Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Caroline1442 04/01/2023

Mais uma obra prima de Gabriel Garcia
Como sempre, Gabriel García Márquez entregou muito! É o terceiro livro que leio do autor e é impressionante a capacidade que ele tem em criar uma escrita envolvente, você começa a ler e quando vê, já se passaram horas.
Apesar do título, não espere uma história de amor doce e com final feliz, essa não é a "praia " de Gabriel García - e é justamente isso que o torna tão especial, uma escrita sincera, porém poética. Ele descreve amores proibidos, falsos, sofridos e (até) polêmicos, mas sem perder a beleza que são as emoções humanas, sejam elas felizes ou não.
Gostei muito da crítica que o autor faz em relação ao tratamento que a Igreja dá às religiões de matriz africanas, como tudo o ela que não compreende é obra do demônio.
Mais além, também ficam claras as críticas de classe e raça.
Me incomodou um pouco a relação entre Delaura e Sierva Maria, não achei apropriado por conta da diferença de idade entre ambos, mas talvez essa tenha sido o intenção do autor, chocar.

Julio.Jose 24/09/2021

GG Márquez em estado puro
Estilo inconfundível do mestre colombiano você encontrará nesse livro. Sugiro até ler esse antes do que a obra-prima Cem anos de solidão.

O prefácio é feito pelo próprio autor que explica a inspiração da personagem principal e suas longas madeixas cor de cobre.

O real e o mágico se entrelaçam na prosa poética tão bem escrita por GG Márquez. Recomendo!!

Alessandra 15/11/2021

Perfeito
Gabo nunca decepciona!
Esse livro recheado de realismo fantástico te prende , impacta, emociona, revolta e surpreende.
Fica na minha lista TOP 5 de 2021.

Lelê 23/01/2023

Do amor? Não sei. Mas dos demônios, com certeza...
Gabi mais uma vez impressiona com um escrita impecável, honesta, poética e envolvente. Com pitadas de um humor satírico, paródico e critico que encobrem uma triste e cruel história. Sierva Maria é uma garota ignorada pelos pais, incompreendida e subjugada por todos aqueles que poderiam a ajudar, que foi criada entre os escravos e adquiriu seus costumes, línguas e cultura, que mais tarde seriam confundidos com possessão demoníaca ou ataques de raiva (doença) após ter sido mordida por um cachorro. É como se ela fosse um brinquedo na mãos das pessoas, usada, explorada e colocada de lado, assim como a America Latina. Afinal Gabo não deixa de criar personagens e histórias que a representem. E nessa narrativa ele mostra uma america miscigenada de povos, crenças e culturas, mas ainda escravocrata e preconceituosa, demonizando as culturas locais e de origem africana ou exibindo e fetichizando seus corpos. Uma america dominada pela igreja católica, sua inquisição e seu clero frustado e por aristocratas decadentes com vidas de faz de conta. Todos os personagens aqui vivem e lutam com seus próprios demônios, exceto Sierva Maria, que é só uma vítima dos demônios dos outros e dos atribuídos a ela.

Brena Ferreira 22/12/2021

Primeiro livro de Gabriel García Márquez que leio e gostei bastante. Confesso que inicialmente demorei um pouco para engrenar na leitura, mas, do meio pro fim, a leitura ocorreu bem mais fluida. O livro traz reflexões acerca de intolerância cultural/religiosa, relacionamento familiar, pedofilia (amor proibido???) e como tudo isso pode afetar a vida de uma criança de 12 anos. Gostei muito e já quero ler outros livros do autor.

Jordana 06/01/2022

É a primeira obra que leio do autor. Não é o tipo de leitura que estou habituada. No começo achei maçante, mas depois a história acabou me prendendo.

Kety 10/01/2022

?Não há remédio que cure o que a felicidade não cura.?
Em um tempo distante, em um lugar longíquo ( que poderia muito bem ser hoje e aqui) onde as emoções, o amor e os ?demônios? internos, ou não, estavam no comando, acontecem fatos que obliteram a razão.
Gabo e seu realismo mágico conseguem nos inserir de uma forma excepcional em um mundo de cores, cantos, sabores, sonhos, odores e sincretismo de culturas e religiões, época em que o desconhecido era atribuído a Deus ou aos demônios.
Retrata de uma forma fantástica e enérgica os horrores da inquisição espanhola, da loucura, da tortura, do preconceito, e principalmente dos vários demônios internos que povoam a cabeça das pessoas.
O amor surge como redenção e cura, mas, como tudo que é incógnito em uma era estranha, precisa ser exorcizado.

estevesandre 18/01/2022

Fantástico
Ler Gabo é sempre uma aventura. Assim como Cem anos de solidão, esse livro carrega vários personagens peculiares e acontecimentos inusitados que fazem você admirar a mente fértil e mágica do escritor. Recomendo demais!

Josiane PADIAR Zoch 30/01/2022

A história se passa na Colombia, nos tempos que ainda era território dominado pela Espanha.
A protagonista é uma garota de 11 anos de longos cabelos que só poderiam ser cortados quando casasse.
Gabo é o mestre do realismo mágico e nesse livro essa magia também se destaca.
A garota, filha única do marquês, foi rejeitada pela mãe desde seu nascimento, sendo criada pelos escravos e com os escravos, portanto sabia mais da cultura deles e também todos os rituais africanos.
Quando a menina, Sierva Maria, é mordida por um cachorro, tudo em sua vida muda. Na época falava-se muito em "raiva", doença transmitida pelos cachorros e, pessoas morriam após serem mordidos, pois contraiam a doença.
Seu pai, o marquês, ficou muito preocupado com a garota e procurou muitos médicos, curandeiros, etc. Chegaram a conclusão que ela poderia estar "possuída por espíritos maus" e é levada para ser internada num convento. O que acontece lá vocês precisam ler...
Gabo nos mostra muito misticismo, o colonialismo da época, o controle das instituições religiosas e, acima de tudo, o significado do amor, da solidão, do desejo... Ele consegue falar de temas tabus com uma sutileza tremenda.

EuGabes 09/03/2022

Gabo sempre fora da curva com suas histórias, com um pé no fantástico e outro na realidade, esse também não fica atrás. O livro é curto e a história quando engata é muito interessante de se acompanhar, pra quem é fã do escritor se torna leitura obrigatória

@karinasouzasm 12/03/2022

Do amor e outros demônios
Conhecer a Sierva Maria foi uma das experiências mais diferentes que já tive na literatura. Este livro me fez refletir sobre o amor e sobre religião. O Gabo consegue nos prender na sua escrita fantástica. Um ótimo livro para quem quer começar a ler o autor.

Wayne 14/03/2022

Uma leitura incômoda...
Minha quarta experiência com o Gabo foi o livro que menos gostei do escritor, até o momento. Comecei com os maravilhosos "Cem anos de solidão" e "Crônica de uma morte anunciada". Depois li, "Amor nos tempos do cólera", que achei muito bom, mas não como os outros dois e agora, me deparei com um livro que provavelmente agradará aos fãs de Gabriel Garcia Marquez, mas que me agradou menos, é um livro pesado com personagens miseráveis. De qualquer maneira, recomendo a leitura.

Jeanine 30/03/2022

Gabriel parte de um achado durante uma reportagem que fazia sobre um cemitério, lembrando de histórias que ele escutou de sua avó. Usando temas como pedófila, religião, celibato constrói uma narrativa dolorosa.
Contendo também críticas ao preconceito as religiões africanas e os manicômios. Em poucas páginas consegue falar sobre muitos tabus ainda existentes em nossa sociedade hoje.
Forte, mas gostei da leitura.