Carta de Pero Vaz de Caminha

Carta de Pero Vaz de Caminha Pero Vaz de Caminha

Resenhas - Carta de Pero Vaz de Caminha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

thatssx_ 12/09/2021

Acho esse livro essencial para entender um pouco mais sobre a história do Brasil sob a perspectiva de quem chegou aqui. Por ser uma carta, me vi totalmente imersa nas descrições do autor e nas sensações que ele passou ao longo da escrita.

É um livro curtinho e muito melhor do que eu esperava, apesar de repetitivo em alguns aspectos.

Pedro Henrique 14/08/2018

O conhecimento é transformador
Uma obra incrível. Situar a produção no contexto histórico da colonização é propor uma discussão super atual (sim, atual) para construção do pensamento crítico. Como foi transformadora essa releitura, agora, mais madura!

Cami 12/04/2019

Incrível Certidão de Nascimento do Brasil
Caminha descreve em detalhes e poesia a nova terra recém descoberta. Poucos países devem ter a oportunidade de compartilhar um registro tão puro de como tudo começou. Leitura obrigatória!

Sarah 10/07/2019

Primeiro escrito "brasileiro"
A carta de Pero Vaz de Caminha, datada de maio de 1500, foi redigida ao rei português D. Manuel com o objetivo de descrever a nova terra descoberta. Chamaram tal território de “Terra de Vera Cruz”, que era situado em uma região tropical e fazia parte de um dos caminhos alternativos para a Índia. Atualmente essa expedição é conhecida pelo descobrimento do Brasil pelos portugueses.
Na carta, Pero Vaz de Caminha, que é escrivão da embarcação, procura descrever os pormenores da terra ao rei. Em sua linguagem, é possível notar o respeito com que se dirige à figura de autoridade, sempre tentando justificar as informações que explana e se colocando em uma posição de submissão.
No mais, o escrivão demonstra um interesse genuíno pela terra e pelos nativos. Observa com cuidado a interação entre índios e portugueses e procura registrar as peculiaridades do povo desconhecido. Apesar de muitas vezes não fazer juízo de valor, sua carta apresenta uma visão eurocêntrica; como, por exemplo, quando expõe o indígena como um povo de cultura fraca, facilmente passível de conversão ao cristianismo.
A carta, contudo, cumpre muito bem o seu papel: descrever a terra e os costumes da gente que lá vivia. É possível vislumbrar os primeiros contatos, cheio de perplexidade de ambas as partes. A troca de presente é importante pela falta de comunicação possível, estabelecendo uma relação entre o invasor e o nativo.
É possível notar, ainda, a comparação que se faz nas entrelinhas com os outros povos conhecidos (asiáticos e africanos). O indígena, em contraste, é visto como um inocente, pacífico, merecedor da conversão cristã; é quase considerado uma criança. Sua boa constituição é vista pelos europeus como um sinal de benção de Deus sobre estes povos.
A parte disso, os indígenas em si demonstram uma curiosidade singela pelos navegadores. Não demonstram sinais de agressividades; em certo ponto, acostumam-se com eles de tal forma que procuram repetir suas atividades culturais.
É curioso, porém, imaginar o que teria acontecido se não houvesse a barreira linguística. Talvez o índio tivesse considerado o português agressivo, em seu interesse pela exploração de metais e de impor a religião. E, ainda, embora improvável, o europeu visse que o índio não pertencia a uma existência mais simples que a dele.
Ademais, chama a atenção para o choque entre as duas culturas. Metafórica e literalmente, o português tenta vestir o índio, e o índio tenta estabelecer uma relação amistosa com o português. Entretanto, o contato com o desconhecido afeta as duas culturas relacionadas – mesmo que o português se considerasse superior.

Juliana 06/08/2022

bom
Se trata das observacoes de Pedro Vaz De Caminha no Brasil em 1500 sobre nossa terras , os habitantes e seus costumes e essa carta foi redigida para mandar ao rei sobre suas opnioes sobre a nova terra encontrada.

Lua 30/10/2019

Crucial complemento para um entendimento mais amplo do século XV
A carta de Pero Vaz de Caminha para minha é uma das principais fontes histórica existente daquele época, pois trata-se de um documento que nos traz o entendimento de como foi esse percurso e como se deu o nascimento do nosso país.
Apesar de ser uma escrita restrita a um paradigma português ainda sim consegue trazer neutralidade em suas palavras, detalhando bem cada personalidade que ali está e o contato desses dois universo até então desconhecidos. Provavelmente, mais para frente, quando estiver mais amadurecida, voltarei a ler novamente esse documento, recomendo para todos.

KathiMello 25/02/2021

Possui uma narrativa bastante subjetiva, mas é consideravelmente importante para entender um pouco da história do Brasil. Além disso, é uma leitura um tanto cansativa devido a diferença do português da época para o que estamos habitados.

bren 13/06/2021

Legal
Essa foi a minha penúltima leitura da lista e achei bem interessante. Algumas palavras difíceis pra variar, mas dá para entender tudo tranquilamente

librianaliteraria 07/02/2022

Li para o vestibular
Confesso que estou gostando bastante das leituras obrigatórias da Unicamp. Adorei esse, talvez porque eu goste muito de história.

@blogmht 07/07/2021

Informativo
Ótimo livro, eu pude compreender mais da carta de Caminha e saber algumas características desse tipo de texto que se tornou principal para a história do Brasil.

Quando eu estava no ensino medio eu tentei ler a carta mas foi tão difícil que acabei desistindo, mas o livro trás a forma original e na forma da linguagem atual o que ajudou muito.

A leitura é bem cansativa mas vale a pena tirar um tempo pra ler.

KiraLunna 12/10/2021

Não que a leitura seja ruim, mas é bem difícil e não tem muito o que avaliar uma vez que trata-se de um documento histórico!

André Goeldner 27/01/2009

Sensacional!
Depois de ler este documento, extremamente rico em forma e conteúdo, é possível entender muito da nossa história.

Indispensável

1 | 2 | 3 | 4 | 5