O  existencialismo é um humanismo

O existencialismo é um humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Fernanda.Kaschuk 31/07/2018

Mesmo se Deus existe, tudo é permitido.
O Existencialismo é Um Humanismo é uma conferência onde Sartre resume sua teoria existencialista com base em variadas críticas feitas a ela, a fim de elucidar seu caráter propriamente humanista, no sentido de não excluir ou fechar qualquer expressão de possível unidade humana, mas transferir ao imaginário social a condição de liberdade em que o homem, de acordo com ele, involuntariamente se encontra. Isso porque, a existência precede a essência. Quer dizer, antes de nos intitularmos homem ou mulher, socialista ou fascista, crente ou ateu, escolhemos agir como tal.

monique.gerke 06/09/2018

A classificação de três estrelas é pela forma esclarecedora como foi explicado o existencialismo, e não pela corrente filosófica propriamente dita.
Sempre fui muito curiosa em relação ao que propõe a filosofia existencialista, tanto no conceito intrínseco da teoria, quanto no conceito aplicado às outras artes. Neste livro, Sartre foi extremamente didático na definição e nos conceitos, buscando realmente se fazer entendido.
Quanto ao conteúdo, Sartre esclarece o existencialismo na perspectiva do ateísmo, portanto difere muito do que entendo como verdade; alguns pontos vou reler, pois não consegui definir com base no cristianismo, se concordo ou não com o autor; pretendo ler mais livros dele.

Adla Kellen 09/07/2020

Este livro é a palestra que Sartre deu em Paris pra falar sobre o existencialismo. Devemos nos responsabilizar pelos nossos atos. Somos resultados das nossas experiências.

Laura Finesso 21/02/2020

Fenomenal
Estava habituada aos textos difíceis de Filosofia, e precisei ler esse livro para a escola. Me surpreendi com a forma que Sartre explicou o Existencialismo, e me vi cativada; além de, claro, compreender melhor a teoria.

Getulio 23/02/2020

Existencialismo
A existência vem antes da essência?

MauricioTiso 13/03/2020

À todos
Assim como explica Arlette Elkhaïm-Sartre na apresentação do livro, Jean-Paul Sartre busca esclarecer pontos de discordância e dúvidas quanto ao Existencialismo.

A forma mais direta do discurso, sem que para isso seja raso, traz uma excelente aproximação da ideia com o público.

Pessoalmente me identifiquei com muitos pontos de sua filosofia, principalmente quanto à visão da responsabilidade individual e o impacto no coletivo. À mim se destacou a aproximação com a ideia de uma grande consciência una de Spinoza.

Boa leitura!!!

Luciana 13/03/2020

Um bom resumo: todo mundo é egoísta e individualista. Só fazem as coisas pensando em si, o que afeta também o coletivo

Thamara 21/03/2020

Livro muito inspirador, tira algumas dúvidas sobre o tema. Além de ser muito interessante.

PerrudVini 23/03/2020

Excelente explicação do Sartre sobre sua filosofia
Sartre expõe o mais básico da sua filosofia, lidando com críticas e apontando questões básicas sobre angústia, liberdade e outros conceitos.
A forma como ele explica tanto que passamos no dia-a-dia e como nós temos obrigação de lidar com a liberdade, que é um fardo, é incrível.
Eu me apaixonei pela filosofia desse homem.
Longe de mim ser apto para explicar tudo nessa resenha (deixo um link para um post em que uso Engenheiros do Hawaii para explicar).

site: https://medium.com/certame-%C3%A0-bellona/explicando-o-existencialismo-de-sartre-com-engenheiros-do-hawaii-4a59ec654d1f

Sidney César 26/03/2020

As abelhas e as moscas existem sendo o que são...
Uma leitura introdutória para uma obra que se compreende a vivenciando...

Aroldo10 11/04/2020

Uma breve informação...
Sinceramente, li com o intuito de conhecer mais sobre o existencialismo, encontrei uma definição breve e objetiva, ou seja, encontrei justamente o que precisava no livro, clareza. Aliás, uma leitura rápida (por ser uma edição de bolso), rica em conhecimento de maneira breve, recomendadíssimo.

Lais.Soares 15/04/2020

Um ótimo livro para refletir sobre nosso existir no mundo. Tenho escolhido o que acredito ser melhor e certo ou tenho me ausentado? Tenho me explorado? Tenho investido em quem quero ter sido quando eu morrer? Muitos pensamentos saltam à mente. Perfeito!

Ronny 23/04/2020

Compreensão do existencialismo
Talvez este seja o principal texto de Sartre para compreender seu existencialismo ateu e que deu forma à Psicologia Existencial Humanista. Leitura fácil, rápida e gostosa. Contempla os principais conceitos Sartreanos.

iagofelipeh 03/05/2020

Defesa do existencialismo
Palestra em formato de livro que traz a luz diversas questões elucidativas do controverso segmento existencialista de Sartre.

Eu, como leigo, vi, basicamente, um cara sendo atacado/contestado por todos os lados, na medida que tentava defender-se dos argumentos e das ofensas feitas a ele e a suas ideias.

Sartre tinha um pensamento muito sólido, muitas questões são relevantes e me parece uma leitura válida, sobretudo pra quem tem um aporte maior nos escritos anteriores do pensador.

Will 08/06/2020

O homem nada mais é além do que ele se faz
Foi feito com o propósito principal de defender a teoria do existencialismo das principais críticas da época. E enquanto faz isso, esclarece alguns conceitos. Pra mim, o que ficou de principal foi que "O homem se faz". O indivíduo se constrói na medida em que vai vivendo. A crença no determinismo é só uma desculpa para fugir das próprias resposabilidades. Nessa concepção, a liberdade e as o peso das escolhas são bem importantes. Livrinho curtinho, mas bem interessante.