As fábulas de Esopo

As fábulas de Esopo Esopo...

Resenhas - As Fábulas De Esopo

1 | 2 | 3 | 4

hugo.resi 23/01/2022

Esopo: o escritor que ensina por meio das fábulas
Desde a infância, no período escolar, tive a oportunidade de ler algumas fábulas escritas pelo legendário Esopo: um dos maiores fabulistas da era clássica. Recentemente, propus-me a ler a coletânea dos seus escritos, em versão integral. Para tanto, optei pela versão da editora L&PM, por possuir formato compacto.

O mergulho no universo de Esposo foi formidável e a experiência de leitura extremamente agradável. As dezenas de fábulas apresentam uma verdadeira antologia de ensinamentos que se aplicam tanto às crianças, quanto aos adultos. Sem dúvidas, os ensinamentos apresentados nas simples narrativas contribuem para uma reflexão sobre a conduta humana.

Por se tratarem de textos curtos, essa seleta de fábulas apresenta-se como uma excelente companhia para os momentos em que se aguarda algo ou mesmo para antes de iniciar o trabalho. Por isso, deixo essa recomendação e desejo uma boa leitura!

Texto: por Hugo Resi.

Outras resenhas no Instagram: @docenteleitor

#Leitura #Resenha #Moral #Esopo #Fabula #Fábulas #DicaDeLivro #Leitura #LeitorCapixaba #LeiaMais #SouLeitor #LPM #lpmpocket

Michel 21/10/2014

Atemporal
Esopo é atemporal. Suas fábulas (e algumas parábolas) ficaram e ficarão para a posteridade. Seus ensinamentos podem ser aplicados até hoje. A leitura é fácil, rápida e agradável. Indicado para seres humanos de todas as idades.

Guta 18/10/2015

Não se enganem.
Esopo sabia ser um babaca...

J.P. Lima 04/02/2020

Sabedoria
Sabedoria: é o que se pode adquirir ao ler esse livro. Poucos valorizam isso, Esopo é eterno em suas fábulas. É alguém que aprendeu a contemplar no silencio a obra de Deus e com isso ensinar verdades absolutas da forma mais simples possível.

Melancólico Relato 21/01/2024

Continuidade no tempo
É incrível como a atribuição de características pessoais aos animais num livro de fábulas pôde se manter vigente no tempo, sendo a esperteza em benefício próprio da raposa uma das mais memoráveis, assim como a fidelidade ao mestre, do cão.

As fábulas são curtas e buscam trazer ensinamentos básicos para o leitor, maneira pela qual se ensinava à população em tempos antigos.

Obviamente encontram-se ensinamentos datados/anacrônicos, já que estes remetem a outras sociedades, outros estilos de vida, etc., mas sempre é possível extrair coisas positivas.

joabe.lins 19/08/2020

Ler escritores antigos é achar que vivemos em um mundo de pouca novidade e muita copia.

pabloviniciusra 21/05/2020

Simplesmente Esopo
Fábulas são sempre maravilhosas, uma forma simples e até poética de ensinar pequenas, mas não menos importantes, lições de sabedoria do cotidiano.

Jéssica Maria 25/02/2023

Li há muito tempo, ainda na infância/adolescência. É uma reunião de fábulas excelentes com ilustrações que encantam qualquer criança. Ótima pedida de leitura para um momento em família.

Lorena.Mireia 07/04/2019

As valiosas lições das fábulas
As fábulas de Esopo são simples e interessantes. Elas trazem consigo lições de moral e, sobretudo, reflexões acerca da natureza humana, majoritariamente, retratada através dos animais.
Os animais orgulhosos, justos, malvados, servis, ingratos, generosos, oportunistas, ingênuos, fracos, superiores pela sua natureza privilegiada são comparados aos humanos com suas virtudes e debilidades, evidenciadas em atitudes que resultam em consequências das respectivas ações ou do impiedoso destino.
Embora as fábulas terem sido escritas em uma época bastante remota, a Grécia Antiga, nota-se que elas, ainda, adequam-se aos dias atuais, pois trata sobre temas atemporais.
Eis algumas das minhas favoritas:
O assassino
O burro selvagem e o burro doméstico
A cigarra e as formigas
O estômago e os pés
O homem grisalho e as duas cortesãs
O náufrago e Atena
O pastor brincalhão
A raposa e o lenhador
A tartaruga e a lebre
A velha e o médico

Américo 02/03/2015

Histórias que ensinam
As fábulas contidas nesse livro já são, muitas delas, parte do imaginário e do conhecimento popular da cultura ocidental. Geralmente são histórias curtas que você já ouviu, em algum momento na infância ou que alguém contou, você só não lembra quando e onde, mas sabe que as conhece, mesmo que não lembre de todos os detalhes. Elas sempre trazem uma lição de moral no final.

Dalvis Din 28/06/2019

As Fábulas Eternas
As estórias mais antigas do mundo estão aqui. Não é para menos que Ésopo, hoje seja tão lembrado por nós, suas narrativas encantadoras e de fácil assimilação estão tão atuais quando fascinantes, nesta coletânea muito bem ilustradas estão centenas de suas estórias cheias de lição e moral que sem dúvida ajudarão, quem seus conselhos seguir, a ter uma outra percepção da vida. Mergulhe no mundo das fábulas e viaje na essência de uma obra imortal.

Kawan.Almeida 23/04/2024

Esopo
Livro bom, para se começar a ter um senso de pensamentos crítico, sendo um livro básico,recomendo a todos mas principalmente para aqueles que iniciarem a ter um breve e inicial pensamento crítico e filosófico.

1 | 2 | 3 | 4