Carta de Achamento do Brasil

Carta de Achamento do Brasil Pero Vaz de Caminha

Resenhas - Carta de Pero Vaz de Caminha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 02/02/2024

Para alguns um relato da terra que viria a ser chamada Brasil, para outros um documento histórico revelador das manobras da coroa portuguesa para assegurar a posse das terras.

O que me ficou na cabeça foi o fato de que na mesma carta, Caminha já implicava um velho conhecido nosso, o "jeitinho", ao perguntar sobre um emprego para um parente.

Recomendo tanto como reprodução de documento histórico quanto pelas risadas - embora essas possam ser apenas para historiadores.

Marly 28/12/2023

A Carta
Este é um documento um pouco tedioso por causa da linguagem da época em que foi escrito. Tive curiosidade de ler depois que estudei o Quinhentismo na faculdade. Confesso que me surpreendi, pois não sabia que os portugueses chegaram aqui tão ?good vibes? como essa carta demonstra. A questão de catequizar os índios parece que veio mesmo de boas intenções e aparentemente, no início, a tentativa de socialização entre portugueses e índios foi muito boa.

Leonardo1121 06/11/2023

Sobre a Carta a Pero Vaz de Caminha
Um interresante registro histórico do """descobrimento"""" do Brasil e a forma como os indígenas foram vistos pela primeira vez (visão eurocentrica).

Gabriela993 02/11/2023

Lembro-me de ler esta carta no ensino fundamental, cujo intuito era aprender mais sobre a colonização brasileira. Entretanto, acabei encantada com a riqueza de detalhes e de palavras que o autor usa para descrever "uma terra e um povo" e foi aí que despertei-me o interessente pela literatura. Gratidão!

Joana L. N Rocha 20/10/2023

Acho deveras complicado dar nota à esta obra. Para mim, não tem essa de "não gostei, nota 2!" ou "achei mais ou menos, vou dar 3.5". Não tem como mensurar a importância dessa obra para nossa história e para nosso entendimento dos primórdios do povo brasileiro. Então, dei 4 estrelas mais por obrigação da plataforma do que por qualquer outra coisa, visto que, ao meu ver, a carta de Pero Vaz de Caminha não deveria ser interpretada a partir de gostos.

A carta, como bem todos sabem, foi feita ao rei de Portugal, o que significa dizer que, obviamente, a linguagem será formal e objetiva. Além de ser mais rebuscada, devido, não só a estes fatores, mas também pela época em questão que foi escrita. Portanto, não fique surpreso ter de usar dicionário.

Há toda uma descrição do contato com os indígenas, e fiquei maravilhada em compreender como foi tudo isso. As primeiras trocas. O choque cultural, com destaque à nudez e à pintura corporal. A primeira missa e a reação do povo originário com ela. Talvez, por ser apaixonada por essas coisas de "cultura" e afins, tenha gostado bastante deste relato. Li por conta do vestibular da Unicamp, mas me arrependo de não ter lido antes. De fato, é um documento muito valioso.

pity 14/10/2023

Achei meio confuso e não entendi muito bem o livro, mas depois de pesquisar sobre o que era consegui entender melhor

lua 11/10/2023

Vestibulares
Li so por conta do vestibular, e nao sei avaliar esse tipo de livro, entao por isso 3 estrelas
nao tive q me matar pra ler mas nao foi por vontade própria

cecil :) 03/10/2023

Muito importante ler essa carte histórica, entender um pouco de como os portugueses viram nossos povos originários, o que eles pensaram e quais foram os principais motivos para que os destruíssem

I am a crazy person 18/08/2023

"Carta de achamento do Brasil" é uma ótima edição para compreender o documento histórico em questão. Sob essa ótica, as notas de rodapé de Hue são responsáveis por instigar as repulsas sobre o puro eurocentrismo da carta, assim como contextualizar o período. Assim, foram essenciais para o amplo entendimento do material

Biaaa_Pascotto 27/05/2023

Carta de achamento
A introdução é muito boa, o livro possui imagens que trazem uma visualização ainda mais aprofundada para a carta!

Ana Carolina 21/03/2023

Devolve nosso ouro
é bem difícil avaliar uma carta histórica então só vou falar sobre como me senti lendo mesmo.
AAAAAAAAAAAA QUE RAIVA
você consegue perceber o eurocentrismo em cada palavra da carta, e a forma como eles tinham certeza de que os indígenas iam se converter ao catolicismo.
enfim, senti muita raiva, vontade de xingar e tristeza por saber como termina essa história.

Moonyismyhoney 15/03/2023

Pero Vaz de caminha?
Eu li por causa da escola mesmo não é algo que eu leria por vontade própria mas é interessante, e legal para quem gosta além de ser um março histórico importante e tals por ser o primeiro registro de carta nas terras brasileiras e ter bastante detalhe, acho daora

cannabis 22/02/2023

Gostei bastante da escrita por ser algo mais formal, mas o livro em foi repulsivo de ler a cada página tem algo que insulta a cultura dos índios e sexualiza as mulheres colocando elas como objetos sexuais, descrevendo os indígenas como animais em uma exposição, uma leitura repulsiva porém necessária.

1 | 2 | 3 | 4 | 5