Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

jullie.pereira 20/06/2023

Teias de aranha
O livro vai costurando uma história que já começa com spoiler e consegue ainda te dar um plot. Sou jornalista, achei quase um manual de redação para um bom lead e como se conta uma história que podia ser banal. Novamente, como se escreve, a forma com que Gabriel novamente expressa sua genialidade é o fator primordial aqui.

Larissa.Peri 17/06/2023

Crônica de uma morte anunciada tem temas como, omissão, negligência, indiferença, maledicência entre outros. Pensando sobre esses temas e o desenvolvimento da história, é bem interessante ver como muitas vezes tomamos decisões equivocadas. O tema principal do livro é Omissão, é impressionante que ao longo do livro várias pessoas têm inúmeras oportunidades de intervir e mudar o rumo da história, mas optam por não fazer. Assim, acabam tendo participação no fim trágico do protagonista. Ao longo da história o narrador, e os fatos vão nos mostrar que o nosso protagonista é inocente, o que sinceramente me deixou irritada porque uma simples conversa esclareceria tudo, e o próprio autor não teria motivos para escrever esse livro. Passado isso, vamos falar sobre a história na totalidade, de acordo com meu gosto particular, não acho a história cativante, interessante o suficiente para gerar um livro (mesmo que curtinho). Sendo assim, mesmo tirando algumas lições da história, não gostei, reconheço que a escrita me agrada e que achei extremamente confortável, mas isso não é o suficiente para gostar de um livro.

Alessandra Tosti 17/06/2023

Só li por ser leitura obrigatória no meu curso da Faculdade
Tudo bem. O livro pode ser um clássico, bem escrito e tudo mais. Mas eu achei chato, não sei se é a edição que eu fiz a leitura, mas achei enrolado. O livro é bom, mas pra mim não ao funcionou.

adjalina.menezes 10/06/2023

Uma leitura bem fluida como uma crônica de jornal, dá pra ler rapidinho. O enredo é simples e o título já entrega o principal, mas aqui o importante é saber como as coisas acontecem.

Iris.Costa 05/06/2023

Fantástico
Chocante , e que final ?. Fiquei indignada com o fato de que várias pessoas poderiam ter mudado o triste fim de Santiago ? Tipo de livro que as pessoas tem que ler antes de morrer . Kkk

Ricarte 31/05/2023

Ótima porta de entrada para conhecer Gabo
Nem as melhores sinopses poderiam me preparar para esse livro. As vezes ainda me pego pensando sobre seu final. Eu achei fantástico a forma que ele termina. E eu amei amei amei a forma como o livro é escrito. Uma excelente opção para começar a ler o livros de Gabriel Garcia Marquez. Se tiver pensando em ler, pare de pensar e leia. Vale muito a pena.

Carol.Miotti 30/05/2023

4/5
Esta é a história de um assassinato numa pequena localidade colombiana, próxima da costa caribenha, cuja única ligação com o exterior é um rio. Toda a localidade celebra o casamento de Bayardo San Román, rico e recém-chegado, com Angela Vicario. Mas Bayardo descobre que a sua esposa não é virgem devolve-a à casa dos pais. Angela acusa Santiago Nasar, um rico jovem de origem árabe. Obrigados pela defesa da honra familiar, os irmãos de Angela anunciam aos quatro ventos a sua determinação de acabar com a vida de Santiago. Todos os habitantes da localidade conhecem as intenções dos dois irmãos menos o interessado, e ninguem faz ou pode fazer nada para evitar o desenlace trágico... Passados mais de 20 anos, um cronista reconstrói passo a passo os acontecimentos.

Joui. 27/05/2023

Uma história muito curta e bastante fascinante
Eu livro rápido, com uma história simples porém boa, de uma morte prevista e verdadeiramente azarada.

Uma história verdadeiramente cativante.

Ana lu 25/05/2023

Convite para um homicídio,ou melhor,para uma morte anunciada
O livro de Gabrie Garcia Márquez é intrigador em vários sentidos, a começar pelo titulo. Trata-se de uma morte anunciada, a morte de Santiago Nasar. Em uma fatidica manhã após o casamento de dois jovens, ao qual compareceram a cidade toda. Santiago e toda a cidade um dia depois, estava a espera do bispo, no entndo, oara santiago esse encontro não ocorreu pois esse foi surpreendido. A obra é de fato intrigante ao abordar temas como o a ausência de controle humano em determinadas ações, a visão patriarcal na sociedade no contexto do livro dentre outros aspectos que são possíveis interpretar nas entrelinhas.

Vanessa.Coimbra 25/05/2023

Este foi uma leitura do clube do livro que participo e trás a narrativa referente aos últimos momentos de vida de Santiago Nasar que é brutalmente assassinado. Gabriel Garcia Márquez tem uma excelente narrativa e eu gostei da forma como este fato é contada.

Geovane57 20/05/2023

Simplesmente fascinante todos os acontecimentos desse livro, mesmo com tudo para ser evitado o acontecimento de Santiago Nassar, e como se o destino não pudesse ser mudado. Ainda acho que ele pagou pelo que não fez, nada me tira essa sensação. Mais a leitura e fascinante, a narrativa que Gabriel Garcia Marques entrega nesse livro e ótima.

Italo 19/05/2023

Sonhos prelúdicos.
Gabo não escreveu uma simples crônica sobre uma morte, e tampouco esta foi mal escrita.

García, com toda sua experiência jornalística, cria uma história completamente instigante sobre uma morte que foi escancarada na face de Santiago, entretanto, este soube tarde demais.

A história se inicia com um sonho prelúdico, porém mal interpretado, de Santiago, que retoma à sua rotina, após passar a noite em um casamento que seria a notícia da cidade por tanto tempo, se não fosse pelo acontecido que dá nome ao livro.

Com diversos acontecimentos intrigantes, como a noiva ser "devolvida" a seus pais após o noivo descobrir que ela não era virgem, a obra se faz interessantíssima, e, não a toa, foi o que carimbou o Nobel de Literatura de Gabriel.

Era de se esperar que uma obra de tamanha magnitude causasse o mix de emoções que senti.

Gabo há de ser lembrado como um dos maiores escritores da América Latina.