O Mercador de Veneza (eBook)

O Mercador de Veneza (eBook) William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Thalita 09/01/2024

Mercador de Veneza
Um jovem pede dinheiro emprestado ao amigo mercador (o Mercador de Veneza), que sem ter como emprestar se oferece a dar seus navios como garantia para que ele peça o empréstimo a um agiota. Porém, o agiota não satisfeito com a garantia dos navios (que estão do outro lado do.mundo) pede como garantia uma libra de carne do próprio mercador caso a divida não seja paga. A partir daí se desenrola uma missão de poupar o mercador de pagar com a própria carne, envolvendo todos os amigos e ainda as noivas deles.
Essa peça foi muito surpreendente, acreditava ser uma história de difícil leitura mas encontrei uma boa versão em áudio livro que facilitou a experiência. Me surpreendi muito (positivamente) com o final, e me provocou várias reflexões sobre a escrita do autor em relação ao contexto histórico da época. Recomendo muito a resenha da Tati Feltrin no youtube para entender melhor essas questões históricas.

Kath.Lyandra 06/01/2024

Um bom livro difícil.
Eu gosto muito do livro, mas ele foi diferente de tudo que eu já tinha lido, é muito bom que o livro em si seja escrito apenas em diálogos pois é um livro extremamente denso, estou um pouco acostumada com clássicos e literatura russa, mas nada se compara a densidade de Shakespeare, demorei quase uma semana inteira para finalizar um livro de 144 páginas, mas foi bom ter começado com o autor por essa obra, deu pra entender muito sobre como funciona o estilo de escrita do autor. Sobre a história em si é maravilhosa, é notável o motivo de tanta fama.

Mary Jane Holland 03/01/2024

Adorei!
Eu já li sonho de uma noite de verão a muito tempo atrás na escola, mas não lembro de nada, só lembro de ter gostado muito, então por isso vou considerar esse como sendo a minha primeira leitura de Shakespeare.

Não sabia muito bem o que esperar dessa obra e por ser bem antiga estava com um pouco de receio de ser muito rebuscada e complicada de entender e ainda bem que não foi.

O mercador de Veneza é uma história divertida e envolvente. Adorei o plot dos cofres, embora já soubesse desde o começo qual seria dentre eles o correto. Adorei a Pórcia, a sua inteligência e sagacidade e adorei a resolução do problema de Antônio. O que me incomodou foi a forma como Shylock foi retratado como vilão e cruel judeu, mas ok é nessas horas que lembramos o contexto da época de criação da obra.

Outra coisa que gostei bastante foi da cena do Shylock que foi inspirou a cena de Lázaro Ramos em Ó pai ó, eu não fazia ideia que tinha sido inspirada nesse livro. Finalizando, adorei e recomendo muito!

Pk_Affonso1408 31/12/2023

O preço de uma libra de carne ??
Embora eu tenha gostado da história de 'O Mercador de Veneza', eu não fiquei tão impressionado com o trabalho quanto esperava, essa é minha primeira leitura de Shakespeare e coloquei bastante expectativa. O autor é muito conhecido pelas situações cômicas de suas obras, e esta peça não é uma exceção dentro de sua reputação.

Eu achei os vários enredos entrelaçados de 'O Mercador de Veneza' fascinantes e bem feitos, é um conjunto de ações complexas. A visão psicológica de Shakespeare sobre o caráter humano é impressionante. Esta peça tem um enredo tenso, especialmente para uma comédia, e é uma leitura envolvente. É também uma das obras de Shakespeare mais controversas por seus comentários antissemitas e racistas, mas que também podem ser interpretados como comentários ironicamente sátiros de Shakespeare.

O personagem principal na minha opinião não é Antônio, o mercador de Veneza. Em vez disso, é Shylock, o agiota judeu. Eu terminei a leitura acreditando que ele foi mais injustiçado do que qualquer um que ele prejudicou. Ele é apresentado como um agiota desagradável e ganancioso. Sem dúvida, esse retrato funcionou bem em uma época de antissemitismo desenfreado, mas saí com grande simpatia por ele. Mesmo Antonio, o comerciante, é simplesmente horrível em seu julgamento de Shylock, muito mais baseado em sua raça e religião do que em suas práticas de empréstimo de dinheiro.

Como muitas das peças de Shakespeare, acusações de sexismo também são comuns, a personagem Portia tem que fingir ser um homem para fazer tudo, mas aqueles eram outros tempos. Embora as personagens femininas sejam forçadas a cumprir os ditames da época, as mulheres nesta peça certamente se destacam como personagens fortes.

Cassio67 31/12/2023

Uma comédia que conseguiu me divertir, Shakespeare é incrível em suas tramas de desastre, comédia e romance.

andrids 31/12/2023

Foi o primeiro que li e sinto que poderia ler qualquer um do shakespeare agora, fascinante e de leitura clara

Gustavo616 31/12/2023

Visualização de conteúdo indisponível no momento. Efetue novo acesso e tente novamente em alguns instantes.

(cod: 14.06)

Juh @sonhodelivro21 30/12/2023

O Mercador de Veneza
Achei interessante a questão de como se resolveu o julgamento do Antônio, o próprio dito Mercador de Veneza e o final que ele teve.

Adorei ver a importância de Pórcia também, sua inteligência e sagacidade, mas o segredo dos 3 cofres estava bem na nossa frente, então pra mim em si não teve nenhum "que efeito".

Uma das minhas comédias favoritas ? Não! Acho que sonho de uma noite de verão pra mim foi melhor e continua sendo até o momento, o que chega a ser engraçado porque não curto fantasia.

Mas ainda sim uma boa leitura.

daniela!! 29/12/2023

"Terás mais justiça que desejas."
O Mercardor de Veneza é um livro que fala bastante sobre vingança e justiça. Por mais que o livro aborde outros assuntos como os romances da história, a amizade entre os personagens ou os dramas entre Shylock e literalmente todos personagens (ele só arruma encrenca, né?), os temas que sempre voltam são justiça e vingança.
Realmente, o livro é bem interessante e tem todo aquele estilo e ritmo de Shakespeare. Comparando com outros livros do autor, esse não foi o melhor... Mas, não desmerecendo o livro, porque até o piorzinho do Shakespeare é fantástico e um livro 5 estrelas. Enfim, achei um livro muito divertido! Leiammmm! ;)

maryelli0 28/12/2023

Montanha-russa de emoções
Sempre tive um receio em conhecer as obras do autor por medo de ser difícil ou de não gostar. Mas li esse livro e me apaixonei!! Gostei bastante e foi uma experiência divertida.

Ler esse livro foi literalmente uma montanha-russa. Em alguns momentos eu estava apoiando uma atitude e logo depois eu estava achando um absurdo a atitude de um mesmo personagem. Enquanto lia eu consegui imaginar uma apresentação de teatro.

Enfim, recomendadíssimo!!!

rfalessandra 28/12/2023

Muito cômico
Achei a leitura bem tranquila, bem estruturada e com uma trama bem desenvolvida. O final de certo modo me surpreendeu kkkkk.
Recomendo para os iniciantes em direito. O livro conta a história de um contrato envolvendo uma libra de carne como pagamento de dívida, gerando um debate sobre o que é justo e compassivo, explorando como a lei pode ser rígida e as vezes cruel, e a sua aplicação na prática na idade média.
Além de ser um clássico!!!
Boa leitura.
Udson3 28/12/2023minha estante
Com Shakespeare ( pelo qual adquiri fissura e frisson na adolescência), tive contatos ora pelo cinema ( nas ótimas adaptações de Kenneth Branagh), ora pelos livros. Das poucas peças dele que não li, essa é uma, mas vi o filme com Al Pacino. Amei o texto. As questões morais e jurídicas levantadas são polêmicas para tempos modernos, já que essa obra é comumente apontada como de conotação pejorativa á imagem do judeu.

Jazz 25/12/2023

Uma caixinha de surpresas
Li para o feriado, buscando uma leitura boa e rápida e me surpreendi. Plots muito bons. Realmente, uma caixinha para se pensar.

abelha6 24/12/2023

O mercador de Veneza
É um livro bem curto e divertido de ler, não tem nada de extraordinário comparado as outras obras de Shakespeare. Foi meu último livro do box dele, e na minha opinião Hamlet é um dos melhores.

Mas, falando desse livro, é uma leitura gostosa, um pouco confusa, mas até que engraçada. Eu gostei dos personagens, gostei de Pórcia e o mistério dos cofres. E ainda mais de toda vingança do judeu para com o Antônio.

O homem é um ser orgulhoso.