Desejo e Honra

Resenhas - Desejo e Honra

1 | 2 | 3 | 4

Luana Moraes 24/02/2016

Desejo & Honra - Tatiane Durães . Resenha Duas Mentes Literárias
Desejo & Honra, Tatiane Durães conseguiu me transportar para Minas Gerais, em 1890. Eu sou apaixonada por história, então além do romance eu levei em consideração os fatos históricos apresentados ao longo do enredo, Tati poderia ter se aprofundado um pouco mais, acredito que teria mais material para conduzir o enredo, porém nada que tire a fluência da leitura.

1890 foi um período de muitas transformações no Brasil, para quem não lembra das aulas de história, vou te atualizar um pouco, foi nesse período que estava em que a abolição da escravatura tomava formas no papel, alguns senhores de escravos já estavam alforriando seus escravos. A corrida do ouro chegava ao fim, os Barões apostavam nos cafezais, e no leite. Isso foi antes da política do café com leite, que não vem ao caso pois a história acontece antes.

O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que devido à idade não conduzia mais os negócios. Após a perda de sua esposa Cassandra, O conde nunca se interessou por outra mulher, mas tudo está prestes a mudar.

Amanda Colett, uma jovem ladra de grande fama, aprendeu o “oficio” com seu pai. Após ser denunciada aos Agentes da Força Armada, por seu comparsa Henrique, ela foge. Encontra abrigo na casa de uma velha amiga Alicia, que lhe devia um favor, imediatamente a moça a ajuda, e em pouco tempo Amanda está sendo enviada para a propriedade de Leon, onde será uma ajudante na cozinha.

“Ao invés disso, estava fugindo porque tinha sido traída pelo único homem a quem deixou se aproximar, traída pelo único homem que ela deixou que lhe tocasse intimamente.”

Em pouco tempo, o Conde de Leon, se encontra atraído por sua nova empregada, alguns de seus empregados mais antigos vão ficar com ciúmes.

“Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser”.

O romance entre Amanda e o Conde, aconteceu bem rápido, por ser um romance de época, eu queria um pouco mais de galanteios por parte do Conde (sou uma romântica típica, gosto de bastante galanteio). Algumas cenas poderiam ter sido mais longas, deixou uma sensação de estar faltando alguma coisa, Tatiane, tem potencial para preencher os espaços vazios na história, pois Desejo & honra é um bom romance, com uma narrativa fluida.

"-(...)Por que não me denúncia?
- Por que você pode contar o que eu sou, sabe o que fazem com pessoas como eu? - ela sabia, mas preferiu não falar."

Os personagens são bem construídos, Amanda é uma mulher forte e independente, mas também é impulsiva e bastante teimosa. Já o Conde, é um pouco cego para algumas coisas que acontecem em sua casa, mas como diz o ditado “Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa”. Eu gostei da construção dos personagens, foi um ponto super positivo para o livro.

O livro é narrado em terceira, particularmente eu gostei bastante da narrativa, flui fácil, e de fácil compreensão já que a linguagem está bem coloquial.
A diagramação da editora está boa, é simples e encantadora, a fonte escolhida tem um tamanho adequado para a leitura, por ser um livro curto é possível lê-lo em algumas horas, pois a escrita da Tatiane é leve e o enredo é bom, vai deixar o leitor ávido por mais.

Um bom romance de época e eu recomendo. Caso tenha uma segunda edição, seria bom, a autora se aprofundar nos fatos históricos e amarrar melhor o desfecho, pois como eu disse pareceu um pouco corrido.

Até a próxima, Mentes!

Dri 13/03/2016

Uma ladra, um Conde e uma história...
"Existiam poucas mulheres na cadeia de Monte Fino, mas ela não queria ser uma delas, o que mais prezava na vida era sua liberdade."

A história começa na época de 1890, época dos senhores feudais e dos cafés. Momento em que os escravos estavam aos pouco sendo dispensados e os italianos estavam vindo para o Brasil a procura de trabalho.
Logo de inicio conhecemos Amanda, que é uma mulher muito diferente para aquela época, ela foi treinada por seu pai, e se tornou a melhor ladra da região, após alguns acontecimentos que fazem com que ela se torne uma "fugitiva", sua amiga de favores, Alícia, consegue um emprego para ela, na fazenda do Conde de Leon.

Após chegar ao local, Amanda é informada que o Conde é um viúvo, porém não tem interesse algum em arrumar outra esposa.
Mas quando encontra Amanda pela primeira vez, já percebemos que algo mudou drasticamente nas intenções do Conde, assim que a vê ele fica encantado e a partir de então passa a demonstrar sentimentos pela moça. E sua intenção fica cada vez mais clara.
Já Amanda apesar de identificar uma fraqueza em relação ao Conde, sabe que pode significar um grande perigo para ele.

“Você é uma mulher linda Amanda, e muito sensual, mesmo quando não deseja ser”.

Comecei imaginando uma história e de repente fui levada para outra. Mas mesmo não sendo da maneira que imaginei, a história foi ótima de se ler.

Uma história envolvente, temos romance e ação.
Adorei a personalidade forte da Amanda, a luta dela pela própria honra, pela vida.

A maneira como a autora falou de uma época antiga sem nos deixar cansados da leitura... uma leitura que flui rapidamente.

Apesar de ter gostado muito da história eu achei que foi tudo muito rápido, faltou um pouco mais de detalhes e de demora em alguns fatos que aconteceram. Ela com certeza poderia ter abordado, explorado mais.

Quem gosta de personagens femininas fortes, que agem e que sabem o que fazer vão adorar. E claro, um romance, com um Conde apaixonante e enigmático.

site: http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

Flor do Mandakaru 22/03/2016

" INCRÍVEL A FORMA COMO OS ESCRITORES NOS FAZEM PERDOAR ALGUNS DELITOS E AMAR OS PERSONAGENS"
EM SEU ROMANCE ÉPICO, DESEJO E HONRA, A ESCRITORA TATIANE DURÃES, NOS LEVA A ADENTRAR A HISTÓRIA DE AMANDA COLLET E O CONDE DE LEON, EM UM 1890 CONTURBADO PELA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, O FIM DA MINERAÇÃO E A CHEGADA DO CAFÉ E DOS IMIGRANTES ÀS FAZENDAS MINEIRAS.

DESEJO E HONRA É UM LIVRO COM NARRATIVA DINÂMICA E DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO. UM ENREDO MUITO BEM ESCRITO, DESENVOLVIDO E FINALIZADO COM MAESTRIA PELA AUTORA.

EM VÁRIAS PARTES DA HISTÓRIA, ME SURPREENDI FAZENDO CARETAS DE MEDO E EM OUTRAS DE ESPANTO!

A JOVEM AMANDA É UMA PERSONAGEM FORTE E DEIXA O LEITOR SEMPRE EM DÚVIDA SOBRE SEU CARÁTER E SOBRE ATÉ ONDE ELA IRIA POR SEU DESEJO E SUA HONRA.

ALGUNS ELEMENTOS DO LIVRO ME CHAMARAM ATENÇÃO EM PARTICULAR, DOS QUAIS RELATO ALGUNS, ASSIM, SUBLIMEMENTE PARA NÃO ESTRAGAR A CURIOSIDADE DOS LEITORES!

“Porque você pode contar o que sou, sabe o que fazem com pessoas como eu? – ela sabia, mas preferiu não falar. – Queimam em fogueiras e depois destroem todos os bens.(...)”

A RELIGIÃO DO CONDE DE LEON, A SEXUALIDADE DO JOVEM CAPATAZ, AUGUSTO E, O MAIS IMPORTANTE PARA MIM, O CARÁTER DE AMANDA.

“Me preocupo, senhor, que ela lhe faça mal – Augusto disse, olhando para o chão.”

JULGO SER INCRÍVEL A FORMA COMO OS ESCRITORES NOS FAZEM PERDOAR ALGUNS DELITOS E AMAR OS PERSONAGENS, MESMO QUE HUMANAMENTE TIVESSEM FEITO ALGO QUE CONTRARIE NOSSOS CONCEITOS J !

“E o chicote desceu. Uma, duas e três vezes e ela conseguiu controlar o grito que estava preso em sua garganta e o choro que tentava de todas as formas sair pelos seus olhos.”

NESTE LIVRO, DESEJO E HONRA, A TATI NOS LEVA A TORCER PELA FELICIDADE DE AMANDA, MESMO ELA TENDO UMA FICHA CRIMINAL DE INÚMEROS FURTOS!

O CLÍMAX DO LIVRO, PARA MIM, COMEÇA NO CAPÍTULO 9 E LEVA À UM DESFECHO LINDO, DIGNO DE UM ROMANCE.

site: https://ocadernodalua.wordpress.com/2015/10/18/resenha-desejo-e-honra-tatiane-duraes/

Sah Ollie 28/05/2015

Uma viagem maravilhosa ao ano de 1890!
Olá pessoal!! Venho trazer mais uma resenha da minha querida amiga Tatiane Durães hehehe. Eu fui leitora beta deste livro, aliás adoro ser leitora beta da Tati rs. Adoooooro mesmo. Ela é uma autora que sempre me surpreende! Acredite, as vezes sofro como beta reader rsrs.

Este livro em especial, me deixou encantada. Primeiro por que curto histórias de época, e depois por ser diferente dos estilos que leio, tendo como cenário nosso lindo Brasil. Se passa no período em que os escravos haviam sidos alforriados e a imigração crescia no país.

Amanda é uma ladra de joias, filha do maior ladrão de joias e assassino que existiu. Aprendera desde cedo a entrar e sair de um local sem ser vista, e esperta o bastante para não ser capturada. Mas mesmo sendo tão sagaz, ela cometeu o mesmo erro que as mulheres cometem, deixou se levar por uma paixão e acabou sendo traída por seu parceiro de crime e amante. Era uma manhã comum quando A Guarda adentrou no casarão abandonado que servia de lar para Amanda e seu comparsa, e num instante sua vida mudou.
Até antes fazia planos com Henrique, e agora ele deixava que ela fosse capturada. Mas para sua sorte, umas das coisas que o pai lhe ensinara era fugir. E a cobrar favores. Amanda procurou uma meretriz que ajudou no passado e esta lhe abrigou e ofereceu refúgio da polícia. Logo Amanda viu a oportunidade de se afastar do lugar em que era procurada e conseguiu emprego na casa do Conde de Leon, nas terras de uma família que ainda mantinha a atividade o minério como sustento. Apesar de bondoso e alegre, o jovem conde carregava a dor que sentia pela perda da sua querida esposa Cassandra. E depois disso, nenhuma mulher era capaz de despertar algum sentimento sequer nele. Isso, até a chegada de Amanda até aquela casa.
Mas esse sentimento pode ser um jogo perigoso para ambos, pois Amanda é uma fugitiva perigosa e se seu segredo vier a tona, muitas coisas estariam em risco. E quando o conde descobrir sobre ela? O que será que ele fará com esse sentimemto? Só que Amanda não é a única que carrega um segredo. Descubra tudo isso nessa história envolvente de desejo, paixão, e sobretudo honra. Você seria capaz de arriscar tudo por um sentimento que pode destruir seu nome?

Pois bem, eu sou toda elogios para esse livro, e fiquei orgulhosa por a Tatiane conseguir colocar toda a essência do Brasil em cada detalhe do livro, as descrições impecáveis, o modo de falar, os objetos e costumes para o ano em que se passa a história, tudo muito bem feito!! Só tenho a parabenizar a autora pelo excelente trabalho e por mais uma vez se superar. Além de mandar bem na fantasia, também se mostrou ótima com o romance.
Uma observação; algo que notei, é que ela procurou colocar temas que seriam meio que polêmica para a época, como a própria personagem ser uma ladra. Mas esse não é o único que irão encontrar. Eu acredito que foi para mostrar que tem coisas que sempre existiram desde que o mundo é mundo, a diferença é que a sociedade de antigamente não sabia lidar com muitos assuntos. Enfim, não posso dar spoiler rs. O que posso dizer é que adorei! Eu queria é que a história não tivesse acabado haha.
QUOTES:

"O que havia acontecido com ele para agir daquela forma? Ela nunca saberia, já que nunca perguntaria. Se, a partir desse momento, eles se vissem novamente, ele seria seu inimigo ou pior, concorrente."

"Ela desceu os olhos pelo corpo do Conde. Tinha o hábito de reparar nas vestimentas das pessoas para saber a classe social e se era uma possível vítima."

Espero que tenham gostado pessoal, e que assim como eu, tenham a oportunidade de ler também.

site: http://diario-da-sa.blogspot.com.br/2015/05/desejo-honra-resenha_25.html

1 | 2 | 3 | 4