca, e os personagens secundários em alguns casos acabaram se resumindo a seus papéis dentro da história, em vez de terem seu caráter (ou a falta dele) bem construído.

A ambientação, por sua vez, ficou prejudicada pela narrativa apressada, que em muitos momentos não foi capaz de passar o clima do Brasil no século XIX. Além disso, muitos dos temas que foram levantados nas entrelinhas da história (como a questão da escravidão) e que poderiam ter dado mais profundidade à trama e aos próprios personagens não foram bem aproveitados; terminei a história com a sensação de que faltou algo, de que ela não atingiu todo o seu potencial.

Aliás, o final ficou ainda mais apressado que todo o restante da história e, embora tenha fechado a trama, sem deixar pontas soltas, me deixou a sensação de que havia um limite de palavras/páginas ou de tempo. A revisão não é ruim, mas teve alguns deslizes, como a troca do nome da protagonista pelo de sua amiga Alícia no começo do livro, o que deixou um trecho muito confuso.

Em resumo, Desejo e Honra tem uma boa trama, que é interessante e prende o leitor, mas peca na narrativa, nos personagens e na ambientação, deixando uma leve decepção no final.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/02/resenha75.html

Liv 08/12/2015

Desejo & Honra
Amanda foi uma garota criada pelo pai, que era um ladrão nato, sua mãe até tinha algumas posses quando era viva, mas foi deserdada por ter casado com o pai de Amanda.
Mesmo após a morte do pai, ela continuou roubando e contava com a ajuda de seu parceiro Henrique, que era uma pessoa em que achava que podia confiar, até ela se traída e começar a ser procurada pela polícia por assassinato, por causa disso acaba indo parar na casa do Conde de Leon, onde ela pode encontrar muito mais do que um lugar para se esconder.
Fazia um certo tempo que eu tinha gostando tanto de uma protagonista, durante a história ela teve que tomar medidas drásticas,medidas essas que quem espera um romance meloso ou coisa parecida pode acabar não gostando.Apesar de ser um romance o livro não foca só nisso,enquanto lia enxergava a Amanda como uma mulher a frente do seu tempo,por exemplo a história se passa em 1890 enquanto todas as mulheres usavam vestidos, ela usava calças, está certo que era porque facilitava na hora dos roubos, mas era de certa forma ousado, porque antes de ir pra casa do Conde ela andava assim pelas ruas e mesmo que ela tivesse outro tipo de vida, ela ainda assim seria uma mulher a frente do seu tempo, ela não se escondia atrás de ninguém e nem esperava que um homem caísse do céu e resolvesse os problemas delas.E o Conde Leon ele tem suas peculiaridades , mas ele enxergava ela como igual, ele nunca tratou ela com desprezo, como se ela fosse pouca coisa por causa da sua história.
Por ser um livro diferente dos romances que estou acostumada a ler, por ter protagonistas de personalidade, o livro me agradou bastante, a leitura fluiu muito bem, quanto a diagramação, a capa é linda e condizente com a história, as folhas são amarelas,que é como a maioria dos leitores preferem, disso não tenho do que reclamam, só deixou um pouquinho a desejar porque encontrei alguns erros de digitação,mas são bem poucos e nada que atrapalhe a leitura, livro mais que recomendado.

Eve Barcelos 09/01/2016

Desejo & Honra - Por Evelyn Barcelos
Desejo & Honra se passa em Minas Gerais, no ano de 1890, e conta a história do Conde de Leon e de Amanda. Leon é um homem jovem, porém viúvo, e que, após a morte de sua esposa Cassandra, nunca mais se interessou por nenhuma mulher. Isso muda com a chegada de Amanda, uma jovem de cabelos negros e pele muito branca, que vai trabalhar na casa.

O livro é narrado em terceira pessoa e Amanda é apresentada logo na primeira página, quando já descobrimos que ela não é uma mulher comum. Alícia, amiga de Amanda, consegue enviá-la para trabalhar na casa do Conde de Leon, o que na verdade é só uma desculpa para ela sair dali, já que está fugindo. Mas fugindo de quê ou de quem? Isso vocês também descobrem logo no início do livro.

O livro tem apenas 155 páginas e a história se passa bem rápido, tanto que eu senti falta de mais detalhes em algumas cenas. Em alguns momentos fiquei com a impressão de que a cena tinha sido cortada, sabe? E logo já estava em outro lugar ou já era outro momento. Mas isso não influencia ou deixa algo mal explicado, foi só algo que me incomodou um pouco.

O romance acontece, da mesma forma, de uma forma incrivelmente rápida! Tudo bem que nesse caso estamos em 1890 e as pessoas não podem ficar de namorico e tal, mas o Conde foi mais rápido que o Flash, "em cima" da Amanda. (E podem usar duplo sentido no "em cima" heheheh) Não teve muito romance, desde a primeira vez que se viram já rolou aquele arrepio nos dois!

A sinopse do livro nos dá a expectativa de que terão vários fatos históricos explorados, mas, como em todo o resto, tudo é falado mais superficialmente. Algumas coisas eu nem entendi muito bem o propósito de aparecer na história, pois não fizeram diferença. Só que mais uma vez, nada disso atrapalhou o andamento da leitura ou o entendimento da história.

Amanda é uma protagonista forte, porém teimosa e que deu raiva em alguns poucos momentos. Leon, incrivelmente, não fez meu coração bater mais forte (heheheh), mas também foi um mocinho bem incisivo.

Eu senti o final meio forçado! Acontece uma sucessão de fatos que levam a um desfecho quase previsível. Nos últimos capítulos, no meio desses fatos, eu não imaginei o que iria acontecer, mas depois disso foi tudo por um caminho conhecido. Mesmo assim, foi um bom final.

Resumindo, foi uma leitura leve, rápida e tranquila, mas que, infelizmente não despertou muitas emoções. Talvez minhas expectativas tenham afetado um pouco a minha opinião...

Agradeço mais uma vez a autora Tatiane Durães pela oportunidade de participar do Book Tour e espero que receba o que eu falei como uma crítica construtiva. :)

site: http://www.pensamentoseminstantes.com.br/

LetíciaBaldez 06/11/2015

[RESENHA] #DESEJO & HONRA
A trama se passa no ano de 1890, em um cenário de mudanças. Os escravos acabaram de receber a alforria, somente no papel. Amanda Collet, uma jovem moça que possui segredos fatalmente perigosos e que sempre geram intriga e indecisão. A mesma é acusada de assassinato e quase é pega pelos soldados que fazem a guarda da cidade. Mas Amanda é acudida por Alicia, uma jovem que usa o corpo como forma de ganhar dinheiro.
Amanda a salvou de um velho repugnante e decidiu cobrar um favor de Alicia que a ajudou escondendo-a em sua casa. Logo Amanda descobre que a casa não é segura quando soldados aparecem na casa e procuram por ela, não a encontram por pouco.
Alicia tem a ideia de pedir que sua tia Lurdes leve a fugitiva para trabalhar com ela para o Conde de Leon, a princípio a ladra não quer ir, mas se interessa ao saber da fortuna que a espera na casa de um homem extremamente rico.

“Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser”.

Ao chegar até a casa que na verdade se trata de um castelo, Amanda logo é notada pelo Conde de Leon que se interessa pela moça e ela também se interessa por ele. Ambos começam a se gostar e logo estão apaixonados um pelo outro. Por curiosidade Amanda segue o Conde e descobre um segredo que pode prejudicá-lo seriamente e a seus empregados. Mas ela logo descobre que ele tem conhecimento de seus segredos e ele pede que ela fique quieta sobre ele, e assim ele não diria para ninguém que ela é uma mulher perigosa.
Bom bibous, o livro é maravilhoso, o que mais gostei foi que não teve excesso de descrição desnecessária, o que tornou o livro dinâmico e fácil de ler. A protagonista não era o que eu esperava, mas eu gostei dela. Era forte e não tinha medo de enfrentar seus problemas, pelo contrário batia com eles de frente. O Conde de Leon também foi um personagem que me surpreendeu muito, ele me pareceu um homem a frente de seu tempo, forte e inteligente ao mesmo tempo carinhoso e gentil.

A escrita da autora é fluida e de fácil compreensão, foram questão de cinco horas para eu finalizar a leitura. O livro tem uma diagramação simples, páginas amareladas, a capa poderia ter uma qualidade melhor, e o livro é narrado em terceira pessoa.
Essa foi a resenha espero que tenham curtido, fiquem de olho nas redes sociais e deixem nos comentários se já leram ou querem ler esse livro.
Kissus ♥

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2015/10/resenha-desejo-honra.html

naflavia 12/07/2020

Não tenho o costume de ler romance de época mas acredito que esse fuja completamente do clichê. Com uma ladra procurada como protagonista eu já imaginava que a história seria fora do comum, mas acabei me surpreendendo com o tanto que a autora conseguiu aprofundar a história com acontecimentos que para mim não foram nada maçantes, fluíram muito bem. Comecei o livro sem muitas expectativas e terminei extasiada com o quanto fui surpreendida.

Nu e As 1001 Nuccias 14/12/2015

Resenha - Blog "As 1001 Nuccias"
A história se passa no interior de MG, Brasil, início do século XX, logo após a assinatura da Lei Áurea, final do ciclo de mineração e início do ciclo do café.

Amanda é uma ladra muito conhecida na região. Tudo o que ela sabe dos negócios da família foi o pai quem ensinou. Sua mãe, filha de uma das família mais ricas, foi deserdada. As únicas pessoas que Amanda confiava e podia contar eram Alice, uma meretriz a quem salvou de um espancamento, e seu parceiro e amante Henrique, que a traiu, denunciando-a à polícia.

Em fuga, Amanda se torna uma empregada na casa de fazendo do Rei do Ouro, Conde de Leon. Assim que pôde observar a nova empregada, o Conde se sente "fisgado". Era a primeira vez que se interessava por uma mulher anos após o falecimento de sua esposa.

O romance começa como era costume da época, em se tratando de moças já sem castidade. No entanto, com o passar do tempo, o Conde se vê cada vez mais apaixonado e até a própria Amanda reluta em fugir novamente.

As coisas se complicam quando o parceiro de Amanda descobre onde ela se escondeu. É nessa hora que a trama tem mais ação e o enredo dá uma corridinha. Não que seja ruim! Pelo contrário, a leitura fluiu bem melhor.

Eu não sou chegada a romances melosos. Dramas, então, passo longe, mas gosto de romances de época, especialmente os nacionais, os quais há uma melhor identificação da minha parte, talvez por conhecer um pouco a região onde se passam. Esse livro não me pareceu enfadonho; em momento algum, me peguei pensando em outras coisas. É um romance de época bem estruturado, com boa organização e relativamente fiel ao seu tempo.

Por que "relativamente"? Suponho que se tivesse sido escrito com a linguagem da época, ninguém teria paciência para lê-lo. Portanto, a tal da "infidelidade" é, na verdade, uma pequena liberdade de adaptação feita pela autora. Liberdade essa muito bem utilizada.

A capa é em brochura, e sua imagem foi muito bem escolhida. Parece até que a protagonista foi descrita de acordo com a capa. As fontes do título dão o toque essencial para o estilo da época. As cores são marcantes, mas não berrantes e combinam com o restante da imagem. Temos duas orelhas, com biografia e uma citação, em fontes bem colocadas. O único porém foi a fonte escolhida para a citação e sinopse na contracapa. Ela é um pouco rebuscada e com o pouco espaçamento entrelinhas, ficou um tanto complicado de ler. Maldito costume de fontes serifadas.

Diagramação simples, porém cuidadosa. Os inícios de capítulo combinam com o texto. Papel amarelado, tipo pólen, e fontes em bom tamanho. Os erros de português encontrados são mínimos e já haviam sido informados pela autora ANTES de iniciar a leitura, portanto podemos desconsiderar.

Em resumo, é uma obra delicada, mas com fortes traços da escrita peculiar da autora, demonstrando o zelo e o cuidado que teve ao escrever. Uma leitura leve e, ao mesmo tempo, singular. Deixo registrado os merecidos parabéns!

Citações, redes e contato com a autora - acessem o link do blog!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2015/12/resenha-livro-book-tour-desejo-e-honra.html

Neyara 06/01/2016

No ano passado tive o prazer de conhecer a escritora Tatiane Durães, autora de As Faces da Luz, A Herdeira e Desejo & Honra, no inicio tive um certo receio de ser só mais um autor com histórias pré-moldadas, mas fiquei extremamente feliz ao perceber o tamanho do talento dela, a forma que seus enredos são construídos, a maneira que envolve os leitores. Li As Faces da Luz na metade do ano e me apaixonei pela complexidade da história, agora no finalzinho li Desejo & Honra e posso encher a boca para dizer A MULHER É TALENTOSA! E que venha mais livros, mais sucesso e muita inspiração!!!

Desejo & Honra se passa em Minas Gerais, 1890, momento em que a Princesa Isabel tinha acabado de assinar a Lei Áurea e os Senhores estavam se acostumando com a ideia de que os escravos estavam libertos. Começava também as apostas na produção de café o que traria um novo cenário político ao país e a chegada da mão-de-obra italiana. Ou seja, um momento de transição que gerou muita briga de ego entre os endinheirados do país.

Amanda é uma ladra habilidosa que se esconde na noite para realizar seus valiosos furtos, porém ela não esperava a traição de seu amante e parceiro Henrique, sem família e com a polícia em seus calcanhares o que lhe restava era cobrar a divida que Alice tinha com ela. Ela precisava ganhar tempo para arquitetar uma fuga e descobrir como recuperaria o cofre de seu pai, local em que guardava as suas lembranças e os documentos referentes a sua herança.

Se passar por serviçal na casa do Rei do Ouro era genial, além de ganhar tempo ela poderia roubar o suficiente para custear sua viagem, porém o que ela não esperava é que o Conde de Leon fosse um viúvo atraente e cheio de segredos. Na época era comum os fazendeiros escolherem suas esposas, poderia ser uma mulher da nobreza, ou uma serviçal, aliás, o sonho delas era serem escolhidas, menos o de Amanda, mas tal detalhe ajudaria em seu plano.

O que ela não esperava é que Henrique descobrisse onde ela se escondia e que tivesse ajudas tão poderosas que pudessem atrapalhar o seu plano de fuga. O Conde de Leon com o auxilio de Augusto descobriu o verdadeiro passado de Amanda, mas ele já estava tão envolvido com os encantos dela, que isso não foi um empecilho para continuar ajudando a esconde-la da polícia.

Nesse momento acontece o ponto alto da história, fuga, dinheiro, chicotadas, tiros, mortos e feridos, mas claro, muito amor para apimentar o romance. Apesar do livro ser bem curtinho, o enredo é cheio de surpresas e reviravoltas, quando você pensa que vai acontecer "isso" acontece "aquilo", assim o leitor vai se envolvendo e quando vê o livro já acabou.

A leitura é envolvente e flui maravilhosamente bem. Os personagens vão te conquistando, a autora conseguiu desenvolve-los sem pecar pelo excesso, você ama e odeia cada um por suas qualidades e falhas, então, se você gosta de um bom romance de época, protagonistas fortes e prontos para a batalha, esse é o livro ideal, porque aqui a fragilidade passa longe. RECOMENDO!

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2016/01/livro-desejo-e-honra-tatiane-duraes.html

Thaís @thanoslivros 19/01/2016

A ladra e o Conde
Bem, então vamos ao livro: Desejo e Honra. Neste romance de época passado no Brasil, conhecemos Amanda Collet que, logo na primeira página, aparece fugindo dos soldados que a perseguiam. Fugia para não ser presa. Amanda é, nada mais, nada menos que uma ladra.

Ela era uma ladra, não simplesmente uma ladra, mas a melhor e mais cara ladra da região. Ofício que havia aprendido e herdado de seu pai, o melhor ladrão e assassino do Estado.

Para escapar dos soldados pediu refúgio na casa de uma antiga conhecida, Alicia, pois lhe devia um favor. Alicia, sugeriu que Amanda fosse para um lugar distante da cidade a fim de que os guardas não a encontrassem. Assim, com a ajuda da tia de Alice, Amanda segue para o campo, para a casa de um magnata do ouro para quem a tia Lurdes trabalhava. Chegando à casa grande e luxuosa elas foram para cozinha onde seria seu ambiente de trabalho. Foi lá que Amanda o viu pela primeira vez: o Conde de Leon.

Todas pararam para tomar café. Um grande bolo havia sido assado, café e chá estavam sendo servidos, mas quando Amanda pensou em se sentar, a porta fina de madeira se abriu e o mais belo homem entrou na cozinha rindo. Seus cabelos castanhos pareciam sedosos, seus olhos castanhos claros brilhavam lindamente, sua boca perfeitamente desenhada sorria de um jeito alegre, como se a vida fosse maravilhosa.

Conde de Leon, viúvo que, segundo os empregados, não pretendia arrumar outra esposa. Até vir Amanda, pela qual ficou encantado no primeiro instante. Após a primeira troca de olhares e à primeira conversa, Conde de Leon já demonstra sentimento por Amanda e que fará de tudo para tê-la. Já ela, tenta não nutrir sentimentos pelo Conde, pois isso pode ser muito perigoso, colocando muita coisa em risco. O que faria Leon quando descobrisse estar apaixonado por uma fugitiva perigosa?

Do começo ao fim, temos uma história instigante. Tatiane Durães consegue manter nossa atenção durante todo tempo do livro. Um livro rápido de ler, não só por conter um ótimo conteúdo, mas também por ter poucas páginas. E aí, levanto um ponto negativo. Achei que foi muito rápido, tendo alguns fatos importantes levantados como uma "pincelada". O próprio mistério/segredo do Conde de Leon acredito que poderia ter tido um maior desenvolvimento do assunto e até mesmo ser retomado em outros momentos da história. As últimas páginas também pediam momentos mais duradouros, com detalhes mais profundos dos acontecimentos. Mesmo com poucas páginas, poderia ter uma maior elaboração dos fatos.

Mesmo assim, o livro tem um encantamento incrível. O que falar do romântico Conde de Leon? Romântico mesmo!! Apesar de algumas vezes Amanda se mostrar fria, pois não queria se envolver, ele demonstrou-se totalmente empenhado a conquista-la. Mesmo quando algumas pessoas o afastaram de sua amada, Leon foi capaz de tudo para tê-la de volta. Totalmente apaixonante. As cenas que descreviam o amor entre eles eram leves e sutis, nada muito explícito o que caracterizou mais uma vez, a boa escrita de Tatiane.

As mãos do conde prenderam a jovem com firmeza e acariciavam suas pernas. Sua boca exigia os seus lábios e ela o aceitou. Seus corpos suados colados sob o sol, a brisa soprava fresca, fazendo com que os cabelos dela balançassem ao mesmo ritmo das árvores e flores.
Ela não conseguia pensar em outro lugar que desejasse tanto estar, com Leon ela se sentia amada e segura. Se tivesse que abandoná-lo, seu coração iria ficar destruído.

É realmente de se encantar. Acredito que toda emoção que senti lendo esse livro, se deve à forma como Tatiane escreve. Ela não joga simplesmente as palavras e sim, descreve as situações de forma tão clara, tão envolvente que nos leva a viver o que está sendo passado. Em todos os momentos, de emoção, de mistério, ação, o calor da paixão, a autora nos leva a vivenciar o momento e isso faz com que fiquemos tão conectados que só dá vontade de largar a história quando ela chega ao fim.

Eu li a versão digital (Epub) e encontrei alguns erros de escrita, por isso, acredito que poderia ter uma revisão de algumas palavras. Encontrei erros bobos, como por exemplo ao invés de estar escrito: "O homem teve tempo apenas...", estava a palavra deve no lugar de teve. Outros erros como esse aparecem, que não tiram o brilho da história, mas que poderiam ser revisados.

Um bom romance de época que também tem um bom toque de ação e mistério é o que temos em Desejo e Honra. Leitura que recomendo muito, principalmente àqueles que gostam de suspirar por personagens e histórias fascinantes. Além disso, é um bom motivo para prestigiar autores nacionais que cada dia se destacam mais.

Beijo people e até a próxima!!!

site: http://www.citacaonumclick.com.br/2016/01/resenha-desejo-e-honra.html

Dany 22/01/2016

Desejo e Honra
A história se passa em Minas Gerias no ano de 1890. Nesse tempo foi abolida a escravidão, tinha condes, duques e roubos, muito roubos a essas pessoas ricas. E nossa protagonista e nada mais nada menos que a filha do maior ladrão se tornando assim uma ladra excepcional. Só que Amanda se encontra em uma situação ruim, ela esta fugindo da polícia e não sabe como eles a encontram. Ela pede abrigo na casa de Alícia, a fim de lhe cobrar um favor por ter ajudado ela em outro momento.

No meio dessa confusão de fugir da polícia, Amanda acaba indo trabalhar na casa do Conde de Leon. Sendo muito bonita era inevitável não chamar a atenção do Conde, porém Amanda não está disposta a se envolver seja com quem for. Ela tem uma magoa por seu outro companheiro e sendo assim, pretende ficar ali por pouco tempo. O Conde por outro lado é viúvo e não se permitiu se envolver com nenhuma mulher após a morte de sua esposa, mas as coisas mudaram ao por os olhos em Amanda.

As coisas não ocorreram como Amanda esperava, ela não pode chamar atenção para si por medo de descobrirem o que de fato ela é. É e ai que começa as cenas de ação e que Amanda de fato se mostrar muito mais perigosa do que aparenta. Não confie nela, nem duvide se sua capacidade, porque de frágil ela não tem nada.

Apensar de ser um romance ele não é puxado para o lado meloso, nem deixa a história em segundo plano para dá ênfase ao romance que surge. O livro em si não é muito grande, mesmo assim a autora soube falar de vários assuntos sem deixar nenhuma ponta solta.

A questão dos escravos é bem abordada, assim como o que se era produzido nas fazendas naquele tempo, além de inserção das discrições da forma como o povo se vestia naquela época. Acho que só deixou a desejar – em si tratando dessa parte – a questão do vocabulário mesmo, que não é nada rebuscado. O de que certa forma deixa o livro bem mais leve e fácil de ler.

Não teve nenhum personagem que não gostei. Mesmo o Conde de Leon querendo a todo tempo “mandar” em Amanda não deixou a história ruim, já que ela não se deixou intimidar por nada. Aliás, ela tem uma personalidade muito forte e não muda apenas porque ficou apaixonada.

Muitos mistérios são revelados, em relação também ao Conde, e principalmente com relação à vida de Amanda e certos fatos de seu passado. A história é leve, sem grandes acontecimentos nem mirabolantes reviravoltas se é exatamente isso que procura recomendo a leitura.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2016/01/resenha-desejo-e-honra.html

Cristiane 24/01/2016

“Pés descalços e maltratados corriam pelas ruas molhadas de paralelepípedo, com o máximo de cuidado para não escorregar. O motivo da correria era os soldados que a perseguiam pelas ruas de Monte Fino. Ela ia ser presa.”

A história se passa em 1890, época em que ocorreu a alforria dos escravos, mas que mesmo assim muitos fazendeiros ainda mantinham negros como escravos dentro de senzalas. O ouro já não era o produto principal em Minas Gerais, mas sim o café, que tomava seu espaço. Grandes mudanças aconteciam no Brasil na época, mas a presença de condes, duques e coronéis eram bem comuns.

Amanda que mora em Monte Fino é a personagem principal que vamos acompanhar. Quando li a sinopse imaginei que a personagem fosse completamente diferente do que nos é apresentada na história nas primeiras páginas. Amanda é uma ladra que foi ensinada a exercer a função por seu pai já falecido. Isso mesmo!!! Uma ladra, quando li isso, fiquei muito intrigada e curiosa para entender onde tudo isso ia parar. Logo no começo da história você já fica curioso para saber por que Amanda está fugindo da policia. Para não ser pega, ela decide cobrar o favor que Alicia devia a ela e pede para se esconder em sua casa por um tempo. Alicia é uma meretriz e costureira, e naquele exato momento estava com um cliente em sua casa, que ao perceber que a moça recebia uma visita se retirou do local pagando o que era devido a ela.

A verdadeira razão para a moça estar fugindo é que, seu parceiro Henrique traiu sua confiança e a denunciou para a polícia. No dia seguinte, a polícia aparece para revistar a casa de Alicia, mas Amanda não é pega. Para evitar futuros transtornos, Alicia sugere que Amanda aguarde ela conversar com sua tia que trabalha em uma fazenda de um dos poderosos do ouro, seria uma boa ideia que ela fosse para lá ficar um tempo longe da cidade.

“Ela podia se lembrar de como ele estava diferente de manhã, de como havia chegado cansado e dava desculpas para seu sumiço.”

Amanda se apresenta a tia da moça, mas oculta seu primeiro sobrenome Collet. Nossa querida protagonista além de ser uma ladra, é a mais famosa e cara ladra procurada em Minas Gerais. Lurdes, a tia de Alicia decide levar a moça para a fazenda para dar uma chance a ela e aproveita para convidar sua sobrinha para ir, mas ela prefere ficar.

Depois de uma longa viagem, finalmente as duas chegam até a casa do Conde de Leon. Amanda descobre que o Conde é viúvo e desde que sua mulher a Condessa Cassandra morreu, nunca mais se envolveu com outra mulher. Chegando até a casa, Amanda conhece Carmem que cuida da cozinha e é a criada fiel ao Conde, como a menina é jovem e muito bonita Carmen logo diz que ela não ficará muito tempo, em breve algum senhor a levaria, Amanda se mostra constrangida com o assunto e afirma não estar disponível para isso no momento. Amanda que não leva muito jeito na cozinha é colocada para cortar os legumes, logo Sabrina uma moça ruiva com sardas se aproxima e elogia seu jeito com as facas e diz para ela que as duas vão ser colegas de quarto.

No momento em que todas elas se sentam para tomar café e chá o Conde de Leon entra no local procurando por Carmem, Amanda se da conta do quanto ele é belo e muito atraente. Na hora de servir o jantar, Sabrina ajuda Amanda a se vestir corretamente e as duas vão para cozinha. Depois de servirem o jantar, Sabrina é chamada de volta a sala e o Conde de Francis pergunta a ela se Amanda já tem noivo e diz que ela é uma moça muito bonita. Ao retornar a cozinha, Sabrina conta o ocorrido e que até o Conde de Leon não tirou os olhos dela. Carmem se sente incomodada com isso e pede para que a menina tenha cuidado.

No dia seguinte o Conde recebe a visita do Barão Geraldo de Assis que quer convence-lo a usar suas terras para o plantio de café, já que naquela época era o que estava dando muito dinheiro, mas o Conde de Leon não queria. Era dia 31 de outubro e eles iam celebrar o Samhain (celebração aos antepassados). Amanda escuta uma conversa estranha entre o Conde e o Barão e é pega por Augusto, fiel empregado do Conde que a repreende.

À noite, Amanda percebe uma movimentação estranha na casa e decide seguir o Barão para ver o que estava acontecendo. Quando ela chega até o local onde vários outros empregados estão lá, percebe que na verdade, o Conde e o Barão são feiticeiros, o que na época era algo inaceitável.

Mas o que Amanda não esperava era que seu segredo não era mais segredo para o Conde de Leon, que decide expor seus sentimentos pela moça e faz uma proposta para ela: que os dois fiquem juntos e que se casem assim que possível. Dessa forma, nenhum dos dois seriam prejudicados e poderiam viver em paz. É o que os dois acham até Henrique reaparecer.

Amanda descobre os motivos que levou Henrique a trai-la e sente que não pode deixar com que ele continue fazendo mal para os outros e para ela também. Muitas coisas ruins acontecem com Amanda fazendo com que o Conde de Leon sofra muito e ela também.
Adorei o final, a história me surpreendeu do começo ao fim e atingiu as minhas expectativas.

A personagem é misteriosa e deixa o leitor curioso para descobrir o que ela está tramando, qual será sua atitude, se ela vai fazer alguma maldade por causa de seu histórico como ladra ou se vai preferir ser feliz ao lado do seu amado e viver em paz.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2016/01/resenha-desejo-e-honra.html#.VqTvQvkrLIW

Clube do Livro 26/01/2016

Resenha do Blog Clube do Livro e Amigos
Nesse livro vamos conhecer Amanda, uma jovem que foi criada e ensinada a viver como uma ladra, mas não de qualquer assalto ou furto mixo.

Não! Amanda foi ensinada pelo seu pai, o melhor ladrão, a ser nada menos do que a melhor no "ramo". Ela rouba jóias das casas dos nobres. Bem, estamos no século dezenove e a história é ambientada em MG, então, me deparei com um cenário que fui me adaptando, pois ainda não tinha lido nada de época aqui do Brasil.

Continuando... Amanda está em fuga, foi traída por seu amante e denunciada à policia. Ela não sabe porque e isso faz brotar duas coisas dentro de seu ser: instinto de sobrevivência e ódio pelo traidor. Na fuga ela bate na casa de uma pessoa que lhe deve um favor, uma costureira e também prostituta. Pede ajuda a jovem que não pode negar, já que já fora salva por Amanda uma vez quando apanhava de um cafetão. A jovem aceita ajudá-la sem questionar, só que a policia não dá trégua e continua a procura da ladra que também é acusada de assassinato, mas Amanda não matou, aliás, nem sabe de que assassinato se trata. Ela precisa fugir, pois tudo parece-lhe ser uma grande armadilha. A solução vem em forma de um trabalho no campo da tia da jovem libertina, que trabalha em uma fazenda de um Conde. Lá, Amanda descobrirá que existem coisas na vida das quais não temos controle, e ela, que jurou nunca mais se entregar de corpo e alma a um homem. vê seu destino entrelaçado com o conde de Leon.

Leon é um homem rico, um conde abastado que vive no campo. Ele, que jamais sonhou olhar para outra mulher depois da morte de sua esposa, se vê encantado pela nova e misteriosa ajudante de cozinha. Amanda é vista por alguns com desconfiança, e por outros com alegria. Acontece que nem tudo são flores, e a vida cobra caro por erros cometidos. O amor pode ser maior do que a mentira? Pode ser mais forte do que o desejo de vingança? Se você precisasse escolher...

Qual seria sua escolha? viver um grande amor ou ir atrás de sua honra?

Parei, né? Chega para não dar spoiller.

Minha Opinião:

Amanda me pareceu uma personagem muito forte, com personalidade marcante. A escrita flui e você consegue entender tudo bem claramente. Acabamos nos afeiçoando à imperfeita ladra. Seu medo de ser pega, não supera a vontade de vingança, o que nos deixa com um carinho grande por ela.

O conde de Leon é daqueles homens maravilhosos, compreensivos e totalmente obstinado quando esta apaixonado, então, torcemos a todo o momento para que Amanda não fira seus sentimentos, afinal, ela é uma ladra e ele um homem rico. Será que tudo não passa de um plano para Amanda seduzir e roubá-lo?

A história foi bem feita, e esperamos o tempo todo para que haja uma redenção para a ladra. No final ocorre uma reviravolta muito grande, nada que vá fazer o leitor perder o chão, mas como me acostumei ao lado mais humano da personagem tiveram duas partes que achei que não condiziam. Posso dizer que estas partes estão interligadas a honra dela e próximas ao final, por isso nada de contar para vocês.
Esse foi o primeiro livro que a autora escreveu no estilo de época, mas se vê claramente que ela deu uma pesquisada e não escreveu de qualquer maneira.

Não tenho como opinar na diagramação, capa ou criticar na parte de revisão, pois li um e-book que pareceu advir do original, então, tinha alguns erros que não sei se permanecem na versão impressa, mas não me tiraram o prazer de leitura.

Se você gosta de romances de época com reviravoltas e uma trama bem tranquila, leia e devore "Entre o Desejo e a Honra".

Resenhistas: Giuliana Sperandio

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/01/resenha-nacional-desejo-e-honra-tatiane.html

Lids 07/04/2016

[Resenha] Desejo e Honra
A premissa do livro é muito boa, é uma mistura da Celaena Sardothien, de Trono de Vidro, com O Morro dos Ventos Uivantes, porque tem uma criminosa que é ótima com armas e ela é contratada para ajudar nas lições domésticas da casa de um homem viúvo super rico e aristocrático.

A narrativa é leve e fácil de ler, não se prende a muitos detalhes desnecessários, é bem objetiva e ao mesmo tempo intrigante.

Só que assim como em O Morro dos Ventos Uivantes, eu não gosto dos personagens principais Pois é, e existem vários motivos para isso. Aqui está dois motivos para eu não gostar do Conde de Leon: a) ele espera que ela lhe elogie por atitudes básicas que todo homem deveria ter, principalmente o respeito por uma mulher; b) ele relata que ela é diferente das outras mulheres e que esse jeito diferentão dela dar vontade "de te amar, de beijar e de te bater por me desrespeitar." Nessa cena, ele está colocando-a contra as outras mulheres e estimulando uma competição que não existe. Miga, larga esse cara!

Não gostei tanto da Amanda durante o decorrer da história, a personalidade forte dela era frequentemente apagada na presença do Conde, relatando se sentir submissa e até com medo dele! No final que a personagem feminina finalmente toma rédeas de situação e reúne forças para fugir dele e ir atrás de seus ideais. Gostei MUITO dela ter permanecido fiel aos seus princípios e não aceitado ir pelo caminho mais fácil (como eu achei que ela fosse fazer).

Outra coisa que me incomodou um pouco foi quando a Amanda descobriu que um personagem do livro era gay, e tipo ela falou ele é uma moça?. Esse tipo de linguagem, provavelmente era a linguagem da época, mas achei que a sexualidade do personagem não foi tratada de maneira adequada no livro. Primeiro, identidade de gênero (se identificar como mulher ou como homem), não tem a ver com sexualidade (gostar de mulher, de homem, dos dois, nenhum, etc.). Segundo, esse estereótipo de que gay tem uma paixonite pelo melhor amigo e fica tentando empatar o romance dele Isso é bem chato, tem até na série Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare, e estamos em 2016, acho que já dá pra superar, né.

Esse livro não é o primeiro livro da autora, a Tatiane Durães ainda tem uma trilogia de fantasia, chamada Trilogia Arcantatys (que ainda está no primeiro volume). Mas como é o primeiro romance de época da mesma, talvez por isso tenha tido esse pouco aprofundamento dos personagens e um pouco de voz, de uma característica narrativa marcante. Acho que principalmente nas cenas que tem narrativa focada no Conde e outras que é focada na Amanda, mas pareceu tudo o mesmo. Não acho um livro mal escrito, acho que a autora tem uma ótima escrita, é dinâmica, concisa e intrigante, mas acho que talvez ficasse melhor com apenas o ponto de vista da Amanda.

É um livro rápido de ler, interessante e com um final surpreendente, o único problema é o interesse romântico da principal, que é muito antipático e não tive como gostar em nenhum momento, e alguns personagens que ficaram muito unidimensionais. De resto, é uma ótima história e com certeza pretendo ler outros livros da autora

site: https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/2016/04/05/resenha-desejo-e-honra/

"Ana Paula" 06/04/2016

Não é de hoje que tenho muita vontade de ler algo da autora Tatiane Durães, então, quando vi que ela estava organizando Book Tour de seu livro, corri e me inscrevi para participar, torcendo muito para ser aceita. Agora, vou contar para vocês o que achei do romance Desejo e Honra.

A história se passa em uma cidade brasileira chamada Monte Fino, em Minas Gerais. O ano é 1890, então, já podemos imaginar que o enredo todo será de época neh? É... mais ou menos por aí, porque nossa protagonista, Amanda, foge dos padrões da época. Amanda é uma ladra, muito boa no que faz. O livro já começa com ela fugindo da polícia, pois seu parceiro Henrique, acaba denunciando-a para as autoridades. Amanda encontra auxílio com uma amiga, e necessitada de um lugar para se manter longe dos olhares mais astutos da cidade, aceita de bom grado fingir ser uma ajudante de cozinha para o Conde de Leon - O Conde do Ouro.

"Ela ficara conhecida no meio, pela fama do pai, ninguém em sã consciência mexia com ela. Ela aprendera a matar e a furtar com a mesma destreza do pai, apesar de nunca ter matado ninguém, sabia se defender muito bem e se orgulhava disso. O único homem que teve coragem de se aproximar foi seu parceiro e amante, que a traiu naquela manhã."

Leon é um homem solitário, perdeu sua esposa, a quem amou muito, e desde então, se fechou para o amor. Possui muitas terras e nelas procura ouro. Rico, bonito e muito bondoso, Leon se depara com a nova ajudante e imediatamente sente uma atração. Seria amor? Mas como desejar uma mulher com tão poucos atrativos e ainda procurada pela polícia?

Confesso que gostei muito do começo do livro. Amanda fugindo e tentando não ser pega pela polícia, me deixou com o coração acelerado e ávida por mais. Mas aí, veio o que eu nunca poderia ter imaginado: a paixão a primeira vista.... sim, vocês sabem que não sou fã disso, prefiro livros que explorem esse lado da trama, mas aqui, infelizmente isso não aconteceu. Quando me dei por mim, Leon já estava fazendo juras eternas para Amanda e Amanda para ele... Fiquei desejosa de conhecer mais sobre os sentimentos de ambos, conhecê-los mais a fundo, antes de eles se entregarem a paixão que sentem um pelo outro.

"Amanda sabia que jamais seria aceita ali, mas ela não sabia se queria ser aceita. Largar tudo o que o pai havia lhe ensinado? Deixar toda fama que havia conquistado? Deixar de ser temida para ser... amada?"

Fora esse aspecto, gostei muito da trama. A autora tomou o cuidado de pegar uma época em que a escravidão ainda existia, a Lei Áurea tinha acabado de ser criada e muitos senhores ainda não haviam aderido a ela. A autora soube abordar o enredo e até criou um personagem que era tão mau com os negros que acaba enfurecendo o leitor pela veracidade de seus atos.

Os personagens principais são carismáticos, gostei muito de Amanda, que mesmo apaixonada, não deixava de pensar em si mesma e no quanto queria uma vida melhor para si. Leon por outro lado, foi pouco aproveitado, creio que sua crença e religião poderiam ter sido melhores descritas e aprofundadas. O livro teria mais páginas e muito mais vertentes para o final previsível.

"Mas ele não podia deixar se enganar, aquela não era uma jovem qualquer, era uma mulher sedutora e fatal. Ele sabia o risco que corria ao se envolver com ela. Poderia ficar sem suas joias no cofre e também com o coração dilacerado, mas ela valia a pena, ela valia todo o risco. E ele estava apostando alto."

A narrativa é em terceira pessoa e acompanha a personagem principal Amanda, dando enfoque para seus pensamentos e atitudes. A diagramação é simples, mas bem feita - não encontrei nenhum erro de revisão - com folhas amarelas e letras em tamanho confortável para a leitura. A escrita da autora é gostosa e coesa e, apesar de parecer um romance hot, acredito que esteja mais para o sensual, as poucas cenas de sexo existentes, são poucos descritivas, deixando espaço para o leitor usar a imaginação!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/04/book-tour-resenha-desejo-e-honra.html#.VwT49_krLDc

Flor do Mandakaru 22/03/2016

" INCRÍVEL A FORMA COMO OS ESCRITORES NOS FAZEM PERDOAR ALGUNS DELITOS E AMAR OS PERSONAGENS"
EM SEU ROMANCE ÉPICO, DESEJO E HONRA, A ESCRITORA TATIANE DURÃES, NOS LEVA A ADENTRAR A HISTÓRIA DE AMANDA COLLET E O CONDE DE LEON, EM UM 1890 CONTURBADO PELA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, O FIM DA MINERAÇÃO E A CHEGADA DO CAFÉ E DOS IMIGRANTES ÀS FAZENDAS MINEIRAS.

DESEJO E HONRA É UM LIVRO COM NARRATIVA DINÂMICA E DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO. UM ENREDO MUITO BEM ESCRITO, DESENVOLVIDO E FINALIZADO COM MAESTRIA PELA AUTORA.

EM VÁRIAS PARTES DA HISTÓRIA, ME SURPREENDI FAZENDO CARETAS DE MEDO E EM OUTRAS DE ESPANTO!

A JOVEM AMANDA É UMA PERSONAGEM FORTE E DEIXA O LEITOR SEMPRE EM DÚVIDA SOBRE SEU CARÁTER E SOBRE ATÉ ONDE ELA IRIA POR SEU DESEJO E SUA HONRA.

ALGUNS ELEMENTOS DO LIVRO ME CHAMARAM ATENÇÃO EM PARTICULAR, DOS QUAIS RELATO ALGUNS, ASSIM, SUBLIMEMENTE PARA NÃO ESTRAGAR A CURIOSIDADE DOS LEITORES!

“Porque você pode contar o que sou, sabe o que fazem com pessoas como eu? – ela sabia, mas preferiu não falar. – Queimam em fogueiras e depois destroem todos os bens.(...)”

A RELIGIÃO DO CONDE DE LEON, A SEXUALIDADE DO JOVEM CAPATAZ, AUGUSTO E, O MAIS IMPORTANTE PARA MIM, O CARÁTER DE AMANDA.

“Me preocupo, senhor, que ela lhe faça mal – Augusto disse, olhando para o chão.”

JULGO SER INCRÍVEL A FORMA COMO OS ESCRITORES NOS FAZEM PERDOAR ALGUNS DELITOS E AMAR OS PERSONAGENS, MESMO QUE HUMANAMENTE TIVESSEM FEITO ALGO QUE CONTRARIE NOSSOS CONCEITOS J !

“E o chicote desceu. Uma, duas e três vezes e ela conseguiu controlar o grito que estava preso em sua garganta e o choro que tentava de todas as formas sair pelos seus olhos.”

NESTE LIVRO, DESEJO E HONRA, A TATI NOS LEVA A TORCER PELA FELICIDADE DE AMANDA, MESMO ELA TENDO UMA FICHA CRIMINAL DE INÚMEROS FURTOS!

O CLÍMAX DO LIVRO, PARA MIM, COMEÇA NO CAPÍTULO 9 E LEVA À UM DESFECHO LINDO, DIGNO DE UM ROMANCE.

site: https://ocadernodalua.wordpress.com/2015/10/18/resenha-desejo-e-honra-tatiane-duraes/

1 | 2 | 3 | 4