O Mercador de Veneza (eBook)

O Mercador de Veneza (eBook) William Shakespeare




Resenhas - O Mercador de Veneza


537 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Jessica.valcaci 03/09/2023

O mercador
O mercador de Veneza é uma comédia, já que ninguém morre no fim de sua obra, coisa que não significa que não haja tragedia aqui, existe sim e muita, o livro foi escrito provavelmente em meados do século dezesseis ou início do século dezessete, época da formação dos estados nacionais na Europa todos os reis querem expandir suas terras, seus feudos, a rota comercial pelas grandes navegações está a todo vapor a necessidade de encontrar rotas para Índias, com intuito financeiro dão conhecimento a um novo continente a América, o mundo nunca mais seria o mesmo, os europeus já não vivem mais em seus ?mundos interiores? da idade média, sim agora eles precisam lidar com o outro, com vários outros principalmente a figura de judeus e árabes que com as cruzadas iram se estabelecer muito significativamente na Europa, criando já desde essa época um mal estar entre os cristãos e judeus, tanto por fatores religiosos e econômicos. ( uma vez que muitos burgueses eram judeus e árabes), a peça não deixa de ser uma amostra dessa relação complicada entre europeus e judeus, uma vez que shylooch é um rico mercador de Veneza e judeu, com fama de usurario, na qual Antônio pede crédito a ele um também burguês, mas que está com sua frota perdida ao mar e que precisa de crédito financeiro de shyloock, na qual o judeu sede, mas com juros e se não pagos terá que dá uma libra de sua carne ( sim se vc pensou no auto da compadecida vc acertou em pensar que Ariano se inspirou nessa obra), o livro é bem simples nada longo, mas o teor anti semita é bem presente e pode gerar um pouco de revolta principalmente no fim quando vemos o fim que o ?judeu mau? leva, já que este é o ?vilão? da história, é preciso ter sempre em mente o fator da diacronia histórica e de como eram as relações entre europeus e qualquer não pessoa de seu estado nacional em formação, já que até mesmo na Europa nunca existiu uma homogeneidade de língua ou cultura!
comentários(0)comente



Lanny 02/09/2023

Meu primeiro livro de Shakespeare, e a experiência foi incrível, demorei para terminar e tive que reler algumas cenas para não ficar perdida, mas gostei bastante da trama, o final e a cena que remete ao filme Ó PAI Ó, e a cena do julgamento que remete ao filme Ó auto da compadecida foram excelentes.
comentários(0)comente



Camilly Displahs 29/08/2023

O Mercador de Veneza
Mais uma obra clássica que tenho o prazer de conhecer no curso de Letras, dessa vez devido a matéria de Literatura Inglesa.

Essa peça, assim como outras de Shakespeare aborda a vingança, aqui sendo entre o mercador Antônio e o judeu Shylock.

Achei a leitura bem fluida, pois finalizei em apenas um dia, é instigante, divertido e curioso, apesar de ser um tanto previsível. Recomendo a aqueles que estão começando a realizar leituras de peças.

Os temas abordados na peça são bem interessantes: a fortuna (de Antônio, de Shylock e de Pórcia), a amizade (entre Antônio e Bassânio), o ódio (do judeu pelos cristãos e vice-versa) e o preconceito (principalmente religioso).

A relação de romance entre Pórcia e Bassânio, Nerissa e Graciano, Jéssica e Lorenzo também foi muito interessante e importante para a história.

Por fim, a questão da justiça, o tribunal, Pórcia e Nerissa, vestidas como homens e fazendo um papel tão importante na época. De fato, vários tópicos interessantes são abordados nessa obra, sendo assim, recomendo com certeza que faça a leitura desta.
comentários(0)comente



Jujubacoutinho 23/08/2023

O Mercador de Veneza
A peça, que se passa na Itália, começa com Bassânio pedindo um empréstimo ao seu amigo Antônio para conseguir viajar e conquistar sua amada Pórcia. Contudo, tendo todos os seus navios em alto mar, Antônio se vê na necessidade de pedir um empréstimo a Shylock, um judeu rico que também mora em Veneza.

Entre encontros e desencontros, a comédia mostra os longos caminhos que se é necessário para encontrar o amor, e como a lealdade prevalece acima de todos.

A peça também é uma grande influência em várias outras obras, tal qual o Auto da Compadecida, que remete a cena do julgamento, e o filme Ó pai, ó, que remete ao discurso sobre o preconceito, que Shylock faz.
comentários(0)comente



TauLima 21/08/2023

Surpreendente
Eu adorei esse livro. No início estava meio receosa de ser uma leitura que eu não fosse entender muitas coisas, mas fluiu muito bem e eu me diverti muito. Queria muito ver essa peça no teatro. Amei Antônio. Nem preciso dizer que Pórcia e Nerissa são as minhas personagens favoritas.

Adorei como acabou a história e como na lei há brechas pra tudo.

Quero ler mais do Shakespeare!
comentários(0)comente



Amanda Dias 21/08/2023

Superou minhas expectativas. Pórcia é muito sagaz. Ela trouxe humor à história e o seu papel foi imprescindível para o desfecho surpreendente na corte de justiça.
comentários(0)comente



Bruna255 21/08/2023

Bom eu demorei mais do que o normal para ler um livro de 96 páginas, mas considerando que estou com uma ressaca literária das grandes e clássico não é a melhor opção para sair de uma ressaca literária eu dou um desconto. O livro em si é bom mas como não estou acostumada a ler clássicos não entendi metade do livro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Theverton 20/08/2023

Digno de um clássico
A história em si é muito bem desenvolvida e faz a gente se pegar aos personagens. E achei o final maravilhoso.
comentários(0)comente



Titext 17/08/2023

Team Shylock
Coitado do Shylock, o coitado só queria ser feliz matando o inimigo dele e não deixaram ele, tudo por causa do preconceito, tudo porque ele era judeu!
comentários(0)comente



Mari M. 15/08/2023

Primeira de Shakespeare
Para uma peça escrita no século 16 é de uma vanguarda ABSOLUTA. Como que um cara coloca como salvadora da história uma mulher e sua astúcia?! Genial! Não é a perfeição principalmente pelo antissemitismo, porém precisamos levar em consideração que era uma época completamente diferente, com costumes, preconceitos, ideais muito distantes dos nossos de hoje em dia. Serve até como leitura crítica e ver onde chegamos quando esse preconceito já estava arraigado lá atrás... mas voltando a falar, ler Shakespeare é incrível!
comentários(0)comente



Isabella.Bulia 14/08/2023

Talvez eu já tenha dito isso antes, mas acho difíceis as obras de Shakespeare. A forma como ele escreve e as várias referências que ele faz me deixam meio perdida. Porém o enredo é bem interessante. O mercador de Veneza não foi minha favorita, mas o final é marcante e muito inteligente.
comentários(0)comente



Moon LH 12/08/2023

O Mercador de Veneza
Esse livro conta a história do mercador Antônio, que foi o fiador de seu amigo Bessânio em um empréstimo com um agiota. Porém, o contrato do agiota, Shylock, era que caso a divida não fosse quitada na data estipulada o fiador deveria pagar com pedaço da sua própria carne?

Quando li a sinopse acreditei que a leitura não ia me prender em nenhum momento, mas me surpreendi ! A leitura me prendeu em vários momentos.

Além de ser uma leitura rápida e fluida, ainda consegui ter algumas reflexões importantes, a principal delas sendo a relação de justiça e vingança. Muitas vezes a gente diz querer justiça e lutamos por ela, mas quando dessa nossa sede é realmente por justiça e quanto é apenas por vingança em querer alimentar nosso próprio ego ?

Outro ponto positivo da história foi o Plot do final com a Pórcia e Nerissa, eu amei kkkkk fiquei rindo junto com elas, na verdade todos os capítulos delas eu achei interessante de acompanhar.

Mesmo diante dos elogios que registrei acima vou avaliar o livro com 2,5 estrelas, pois achei que em alguns momentos o livro pesou muito com o Judeu, ficou parecendo que a maldade do Shylock tinha ligação com sua religião, e apesar de eu ser cristão, não gostei disso. Achei que o livro tentou pintar uma imagem de ?vilão? para o judeu e de ?mochinho? para os cristãos de uma forma intolerante.
comentários(0)comente



Emanuelly 12/08/2023

O mercador de veneza
A história é boa, mas tem muitas coisas que não entendi ao longo da história, nem mesmo quando cheguei ao final do livro.
Sei que esses livros clássicos são diferentes, e a história do livro em si é boa, bem genérica, mas boa.
comentários(0)comente



Oliver- 10/08/2023

Shakespeare é o cara!
Momentos durante a leitura ??

"Bem pago está quem por satisfeito se dá "

"Considero o mundo por aquilo que ele é, Graciano: Um palco em que cada um deve recitar um papel, e o meu é um papel triste."

"Sou um judeu. Então um judeu não possui olhos? Um judeu não possui mãos, órgãos, dimensões, sentidos, afeições, paixões? Não é alimentado pelos mesmos alimentos, ferido com as mesmas armas, sujeito às mesmas doenças, curado pelos mesmos meios, aquecido e esfriado pelo mesmo verão e pelo mesmo inverno que um cristão? Se nos picais, não sangramos? Se nos fazeis cócegas, não rimos? Se nos envenenais, não morremos? E se vós nos ultrajais, não nos vingamos?"

E o que a história conta? ??

Bassanio está endividado, sem dinheiro, falido. Como ajuda, vai ao encontro de Antonio, um mercador e seu melhor amigo. Na busca de dinheiro para poder viajar e conquistar a mão de uma bela dama (Portia ), Bassanio pede um empréstimo à Antonio. Antonio tendo investido toda sua riqueza em navios mercadores e aguardando o retorno deles, decide atender ao pedido do seu melhor amigo mas pedindo ele mesmo um empréstimo ao agiota Shylock, seu pior inimigo.

Como garantia de pagamento, Shylock faz um contrato em que, se o valor emprestado não for pago na data prevista, Antonio deverá pagar a quantia em 1 libra de sua própria carne! Surgem rumores sobre os navios do Antonio terem afundado. E agora, como antonio irá escapar das mãos de Shylock?

Meus amigos, que comédia FANTÁSTICA. Shakespeare É O CARA. Sem dúvida alguma, Shylock não é o vilão dessa história. Shakespeare deixa claro a descriminação e desigualdade em sua história. Antonio, um bom cristão que gosta de ajudar todo mundo. Shylock, um judeu que só pensa em dinheiro, riquezas e que sempre foi humilhado por Antonio.

Shylock sofreu preconceito demais da parte do Antonio. Tudo o que ele fez, foi dar o troco. E, por ser judeu, a atitude de vingança não foi visto com bons olhos. Amei demais !!!
comentários(0)comente



537 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR