Bambi

Bambi Felix Salten

Resenhas - Bambi

Ruan.Oliveira 28/02/2021

Ainda processando a grandeza desse livro
Li Bambi num momento em que eu tava realmente precisando de uma leitura que me envolvesse e impactasse, o que veio a calhar perfeitamente com minha escolha. É um livro tão... NOSSA, sério, eu ainda tô tentando processar as palavras e o que eu senti durante a leitura, a gente se envolve de um jeito tão natural, a realidade da brutalidade é transmitida de um jeito tão específicos, por vezes faz a gente parar e refletir sobre vários assuntos e a pensar o quanto o ser humano é cruel e cria sua própria superioridade ilusória.

Definitivamente se tornou um dos meus livros preferidos.
Ohaninha 28/02/2021minha estante
Bambi se tornou um dos meus favoritos também ??

Jack 12/02/2021

Maravilhoso
Uma história bem diferente da animação, é cheia de mensagens sobre: luto, respeito, enfrentar os medos, sobre a cegueira da arrogância e sobre o que os humanos fazem com os animais.
É uma história triste, mas que trás esperança.

Loanfi 12/02/2021

Decepcionante
Nunca fui grande fã da animação e pensei que o livro iria agradar-me mais. Infelizmente não foi o caso. As 240 páginas arrastaram-se de forma penosa. O prefácio faz uma longa divagação sobre bambi não ser uma história só para crianças e sim uma metáfora que podemos levar para a vida. Não achei um livro cheio de mistérios e também não consegui conectar-me. Teoricamente é um livro triste, mas não passa de uma boa dose de realismo e que acompanha a vida selvagem. Achei impossível verificar o ?abandono parental?, mesmo como metáfora. Estamos falando de corsas e sua vida na selva. Não há muitos sentimentos e/ou ações humanas. O livro é uma mistura de instintos animais com toques de vocalização das preocupações e angústias (será que terei comida? Será que vou morrer por um dos trovões?) dos animais. Muito difícil traçar um paralelo tão profundo assim com a nossa vida. A verdade é que parece que estamos lendo o roteiro do animal planet.

Ohaninha 12/02/2021

Impressionante
Quando comecei a ler bambi eu esperava algo mais idealista, mágico, algo que me fizesse lembrar da infância por causa do filme da Disney. O livro me surpreendeu de todas as formas, ele faz uma metáfora de relações em uma sociedade, o medo do desconhecido, o poder do homem acima dos animais, importância da preservação da floresta e mostra claramente a dor que as caçadas da época faziam em uma floresta.

A leitura é fluida, escrita impecável e a edição da Editoria Wish é lindíssima.

O final me trouxe inúmeras reflexões e acabou de se tornar meu livro favorito.

Renata 07/02/2021

Um pouco decepcionante, principalmente o final!
Foi muito difícil engrenar essa leitura! Mas primeira 100 páginas foram um sofrimento, não consegui me conectar de maneira nenhuma. Passada essas 100 paginas, virou outro livro, muita ação, apesar de na minha opinião ser repetitivo, mas o final...

Achei bem triste na verdade, tbm é bem diferente da animação.

Resumindo, fico com a animação.

Bianca 25/01/2021

Muito bommmm
Clássico muito diferente da adaptação Disney. No final é um livro bem triste que fala sobre os perigos que o ser humano trás pra natureza, o quanto eles sentem medo quando entramos no habitat dele. É triste de muitas formas...

Cello 23/01/2021

Maravilhoso! Claramente de cunho ambiental e muito além de sua época. Mas tambem muito filosófico, um Bambi com as mesmas dúvidas que atormenta ao longo de nossas vidas.

Bárbara 31/12/2020

Uma metáfora encantadora
Bambi é uma metáfora sobre nós mesmos e o ambiente que nos cerca. Na obra, a vida selvagem é evidenciada desde a primeira página, bem como a integração dos animais com a natureza. Nesse ambiente, é possível encontrar, também, a ação do homem sobre a natureza e seu o poder letal, representado na figura do caçador.

A história começa com o nascimento de Bambi, na floresta. Na companhia da mãe, ele vai aprendendo o que pode e o que não pode fazer, quais horários e locais evitar.

Bambi é uma corça que precisa amadurecer após o desaparecimento de sua mãe, numa caçada humana. Sozinho, ele tem que aprender com as dificuldades mais diversas, para se tornar quem nasceu para ser. Tais dificuldades são cíclicas, e esse é um aprendizado que podemos trazer para nossas vidas. Afinal, quem vive às mil maravilhas, sem medo do desconhecido ou sem dificuldades? Mas, assim como acontece na natureza selvagem, a vida tem também um lado menos invernal e mais primaveril. Alegrias e tristezas convivem lado a lado.

A melancolia e a solidão levam Bambi a se aproximar do Príncipe da Floresta, um cervo sábio e idoso que vive isolado dos demais seres. Ele será o mentor do nosso protagonista, ensinando especialmente sobre o homem e suas ações. Os animais vêem o caçador - Ele, na história - como um ser onipresente, quase um Deus, mas Bambi aprende que é apenas mais um ser na cadeia dos seres. Há uma reflexão bastante interessante a respeito da caça predatória e da ação do homem na vida selvagem.

É uma história de amadurecimento e descobertas, uma amostra do ciclo da vida, uma jornada sobre sabedoria e autoconhecimento. Enfim, é muito mais profundo do que aparentemente poderíamos imaginar, pois, na adaptação da Disney, muitos desses aspectos foram deixados de lado. O livro chegou a ser banido durante o III Reich, sob a alegação de analogia à situação dos judeus, perseguidos pelos nazistas. Finalista do prêmio Jabuti 2020, é considerado o primeiro livro ambientalista, publicado em 1923.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

J.C. Marangoni 13/12/2020

Bambi: a história de uma vida na floresta, de Felix Salten (1923). Pela primeira vez, chega ao Brasil a tradução do original dessa história que não se assemelha em nada com a animação da #Disney . Pra começar é um corço e não um veado.
...
Bambi, a história que atravessou gerações, é na verdade uma grande metáfora das nossas próprias vidas, tratando temas como amadurecimento, perdas, amizade e primeiro amor.
Tudo começa com o nascimento de Bambi na floresta e a primeira infância, cheia de descobertas e aventuras ao lado de seus amigos e primos - o frágil Gobo e a bela Faline. Mas o inverno chega e Bambi descobre que a floresta está em perigo; a primeira nevasca torna a comida difícil de encontrar, e o pai de Bambi, um belo corço, desaparece na mata, deixando Bambi e sua mãe sozinhos. E então há o homem, que vem para a floresta com suas armas de fogo.
Em uma narrativa emocionante, adulta e encantadora, Bambi precisará enfrentar uma jornada cheia de dificuldades para se tornar o Príncipe da Floresta.

Ana Carol 29/10/2020

Dois motivos pra ler esse livro
Os livros da Wish são, via de regra, sempre lindos, feitos com esmero e passam por todo o cuidado com ótimos profissionais da cadeia do livro. Nenhuma novidade até aí. Aliás, parabéns a todo mundo envolvido!
Mesmo assim, essa edição de Bambi em especial vale muito a pena ser lida, por quem quer que seja, com qualquer idade.
Poderia dar vários motivos, mas vou enumerar apenas dois: primeiro porque é um clássico atemporal que merece que sua versão original seja lida. Não tem aquele negócio que o livro é sempre melhor que o filme? Pois é.
O segundo motivo eu não vou contar. "Ué, Carol, mas por que você não vai contar? Que resenha doida é essa?", você deve estar se perguntando. O segundo motivo eu não conto porque não são palavras minhas: você tem que ler o Prefácio do Tradutor, Petê Rissatti, pois ele escreve tão bem que não tem nem como eu fazer igual.
A minha única dica é: leia o Prefácio antes e depois de ler o livro todo. De nada e boa leitura!

vanessamf 02/09/2020

Realidade crua contada com singeleza
Bambi é uma viagem espiritual, tendo como cenário a floresta e seus ciclos de vida e morte. O homem é o grande antagonista e é muito interessante acompanhar as reflexões dos animais a seu respeito. Acaba sendo uma metáfora sobre opressão, religião e superstição.

T 09/08/2020

Gostaria de ter lido sem ver o filme
Li com a expectativa de quem conhece o filme e espera algo "Disney"... O livro está muito longe deste universo ! Acho que não poderia ter melhor surpresa :) acompanhamos a evolução de Bambi, seu amadurecimento e compreensão do mundo. Em um contexto onde o medo do perigo se aprende desde cedo percebemos que só o olhar distanciamento pode promover maior reflexão e entendimento do todo.

Ana Luiza 03/08/2020

Realista e mágico
Bambi, a famosa história que se transformou em um maravilhoso filme da Disney. As partes que não se encontram no clássico da Disney são alguns momentos sobre a realidade na floresta, a cadeia alimentar e os sentimentos variados dos animais com os humanos.
O lidar com o desconhecido e a forma de encarar as perdas e a morte são de grande ensinamento.
A leitura corre suave e é capaz de te levar para floresta e sentir o cheiro da natureza.

Ana 24/07/2020

É uma história bem triste, me pareceu linda de uma forma melancólica. Enquanto a adaptação da Disney geralmente emociona os expectadores pelo apelo visual de animais fofinhos em situações de sofrimento, o livro toca mais embaixo; lá nas dores da alma. Como foi dito no prefácio do tradutor, a trajetória do Bambi é a nossa trajetória como seres humanos.
Amei a experiência de conhecer essa história na íntegra, aprender que o livro foi considerado a primeira obra ambientalista e também conhecer mais sobre o autor. Grata a Wish por essa públicação ?