Bambi

Bambi Felix Salten

Resenhas - Bambi

Sthefanie 06/08/2023

Leitura rápida e melancólica
Nunca pensei que fosse gostar de um livro com ponto de vista de um veado, e sinceramente estou ainda mais impressionada com ponto de vista de folhas de árvores

É uma leitura gostosinha e melancólica, me lembra ao filme, é claro, mas minhas lembranças da animação são mais como um filme de terror, o livro é com toda certeza bem melhor

Jorge 01/08/2023

O Livro que foi banido por Adolf Hitler.
Você já leu o texto integral de Bambi? Se não leu ainda, pare o que está fazendo agora e vá ler. Se ficou na dúvida, vou te dar algumas boas razões.

Bambi é um romance-fábula publicado originalmente em 1923, pelo escritor austríaco Felix Salten. A mensagem política implícita que existe no livro, provocou reações, inclusive, a sua venda foi banida por Adolf Hitler durante o regimento nazista. A fábula original, que anos mais tarde se tornaria uma das adaptações mais celebres dos Estúdios Disney, foi apontada como uma alegoria ao tratamento dispensado aos judeus na Alemanha durante a perseguição nazista.

Aliás, não espere que o livro se assemelhe ao desenho com traços delicados que você tanto assistiu na infância, pelo contrário. Enquanto no filme o enfoque está em torno das relações familiares e tem como principal mensagem a necessidade de agir com bravura, na fábula original as linhas que tecem a história possuem contornos bem mais sombrios, onde o perigo é incessante, ronda o tempo todo, num cenário que vai se construindo de uma forma angustiante, perigosa, obscura, e que inspira um medo enorme e deixa um rastro de sangue por onde passa. Em relação aos diálogos, outro show a parte: Densos, espirituosos, reflexivos, atemporais, daqueles que você lê e tira boas lições deles. E os desfechos marcantes das personagens, escritos sem um pingo de piedade, provocam aquele leve aperto no peito do leitor de tão ousados que são. Isso no melhor sentido da coisa, claro.

Terminei a experiência de leitura inebriado, eufórico, pois tinha em mãos um livro inteligente, redondinho, sem barriga, nem pontas soltas. Um clássico da literatura que faz jus a sua longevidade.

Gruguette 31/03/2023

Perspectiva da natureza
Amei muito! Conseguimos ter uma boa noção de como os animais « nos olham e nos percebem ».

Essa obra é uma incrível reflexão do nosso papel enquanto sujeito capaz de alterar a natureza. Ele deixa bem claro que somos afastados e, ao mesmo tempo, filhos da mãe natureza.

Estou bastante reflexivo no que diz respeito as minhas ações em face da natureza, era dessa reflexão que eu precisava.

Recomendo muito
5??

Coruja 30/03/2023

Estava com esse aqui há bastante tempo na fila, meio esquecido no kindle, até passar os olhos pelas efemérides literárias desse ano e descobrir que o livro completava centenário de publicação em 2023. Tal aniversário era uma desculpa perfeita para afinal puxá-lo às prioridades.

A primeira coisa que tenho a dizer sobre Bambi é que não se trata de uma leitura fácil. É uma história de perdas: da inocência, da juventude, da família. É uma fábula, com animais fofinhos falantes; mas é também uma história sobre a natureza em sua forma mais crua, com toda a violência que se espera da cadeia alimentar. Ao mesmo tempo, é um conto sobre o Homem contra o Ambiente, algo que tanto pende para o horror assassino quanto para a angústia existencial.

Bambi começa relativamente protegido pela mãe, que lhe ensina as primeiras lições; aos poucos é deixado sozinho - e o tema da solidão é um dos pontos centrais na jornada de crescimento do personagem -, e tem de começar a confiar no próprio instinto; conhece a morte que chega no cheiro do suor d’Ele, no som de trovão de uma arma que não é capaz de compreender, no furor de uma caçada que tem a floresta inteira por presa. Por um breve período, descobre o orgulho de sua força e juventude, e a doçura do amor. Mas é apenas um momento de deleite - a necessidade de continuar a espécie -, antes que a dor e a solidão retornem, de mãos dadas com a velhice.

Não tenho certeza se, por mim sozinha, classificaria Bambi como uma história infantil. Ou acharia uma ideia particularmente genial fazer uma animação que traumatizasse uma inteira geração de crianças - especialmente se tiver a mesma quantidade de vísceras e sangue do livro. Mas, se há algo de brutal no desenvolver do enredo, há também valiosas lições e reflexões a serem tiradas da leitura - especialmente quando consideramos a destruição que o ser humano vem infligindo ao meio ambiente.

[Aliás, depois de fazer muitos esforços de memória, cheguei à conclusão de que não assisti a adaptação da Disney pois não tenho o correspondente trauma à situação: a morte de Mufasa ainda hoje me assombra; os acontecimentos de Bambi certamente teria o mesmo efeito.]

Para um livro centenário, Bambi tem muito a dizer de atual. É um conto melancólico, mas poderoso, que merece seu status como clássico. Parodiando Roberto Carlos, se chorei e se sofri (e tive o coração arrancado do peito), o importante é que emoções eu vivi.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2023/03/livros-para-ler-no-outono.html

Lobinha Sincera 23/03/2023

Livro lembra muito o filme da Disney, porém tem suas diferenças fala muito sobre o quanto a gente pode ser destrutivo e que as vezes é preciso ficar sozinho para nos proteger e proteger aqueles que amamos.

Priss 09/02/2023

??
Uma bela história que descreve de forma esplêndida os ciclos da natureza e a tristeza e beleza que há neles!

- Venha, sente-se aqui comigo - disse a mãe - quero explicar uma coisa. - Então, Bambi se sentou, curioso, aconchegou-se na mãe, e ela lhe contou que as árvores não permanecem sempre verdes, que o sol e o tempo bonito desaparecem. Então, o frio chega, as folhas ficam amarelas com a geada, marrons e vermelhas, e devagar elas caem, de forma que tanto as árvores como os arbustos estendem seus galhos nus para o céu e parecem completamente empobrecidos. Contudo, as folhas secas ficam no solo, e quando um pé as toca, elas estalam. Prestam um serviço excelente, pois são muito alertas e vigilantes.

Maria 14/01/2023

A história de uma vida na floresta
"Bambi, a história que atravessou gerações, é na verdade uma grande metáfora das nossas próprias vidas, tratando temas como amadurecimento, perdas, amizade e primeiro amor."

Shirley.Peixe 30/12/2022

Que lindo!
Um livro sobre o ciclo da vida, a princípio sobre os animais da floresta, mas que permite mais de uma reflexão.
Demorou um pouco pra pegar no tranco porque eu achei que o spoiler que eu tinha tomado (já que eu nunca assisti à animação da Disney) era o ápice da história, mas estava redondamente enganada. Adorei a profundidade do texto. Muito belo!

Greice21 23/12/2022

Bambi
Nascido em meio a uma clareira, Bambi, o jovem cervo, desde seu nascimento é contemplado por todos os habitantes da floresta. Junto de sua mãe, da os seus primeiros passos e saltos, assim como é ensinado sobre os perigos a que estará exposto além da campina. No decorrer de seus dias , Bambi passa boa parte com sua mãe, conhece Faline e Gobo. Inesperadamente, Ele, aparece na Floresta, e diante da fuga, Bambi é separado da mãe. Agora, passará os dias solitário, aprendendo com seus erros a melhor forma de sobreviver. Ele contará com uma figura até então taciturna e eremita. Este lhe acolherá e lhe preparara para os mistérios da vida.

Uma história de infância, no entanto com mais detalhes, e fugindo um pouco da " cobertura doce" do conto infantil. Uma história que carrega consigo os paradigmas da vida, dor, amor, justiça, laços, ente outros tudo com uma pintadinha de fantasia.

jaca.jaca 22/12/2022

Médio
Muitos detalhes pra coisas de menos,o avanço de tempo é medíocre, personagens vazios,mortes de personagens importantes sem peso e final, honestamente,ruim. Esperava bem mais.

Alessandro @possati.ale 02/11/2022

Um clássico das selvas
Não vi o filme então a comparação que eu tenho é clm a minha ideia do que isso deveria parecer. Eu tenho a noção de que isso não é uma história infantil, mas fala é versa bem sobre a infância, porque é uma história sobre a vida e o ciclo completo da mesma, principalmente sobre os amadurecimentos.
Morte, amor, casamentos e uniões. Amizade, luto, medo e desconhecimento, tudo em um simples veado que precisa aprender as leis do meio em que vive e é cercado por impossibilidades e novas experiências. Bambi é um dos livros mais lindos que li nesse ano, grata surpresa porque eu não esperava nada, é sai da leitura com a certeza de que acessei o peso de uma boa obra sobre a vida (não necessariamente humana, mas sensciente). Podemos aprender com tudo e todos, a natureza é escola.

Ana_Elisa_Toledo 17/10/2022

Amei ... Amei ... Amei!!!

Que livro lindo! Muito melhor que o filme. Parece realmente que estamos vendo as situações.

A passagem do início do primeiro inverno, a conversa entre as duas últimas folhas da árvore, é realmente a metáfora de nossa vida. Que saibamos reconhecer o bem, a companhia, a importância de tudo antes do último momento.

E como dizia o velho príncipe: É preciso aprender a viver ... E estar atento!!

Leiam!!!!!

bárbara 17/09/2022

Bambi é um livro incrível, com uma história linda e fluída.

Dar voz à animais e narrar o cotidiano deles, de forma vívida, as vezes é doloroso. Ver o sofrimento deles por comida, por medo dos homens e até por ocorrências da natureza, como a morte, o frio e o abandono, é de partir o coração, mas as vezes eu tinha que pensar que aquilo realmente acontece e não me deixar afetar kkkkkk Há alguns aspectos parecidos com a animação da Disney, mas é uma narrativa beeeeem diferente, e não pode ler pensando na familiaridade com o filme, porque são poucas.

Felix Salten é um grande escritor, que teve seu livro censurado na Segunda Guerra. A edição da Wish está linda e o prefácio é muito interessante.

Maria.Batagin 07/09/2022

Lido mais um clássico
Lido mais um clássico infantil onde está no desafio da Horry .
Lembrava da história somente com base nos desenhos da Disney porém o livro vai além do que é passado no filme.

Junior.Archanjo 24/08/2022

Uma fábula morna
É uma história interessante mas que em mim não despertou emoções ou reflexões muito profundas. Talvez pela diferença da cultura e época do livro para a que conheço e vivencio.

Apesar disso ainda tem momentos e situações muito interessantes, que trazem o luto (com as duas últimas folhas de um galho, achei genial), o envelhecimento, a soberania de um Ser Maior e a igualdade enquanto seres na natureza