A Nona Configuração William Peter Blatty

Resenhas - A Nona Configuração

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

vivianbooks 25/06/2023

"Muitos psiquiatras são profundamente perturbados"
Se você busca um livro com bastante suspense e se aprofunde na loucura humana, este não é o livro. " A nona configuração" fala sobre saúde mental de uma forma sutil, humanista e por fim muito muito complexa. O livro só começa a realmente ficar interessante pelos seus 70%, onde temos um plot twist que muda nossa visão sobre os personagens.

Poderia ter sido muito muito melhor, mas não foi. No entanto é impossível não se apegar e desenvolver um certo carinho pelos personagens. O final é triste porém mostra a realidade de quando a sua de mental de um indivíduo é prejudicada e quando não é tratada.

Mavi.Oliver 28/05/2023

Meio ble
Com certeza não era o que eu esperava, eu tinha uma ideia de algo sobrenatural, assombrações e tudo mais. Tendo em vista o que o autor fez anteriormente me deu toda essa ideia.
Mas foi o oposto completo, foi um pouco chato, mas mesmo assim li até o fim, se estiver no tédio e quiser referências a Shakespeare coisas psicológicas e opiniões sobre Deus, leia.

Rodrigo2802 24/05/2023

A Nona Configuração
Um livro bem razo... Personagens pouco envolventes, a trama chega a ser chata até perto do final, que depois da uma leve melhorada.
A história gira em torno de uma clínica psiquiatra onde combatentes que "enlouqueceram" durante a guerra vão, lá são submetidos a um novo tratamento de um médico recém chegado.

Não é uma leitura que recomendo.

Felipe @quarta.capa 05/04/2023

A Nona Configuração por @quarta.capa
"A Nona Configuração" é uma obra não tão conhecida do aclamado autor William Peter Blatty, de "O Exorcista", este sim um best-seller. E em 2022, a @harpercollinsbrasil nos presenteou com esse relançamento da obra, que só pela estética maravilhosa (capa dura simulando couro, pintura trilateral, fitilho) já vale sua atenção.

Ainda que ambas as obras tenham como carro-chefe questões relacionadas a fé, em mais nada se assemelham. "A Nona Configuração" não é terror e é muito mais filosófico. As situações vivenciadas por Kane no manicômio o faz questionar sua fé e colocar em xeque suas crenças sobre deus, a natureza humana e a essência do bem e do mal.

Esses questionamentos nos fazem refletir um pouco sobre algumas questões, mas não tanto. A obra, por ser bem curta, começa a seguir por outro rumo a partir da metade e não nos dá tempo de digerir tais indagações. Porém, confesso ter gostado mais da segunda metade, quando começa a abordar mais sobre a vida e o passado do protagonista, e se torna mais objetiva e realista.

Uma tensão psicológica é então criada, e de forma bem convincente começa a explicar alguns eventos até então não compreendidos. Isso nos leva a um final impactante e com plot twist surpreendente.

Em conclusão, a obra é um bom drama sobre os efeitos da guerra, enquanto as feridas dos conflitos ainda estão abertas e expostas. Possui ótimos personagens, uma história imaginativa e grandes diálogos, que conduzem o leitor por um caminho que flerta com a filosofia.

site: https://www.instagram.com/p/CoNzhewvfoD/

Lohana.Nivia 26/02/2023

Bom.
Toda a divulgação do livro dava a entender que seria um livro de terror, mas começamos nos frustando vendo que na verdade não é!

Esse é um livro de drama que vai falar sobre o trauma e como a guerra influência na psique dos militares. Além disso, há algumas reflexões filosóficas no livro a respeito da fé, da criação do mundo e se há alguma esperança de bondade na humanidade, se a bondade é um traço humano ou é feita por mera conveniência.

Gostei do livro enquanto um conto dramático. Foi um livro bom de ler por despertar alguns questionamentos como a questão de que muitas pessoas preservam sua sanidade através da loucura. Porém, achei um livro péssimo pelo que ele prometia em questões de marketing e divulgação. Achei o final um tanto previsível, mas como eu disse se encararmos ele mais como um conto dramático acho que fica no campo do aceitável.

Malu 17/01/2023

"você é humano demais para ser humano"
livro confuso do início até quase o final kkkkkkk me senti perdida, porém não consegui largar a história
é razoável, confuso, porém acho q vale a leitura... alguns diálogos e frases são bem interessantes e me fizeram questionar algumas coisas
só no final que as coisas acontecem de fato e realmente a parada fica interessante! não me arrependo de ter lido, porém não leria novamente

It | Itette 06/01/2023

"Talvez todo o mal seja uma frustração, uma separação de onde deveríamos estar. E talvez a culpa seja só a dor da separação"
Decepcionante, esperava um pouco mais do autor, levando em consideração que O Exorcista foi brilhantemente escrito. Todo o livro é feito de diálogos chatos, confusos, sem nexo. 90% da leitura, me senti perdida e louca como os personagens.

Diego980 06/12/2022

Sinceramente?
Esperava mais do cara que criou o maior clássico do terror até hoje, mas talvez o erro esteja em criar expectativas. Bom livro para um fim de semana.

Helena Gonçalves 25/11/2022

A Nona Configuração
A Nona Configuração, de William Peter Blatty, autor do grande sucesso O Exorcista.
A trama se passa no Centro Dezoito, uma mansão gótica convertida em manicômio para ex-combatentes que necessitam de atendimento psiquiátrico. Para auxiliar no tratamento dos internos, o psiquiatra da Marinha americana, coronel Kane, é convocado assumindo, assim, a responsabilidade de observar o comportamento dos pacientes e descobrir se tudo não passa de mero fingimento. Porém, esse conviver diário com a loucura passa a afetar o psiquiatra física e mentalmente, obrigando-o a confrontar seus próprios fantasmas do passado.
Essa ficção instiga uma reflexão sobre diversas questões existenciais como, por exemplo, a existência de Deus e a origem da vida. Esse debate é feito através de conversas entre o coronel Kane e seu pacientes, em particular com Cutshaw, um dos internos mais exaltados.
Uma dessas respostas ? dada a um questionamento sobre o surgimento da vida ? dá o título ao livro. Na verdade, a nona configuração é um argumento bioquímico utilizado por alguns estudiosos para ?provar? a existência de Deus. Mas isso é apenas explicado rapidamente, sem implicar em nada mais significativo no desenrolar da história.
Um ponto positivo é a revelação sobre o passado de Kane, que chega a ser surpreendente. O drama psicológico criado é bem convincente e explica alguns eventos até então não compreendidos. Além disso, este é o fato que mais tem impacto sobre os demais personagens, influenciando em seus destinos.
Porém nem todos os personagens têm seus destinos bem desenvolvidos ou explicados, o que causa a impressão de que faltou algo. Este é um livro bem pequeno, com apenas 160 páginas. Com mais algumas páginas dedicadas a esses personagens ? e principalmente às reflexões que a trama propõe ? a experiência da leitura seria bem mais interessante.

L3ura 20/10/2022

Confuso
Confesso q não iniciei o livro esperando algo sobrenatural ou sla, mas de fato o livro inicia de forma bem confusa, infelizmente se me pedissem pra comentar sobre oq eu entendi do livro, eu não falaria, talvez não seja o livro q é ruim, ele só ñ supriu minhas expectativas de leitura e de fato não é um tipo de livro q eu leria novamente.

Anderson_Candido 01/10/2022

Sem demônios, mas com eles?
Se você caiu de pára-quedas nesse livro por conta do escritor ser o mesmo do ?O Exorcista? e espera por demônios e coisas sobrenaturais, bem, você não vai encontrar.

Entretanto, ainda assim, você irá se deparar com demônios.

O livro é muito bem escrito, de rápida leitura, com um desenvolvimento muito interessante e personagens intrigantes.

Adorei ler essa obra, recomendo bastante!

4/5

Nana 27/06/2022

Tô destruída
No começo achei o livro muito rápido e confuso, mas no decorrer da história fui simpatizando, com casa personagem, o jeitinho de cada um, principalmente com Kane e Cutshaw.
As interações dos dois, além de um pouco cômicas era super fofa, o apreço que um tinha pelo outro.
Achei esse final super triste e estou morrendo de vontade de chorar

Annagavinho 13/05/2022

Comecei a ler nem sei porque, mas achei o livro bem chato, meio cansativo, nos últimos minutos do segundo tempo de uma leitura quase arrastada, ele começa a fluir .

Alê 12/05/2022

Livro confuso, não dá nenhuma vontade de ler. Ao avançar os capítulos a história não desenvolve e só piora.

Marafa 08/05/2022

Li esse livro, do mesmo autor de O Exorcista, porque uma pessoa me indicou. Essa pessoa é muito fã do autor e disse que sempre foi louca pra ler esse livro aqui. E se decepcionou. Eu, que não esperava nada, porque nunca tinha ouvido falar do livro, acabei gostando. Mas confesso que senti falta de muito conteúdo. Tem uma virada de mesa muito boa e inesperada nessa história, mas ainda, faltou algum elemento nela para transformar numa história excelente. Algo que aprofundasse mais certos detalhes. Ainda assim, eu gostei do livro, é instigante e curto, comecei e terminei no mesmo dia. Enfim, vale a pena ler, no fim das contas, mas senti falta de alguma coisa, alguma finalidade, alguma essência que infelizmente esse livro não tinha (mas O Exorcista tem, e muito).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6