Carta de Pero Vaz de Caminha

Carta de Pero Vaz de Caminha Pero Vaz de Caminha

Resenhas - Carta de Pero Vaz de Caminha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

heydudamelo 05/07/2021

Das coisas que o vestibular me obriga a fazer essa não é nem de longe a pior delas. Vale a leitura.

maria 22/04/2022

É um documento histórico, então não tem muito o que dizer. Para quem gosta de história, vale muito a pena.
Mas, gente, que fascínio era essa do Pero Vaz de Caminha em falar das "vergonhas" dos indígenas? Totalmente ablublué das ideias.

Fla :) 26/05/2021

Carta de Pero Vaz de caminha
Outra leitura obrigatória do vestibular, no entanto, eu gostei dessa.

A escrita é antiga (coisa que eu já esperava) e tem várias coisas em português de Portugal (o que não me incomodou).

Fluiu muito tranquilo na maioria, teve partes que eu tive que reler algumas vezes mas acontece.

A carta em si é muito importante, e por ser algo histórico, eu realmente achei que seria algo chato e cansativo, porém, foi super gostoso de ler e entender a primeira interação entre os portugueses e os nativos brasileiros.

Júlia 28/05/2022

Não é uma leitura prazerosa, mas é enriquecedor.
Um momento de pré genocídio é isso que o texto descreve, os portugueses são arrogantes e pretensiosos e isso é notável. Meu coração se apertou ao longo de toda a leitura por saber o que viria a seguir.
Entretanto, ele nos ensina sobre os esteriótipos dos indígenas, das mulheres e sobre as reais intenções portuguesas, não é um livro para lazer, entretanto indico para aqueles que se interessem pela história brasileira e sobre as questões atuais a cerca dos indígenas.
De fato é uma leitura amarga, te deixa com um gosto ruim na língua, mas necessária e que se mais pessoas a fizessem não teria tanta gente falando asneiras por aí.

Alexandra.Helmer 17/02/2020

Essa edição pode ser bonita e chame a atenção pela presença da transcrição da carta original e você comece a ler empolgado, mas com o passar tempo se torna cansativo e, muito provavelmente, você não lerá essas páginas, o que pode gerar uma culpa por não ler.
Não é um livro ruim, somente cansativo pelo uso do português de Portugal e da época. A atualização para o nosso português de hoje tenta amenizar essa indisposição, as vezes não tendo muito sucesso.
É claro que tem seu valor histórico, mas não é o tipo de leitura que todos vão gostar, até mesmo creio que não seja muito indicado a todos os tipos de leitores, talvez seria para aqueles que estudam literatura brasileira.
Creio que seja capaz de ter outras edições mais acessíveis a leitura que essa.

arifrossi 19/10/2020

Não compre está versão
Ter que traduzir tudo do português arcaico foi bem legal no começo depois virou um pesadelo. Mas se você quer uma versão galego-portuguesa e perfeita.... porém cuidado com os uhhum, uhum ou huuun. Cada um significa algo minha dica e ler em voz alta e ir escrevendo
Beatriz 19/10/2020minha estante
Eita, deve ser um desafio...

arifrossi 19/10/2020minha estante
Dos grandes dkksks

cass.luce 11/08/2022

Se não fosse o Google?
Vamos começar com o fato de que não me atentei ao ?português arcaico? escrito na capa, então tive que ler uma versão online. A leitura não é tão ruim e é consideravelmente rápida.
Eu, particularmente, acho que Pero Vaz valorizou bem a visão dos português na história.

anabypixies 09/02/2022

não gosto de portugueses
não gosto de portugueses. não gosto do jeito que pero vaz fala. não gosto do esquema super cristão que rolou por aqui. não gosto de absolutamente nada sobre essa situação que o livro descreve, na verdade, mas se você der sorte seu livro pode ter um cheiro bom.

Duda 04/07/2022

Pontos positivos:

- Edição muito boa com comentários explicativos
- Gostei de conhecer esse ?primeiro? contato do europeu com o indígena

Pontos negativos:

?-

dessapeppers 29/07/2015

Interessante!
Um documento com tamanha importância histórica não poderia ganhar menos que cinco estrelas.

A riqueza de detalhes te faz imaginar como foi o encontro entre os índios e os portugueses e a leitura complementa muito os conhecimentos sobre a nossa história.

Camila Srl 07/05/2011

Todo brasileiro deveria ler este relato minucioso de Caminha sobre as maravilhas que os português encontraram aki. Não é uma leitura pesada, mas sim leve e cheia de curiosidades e descobrimentos é claro. O tom de Caminha durante todo relato é de espanto, mas um espanto bom...

Tatyana Casarino 12/10/2019

Clássico da Literatura.
Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500. O escrivão só interrompeu o trabalho no dia 29, quando ajudou o capitão-mor a reorganizar os suprimentos da frota.

Enquanto o restante da armada seguiu para a Índia, o navio de Gaspar de Lemos foi despachado por Cabral para Lisboa, ao fim da estadia no Brasil, em 2 de maio. Por meio dele, a carta chegou ao seu destinatário. Das mãos de dom Manuel 1o, passou à secretaria de Estado como documento secreto, pois se queria evitar que chegasse aos espanhóis a notícia do descobrimento.

Anos mais tarde, o documento foi enviado para o arquivo nacional, localizado na Torre do Tombo do castelo de Lisboa ("tombo" tem aí o sentido de conservação, como quando se fala, por exemplo, em tombamento de uma cidade histórica). No arquivo, o manuscrito de Caminha.

O que esse livro faz florescer> Faz florescer a curiosidade pela história e cultura brasileira além de fascínio pelo mundo indígena. A descrição a respeito dos índios e da cultura feita por um terceiro, um desbravador, um viajante é muito interessante.

Tatyana Casarino

site: https://tatycasarino.blogspot.com/

Laiz 10/02/2020

entendo a importância como documento histórico e tudo mais mas como literatura vou confessar que achei a "certidão de nascimento" do país maçante

1 | 2 | 3 | 4 | 5