Carta de Achamento do Brasil

Carta de Achamento do Brasil Pero Vaz de Caminha


Compartilhe


Carta de Achamento do Brasil





Escrita em maio de 1500 em Porto Seguro, Bahia, a carta do escrivão Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel assemelha-se a um relato de viagem. Mais do que descrever a terra e a natureza, brevemente vistas durante os nove dias em que a frota de Pedro Álvares Cabral esteve no que viria a ser o Brasil, a narrativa é centrada nos povos indígenas, e as palavras de Caminha, hábil escritor, pintam imagens vívidas do que observou, pretendendo informar e maravilhar o seu interlocutor. A “Carta” nos surpreende com questões que até hoje, mais de 500 anos depois, permanecem agudamente presentes, tais como a ameaça da mineração aos povos indígenas, o direito à propriedade da terra e o apagamento de vozes não europeias. Nesta edição modernizada, uma introdução contextualiza a carta em seu tempo, destaca sua singularidade e aponta as apropriações culturais e políticas que dela se fizeram. As notas explicam o texto passo a passo, abrindo caminhos para uma interpretação atualizada e crítica.

PERO VAZ DE CAMINHA, cavaleiro do rei D. Manuel, membro da alta burguesia letrada. Foi Mestre da Balança da Moeda da cidade do Porto, em Portugal, e nomeado escrivão da feitoria de Calicute, na Índia, para onde partiu na frota de Pedro Álvares Cabral, em sua primeira e última viagem transatlântica.

SHEILA HUE, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é autora e organizadora de vários livros, entres eles Ingleses no Brasil, com Vivien Kogut Lessa de Sá, 20 Sonetos, de Luís de Camões, e França Antártica, com Maria Berbara e Renato Menezes.

História / História do Brasil

Edições (11)

ver mais
Carta de Achamento do Brasil
Carta de Pero Vaz de Caminha
Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil
Carta de Pero Vaz de Caminha

Similares

(27) ver mais
A Primeira Viagem ao Redor do Mundo
Diários da Descoberta da América
Paraíso Destruído
O Livro das Maravilhas

Resenhas para Carta de Achamento do Brasil (54)

ver mais
Interessante...
on 11/8/21


Pero Vaz de Caminha era o escrivão do governo português, sua função no momento era relatar toda a viagem para o Rei de Portugal, Dom Manuel I. Essa carta era tão importante que virou um segredo de estado, sendo guardada na Torre do Tombo, a carta não poderia cair nas mãos da Espanha, por conta das disputas entre os dois países. Apenas em 1773 a carta foi redescoberta por um funcionário da Torre do Tombo, José Seabra da Silva. No Brasil, a publicação da carta só ocorreu em 1817. A c... leia mais

Vídeos Carta de Achamento do Brasil (2)

ver mais
A Carta de Pero Vaz de Caminha edição Fac-símile

A Carta de Pero Vaz de Caminha edição Fac-sím

Carta de Achamento do Brasil - Pero Vaz de Caminha [Unicamp 2022]

Carta de Achamento do Brasil - Pero Vaz de Ca


Estatísticas

Desejam45
Trocam12
Avaliações 3.2 / 962
5
ranking 18
18%
4
ranking 23
23%
3
ranking 36
36%
2
ranking 16
16%
1
ranking 7
7%

33%

67%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
02/07/2021 22:49:22
Carlos.Eduardo
editou em:
02/07/2021 22:50:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR