O mercador de Veneza

O mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

camilla220 17/05/2024

Cheirinho de infância
"Li" esse livro quando eu era criança,mesmo não entendendo nada eu me sentia entretida e sinto está mesma sensação agora,recomendo muito

VITRIAX 15/05/2024

Agora entendo pq shakespeare é shakespeare
Indico muito essa obra como primeiro contato! Os personagens são instigantes, a dicotomia entre cristão e judeus, justiça e injustiça, poder e dinheiro se mostram muito presentes no livro. Ao final, pode-se pensar que shylock é o vilão, mas a verdade é que ele foi o mais desafortunado e em contrapartida tbm era um carrasco, mas oq se pode ver em comum entre todos os personagens é o mau caratismo, por assim dizer, não existem isentos de culpa. Essa obra é tida por muitos como antisemita, mas é clara a intenção de shakespeare ao retratar Antônio como abusador e ofensor, não só como vítima. As influências de o mercador de veneza em "O auto da compadecida" e "Ó paió", obras que beberam desse livro, me aquece o coração tbm, leitura muito satisfatória.

laurx0 14/05/2024

Uma experiência diferente que me surpreendeu!
Meu primeiro contato com shakespeare e confesso que li apenas por obrigação acadêmica mas acabei realmente me interessando e gostando da história

um livro que, apesar de antigo, trás em seu conteúdo reflexões muito atuais, como o preconceito sofrido por shylock e as decisões tomadas no tribunal

tive um pouco de dificuldade por conta da escrita, mas ainda assim consegui compreender a história e acabei gostando bastante, principalmente do desfecho com uma pegada cômica

Lucas1429 14/05/2024

Um bom livro. Tem uma pegada de comédia romântica. Demonstra a importância de se ter uma boa amizade e estar rodeado de pessoas que se importam com você.

RaquelSales17 11/05/2024

Tudo por amor
Linda história de um homem apaixonado que pede a ajuda a um amigo para dar aval num empréstimo necessário para viabilizar a busca do seu amor.
Inspiração de Ariano Suassuna num trecho bem legal do ?Auto da Compadecida? ???

Heitor 08/05/2024

JUSTIÇA SENDO FEITA
Estou gostando muito das obras de Shakespeare e essa foi mais uma delas, muito bacana ver como ele influenciou tudo que veio depois, esse livro por exemplo vemos muitas referências a muitas obras de casos jurídicos, recomendo demais!
Daniela340 08/05/2024minha estante
lindooo, vdd absoluta ??

Sjapa019 08/05/2024

O mercador de Veneza
Antônio para ajudar seu amigo Bassânio a sair com uma mulher pediu 3 mil ducados a um agiota mais conhecido como seu inimigo Shylock.
No contrato, Shylock reduziria os juros mas em troca teria um bom pedaço de carne de Antônio, que aceitou de bom grado já que possuía bens para dispor caso acontecesse.
Até que seus barcos naufragaram, perdendo seus bens e tendo que doar uma parte da sua carne como estava escrito no contrato.

Reccanello 07/05/2024

Não gostei!
Mais um livro do Shakespeare que não gostei. Aliás, à exceção do Shylock e de seus discursos explicando as razões pelas quais odiava Antônio e exigia o pagamento integral do que fora combinado, o livro é ruim, a história é boba, e os princípios jurídicos supostamente invocados estão completamente deturpados, já que, a toda obviedade, o sangue de Antônio estava incluído na libra de carne a lhe ser retirada. Não posso deixar de mencionar a ingenuidade do Shylock: uma simples lâmina quente resolveria o problema, cauterizando qualquer ferimento ao mesmo tempo em que o cortava.

florence28 05/05/2024

Terceiro livro de Shakespeare que leio
Estava há quase 3 meses sem conseguir ler nada. Esse foi o primeiro livro que consegui começar e terminar nesse período. Os únicos livros dele que li foram "Romeu e Julieta" e "A Megera Domada".

Gostei desse, li ele praticamente todo em voz alta (sim) e interpretando os personagens, mudando o tom de voz, como se estivesse em uma peça mesmo,(e olha que nem gosto de teatro) já que os livros de Shakespeare são escritos no estilo de peça. Imitei até o som da corneta com a boca que tocava em algumas cenas (não me achem maluca por favor) kkkk ainda bem que meus pais não ligam, porquê eu li o livro todo falando super alto e ainda usei minha mãe de plateia e ela odeia livros e ficou de saco cheio, hihihi

Bem, resumidamente, as personagens femininas salvaram o dia, salvaram a história toda, e salvaram os homens. Do que seria deles sem elas, né? Com suas capacidades de análise elas mudaram o desfecho da história que teria sido lastimável e faria com que ao invés de uma comédia, fosse uma tragédia. Livro legal para passar o tempo, poucas páginas, e me fez sair da ressaca literária!

Re Nader 25/04/2024

Classicos que devem ser lidos
Um clássico dos mais agradáveis de serem lidos?
Shakespeare fala de amizade e de amor de forma simples e clara, sem deixar de colocar um clímax bem interessante na história.
Vale a pena ler!

marcelinha :) 21/04/2024

Minha humilde opinião
Eu acho que a ideia do livro é mto boa, mas no início e meio da historia sao ruins, no finalzinho que fica mto bom e q eu gostei bastante. Mas vale a pena a leitura, achei nem fácil nem difícil.

Bianca.- 20/04/2024

O Mercador de Veneza.
Essa obra conta a história de um comerciante rico de Veneza chamado de Antônio que fez um empréstimo com um terrível agiota para ajudar um fiel amigo em sua jornada no amor. Caso o mesmo não pagasse a dívida na data proposta, dele seria retirado uma parte de sua carne como pagamento.

Com o dinheiro conseguido graças ao amigo, Bassânio pode seguir em sua jornada em busca de sua futura esposa, mas antes de conseguir tal feito, tinha de resolver um enigma.

A obra é divertida, e de fácil compreensão graças a tradução. Pretendo reler futuramente, pois teve um desfecho que me agradou e que foi inesperado. Recomendo o livro para quem gosta da fase de comédia do Shakespeare.

Dani 20/04/2024

Em "O Mercador de Veneza", Shakespeare traz uma obra com tragédia, romance e comédia.

A trama que envolve Shylock, Antônio e Bassanio é envolvente e prende o leitor da primeira à última página.

Uma obra com mais de 400 anos capaz de transportar o leitor no tempo e espaço por meio das palavras desse autor que dispensa qualquer tipo de apresentação.

joana 20/04/2024

A pilantragem compensa
Primeira história do Shakespeare que eu leio e gostei bastante. É leve, cômica, interessante, curtinha. Escutei enquanto lavava a louça e foi uma ótima companhia.

Fernanda.Caputo 18/04/2024

Homens tolos
"Qualquer tolo sabe brincar com palavras! Creio que as pessoas de espírito, em breve, ficarão reduzidas a completo silêncio, e que a fala só será aplaudida nos papagaios".

Eu achei esta a melhor passagem!

Gostei do texto de introdução desta edição que traz a ideia de que Antônio poderia nutrir um amor homossexual por Bassânio, por que, quem, em sã consciência, promete uma libra de carne pra garantir a dívida de outro?

Pórcia se revela a melhor personagem, astuta, inteligente. Talvez não muito por escolher Bassânio, meio molenga. Mas, que se há de fazer com o amor?

Tenho sentimentos dúbios em relação a Shylock. Uma de suas falas, quando diz que também é humano é muito tocante.