O mercador de Veneza

O mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Marcelo Duarte 08/06/2024

Meu primeiro contato com a obra de Shakespeare. E posso dizer que me encantou muito sua escrita.
O que eu mais achei interessante foi pensar que Ariano Suassuna pode ter se inspirado nesta obra para criar o contrato firmado entre o Major Antônio Moraes e Chicó, em O Auto da Compadecida.

Books_h3art 06/06/2024

Eu gostei muito desse livro, mas gente do céu o livrinho com palavras confusas e espalhafatosas viu pqp, mas além disso achei que abordou bem o preconceito da época com as mulheres e principalmente religioso. Adorei a parte da corte e a participação maravilhosa da Portia.

Lucas.Baccile 06/06/2024

Essencial
O mercador de Veneza, clássico que é, é uma leitura essencial tanto para os fins da literatura em si que todos aqui buscamos quanto para conhecimento da essência das relações humanas

jinstelar 03/06/2024

Proposta de intervenção: sempre leia as entrelinhas??
Quiçá por abstinência de romanceszinhos água e açúcar, a leitura foi arrastada e enfadonha, o que não retira o valor da leitura. a comédia me pareceu bem trágica; me surpreende como shakespeare tem a capacidade de trazer várias tramas que se entrelaçam.

Lala Clement 03/06/2024

A Editora Principis transformou os livros de William Shakespeare em prosa e tornou a leitura com um entendimento mais fácil.
Este livro é o menor deles que já li, tem partes bem legais e você fica curioso para saber o fim da aposta e no final foi bem surpreendente.

emymiranda 03/06/2024

Interessante
Eu gosto das obras de shakespeare e admito que o box que vem elas adaptadas em prosa me interessou muito.
shakespeare mantém o mesmo estilo de história nas 6 obras dele que li (falta ?Otelo? para completar as 7), no início; essa obra não parece tão interessante? mas depois ela fica com um enredo legal e que faz você querer saber o final da história.
nao recomendo iniciar shakespeare por essa obra, recomendo por ?Hamlet? ou ?Romeu e Julieta? (que posso admitir que são minhas obras favoritas).
mas não é ruim, iriam ser 3 estrelas mas como tem frases legais estou deixando 4.

Nichelle0 02/06/2024

O mercador de Veneza
Meu primeiro livro de Shakespeare lido com sucesso. Pensei que ler uma peça seria muito diferente de um livro qualquer, mas não foi. Achei massa a desenvolvimento da história, de como a lealdade foi colocada tanto sob a ótica da relação entre homem e mulher, quanto entre amigos. Percebi falas preconceituosas mas tendo vista o tempo em que foi escrito a peça era de se esperar algo do tipo. Uma leitura curtinha e bem prazerosa.

Rozane .souza 29/05/2024

O mercador de.veneza é um.classico.de william shakespeare ,que apesar de ter sido.escrito.no.século XVI o tema é atualíssimo, ,a.humanidade infelizmente traz.no seu DNA ,a.raiva, o.preconceito, ambição ,a maldade , o prazer em.subjugar e humilhar o outro. E ainda hoje somos paradoxais em nossas atitudes e opiniões.Levar vantagem é atemporal .,william.era um.visionário.e um.pessimista em.relação a.sociedade que o.cercava.

Lehh 25/05/2024

Que livro maravilhoso, é curto e tem uma história incrível! Uma trama envolvente que te mantém preso até o final.

Leandro676 24/05/2024

O Mercador de Veneza
Antonio um homem que possue diversas linhas de comercio maritimo, a pedido de seu amigo Bassiano, aceitar ser fiador de um emprestimo solicitado a Shylock, um judeu muito rico e ambiocioso, porém no contrato uma clausula diz que caso a divida não seja paga, o fiador devera dar uma libra de sua carne em troca da divida.
Enquanto isso, Porcia uma jovem que perdeu o pai recentemente e herdou uma fortuna, está em busca de pretententes, porém como ultimo pedido de seu pai, para que ela possa se caçar o pretendente deve escolher entre um dos três cofres, o de Ouro, o de Prata e o de Chumbo.
Este livro é muito divertido, a leitura é bem fluida e a historia é cheia de reviravoltas, preciso dizer tambem que senti no livro uma certa dualidade pois o personagem Shylock apesar de ser retratato como o vilão e ser desprezivel, odiado por todos inclusive pela propria filha, em alguns momentos se mostra um homem muito inteligente com monologos muito pontuais, então acredito que para os bons entendedores, é possivel ver algo mais além do conto principal.

camilla220 17/05/2024

Cheirinho de infância
"Li" esse livro quando eu era criança,mesmo não entendendo nada eu me sentia entretida e sinto está mesma sensação agora,recomendo muito

VITRIAX 15/05/2024

Agora entendo pq shakespeare é shakespeare
Indico muito essa obra como primeiro contato! Os personagens são instigantes, a dicotomia entre cristão e judeus, justiça e injustiça, poder e dinheiro se mostram muito presentes no livro. Ao final, pode-se pensar que shylock é o vilão, mas a verdade é que ele foi o mais desafortunado e em contrapartida tbm era um carrasco, mas oq se pode ver em comum entre todos os personagens é o mau caratismo, por assim dizer, não existem isentos de culpa. Essa obra é tida por muitos como antisemita, mas é clara a intenção de shakespeare ao retratar Antônio como abusador e ofensor, não só como vítima. As influências de o mercador de veneza em "O auto da compadecida" e "Ó paió", obras que beberam desse livro, me aquece o coração tbm, leitura muito satisfatória.

laurx0 14/05/2024

Uma experiência diferente que me surpreendeu!
Meu primeiro contato com shakespeare e confesso que li apenas por obrigação acadêmica mas acabei realmente me interessando e gostando da história

um livro que, apesar de antigo, trás em seu conteúdo reflexões muito atuais, como o preconceito sofrido por shylock e as decisões tomadas no tribunal

tive um pouco de dificuldade por conta da escrita, mas ainda assim consegui compreender a história e acabei gostando bastante, principalmente do desfecho com uma pegada cômica