O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

Jules 24/06/2021

Eu super recomendo
Eu não dei uma nota maior por não ser exatamente meu tipo de livro, e ser o primeiro mais "pesado" que já li. Ele é leve com cenas muito bonitas mais tbm é pesado no sentido de acontecimentos que te dá vontade de entrar no livro e esmurrar certas pessoas. É impossível vc ler e não sentir empatia pela protagonista, já perdi a conta de vezes em que quis abraçar ela e a confortar.

Mas, ainda sim recomendo muito!

Marcos.Rodrigues 18/06/2021

A família Walls composta por um pai viciado em bebidas alcoólicas e que possui um caráter selvagem, uma mãe artista e conformada, três irmãos que lutam para sobreviver em plena miséria e fome e um gato jogado pela janela ? (detalhe) ?

Jeannette Walls a narradora dessa incrível história, conta sua vida e de sua família de maneira simples e bastante humilde?

Cresceu mudando de casa em casa, como andarilha, vivendo em cenários mais diversificados e inimagináveis que alguém queira viver... Pra ser mais exato... Em um deserto ?????

Seu sonho e de seu pai era construir o castelo de vidro ?, algo simbólico mas que juntaria toda a família para viverem em uma casa decente e digna da presença deles ?

E foi o que eles buscaram durante todo o livro, eles aventuraram-se em passar a mão na cabeça de guepardos no zoo, ir á caça ao demônio, presentear com as estrelas do céu... Enfim... Era uma família que era livre, sem apego a nada ??

Pensa em uma miséria! Pois eh, eles viviam assim, mesmo sendo livres e desapegados, sempre passavam necessidade a ponto de comer o que ver pela frente (manteiga com açúcar, restos de sanduíche jogado na lata de lixo da cantina, enfim), mas tudo vai mudando a medida que eles vão crescendo. As coisas vão se transformando para todos dessa família e é ai que entra o sentido desse livro ??

Eu classifico esse livro com ???? pois achei que no final do livro, a autora enrolou demais e não ia direto ao ponto, mas a maneira que ela terminou o livro não me desapontou totalmente. O livro traz uma reflexão ? de como devemos ser gratos por tudo o que temos ou que conseguimos até então, pois ficou explícito no livro as necessidades que essa família teve e que nós nunca paramos para refletir sobre nossas atitudes ? temos muita coisa mas mesmo assim ainda reclamamos ????

Pam 08/06/2021

Jeannette Walls conta um pouco sobre a sua vida de forma simples e tocante.
Suas experiência me emocionou de uma forma incrível.

Lucas Rabêlo 16/05/2021

O american way of life às avessas
Jeannette Walls é oriunda de uma família disfuncional da década de 60. Sua mãe, Rose Mary, uma artista inveterada e afetada ao simples toque de uma porcelana lascada, é filha de Lily Smith, uma mulher digna de protagonismo em westerns de calção e espingarda quando administrou fazendas desoladoras e o tradicionalismo do meio oeste americano anos antes de Jeannette nascer (homenageada pela neta e sua caneta poderosa em "Cavalos Mal Domados", tão forte quanto Castelo); e seu pai foi Rex Walls, um debandado da Força Aérea, alcoólatra e deferente a um estilo contrário ao idealizado do sonho americano. Seu ninho familiar é excêntrico, ou ainda, não compreendido aos modismos sociais impositivos e culturais. Desse cenário, nasceram as memórias postas neste compilado biográfico mágico. Há magia em apresentar a quem o segura um sobressalente ante a rachadura americana desigual entre seus naturalizados.

Direto de um microcosmo que curava feridas e queimaduras, literais, com a força do pensamento positivo e ao natural, que providenciava habitações e paisagens novas ao mundo em formação dessas crianças a cada desvelo cometido por Rex, e a caracterizar filho, quatro ao total, numa personalidade e perspectivas engrandecedoras particularmente dadas pela educação doméstica, Jeannette sabia quem era seus pais desde o princípio, bons ou ruins não são definições seguras, já que prefere estabelecer a parcialidade de seus genitores. Sua intenção é única em descrever seu passado e o contato geracionais e geográficos atravessados nos EUA pós Guerra e na caricatura impactante de comportamentos antinaturais ao americano básico, ao chafurdado "way of life" propagandeado na sua época de nascença e postergado muitos anos após.

"Castelo" se resume a uma biografia não convencional, e ainda sim parte do gênero: ela abraça seus relatos como marcas indeléveis à autora, mas superada por quase todos os integrantes deste complexo seio maternal/fraternal, e ainda garante uma classificação como obra não ficcional de formação, pois conhecemos Jeannette e seus irmãos por fios de suas vidas e comparado nossa vivência ao dos Walls, entendemos que Rose e Rex são quem são, e ponto. Coube a Jeannette se ajudar integrando sua história às muitas espalhadas fora do senso comum.

Mila.Maluka 14/05/2021

O Castelo do Vidro
Um dos livros mais lindos que já li. Jeannette Walls relata toda sua trajetória desde a infância junto à sua família, onde para cada fato ocorrido existe um final feliz. Incrível a capacidade de superação em todos os problemas que enfrentaram e, cada um deles trazendo mais amor e união. Parabéns Jeannette, à você e toda sua incrível família. Amei seu livro podendo, com ele, participar da sua vida.

Letícia Rinolfi 23/04/2021

Ler como Jeannette vai crescendo e o curso que tudo vai tomando foi uma experiência única para mim
Negligência dos pais, fome, frio, violência de todos os tipos... Lendo, parece uma história de ficção. Mas, é uma autobiografia. E embora seja uma história pesadíssima, é contada de forma leve. Os pontos de vista da J., ao longo da história, contribuem muito com essa leveza também.
Ri, senti raiva, chorei... e o que mais me marcou foi como temos poder para mudar as situações. [Até mesmo quando se está em uma família que tem muito amor, mas, ainda assim, às vezes - para não dizer sempre - escolhe não cuidar de necessidades básicas como alimentação e saúde]

Lyonn 29/03/2021

Pra quem ama biografias talvez funcione
Apesar da história ser bastante atraente, o livro acaba ficando monótono (não pelos fatos), mas do jeito que é contado... Na minha percepção os capítulos muito curtos não dava profundidade em alguns momentos e também ficava parecido com um livro de contos. Dá pra ler tranquilo, mas não é nenhuma leitura imersiva que deixa boquiaberta ou que te deixe pensativo...

Carolina.Magalhaes 19/03/2021

Perfeito
Eu amei este livro!! Recomendo bastante, ele é incrivelmente intenso e a autora me fez pensar em situações que jamais imaginei em estar. E ainda saber que se trata de uma história real deixa as coisas ainda mais intensas. É um livro profundo que me fez aprender muitooo sobre a vida, sobre relações familiares e sobre como as coisas são como são, mas você é capaz de mudá-las.
Recomendo a todas as pessoas, é um livro que todo mundo deveria ler para aprender um pouco sobre gratidão.

chris 19/02/2021

INSPIRADOR
Nessa biografia da autora, nós temos conhecimento de como foi basicamente a sua infância até a vida adulta junta do restante da família Walls. Aqui veremos quanta dificuldade e perrengues cada um passou e como sempre conseguiam resolvê-los ou suportá-los para ter uma vida feliz e satisfeita. Uma família composta de um casal e seus 4 filhos rodando por cidades e estados dos EUA como nômades à procura de sucesso e fortuna com a ajuda do pai, que tem como sonho pricipal, construir um "Castelo de Vidro" para morarem.

Apesar de muitos momentos tristes, precários e lastimáveis entre ambos e durante a jornada, o que mais a autora quer nos dizer é como você consegue alcançar a felicidade mesmo possuindo tão pouco e nos incentivando a trilhar nossos caminhos mesmo que o trajeto seja doloroso, pois no final sempre haverá uma recompensa. Como o próprio livro diz: "Essa é a história de uma família que aprendeu a criar finais felizes". E é exatamente isso que ela quer que façamos também. Simplesmente, uma linda história de independência e superação.

Jef 17/02/2021

Uma dura realidade
Conhecer a infância da autora nos leva a situações intensas, revoltantes, engraçadas e comoventes. E ver como ela superou os obstáculos e buscou melhorar de vida nos faz querer continuar na história. Ótimo livro.

Caroline 29/01/2021

Uma história e tanto
Passado pela visão de uma criança, uma vida difícil torna-se uma aventura. Em meio ao caos e pais negligentes, a autora conta como foi sua infância.

flaviamaria 19/01/2021

Superação.
A família Walls, é uma daquelas famílias que independente de qualquer coisa, eles sonham e encorajam os seus a não somente acreditar, mas também, a correr atrás daquilo que almejam.

Jeannette foi uma garotinha que conseguiu passar por todas essas etapas. Ela sonhou, foi encorajada a ser aquilo que acreditava que deveria ser, já que, "teve" que se tornar adulta tão precocemente e passou por poucas e boas, até finalmente decidir lutar por seus objetivos e por uma vida melhor.

Por diversas vezes, eu me impressionei ao ler o relato na visão de criança de Jeannette, que não fazia tanta idéia da real situação na qual a sua família se encontrava. E, é bem interessante como o modo de pensar dela, vai evoluindo ao decorrer das páginas e as situações vão clareando o seu caminho para tomar decisões importantes para a estória.

Mesmo sendo um livro forte e tocante, não me prendeu o suficiente. A leitura foi ficando cansativa, e, eu demorei bem mais do que o esperado para concluí-la.

Independente de tudo, é uma história de superação bela, na qual nos faz acreditar que nós mesmos podemos correr atrás dos nossos próprios finais felizes.

Jade.Cavalcanti 12/01/2021

Melhor livro ever
Um puta exemplo de superação com uma pitada de bom humor no meio de uma super tragedia, vale a pena!.