Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Lauracnh 17/07/2023

Livro curtinho e gostoso de ler, ótimo para quem quer começar a ler Gabo. Muito rico em detalhes, você se sente dentro da trama, roendo as unhas com o desenrolar da história quase agonizante acerca do mistério do assassinato. A cada página, um obstáculo diferente. Um verdadeiro quebra-cabeça. Adorei!

Yuri93 17/07/2023

Foi de Vasco
ALGUÉM AVISA ESSE HOMEM!!!

Um retrato da omissão, do machismo e da hipocrisia.

Até que ponto nossa sociedade é inerte para problemas aparentes, mesmo quando essas questões predicariam diretamente o próximo?

O livro conta a história de um homem que como o título já diz, tem sua morte anunciada. Os irmãos assassinos espalham a notícia para diversas pessoas daquela cidade (o que na minha interpretação era um pedido de socorro, no fundo o que mais queriam era que alguém os impedisse), mas ninguém o fez?

Mary360 14/07/2023

A história é curta e rápida. A escrita não é difícil, bom de ler.
O livro narra a morte de Santiago Nasar, a grande discussão dá se entorno da inevitabilidade do destino dessa personagem. Ninguém conseguiu evitar.
Muito interessante, porém achei pesado, tem umas descrições bem visuais e me apertou o coração ??.

Dani 12/07/2023

Uma leitura boa
Gostei bastante, é uma ótima leitura para quem quer conhecer a escrita do autor. Admito, em alguns momentos fiquei confusa, mas nada impossível.

Bela 09/07/2023

Termino querendo ler todos os livros do autor. Incrível como ele nos faz estar presente na cena, em todo contexto. Dá para a gente achar que conhece esses pessoas por encontrá-las todos os dias na saída de casa. É daqueles livros que renova nosso amor pela leitura, pelo menos foi pra mim.

1 livro por mes2 07/07/2023

Tudo começa com o assassinato de Santiago Nasar, pelos gêmeos Vicário.
Ângela Vicário casa-se com o rico e recém-chegado à cidade, Bayardo San Román, que logo descobre a verdade sobre a noiva e a devolve à família. Os irmãos chateados com a situação, prometem vingança ao desafeto que havia desonrado a irmã, o Santiago Nasar.
Todos da pequena cidade sabia da promessa e tentaram avisar à Santiago, mas acabaram não fazendo, seja por esquecimento quando o vira ou por achar que outra pessoa já o avisaria (ou o avisaria).
Toda a trama é o desenrolar da "descoberta da desonra" até o "crime consumado" e muita coisa acontece nesse meio tempo e após também.
Confesso que tardei a terminar a leitura por (na minha visão) ela começar de trás pra frente e achei que não seria interessante, mas me enganei, pois ela é, Gabo descreve tudo com uma riqueza de detalhes, que me senti lá, no momento em que tudo aconteceu.

Dora ð 06/07/2023

Crônica de uma morte anunciada
Não existe morte mais anunciada do que essa, bem como diz no título.

Gabriel Garcia Marquez, como sempre maravilhoso, retrata nessa narrativa como se deu e porquê a morte de Santiago Nasar, que desde o começo do romance parecia ser o único que não sabia que iria morrer naquela manhã mágica.

Foram tantas consciências absurdas retratada nesse livro que nos faz de certa forma querer saber quem é esse narrador misterioso e que papel ele tem nessa tragédia e ao mesmo tempo tentar imaginar o que teria acontecido se essas muitas coincidências tivessem deixado Santiago Nasar saber que iria morrer naquele dia.

Daiana 05/07/2023

A desgraça foi pré anunciada
Mais um livro incrível que leio do Gabriel Garcia Marquez. No começo do livro eu pensei ser apenas uma história simples sobre uma morte. A medida que as páginas vão sendo percorridas, percebo que o buraco é mais embaixo. Mais uma vez entendendo porque tem o Nobel de Literatura. Uma história muito bem construída com referências inclusive do Cem anos de solidão. E com um retorno de um personagem semelhante a do José Arcádio. Amei a narrativa, com certeza vou reler!

nalauras 03/07/2023

Tudo que leio do Gabriel garcia marquez eu me apaixono. Livro super curtinho que já sabemos logo no começo o que vai acontecer, mas que nos prende mesmo assim.

Diovana.Krauchemberg 02/07/2023

Experiência boa
Um livro curto, bom, mas infelizmente não é o tipo de leitura que eu goste de ler.
Parece que a história foi contada no primeiro capítulo e os próximos capítulos só ficavam repetindo os fatos com algumas informações novas.
O livro é bom mas infelizmente não conseguiu me conquistar.
É um livro bom, li para um clube de leitura, mas acredito que se não fosse pelo clube eu não leria.

Bruna 26/06/2023

Algumas pessoas são com certeza abençoadas pelo dom da escrita, Gabo é um desses. Claro que existe o hábito de escrever, treinamentos, sei lá mais o que, mas essa naturalidade da construção, essa conexão do enredo com as palavras são para poucos. Crônica de uma morte anunciada é um livro simples, com um história que pode nem ser tão interessante assim, mas a leitura me parece quase como admirar um quadro no museu. É preciso aproveitar aos poucos, notar os detalhes e as entrelinhas e principalmente, a genialidade de alguém que oferece uma arte ímpar.

Marcela.Schuster 26/06/2023

A morte que foi anunciada
O autor tem o poder da escrita, escreve muito bem, mas para mim, é muito complicado uma história sem muito aprofundamento dos personagens.
Este livro não contém um plot, afinal a morte já estava anunciada e aí acaba sendo uma história monótona.
O que tiro sobre ela é como a sociedade pode ser omissa a certas situações e como isso pode impactar a vida das outras pessoas podendo chegar a morte como no livro.
Não acredito que para mim, será um livro memorável, mas ainda sim entendo o porque ele é um clássico!

jullie.pereira 20/06/2023

Teias de aranha
O livro vai costurando uma história que já começa com spoiler e consegue ainda te dar um plot. Sou jornalista, achei quase um manual de redação para um bom lead e como se conta uma história que podia ser banal. Novamente, como se escreve, a forma com que Gabriel novamente expressa sua genialidade é o fator primordial aqui.

Larissa.Peri 17/06/2023

Crônica de uma morte anunciada tem temas como, omissão, negligência, indiferença, maledicência entre outros. Pensando sobre esses temas e o desenvolvimento da história, é bem interessante ver como muitas vezes tomamos decisões equivocadas. O tema principal do livro é Omissão, é impressionante que ao longo do livro várias pessoas têm inúmeras oportunidades de intervir e mudar o rumo da história, mas optam por não fazer. Assim, acabam tendo participação no fim trágico do protagonista. Ao longo da história o narrador, e os fatos vão nos mostrar que o nosso protagonista é inocente, o que sinceramente me deixou irritada porque uma simples conversa esclareceria tudo, e o próprio autor não teria motivos para escrever esse livro. Passado isso, vamos falar sobre a história na totalidade, de acordo com meu gosto particular, não acho a história cativante, interessante o suficiente para gerar um livro (mesmo que curtinho). Sendo assim, mesmo tirando algumas lições da história, não gostei, reconheço que a escrita me agrada e que achei extremamente confortável, mas isso não é o suficiente para gostar de um livro.

Alessandra Tosti 17/06/2023

Só li por ser leitura obrigatória no meu curso da Faculdade
Tudo bem. O livro pode ser um clássico, bem escrito e tudo mais. Mas eu achei chato, não sei se é a edição que eu fiz a leitura, mas achei enrolado. O livro é bom, mas pra mim não ao funcionou.