Do Amor e Outros Demônios

Do Amor e Outros Demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Bruna.Chiappetta 09/06/2021

Amei!
Não criei muita expectativa pela nota aqui do skoob, mas me surpreendi! Amei, amei! Cada dia mais encantada com as obras de GGM!

Layla.Ribeiro 05/06/2021

Desafio literário 2021- Publicado no ano em que nasci.
Nesse livro somos estamos ambientado na Colômbia no período colonial, com o Santo Ofício em atividade e várias outras situações muito parecidas com a do Brasil (a única diferença mesmo é a nacionalidade do colonizador), somos apresentados a uma menina filha de marqueses que são cristão velhos, essa então neglicenciada a infância toda por seus pais, foi criada com os escravos da fazenda, apreendendo suas línguas e costumes. Até que ela foi mordida por um cachorro raivoso e contraiu raiva , lembrando que naquela época não tinha os conhecimentos de hoje, foi confundida os sintomas de possessão e enclausurada em um Convento para ser exorcizada. Uma história que fala sobre fanatismo religioso, preconceito com costumes de origem africano , demônios pessoais e claro, o amor romântico. Gabo mais uma vez não nos decepciona com essa sátira maravilhosa.

O resenheiro 05/06/2021

O amor inocente e o demonio à espreita
Uma história repleta de magia envolvendo a casta religiosa e suas atitudes, em um ambiente onde os escravos são tratados como inumanos, os descendentes de nobres exercem seus privilégios ou pelo menos tentam.

Uma história onde o amor e o demônio se confunde na filha do marquês, que após ser mordida por um cão dominado pela raiva, espera-se que tenha o mesmo destino.

Mas quando o bispo e o padre entram na história e tentam salvar a menina desta suposta possessão, muitas vezes confundida com os sintomas da raiva, não se esperava que o padre fosse tomado por outras emoções que não o amor.

Com muitas descrições deste ambiente de época, dá pra sentir a imundície sempre presente, tanto nas ruas e dentro das casas, como nos monumentos eclesiásticos. De conventos e igrejas, freiras e abadessa, a narrativa vai do amor aos demônios, temática impregnante e que dá nome ao livro.

Fábio Nogueira 01/06/2021

Gabo dispensa comentários
Mais uma belíssima obra do extraordinário Gabriel Garcia Márquez. Não é o meu preferido dele, mas tá na vice liderança. ;)
Mariana.Renno 02/06/2021minha estante
Qual seria o seu favorito? Ainda não li nenhum dele e uma recomendação é sempre bem vinda.

Fábio Nogueira 02/06/2021minha estante
Meu favorito, que recomendo para todos, é Crônica de uma morte anunciada ?

Nati Sampaio 07/06/2021minha estante
um dos meus preferidos da vida!

Fábio Nogueira 07/06/2021minha estante
Gostei muito também deste... Mas o meu primeiro contato com Gabo é o primeiro da lista.

Rafaela Medina 26/05/2021

Do amor e outros demônios
#desafioskoob
Esse é meu primeiro contato com o aclamado Gabriel García Marquez, e confesso, eu esperava mais. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas quando escrito, em 1994, o autor ja havia ganho um prêmio Nobel de literatura, o que acaba gerando uma expectativa tremenda. Um autor Nobel, latino, escrevendo sobre algo tão profundo e passional como o amor, me fez esperar desse livro algo como um frenesi de conhecer a história e os personagens, e ao acabar, senti como se "do amor e outros demônios" fosse mais uma história de vizinhança contada por alguém mais velho, mas mesmo assim, uma boa história. Não estupenda, não do tipo "mudou minha vida", mas uma ok, boa.

laaisfischer 17/05/2021

Gabo tem Os melhores finais de livro...
Se o amor é um dos demônios, também é ele quem cura e entende.
Não é possível sair da mesma forma que entrou na leitura. Com gabo não dá.

Ingrid 16/05/2021

Fantástico!
Gabriel García Márquez, nesta obra, consegue misturar diversas questões religiosas com a fantasia.

Do amor e outros demônios conta a história de Sierva Maria, uma garotinha de apenas 13 anos, filha de um casal de marqueses mas que foi criada pelos escravos de sua casa. Um certo dia, Sierva é mordida por um cachorro e após algumas mudanças em seu comportamento, a família acredita que a menina contraiu raiva - doença esta que era confundida com possessão demoníaca.

O marquês, seu pai, decide procurar o Bispo e acaba internando a filha no Convento de Santa Clara por achar que a menina estava possuída pelo demônio.

O padre Cayetano Delaura, designado pelo Bispo para cuidar de Sierva e fazer o exorcismo, aos poucos consegue perceber que não se tratava de questões espirituais; passa a conhecer a história da menina, o fato dela ter sido criada inserida na cultura dos negros e, consequentemente, seguir sua religião e falar diversos idiomas.

Sobre isso, ele dirá: ?Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que são coisas de Deus.?

E é nessa perspectiva que a história se desenvolve, abordando de maneira magnífica a questão das diferenças, da intolerância religiosa e, principalmente, a questão do amor.

?Não há remédio que cure o que a felicidade não cura (Gabriel García Márquez).?

Nota 10/10. Recomendo a leitura, é simplesmente fantástica!

Romulo 22/04/2021

Excelente
Livro curto e denso, que traz diversos temas interessantes e uma bela história de amor!

Clariss 21/04/2021

Esse livro pode levar a tantas interpretações distintas que me parece que ninguém conseguiria descrevê-lo por completo.

ts_ts 14/04/2021

Gostaria de ter palavras pra expressar a experiência que foi ler mais uma obra prima de Garcia Marques. A mistura do real e do mágico nos faz sentir um mundo de sentimentos ao mesmo tempo que ao final da história, acredito que muitos, assim como eu, vão prender a respiração de ansiedade e temor.

Marcelodmr 11/04/2021

"Da falta de atenção e muitos abandonos" seria outro título
Logo na introdução do livro, assinada pelo próprio autor, narra a história dele enquanto repórter de um jornal que foi encarregado de averiguar sobre uma obra de um novo hotel a ser construído na cidade de Cartagena das Índias.

Acontecia no local o esvaziamento das criptas funerárias do antigo convento de Santa Clara. Ao quebrar uma das lápides, de nome Sierva Maria de Todos los Ángeles, encontraram um cabelo muito longo (tamanho aproximado de 22 metros) que ao ser puxado para fora mostrou-se estar preso ao crânio de uma criança.

Houve explicações que o cabelo crescia 1 centímetro por mês depois da morte, mas a avó de Gabriel havia contado a ele a lenda de uma menina de 12 anos que morreu de raiva por conta de mordida de um cachorro e que era venerada no Caribe por seus muitos milagres. Assim foi a origem deste livro escrito por ele.

No curso da história nota-se que Sierva foi uma criança rejeitada pelos pais e foi criada pelos escravos. Em um passeio pela cidade Sierva é mordida por um cachorro, sendo que nesta época havia uma crise sanitária por conta da doença da raiva. Seu pai, o marquês, chamou um médico, mas acabou se rendendo ao tratamento de um padre. O bispo o induz que a criança estava com um demônio no corpo.

Assim, Sierva é encaminhada a um convento onde é tratada com exorcismos, pois acreditava-se que havia um demônio nela.

Um dos pontos mais marcantes nesse livro é sobre a falta de cuidado da criança por seus pais. Não houve amor algum, pois se observa que os pais além de não nutrirem sentimento algum não sabem de nada sobre a menina.

Toda a criação dela é feita pelos escravos, ela tinha os costumes dos negros à época, sendo sua religião era o candomblé e não a católica. Isso causava um espanto muito grande a todos, pois não era aceito.

SPOILER A SEGUIR ????

Um ponto nesse livro de extremo incômodo é sobre a relação amorosa de Sierva, 12 anos, com o padre Cayetano Delaura, 36 anos. É preciso tirar de contexto para conseguir extrair os bons diálogos e situações vivenciada por eles. Pois é sim um caso de pedofilia mesmo tendo ocorrido à uma época tão remota.

No último parágrafo compreendi o nome do livro ?do amor e outros demônios?. Sierva é encontrada morta em sua cama como causa morte o amor em razão de não mais encontrar Delaura. Assim, de outros demônios que foram os tantos julgamentos e abandono que a criança sofreu durante sua vida inteira, bem como por ser tratada com exorcismos por acreditar habitar em seu corpo um demônio.

Aletheia (@almaletrada) 04/04/2021

Exorcismo do amor?
Em 1949 Gabriel Garcia Márquez, um jovem jornalista, é chamado para fazer a reportagem na Colômbia sobre o convento de Santa Clara que vai ser demolido para a construção de um hotel.

Foi dessa maneira que o autor recordou uma das estórias que sua avó contava na sua infância, sobre uma menina que tinha os cabelos que pareciam um véu e era tão comprido que arrastava no chão.

Utilizando essas duas perspectivas Gabo cria um enredo brilhante e perspicaz sobre as artimanhas do amor e como ele pode sim, ser visto como um demônio.

Na Colômbia colonial escravocrata do final do séc. XVIII, passamos a conhecer a estória de Sierva Maria, uma marquesinha indesejada pelos pais. Assim ela cresce no meio dos escravos, acolhida e orientada por eles, adquirindo assim todos os seus ensinamentos, costumes, religião e adota o nome de Maria Mandinga.

Tudo muda quando a pequena Sierva é mordida por cachorro raivoso. A partir daí conhecemos as curas usadas pelos negros e o preconceito e interferência da igreja católica no que acreditava ser possessão.

As discussões versam entorno de mistério e feitiçaria, culminando em um processo na santa inquisição. Temas importantes como: relações familiares, religiões (católica e africana), o papel da igreja e as relações dos sentimentos humanos.

O livro tem um narrativa instigante com descrições de costumes, tradições, superstições e percepções de uma época, tudo isso misturado ao realismo fantástico que é uma característica do autor.

Larissa 02/04/2021

Linda história..
Até que ponto você tem coragem para enfrentar o mundo em busca de amor?
O livro narra a história de um marquês.. ao qual faltava coragem para a vida.
O marquês abriu mão do "amor da sua vida" para não contrariar o pai. E pelo mesmo motivo casou-se com uma pessoa que não amava. Depois de viúvo, descobriu o amor.
Com a viuvez, casou-se com Bernarda e teve Sierva Maria.
A partir de então, a história gira em torno da menina da cabeleira ruiva.

Fernanda 31/03/2021

Me provocou um misto de sentimentos e sensações, a protagonista em seu ar de mistério não precisava de nada menos que amor e acolhimento! Livro crítico, triste e lindo.