Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Alana N. 02/05/2019

"Simplesmente acho patético que sempre concedam circunstâncias atenuantes aos canalhas."
“Os homens que não amavam as mulheres” é um romance policial de marca maior. Complexo, instigante e digno de palmas.
Para quem vê essa gracinha nas prateleiras, pode ser que assuste um pouco pela quantidade de páginas. Mas posso garantir que essa é uma leitura tão fluida e todos os elementos estão tão amarradinhos, que quase não se sente o livro passando. (Eu fiquei tão desesperada por respostas que “devorei” essa belezinha.)
Além disso, os personagens são tão, mas TÃO bem construídos que, basicamente, poderiam ser reais. (Inclusive Lisbeth Salander entrou para o grupo das minhas protagonistas da vida. Você quer girl power, @? Então pega essa belezinha aqui e tenta conter essa mulher para ver se consegue!)
É louvável também o feito desse autor ao construir uma trama tão complexa, cheia de vertentes e envolvidos, mas sem nunca parecer extremamente confusa ou deixar o leitor perdido para então aparecer com uma resposta milagrosa. (Como se girasse o leitor em um Gira-Gira, deixasse ele completamente sem rumo e depois dissesse: “Mas, nossa! O caminho esteve sempre aqui, você que não viu.”). Na verdade toda a história é construída de maneira honesta e sólida, em uma trama complexa como uma teia de aranha.
(Infelizmente tudo que eu disser sobre a trama pode ser considerado spoiler ou tirar o gostinho das surpresas que esse livro reserva aos seus leitores. Então, tudo que posso dizer é que essa história despertou tantos sentimentos em mim, que em alguns momentos tudo que eu queria era começar meu próprio levante contra “homens que não amam mulheres”. Real.)
Com toda certeza lerei, pelo menos, a trilogia original. Então nem preciso dizer que super indico, não é mesmo? Se você gosta de romances policiais, está esperando o quê para ler esse espetáculo aqui, hem?

site: https://umapalavraenadamais.blogspot.com/
Hebert Braz 03/05/2019minha estante
Quero muito ler, porém os meus estão em inglês, aí bate aquela preguiça...

Alana N. 04/05/2019minha estante
Muito bom. Vale super a pena.

Bruna Arielly 21/12/2018

Uma leitura incrível
Ao começar a leitura fiquei meio perdida com as trocas de personagens e com seus diferentes enredos dentro da história. A medida que fui avançando essas trocas ficaram mais fáceis de ser compreendidas e a história vai para o mistério do desaparecimento de uma garota, o que me deixou completamente aflita para chegar ao final do livro e descobrir o desfecho desta trama. Uma história rica em detalhes e com personagens que te levam a sentir diversos sentimentos.
Simplesmente amei!
carlynara 14/01/2019minha estante
Compartilho da mesma opinião, pois no início também fiquei meio perdida rsrsrr mas é um livro fantástico!

Bruna Arielly 16/01/2019minha estante
Estou lendo o segundo agora. E está sendo tão bom quanto o primeiro. Que leitura incrível!

luke 02/12/2020

Narrativa ágil e objetiva um bom romance policial. Destaque para os dois personagens principais principalmente Lisbeth Salander(agora intendo todo amor que sentem pela personagem). O mistério que serve de fio condutor para a trama foi bem bacana. Minha única crítica é que após a solução do mistério o livro ainda narra cerca de 80 páginas dos personagens resolvendo outros problemas, bem menos interessantes do que o triller polícial até então.
heitor 11/01/2021minha estante
Eu to achando nada ágil e nada objetiva kkkkkk as 300 voltas que o autor dá tá me cansando kkkkk

luke 15/01/2021minha estante
Ano passado eu li Moby Dick do Mellville,depois disso qualquer coisa me parece "agil e objetiva" kkkkkkk

Leeh 30/12/2020

Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
O livro é confuso e denso mas depois que passa o livro é instigante.
heitor 11/01/2021minha estante
Em que momento isso passa, pq sinceramente tô quase desistindo

Leeh 13/01/2021minha estante
Da metade para o fim a história começa a desenvolver, mas ele é lento mesmo, eu gosto.?

Neto 15/12/2012

O livro que não me deixava dormir
O estilo de Stieg Larsson é apaixonante e hipnotizador. Quando eu menos pude perceber, já estava dentro do livro, conseguindo sentir até mesmo o frio enorme da Suécia no inverno, especialmente da cidade de Hedestad.

A mistura infalível de mistério e denúncia é um prato cheio para quem gosta de bolar mil e uma teorias na cabeça enquanto Larsson destila seu veneno pelas páginas de Os homens que não amavam as mulheres.

Primeiramente, o mistério é absolutamente envolvente e com conclusões bastante aterrorizadoras. O sumiço de Harriet Vanger é dramático e vai levar Mikael Blomkvist ao esgotamento para tentar solucioná-lo, não sem o auxílio de Lisbeth Salander, que é o completo oposto.

Larsson conseguiu também tornar o livro uma grande denúncia, não somente à violência sexual contra a mulher, mas também aos jornalistas suecos (e por que não do mundo todo?) e também às fraudes milionárias do mundo financeiro da Suécia. O bom é que nenhuma dessas denúncias é rasas e/ou impostas forçadamente à obra, como que se Larsson estivesse buscando uma moral somente para vender mais exemplares. Pelo contrário, a denúncia é sutil e completamente relacionada ao contexto do livro, porém aparece com tanta raiva durante o texto que é impossível deixá-la de lado e não se pegar pensando sobre isso mesmo após fechar o livro.

Os personagens principais do livro - Blomkvist e Salander - merecem imenso destaque e apresentam um Yin e Yang que se somam. Salander é completamente impulsiva e irritadiça, enquanto Blomkvist é um jornalista respeitado e que pensa bastante antes de agir. E não há melhor ou pior maneira de se pensar ou agir apresentadas no livro, mas sim ações e pensamentos que acabam por se completar.

Alguns problemas que o livro apresenta são de ordem prática e necessária: a apresentação de todo o contexto, a família de Harriet Vanger, o mundo financeiro e jornalístico sueco, tudo isso é feito de modo lento e a história demora imensamente para começar a realmente engrenar como um romance essencialmente de mistério e investigação.

Mas isso não é lá tanto um problema, pois o estilo rápido e Larsson permite uma leitura rápida, porém os detalhes têm de ser atentamente absorvidos, principalmente por haver uma gama imensa de personagens, vivos e mortos, que assombram até o presente da família Vanger na ilha de Hedeby. Parágrafos e frases curtas, bem como capítulos longos, porém com diversas divisões dentro de cada um, garantem uma leitura rápida e prazerosa, que consegue manter o leitor sempre curioso para saber o que acontecerá em seguida.

Li o livro antes de ver o filme, e fico imensamente feliz por isso. Muito melhor ler sem saber de absolutamente nada, pois o ponto crucial do livro é o mistério que envolve a família Vanger.

Não dou 5 estrelas somente por essa apresentação enorme (porém, repito, necessária), porque de resto, Larsson tem um estilo perfeito para a proposta de Os homens que não amavam as mulheres.
Neto 02/01/2013minha estante
Obrigado, Camila! :D

Michel Marx 14/07/2011

Uma ''historinha'' bem feita, mas só mais uma ''historinha''
Bem, já que os filtros de minha cabeça podem ser desligados quando estou fazendo esta resenhas, vamos lá.
Para dizer a verdade, de imediato gostei do livro, é um suspense até legal, e quando digo isto, digo em sã consciência. Se você procurar a opinião de todas as pessoas que leu este livro certamente vai encontrar pelo menos uns bons 85% de pessoas que dizem ser ótimo. O que não é verdade.
À pouco tempo atrás, coisa de uns seis meses, eu também achava que o livro era fantástico, até descobri o que realmente era um livro bom e o que eram as ''historinhas'' que tanto povoam as livrarias e estantes de muitos. E posso dizer que Stieg Larsson quando escreveu Millenium I e II, escreveu apenas uma ''historinha''.
Por que você, a pessoa que está lendo esta resenha acha que Shakespeare, Voltaire, João Ubaldo Ribeiro, Julio Verne, Victor Hugo e tantos outros escritores são lembrados até hoje?
Respondo simplesmente que eles não escreveram apenas ''historinhas''.
Charlie 20/07/2011minha estante
E o pior é que nem uma histórinha boa, pra mim claro. Mas eu não tenho nada contra histórinha, o livro pode ser bom sendo só uma histórinha, sei lá.

Winder 30/08/2011minha estante
Concordo em partes, Michel. Pra quem tem um faro mais aguçado, percebe-se também uma crítica à condição de mulher num país com "índices sociais" invejáveis a qualquer país do mundo.

Ou seja, além da historinha contada, toda a trama gira também em histórias de violência contra as mulheres, velada, entre 4 paredes.

Gostei muito desse lado também.

Concordo com você que é um bom livro e uma boa história, mas não ficará no tempo. Por isso dei 4 estrelas. Deixo 5 para essas grandes obras.

Araceli.Dias 10/06/2020

Toda familia tem seus segredos
Surpreendente, enigmática e misteriosa.
Difícil tirar da cabeça depois.
Nycole 10/06/2020minha estante
Tô doida pra ler esse

Araceli.Dias 10/06/2020minha estante
LEIAAA
Te garanto que você sempre vai se lembrar dessa história..
A escrita é tbm maravilhosa..

aafantis 12/10/2018

Esse livro vai te deixar muito curioso
Larsson é um excelente escritor de mistério. O caso Harriet Vanger te prende do início ao fim. Ao devorar cada frase do livro, você se sente como o terceiro investigador junto a Lisbeth e Mikael, se corroendo com a dificuldade de conseguir provas sólidas e se alegrando quando os fatos começam a fazer sentido.

Acima de tudo, o livro é uma lindíssima homenagem às mulheres. Embora a história se desenrole em torno de um suposto assassinato e de investigações jornalísticas acerca das gangues financeiras, o foco - o grande foco do livro - são os crimes cometidos contra as mulheres; crimes que são mostrados de várias formas e por diferentes personagens ao longo da trama.

Devo confessar que achei o início e parte do final do livro bem monótono, mas não deixei de amá-lo. Não vejo a hora de comprar os demais volumes.

site: https://www.instagram.com/aafantis/
Lucas 12/10/2018minha estante
Este livro é fantástico.... Boa leitura :)

aafantis 09/02/2019minha estante
Obrigada! Gostei muito.

Kevin Kretzu 31/12/2012

Fui ler este livro por conta do filme que tinha estreado e eu queria ver. Como eu sei que os filmes são completamente opostos aos livros, decidi começar a leitura e ver o filme depois. No começo não dei muita bola, mas depois que a história foi andando, não consegui desgrudar das páginas que contavam sobre o misterioso desaparecimento de Harriet Vanger. Bem, quando terminei de ler, o filme já tinha saído de cartaz KKKKK; mas valeu a pena.
Kevin Kretzu 04/01/2013minha estante
O livro não é o melhor do mundo... Mas é legal.

Maykon 27/07/2013

Romance espetacular.
Mikael Blomkvist, Jornalista, e uma hacker com histórico conturbado, Lisbeth Salander, se envolvem numa investigação alucinante sobre o desaparecimento de uma jovem ocorrido no ano de 1966, integrante de uma poderosa família de empresários suecos, Harriet Vanger. Isolam-se numa ilha sueca sob contrato do poderoso chefe da família, Henry Vancher, e a partir de então levam o leitor a suspeitar de todos os integrantes da família milionária a cada descoberta realizada. Com uma construção inteligente, o autor amarra todas as situações possíveis num final surpreendente, além de abordar vários temas como: amor, solidão, poder, abuso contra as mulheres...enfim, completo. Impossível não se apaixonar pela personagem Salander, muito bem construída, o autor a revela aos poucos durante toda a trama, e ganha força na história a cada página virada. Ótima experiência! Agora vou assistir ao filme do diretor Davi Fincher e comprar os outros dois volumes da triologia.
***Minha parte favorita é quando Mikael entra no apartamento de Lisbeth Salander para contratar seus serviços.
Ana Blue 29/07/2013minha estante
É uma delícia esse livro!
Mais sobre minha opinião, em minha resenha, onde DISPONIBILIZO O FILME ORIGINAL COM LEGENDA:

Maykon 29/07/2013minha estante
Obrigado pelo link Analu!

tavaresclr 20/01/2021

Que história!
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto que amei esse livro. Do início ao fim, a história te envolve e é impossível parar. O desenrolar é perfeito, junto com todos os ?plots?. Já havia visto o filme, mas não lembrava de ser tão bom assim. Favorito da vida.
Gustavo Rodrigues 20/01/2021minha estante
Tem que ler a continuação ou a história se encerra nesse?

tavaresclr 20/01/2021minha estante
A história se encerra nesse! Creio q o próximo seja outro viés com os mesmos personagens

Carla 30/01/2011

Persista
São quase 200 páginas de enrolação, depois disso vira uma leitura gostosa e envolvente. Vale a pena!
Edymara 02/02/2011minha estante
Até a "enrolação" é agradável de ler. Mas quando as pistas sobre o desaparecimento de Harriet começam a aparecer, aí voce não quer mais largar o livro.

Carla 04/02/2011minha estante
Isso isso isso! =)

Luana.Canavessi 05/08/2017

Enrolado!
     Em 1966, Harriet Vanger some sem deixar vestígios. Herdeira de um poderoso grupo industrial, ela é a protegida de Henrik Vanger, e ele está convencido de que ela foi morta por alguém da família Vanger. Quase quarenta anos depois, ele contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular, em troca de um segredo que promete acabar com Wennerström, um financista que processou, e levou Mikael à condenação por difamação. A investigação não é bem vista pelo resto da família Vanger, que acha que Henrik está obcecado com o desaparecimento de Harriet. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que apesar de ser peculiar, conta com uma mente brilhante para a busca de dados, ele logo percebe que está investigando um mistério muito mais e mais sórdido que o desaparecimento da garota. Apesar de os personagens serem bem construídos, não são muito interessantes... Henrik Vanger é extremamente pomposo e enrolado (confesso que pulei muitos discursos dele); Mikael Blomkvist, que é o personagem principal, não me cativou e me deixou irritada com algumas escolhas; Quem me impediu de desistir do livro foi Lisbeth Salander, uma personagem super inteligente e interessantes (eu clamava pelos capítulos em que ela protagonizava). E é exatamente quando ela começa a aparecer mais que o livro fica interessante, mas isso acontece apenas próximo á página 300, portanto não é um livro indicado para quem não gosta de enrolação e muitas informações (algumas bem inúteis). O enredo em si é bem interessante, mas a falta de objetividade do autor tornou o livro muito maçante. O livro faz parte de uma trilogia e, honestamente, apesar da vontade de saber a continuação, principalmente para saber o destino de Lisbeth, não tenho muita convicção de que terei coragem de ler os outros livros, a não ser que alguém me diga que não são tão enrolados quanto o primeiro.
Frase favorita: "De repente ela percebeu que o amor era o instante em que o coração fica a ponto de explodir."

site: https://mundodaluunaa.wordpress.com/
Ray Cunha 05/08/2017minha estante
A escrita dele realmente é muito detalhista, o que acaba sse tornando cansativo. Ainda assim, sou obrigada a insicar a continuar kkkkk. Os proximoa seguem uma sequência da história, tem mais ação e é simplesmente fascinante, principalmente a força da Lisbeth.
Não vou dizer que vai ter todas as respostas mas ainda assim vale a pena.
O autor morreu antes de realmente concluir td a história mas fecha bem o ciclo.

Luana.Canavessi 06/08/2017minha estante
Bom saber que os próximos tem mais ação! Talvez eu tome coragem de ler....

JorgeMota 21/12/2010

Um dos melhores que já li!
O livro é incrível e já te prende desde o começo da estória!

Lisbeth (protagonista) é um ser encantador. Apesar de ser enigmática e aparentavelmente rude você irá se apaixonar por ela.
É meio incompreensível como ela e Mikael Bloonkvist se encontram, mas tudo faz total lógica ao longo do livro.

O livro na verdade é repleto disso: Lógica.

O mistério principal é como a filha de um super empresário sumiu.
O caso a grosso modo é indecifrável, mas o Super-Bloonkvist e a Salander são especialistas no assunto e prosseguem desvendando!

O autor foi muito felizardo ao construir uma estória crítica e super atrativa!

Esse é um livro que recomendo a todos.

Recomendo só, não! Peço!

^^
DJoy 26/03/2013minha estante
Essa trilogia é meu xodo... amooooo loucamente!

Silvia 15/07/2013minha estante
Meu Pai Celestial, amei esta série de montão, a melhor Trilogia do Século. \o/

jusousan 17/03/2021

Os homens que não amavam as mulheres
Stieg Larsson é genial com as palavras. São 522 páginas de uma história intrigante, envolvente, muito detalhista e inteligente. É intrigante como o autor conseguiu acrescentar na narrativa tantos cenários e, ainda sim, não nos deixar confusos.

Esse foi um dos livros que na primeira página me fisgou. Ao mesmo tempo que eu me via cheia de expectativas e pressa para o clímax da narrativa, não queria deixar de fora nenhum detalhe. É uma leitura prazerosa, sem obstáculos ou trechos que você queira pular.

Consegui me transportar para a história. A interação de personagens totalmente diferentes é muito interessante. Recomendo!
Dalía 17/03/2021minha estante
Esse livro é top. Já assistiu o filme? Pra comparar a história? Muito bom tbm!

jusousan 17/03/2021minha estante
Ao me interessar pelo livro e através de alguns comentários, soube que tinha um filme, até antes não sabia. Certamente irei ver. Tá na minha lista já hihi