As fábulas de Esopo

As fábulas de Esopo Esopo...

Resenhas - As Fábulas De Esopo

1 | 2 | 3 | 4

Américo 02/03/2015

Histórias que ensinam
As fábulas contidas nesse livro já são, muitas delas, parte do imaginário e do conhecimento popular da cultura ocidental. Geralmente são histórias curtas que você já ouviu, em algum momento na infância ou que alguém contou, você só não lembra quando e onde, mas sabe que as conhece, mesmo que não lembre de todos os detalhes. Elas sempre trazem uma lição de moral no final.

Daniel 13/12/2016

O Fabuloso Esopo
A fábula é um gênero literário que geralmente está associado à literatura infanto-juvenil. Porém o que poucas pessoas sabem é que o gênero imortalizado por Esopo, na verdade, carrega histórias e morais que podem ser aplicadas a qualquer universo, e não apenas ao universo infantil. A linguagem de fácil entendimento faz o leitor perceber que as fábulas são histórias moralizantes e cujos personagens são sempre animais, insetos, plantas, humanos e os deuses gregos. As fábulas apresentadas nesta edição trazem ilustrações brilhantes e até desafiadoras, retratando a realidade da fábula. Esta edição traz, portanto, todas as fábulas reunidas e assinadas pela autoria do primeiro e maior fabulista de todos os tempos, o grego Esopo.

Filipe.Oliveira 11/06/2017

Leitura indispensável
As fábulas de Esopo devem ser lidas por todos aqueles que desejam possuir alguma cultura literária. Embora sejam sempre associadas às crianças, suas histórias e lições deixadas servem para pessoas de todas as idades, de todos os tempos. Achei legal o prefácio elaborado nessa nova edição da Martin Claret, em que se discute um pouco acerca deste gênero literário, ao mesmo tempo em que aponta outros fabulistas que se inspiraram na obra de Esopo, a exemplo de La Fontaine. Não gostei muito do posfácio, supostamente atribuído a este último autor. Achei mal escrito, talvez por conta de uma má tradução ou falta de cuidado na redação do texto. Apesar disso, recomendo a leitura do livro para todos os que amam a boa literatura.

Alan Martins 05/10/2017

As fábulas ainda podem nos ensinar, e muito
“A fábula mostra que se você quer realmente viver sem perigo, não confie nos inimigos, confie nos amigos e os preserve”. (ESOPO. Os três bois e o leão. In: Fábulas. Martin Claret, 2017 p. 54)

Ao menos uma vez na vida todos nós já ouvimos uma fábula. Aquelas historinhas bem curtinhas, que trazem uma moral ao final. Se lembra? Um dos maiores e mais conhecidos fabulistas foi Esopo, autor grego do século VI a. C. A presente edição traz 358 fábulas, em uma edição muito bacana, traduzida diretamente do grego.

QUEM FOI ESOPO?
Acredita-se que o autor nasceu na região da Trácia, Ásia Menor, e foi um escravo liberto pelo seu último senhor. Porém, sua vida e existência são um mistério, pois há poucas fontes que possam confirmar certas afirmações.

Muitas fábulas são creditadas a ele, todavia isso não é consenso, pois, ao que tudo indica, essa obra creditada foi produzida ao longo de mais de um século. Entretanto, é possível encontrar citações sobre suas fábulas até mesmo em Aristóteles e em Platão, o que confirma sua popularidade na sociedade grega, mesmo que ele não seja o autor de todas elas.

Popularidade essa que persiste até hoje. Muitos já tiveram contato com alguma de suas obras, como as fábulas ‘A raposa e as uvas’, ou ‘A lebre e a tartaruga’, aquela onde a lebre perde a corrida para a tartaruga, por presunção. Lembrou?

“A fábula mostra que os homens prudentes, quando já experimentaram a iniquidade de alguns, não mais são enganados por seus fingimentos”. In: O gato e os ratos, p. 29

MINICONTOS
Podemos, dessa forma, as fábulas classificar, ou também, como ‘microcontos’. Trata-se de pequenos textos, de um único parágrafo, que discorrem sobre algum tema relacionado à uma característica da personalidade humana.

Possuem um tom de ensinamento, pois uma moral pode ser concluída ao final. Funcionam como “conselhos”, sempre dizendo para não agir de tal modo, pois algo ruim pode acontecer.

É de um tipo de texto de leitura rápida, pois, em um livro com 169 páginas, existem 358 desses minicontos. Na época de Esopo, a leitura era feita de forma oral, em público, diferente de hoje, onde lemos em casa, de forma individual. Então, serem histórias curtas contribuía para sua ampla difusão, sendo transmitidas de boca a boca.

Quem deseja conhecer melhor o que é um miniconto, eu indico o Blog do Palhão, um autor que trabalha com esse tipo de texto, e tenho certeza que ele vai gostar de conhecer esse livro (fica a indicação).

“Assim também, entre os homens, alguns se protegem dos inimigos esquecendo-se de que caem nas mãos de amigos muito mais perigoso do que os inimigos”. In: A alcíone e o mar, p. 36

ALEGORIAS
Essa é a característica marcante de uma fábula. As personagens, na grande maioria, são animais com características humanas, construindo uma metáfora, figuras de linguagem. Em sua introdução para essa edição, a Dra. Ana Thereza Basílio Vieira comenta sobre como a domesticação de animais influenciou essas alegorias, transformando-os em seres quase-humanos. Algumas fábulas apresentam também, além de animais, deuses do Olimpo, que significavam muito à sociedade grega.

Diversos animais são recorrentes nas fábulas de Esopo, como raposas, leões, serpentes e asnos, cada um simbolizando uma característica da personalidade humana, que às vezes se modifica, nem sempre o leão é apresentado da mesma forma, por exemplo.

A principal premissa das fábulas é ensinar algo, um ensinamento baseado na moral da época de seu criador, muitas vezes uma visão determinista, mas que pretende tirar o leitor (ou ouvinte) de sua ingenuidade, despertando-o para a realidade, que nunca é um conto de fadas.

“Assim também, entre os homens, há os imprevidentes que, por esperança de coisas maiores, dispensam o que têm em mãos”. In: O rouxinol e o gavião, p. 27

SOBRE A EDIÇÃO
Baseada na edição proposta pelo francês Émile Chambry, historiador e especialista da cultura grega, a presente edição contém 358 fábulas traduzidas do texto original em grego por Clara Crepaldi, doutoranda em Letras Clássicas. Uma tradução muito boa, por sinal, utilizando uma linguagem sofisticada, se mantendo fiel, por ser direta.

Uma edição em capa comum, com orelhas, miolo em papel Pólen Bold (páginas espessas, que deixam o livro “encorpado”), boa diagramação, contendo algumas ilustrações (em preto e branco) de N. Mengden, Arthur Rackham e Randolph Caldecott.

Temos uma edição caprichada, excelente para conhecer as fábulas, com o trunfo de possuir uma tradução direta. A editora está de parabéns por essa iniciativa.

“Aplicar-se-ia esta fábula àqueles homens que negligentemente administram as próprias vidas, mas pensam entender o que em nada lhes diz respeito”. In: O adivinho, p. 122

CONCLUSÃO
Apesar de apresentar uma visão determinista, baseada na moral de um povo, apresentando alguns preconceitos, às vezes; as fábulas fazem-se presentes na sociedade atual, pois ainda representam uma visão recorrente entre nós. E muitas delas apresentam bons ensinamentos, abrindo os olhos do leitor, para que ele não aja de forma juvenil e ingênua, propondo que pensemos antes de agir. Ademais, é uma boa fonte de conhecimento, pois apresenta a visão da sociedade grega de séculos atrás, sendo uma obra de grande valor histórico e cultural, mostrando que aquele povo era muito evoluído e inteligente. Vale a pena adquirir esta edição, leitura prazerosa, rápida e fácil.

“Assim, muitos homens que pelos vizinhos são proclamados bem-aventurados pela aparência exterior, esses, na intimidade, pelos maiores males são afligidos”. In: O doente e o médico, p. 129

Minha nota (de 0 a 5): 4,5

Alan Martins

Visite o blog para outras resenhas, poemas e artigos.

site: https://anatomiadapalavra.wordpress.com/2017/10/05/minhas-leituras-37-fabulas-esopo/
Hallef 05/10/2017minha estante
Amo fábulas... Fizeram parte das minhas leituras na infância

Alan Martins 05/10/2017minha estante
Acho que você vai gostar desse livro então! :)

Lorena.Mireia 07/04/2019

As valiosas lições das fábulas
As fábulas de Esopo são simples e interessantes. Elas trazem consigo lições de moral e, sobretudo, reflexões acerca da natureza humana, majoritariamente, retratada através dos animais.
Os animais orgulhosos, justos, malvados, servis, ingratos, generosos, oportunistas, ingênuos, fracos, superiores pela sua natureza privilegiada são comparados aos humanos com suas virtudes e debilidades, evidenciadas em atitudes que resultam em consequências das respectivas ações ou do impiedoso destino.
Embora as fábulas terem sido escritas em uma época bastante remota, a Grécia Antiga, nota-se que elas, ainda, adequam-se aos dias atuais, pois trata sobre temas atemporais.
Eis algumas das minhas favoritas:
O assassino
O burro selvagem e o burro doméstico
A cigarra e as formigas
O estômago e os pés
O homem grisalho e as duas cortesãs
O náufrago e Atena
O pastor brincalhão
A raposa e o lenhador
A tartaruga e a lebre
A velha e o médico

André L. Pavesi 02/08/2021

Esopo
Por trás de pequenas fábulas, profundas visões da natureza humana. Uma obra eterna, que não deve ser confundida com simples leitura para crianças.

Dalvis Din 28/06/2019

As Fábulas Eternas
As estórias mais antigas do mundo estão aqui. Não é para menos que Ésopo, hoje seja tão lembrado por nós, suas narrativas encantadoras e de fácil assimilação estão tão atuais quando fascinantes, nesta coletânea muito bem ilustradas estão centenas de suas estórias cheias de lição e moral que sem dúvida ajudarão, quem seus conselhos seguir, a ter uma outra percepção da vida. Mergulhe no mundo das fábulas e viaje na essência de uma obra imortal.

Lipe 22/07/2019

Esopo foi um fabulista que viveu no século VI a.C., na Grécia Antiga. Suas fábulas possuem característica marcantes por seus personagens animais possuírem características humanas, como: A cigarra e a formiga, O leão e o rato, entre outras. Além de uma conclusão moral visando ensinamentos para o cotidiano.

Stella F.. 09/09/2019

Lembrando da infância!
"Algumas fábulas são bem interessantes, principalmente se pensarmos que foram escritas no século VI A.C. Todas possuem um fundo moral, mas algumas achei sem graça. Outras lembram meus livrinhos de infância: A raposa e as uvas e A tartaruga e a lebre. Fonte de inspiração para vários autores posteriores. "Dêmades, o orador Um dia, Dêmades falava ao povo de Atenas. Como ninguém o escutava, ele pediu permissão para contar uma fábula de Esopo. Permissão dada, ele começou: - Deméter, uma andorinha e uma enguia caminhavam juntas. Chegaram à beira de um riacho. A andorinha então voou e a enguia mergulhou na água. Depois calou-se. - E Deméter - quis saber o povo -, o que ela fez? - Ela ficou irada com vocês, que deixam de lado os negócios do Estado para ficar ouvindo fábulas de Esopo. Insensato. Trocas o necessário pelo prazer"."

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

As principais fábulas de Esopo, acompanhadas do original em grego são apresentados neste livro com nova tradução, direto do grego.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573266658

Yago Grassini Prevot 21/05/2020

Esopo
Obra definitiva da origem das fábulas reunidos pela falecida cosac naify

1 | 2 | 3 | 4