O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

Manoela Pontual 01/01/2021

Historia real de uma família totalmente disfuncional
Se essa história fosse ficção já teria a capacidade de nos deixar chocados, mas aqui tudo é real e isso torna a história mais pesada ainda. A autora Jeannette Walls nos conta a história de sua vida com pais disfuncionais e completamente negligentes. A autora passou por todo tipo de dificuldade, tendo que se virar sozinha desde muito pequena para poder sobreviver. Uma vida dura e difícil, passou fome, frio, humilhação e exclusão, não teve os cuidados mais básicos por parte dos pais desajustados pois os mesmos acreditavam em um outro tipo de criação. Confesso que muitas vezes senti raiva desses pais que não tinham o mínimo cuidado com os filhos. O pai era alcóolatra, o que piorava ainda mais a situação. A história é realmente chocante e revoltante. É nessas horas que agradeço muito pela família que tenho. Sobreviver a uma vida como a dela não deve ser nada fácil.
É uma história que vale muito a pena ser lida, intensa e maravilhosa. O filme é tão perfeito quanto o livro, um pouco menos intento, mas uma ótima adaptação.

Bia 09/11/2020

'O Castelo de Vidro' é o livro de memórias de Jeannette Walls, no qual ela recorda sua conturbada infância. Minhas expectativas eram grandes, basta ver a quantidade de resenhas efusivas aqui e no GoodReads. A verdade é que eu não gostei. Tecnicamente, é um livro bem escrito e muito fluído. Verdade seja dita, a autora conseguiu dar leveza a diversos eventos trágicos e traumatizantes, possibilitando a leitura; não fosse esse talento dela, o livro seria tão pesado que, acredito eu, pouquíssimos teriam estômago para ler.

Porém, para mim, faltou profundidade no livro. Jeannette basicamente narrou sua infância; é só a história, sem desenvolver pensamentos e sentimentos dos personagens. Eu gostaria de saber o que passava na mente dela na época e como ela vê os pais e suas atitudes com os olhos adultos. Ela tem mágoa dos pais, guarda algum rancor? Ela já superou essas questões? Ela consegue admirar os pais, nem que seja a autenticidade deles? E os irmãos, todos eles se sentem como ela? Eu posso até presumir as respostas dela, mas tenho certeza que, ouvindo diretamente dela, daria um lado mais humano para o livro.

Agora, o que mais me incomodou foi como ela empurrou um sonho americano meia-boca no final do livro. Tinha tanto potencial... Ela mostrou a realidade de pequenas cidades interioranas e pobres dos Estados Unidos, nos deu uma visão sobre dramas familiares comuns lá (alcoolismo, abuso sexual, racismo, etc.), tirando essa ideia que é vendida para nós de que os Estados Unidos não têm defeito. Aí no final ela basicamente nega isso tudo e vende uma história de superação banal (se é que virar colunista de fofocas e trabalhando 24/7 é uma posição a se almejar...)

Renata.Goncalves 07/11/2020

amei tanto esse livro......
É um livro muito gostoso de ser lido, mas não se engane!! vai te fazer chorar!!! Muito emocionante, cativante!! Esse eu tenho, não troco e não empresto!!rs

Claudiapnm 27/10/2020

A gente normalmente não se dá conta a influência que os pais tem sobre os filhos. Os valores passados são muito fortes. É possível vencer e fazer diferente. Mas não é simples.
A leitura é em alguns momentos um pouco arrastada e não consegui ler tão rápido. Mas foi bom. Ainda mais depois de saber ser uma história real. Às vezes dá uma agonia pensar como pais podem ser tão negligentes nos cuidados com os filhos.
Tiveram partes que foram difíceis de ler em relação ao quanto que deixavam pra que se virassem sozinhos, inclusive não protegendo de determinados abusos.

Soraya 17/10/2020

Biografia emocionante.
A autora relata sua vida, desde a infancia, com sua familia disfuncional, a trajetoria de suas vidas e os impactos que as experiencias com esses tiveram na sua vida. Livro muito bem escrito, redacao envolvente e emocionante.

Helena.Merces 27/09/2020

"sempre deveríamos fingir que nossa vida era uma aventura."
Antes de tudo tenho que falar uma coisa:
Se você, assim como eu, não se identifica com biografias, essa com certeza vai mudar seu ponto de vista.
E outra, quando você está lendo parece que você está lendo uma ficção, mas é bem real.

O livro conta a história de Jeannette Walls e sua família turbulenta, e já começa com ela aos de 3 anos de idade cozinhando e sofrendo graves queimaduras, nisso a gente já percebe que há algo errado aí.
A família composta pelos pais e 4 filhos vivia se mudando e vivendo em condições de decadência.
O livro aborda temas muito pesados e importantes mas de uma maneira leve.
Várias e várias vezes você percebe como os pais colocam os filhos em situações de risco, como fome, abusos e pobreza extrema, e o pior é ver que eles poderiam evitar aquilo, mas muitas vezes preferem satisfazer seus próprios luxos.

Os pais tem uma filosofia de vida que os filhos precisam sofrer na infância para serem fortes e conseguirem lidar com os problemas da vida, e por isso eles mesmos colocam os filhos em situação de problemáticas.

O livro todo é muito emocionante, e apesar da vida louca dos pais, dá pra perceber que eles amavam seus filhos, de uma maneira muito estranha, mas amavam.
Eu amei amei amei esse livro e virou um favorito.

Graziela 12/09/2020

Uma escrita leve para uma história pesada
Você começa a conhecer a história da Jeannette e da família Walls com os olhos e os relatos de uma garotinha de 3 anos e vc já percebe q essa garotinha não teve vida fácil, mto pelo contrário, passou fome, viu a violência de perto e os pais eram extremamente negligentes, uma história que tinha tudo para dá errado, mas no final pode ser dizer que há um final feliz para Jeannette e seus irmãos.

Barbara Andrade de Oliveira 12/08/2020

Uma história com final surpreendente! É no mínimo inspirador a forma como a autora muda sua história de vida.

Marcella 08/08/2020

Esse foi o primeiro livro da autora que li. Demorei um pouco para engrenar a leitura pois a falta de cuidados básicos que as crianças passavam me faziam mal.

Elizeu 06/08/2020

Maravilhoso, história incrível
Um dos melhores livros que li este ano! Inspirador, empolgante, super recomendo!

Muriel 21/07/2020

Esse livro é uma autobiografia da escritora e jornalista Jeannette Walls, onde ela revela os detalhes de sua infância dura, dramática e um tanto quanto inusitada. É um dos meus livros preferidos da vida, levando em consideração o fato da história ser muito envolvente, fazer refletir e ser bem maluca também, me fazendo ir do ódio ao amor por um personagem de forma quase instantânea.
A obra me fez refletir muito sobre como o núcleo familiar influencia diretamente na nossa construção pessoal, mesmo que em detalhes muito sutis, e como as diferentes perspectivas sobre determinadas coisas podem torná-las mais leves ou mais pesadas do que realmente são. Não é um livro muito extenso e a leitura é bastante agradável.

Bia 17/07/2020

Uma bela biografia, Jeannette tem uma otima maneira de escrever sobre vidas reais, no caso a sua.
É impossivel não admirar a coragem e a força que ela e até seus irmãos demonstram vivendo em uma familia tão disfuncional. Em muitos momentos é dificil não julgar, mas as relações humanas são complicadas principalmente as familiares.

Ray 14/07/2020

História muito profunda, e que me conquistou em todos os aspectos. A superação que a personagem mostra e a força apesar de ainda nova serve de inspiração. É um livro com uma leitura tão gostosa, fácil e forte ao mesmo tempo que não consegui parar de ler.

Prissscila 10/06/2020

O livro me encantou!
Gostei da narrativa da autora. Livro de fácil leitura que me instigou a muitas reflexões. Família, tema que sempre causa polêmicas, mexe em algumas feridas e nos faz lembrar que todos somos apenas humanos tentanto nos haver com as consequências da nossa infância.