Carta de Pero Vaz de Caminha

Carta de Pero Vaz de Caminha Pero Vaz de Caminha

Resenhas - Carta de Pero Vaz de Caminha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Laiz 10/02/2020

entendo a importância como documento histórico e tudo mais mas como literatura vou confessar que achei a "certidão de nascimento" do país maçante

Gabriela993 02/11/2023

Lembro-me de ler esta carta no ensino fundamental, cujo intuito era aprender mais sobre a colonização brasileira. Entretanto, acabei encantada com a riqueza de detalhes e de palavras que o autor usa para descrever "uma terra e um povo" e foi aí que despertei-me o interessente pela literatura. Gratidão!

Nina 04/12/2009

UM SACO!
Apesar de ser um documento importante da história do nosso país, é bastante cansativo e meio repetitivo.

Goldenlion85 15/02/2009

A visão do Brasil tal como era...
Um livro com a visão romantica do estrangeiro.

Leitura Obrigatória para conhecer mais o Brasil.

Juliana 06/08/2022

bom
Se trata das observacoes de Pedro Vaz De Caminha no Brasil em 1500 sobre nossa terras , os habitantes e seus costumes e essa carta foi redigida para mandar ao rei sobre suas opnioes sobre a nova terra encontrada.

librianaliteraria 07/02/2022

Li para o vestibular
Confesso que estou gostando bastante das leituras obrigatórias da Unicamp. Adorei esse, talvez porque eu goste muito de história.

thatssx_ 12/09/2021

Acho esse livro essencial para entender um pouco mais sobre a história do Brasil sob a perspectiva de quem chegou aqui. Por ser uma carta, me vi totalmente imersa nas descrições do autor e nas sensações que ele passou ao longo da escrita.

É um livro curtinho e muito melhor do que eu esperava, apesar de repetitivo em alguns aspectos.

@blogmht 07/07/2021

Informativo
Ótimo livro, eu pude compreender mais da carta de Caminha e saber algumas características desse tipo de texto que se tornou principal para a história do Brasil.

Quando eu estava no ensino medio eu tentei ler a carta mas foi tão difícil que acabei desistindo, mas o livro trás a forma original e na forma da linguagem atual o que ajudou muito.

A leitura é bem cansativa mas vale a pena tirar um tempo pra ler.

Daniel 12/11/2016

A Carta Como Primeiro Documento do Brasil
Através de uma linguagem bastante formal e cheia de rebuscamentos, Pero Vaz de Caminha mostra os primeiros registros sobre a cultura dos nativos indígenas, bem como a geografia local, a maneira como se deu os primeiros contatos entre os portugueses e, evidentemente, o choque entre as culturas no momento da chegada dos portugueses às terras, que mais tarde seriam batizadas de terras brasileiras. Assim, a Carta sobre o achamento das terras brasileiras se torna o primeiro registro documental da história do Brasil, sendo encarada ainda hoje como o primeiro registro da historiografia literária brasileira.

André Goeldner 27/01/2009

Sensacional!
Depois de ler este documento, extremamente rico em forma e conteúdo, é possível entender muito da nossa história.

Indispensável

Breno.Mendes 18/04/2018

Carta de Pero Vaz de Caminha
Um otimo livro sobre a chegada dos portugueses no Brasil, e mostra a forma que os colonizadores viam os indígenas que aqui habitavam e o motivo pelas vinda ao Brasil.

Pedro Henrique 14/08/2018

O conhecimento é transformador
Uma obra incrível. Situar a produção no contexto histórico da colonização é propor uma discussão super atual (sim, atual) para construção do pensamento crítico. Como foi transformadora essa releitura, agora, mais madura!

Lua 30/10/2019

Crucial complemento para um entendimento mais amplo do século XV
A carta de Pero Vaz de Caminha para minha é uma das principais fontes histórica existente daquele época, pois trata-se de um documento que nos traz o entendimento de como foi esse percurso e como se deu o nascimento do nosso país.
Apesar de ser uma escrita restrita a um paradigma português ainda sim consegue trazer neutralidade em suas palavras, detalhando bem cada personalidade que ali está e o contato desses dois universo até então desconhecidos. Provavelmente, mais para frente, quando estiver mais amadurecida, voltarei a ler novamente esse documento, recomendo para todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5