A Menina Feita de Espinhos

A Menina Feita de Espinhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - A menina feita de espinhos

andrealog 19/04/2021

Bem escrito, sem grandes entusiasmos
E uma história meio adolescente, bem escrita mas o enredo deixa a desejar. A construção do cenário é meio vaga e o enredo com algumas passagens boas e outras pontas soltas. Como distração cale, não crie expectativas

Josy.Ribeiro 11/04/2021

Não foi uma história que me prendeu. Muito simples, apenas focada na personagem principal. Teve algumas partes emocionantes no geral deixou a desejar.

Hermione 06/04/2021

Esse livro é com certeza um dos melhores que já li, me prendeu bastante, a história é incrível e eu chorei até desidratar hahaha. A protagonista é uma pessoa inspiradora, nos faz refletir sobre mossa vida... Podemos dizer que os limites dela não a limitavam!! Recomendo muito

Ana & Isabella /@corujinhabook 04/04/2021

Resenha – A Menina Feita de Espinhos
Kat nasceu com um distúrbio extremamente raro e incomum. Por toda a região de sua pele, possui elevações finas que se assemelham a espinhos, cujo líquido só não é altamente prejudicial a ela - mas qualquer um que encoste neste "veneno" pode morrer em questão de minutos. Por conta disso seu pai que também não podia tocar em Kat por causa dos espinhos, a matinha isolada de todo o mundo no chalé da família, como uma forma de protege-la.

Neste lugar afastado de todos, Kat leva uma vida mais tranquila e sem preocupações, tendo seus estudos em casa e com tempo livre para caminhadas ao ar livres. Mas viver isolada não era tão bom quanto o pai de Kat achava, pois, a menina vivia um terrível dilema de que não era amada – e que era culpada pela morte da própria mãe, essa morreu por não resistir aos espinhos de Kat ao dar à luz.

Escrito em terceira pessoa “A menina feita de Espinhos” é uma narrativa leve e rápida de ler – aborda temas fortes como amores e preconceitos. Através de uma escrita cheia de magia, Fabiane Ribeiro nos faz sentir a beleza verdadeira das pessoas - quando tudo parecia impossível para Kat ela descobre que a beleza não está nos olhos de quem vê mais sim, sentida através do verdadeiro sentimento.

Esse foi um dos livros mais tocantes que já li! Cheio de lições importantes para a vida, aprendemos que não podemos julgar ninguém antes de conhecer - logo nos primeiros capítulos podemos ver uma menina cheia de amor, que luta contra o preconceito imposto pela sociedade. Conforme a história vai se passando vemos o quanto Kat cresceu e amadureceu – verdadeiramente ela desabrochou com o tempo. E vemos que até mesmo uma menina feita de espinhos pode amar e ser amada...
“Até o dia em que certos olhos me encontraram e viram algo belo em mim. Algo que eu nunca vi e nunca veria. Segundo suas próprias palavras, eu era bonita porque havia brilho no meu olhar. Não um brilho qualquer, mas aquele que só tem quem conhece a vida em suas facetas mais tristes, e ainda assim não desiste de caminhar sob o sol.”

Um ótimo livro para aqueles que são acostumados com os espinhos que temos em nossa vida!

site: https://www.instagram.com/corujinhabook/

Nathi 18/03/2021

Esse foi o primeiro livro que me prendeu, eu li para um trabalho escolar em 2018 e a história tem um lugarzinho especial no meu coração, me emocionei muito com o decorrer da história, me apaixonei pelos detalhes e tudo oque eu quero até hoje é proteger a Kat. Recomendo muito para pessoas que assim como eu não tinham o hábito da leitura.

Caebri 05/03/2021

Não é o tipo de gênero literário/ narrativa que me atrai.
Até cerca de 30% do livro, a curiosidade que a premissa despertou me manteve atento, com expectativas sobre a trama e seu desenrolar. Até que... Tudo ficou repetitivo.

O livro promove alguns momentos de reflexão acerca do preconceito, seu processo de superação e auto-aceitação pelas diferenças (nesse caso, os espinhos de Kat, a protagonista narradora de seus anos de vida - até os 20) diante da "normalidade", o social padronizado, seja pelo interpessoal ou pelo estético. Porém, a autora, que afirma ter colocado muito de si na obra, pesou um pouco a mão justamente nisso, entrando num círculo de repetições que fica cansativo, ultrapassando o limite entre transmissão de criador através de sua criação, a peça mais importante, para uma linha direta dos valores ou crenças do criador.

Sendo mais específico com alguns exemplos: há metáforas que já podem ser entendidas na primeira menção; há mensagens que deveriam promover uma reflexão do fictício para o leitor que se tornam muito carregadas, soando quase como uma "pregação" pelo individual da protagonista narradora, Kat, que por vez, é uma voz direta da autora; Kat, aliás, é muito passiva diante dos conflitos, que são amenos, atingindo o ápice somente uma vez durante toda trama, junto com o fato de que, a cada novo desdobramento, o amor, a amizade, aceitação, amadurecimento, carinho e afins são enaltecidos, e isso não deveria ser ruim, não é mesmo? Mas repetição é tanta que fica chato. Como leitor, quero ver mudanças, surtos, arrependimento, ação e consequência, e não uma resignação quase religiosa com tudo.

Em contraponto, a gramática está ótima, sem erros, e momentos muito sensíveis em descrição de sentimentos. Os capítulos são curtos, tornando a leitura mais rápida e aquelas aberturas poucas para as reflexões acerca do preconceito merecem destaque. Mas a estrutura repetitiva e insistência em mensagens positivas a cada mínimo conflito - que são os motores de uma história - nublam esses bons pontos.

Enfim, essa resenha ainda tem um adicional por eu não ser um leitor desse gênero em específico. A ideia dos espinhos foi o que me fisgou no princípio, mas o interesse se perdeu no trajeto.

idkkah 02/03/2021

bom mas poderia ser melhor
cara penei MUITOO pra ler esse livro, não é ruim, a leitura é fluída, mas a escrita Amadora deixa muito a desejar. é um clichê do tipo clássico, mas o tantoooo de lição de vida que tem me deixa super nervosa. enfim, fiquei chateada com o final, apesar de ser preciso foi um final tosco e por ser um clichê eu espera mais, anyway, não nego o fato de ter me emocionado um pouco mas talvez seja pq eu so muito sensível ou to no meu período ?? ENFIM valeu a pena o mês inteiro q eu levei pra ler ?

Lorayne.Stinguel 22/02/2021

Cansativo
Livro de leitura fácil, mas achei profundamente chato. Parece que fica dando voltas o tempo todo. É carregado de tristeza e no final é uma melação que chega enjoar.

Beh 18/02/2021

Perfeito
Esse livro é simplesmente INCRÍVEL. Fala sobre o amor sem toque, sobre perdão e é aquele tipo de livro que lhe deixa arrasada, porém feliz como tudo acaba.

Nath Vares 17/02/2021

Opinião
Olha, é difícil falar sobre esse livro. Eu demorei a me apegar aos personagens. Mesmo a história sendo muito tocante em toda a sua extensão.

A vida da Kat, que tem uma deformidade epidérmica deixando sua pele cheia de espinhos venenosos, é muito difícil. É claro que a autora usou muitas metáforas na história. Ela mesma fala isso no final.

Assim, no começo achei que as coisas aconteceram muito rápido e ao mesmo tempo foi um pouco repetitivo. Na metade do livro já tinha acontecido quase tudo e eu fiquei pensando o que mais poderia acontecer.

O final foi..... de partir o coração. Triste, mas bonito. E ele subiu minha nota para o livro.

Eu senti falta de alguma coisa na leitura. Mas é sim uma leitura agradável. E emotiva. Sendo narrado em primeira pessoa a gente consegue sentir todo drama da personagem.

Eu gostei e recomendo.

Eliza.Beth 07/02/2021

Legal
Gostei do livro, achei interessante o tema. No começo me emocionei em algumas passagens mas ao longo do livro, achei que muita coisa começa a se repetir, muitas ideias ditas e reditas varias vezes. Achei cansativo isso.

Não é meu estilo de leitura preferido mas gostei do livro.

Josy Oliveira 28/01/2021

Emocionante
Um dos livros mais lindo que lir esse ano.
E uma lição de vida.