Do Amor e Outros Demônios

Do Amor e Outros Demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Vannessa.Crys 28/01/2023

Amor, mistérios... Um romance fora da caixinha. Inicialmente não pensei gostar, mas, me surpreendi e acabei que gostando muito dessa leitura que nos instiga a questionar nossa compreensão entre a fé no que acreditamos e a verdade.
Frase preferida: o essencial não é que não creias, mas que Deus continue crendo em ti...
Rafael V. 28/01/2023minha estante
Já leu outros livros dele?

Ross 26/01/2023

Que os demônios sejam curados pelo amor
Sierva Maria uma menina que sempre foi ignorada pelos pais, é acolhida pelos escravos e por conta de uma uma mordida de um cachorro teria contraído raiva. O fanatismo religioso que prometeu curar a raiva não estava preparada pra quem n se rende a realidade que lhe é imposta.
O demônio mais poderoso que eles lutaram contra foi o amor .

Marcelo 25/01/2023

Do Amor e Outros Demônios Nota: 9/10
Gabo é sempre um mergulho pela realidade fantástica. Em meio à paisagem caribenha, este romance, não tão badalado quanto ?Cem Anos de Solidão? ou ?O Amor nos Tempos do Cólera?, é uma leitura rápida e tão preciosa quanto os mais famosos de García Marques.

Ju` 23/01/2023

Clássico
Comecei a ler os livros do Gabriel com 100 anos, mas confesso que se pudesse voltar, teria começado por esse. O livro é curto, o ritmo dele se mantém e a história é ótima, com várias críticas e cutucadas a sociedade.

Lelê 23/01/2023

Do amor? Não sei. Mas dos demônios, com certeza...
Gabi mais uma vez impressiona com um escrita impecável, honesta, poética e envolvente. Com pitadas de um humor satírico, paródico e critico que encobrem uma triste e cruel história. Sierva Maria é uma garota ignorada pelos pais, incompreendida e subjugada por todos aqueles que poderiam a ajudar, que foi criada entre os escravos e adquiriu seus costumes, línguas e cultura, que mais tarde seriam confundidos com possessão demoníaca ou ataques de raiva (doença) após ter sido mordida por um cachorro. É como se ela fosse um brinquedo na mãos das pessoas, usada, explorada e colocada de lado, assim como a America Latina. Afinal Gabo não deixa de criar personagens e histórias que a representem. E nessa narrativa ele mostra uma america miscigenada de povos, crenças e culturas, mas ainda escravocrata e preconceituosa, demonizando as culturas locais e de origem africana ou exibindo e fetichizando seus corpos. Uma america dominada pela igreja católica, sua inquisição e seu clero frustado e por aristocratas decadentes com vidas de faz de conta. Todos os personagens aqui vivem e lutam com seus próprios demônios, exceto Sierva Maria, que é só uma vítima dos demônios dos outros e dos atribuídos a ela.

Geovana534 23/01/2023

Esse é o primeiro livro de Gabo que leio, e já estou apaixonada pela escrita, um enredo fluído, que remota há séculos e inspirado por lenda contada pela sua avó.
Já pretendo ler outras obras.

Ameliane.Figueredo 21/01/2023

Livro bem interessante, muitas palavras diferentes e eu confesso que eu esperava um final diferente.

Rafa 20/01/2023

Uma história repleta de magia envolvendo a casta religiosa e suas atitudes, em um ambiente onde os escravos são tratados como inumanos, os descendentes de nobres exercem seus privilégios ou pelo menos tentam.

Uma história onde o amor e o demônio se confunde na filha do marquês, que após ser mordida por um cão dominado pela raiva, espera-se que tenha o mesmo destino.

Mas quando o bispo e o padre entram na história e tentam salvar a menina desta suposta possessão, muitas vezes confundida com os sintomas da raiva, não se esperava que o padre fosse tomado por outras emoções que não o amor.

Com muitas descrições deste ambiente de época, dá pra sentir a imundície sempre presente, tanto nas ruas e dentro das casas, como nos monumentos eclesiásticos, como nas pessoas. De conventos e igrejas, freiras e abadessa, a narrativa vai do amor aos demônios, temática impregnante e que dá nome ao livro.

Nathan.Bessa 19/01/2023

Uma viagem de mil camadas.
Gabriel é um mestre literário, a Colômbia deve se orgulhar de ser o seu berço. Escrevo essas palavras após terminar de ler seu primeiro livro e sentir a sensação de ter encontrado Shangri-la!
Mateuzinhz 19/01/2023minha estante
Oi pode curtir minhas últimas publicações pfvr

Magna.Poetisa 18/01/2023

Uma leitura atípica
Gabriel Garcia Marquez traz uma trama baseada em uma reportagem e história que ouviu de sua avó. A história gira em torno de uma menina de longos cabelos, Sierva Maria, e aos meus olhos não foi mais que uma demonstração que a família tradicional e patriarcal do passado (assim como as do presente) sustentava inúmeras farsas. Um casamento arranjado, exploração de escravos, atuação sórdida da igreja católica, preconceitos e mitologias em torno de costumes africanos. Uma leitura válida?! Sim. Porém, não usaria como leitura recreativa.

Yara 17/01/2023

meu primeiro livro do Garcia Marquez
"acredito que a única coisa essencial é estar vivo"...
do amor e outros demônios é um livro muito mais sobre demônios que amor. fascinante e agoniante, é o tipo de leitura para se perder em pensamentos Gabriel Garcia Marquez faz de sua protagonista uma versão da América latina e como seus costumes, suas crenças e sua cultura são ignorados e massacrados. tudo o que tem de negritude em sua narrativa foi atribuído a costumes demoníacos, é uma narrativa tão bem escrita!! a forma com que ele fala de amor, até as versões mais proibidas e questionáveis soa bonito na leitura. fiquei encantada de verdade com tudo sobre esse livro, sinto que ele vai morar por um tempo em minha mente.
"não há remédio que cure o que a felicidade não cura".

Lizandra.Mirelle 16/01/2023

Esse foi o meu primeiro livro que li de Gabriel Garcia Marques e foi uma leitura totalmente nova e diferente pra mim.
De início achei muito diferente a escolha de vocabulário e muitas vezes tinha que ficar pesquisado, mas depois foi fluindo e consegui terminar o livro sem maiores complicações de linguagem.
A história se passa na Colômbia no século XVIII ainda sendo colônia da Espanha e dominada pela religião católica.
Um livro que mistura religiões e culturas africanas, latinas e indígenas vimos a perseguição que a Igreja Católica tem com tudo que é diferente e seu julgamento de incubir as coisas assim, sendo obras dos "demônios".
Com umas críticas veladas e pitadas de realismo mágico, vemos o desenrolar de uma menina de 12 anos que ao se ver mordida por um cachorro com raiva, tem sua vida virada do avesso pelo fanatismo de um Bispo, ao julga-la detentora de demônios e ser condenada a sofrer exorcismo.
Achei o final surpreende e dotado de umas pitadas de humor, valeu a leitura.
Nathália 16/01/2023minha estante
Amei a resenha! Os livros do Gabriel realmente são complicados de se ler. Mas valem a pena. Eu gostei muito do Memória de minhas putas tristes...

Larissa Verena 16/01/2023minha estante
Quando der leia Cem anos de solidão, foi uma das minhas leituras favoritas do ano passado.

Rfgaugustin 14/01/2023

Gabriel Garcia Marques escreve de uma forma q te entretém e te incomoda ao mesmo tempo.

Ele registra a romantização de práticas questionáveis e criminosas no séc. XVIII, de modo a fazer o leitor mergulhar na mente dos personagens. Volta e meia solta umas frases que mostram um posicionamento contrário ao romantizado, fazendo análise de valor das situaçõea elencadas.
Cabe ao leitor o olhar crítico atento. O olhar de reconhecimento e análise dessas ocorrências.

O livro dá margem para a discussão de alguns temas que valem a pena listar:
- a intolerância religiosa com as religiões de matriz africana,
- a precariedade da medicina e o quanto se evoluiu,
- o comportamento de pessoas relegadas pelos pais (a raiva, a mentira compulsiva etc) e a não aceitação daquilo que não se entende (Sierva adotou os costumes daquelas que a criaram- as escravas da família - logo desenvolveu comportamentos que os brancos julgaram como "do demônio")
- o papel da igreja frente ao misticismo e os consequentes exorcismos,
-a normalização na mente dos envolvidos do desenvolvimento de uma relação amorosa entre um padre de 36 anos e uma menina de 12.

O livro é curto e rápido. Interessante para iniciar o contato com a obra do autor nobel de literatura.

Júlia 10/01/2023

Demônios
Uma obra que mostra como o amor incondicional (não se leia aqui o amor romântico, e sim o amor ao proibido, à luxúria, à religião) é uma força aterradora que destrói todos pelo seu caminho.