Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Júlia 10/01/2023

Demônios
Uma obra que mostra como o amor incondicional (não se leia aqui o amor romântico, e sim o amor ao proibido, à luxúria, à religião) é uma força aterradora que destrói todos pelo seu caminho.

Wendell.Vita 26/01/2019

Interessante
Quando visitei Cartagena de Indias, conheci o @sofitelcartagena. Um lindo hotel construido com partes de convento de 1621. Ao saber que Gabriel Garcia Marquez havia escrito um livro cuja história passava ali interessei prontamente. Gabo era um jovem repórter quando foi escalado para cobrir o fato de que um convento iria ser demolido para a construção de um hotel de luxo. Quando o autor estava acompanhado as escavações viu uma sepultura de onde saia uma grande cabeleira, mesmo apos seculos. Imediatamente Gabo lembrou de uma lenda contada por sua avó de que havia uma marquesa de longos cabelos que morrera. Assim surge toda atmosfera do livro. Em uma Colômbia colonial aterrorizada pela epidemia de raiva, conhecemos Sierva Maria uma menina de 10 anos, nascida em uma familia rica porem sem o carinho merecido, principalmente da sua mae, assim ela é criada pelos escravos. Sierva sofre uma mordida de cao e tenta esconder mas a verdade vem a tona e ela é levada ao convento santa clara para que se trate. Já sobre os cuidados das freiras Sierva comeca a ter alteração do comportamento, fica agressiva, com alucinações e todos acham que ela está possuída pelo capiroto. Para deixar mais real, Sierva fala Iorubá, a linguagem dos africanos. O que Gabo vai fazer é criar uma atmosfera enigmática que faz com que o leitor ora ache verdade, ora mentira os fatos ali narrados. Aqui você terá reflexões sobre escravidão, doutrinação religiosa, crenças populares. Terá também uma discussão sobre amor. Será que existe alguma regra para amar alguém? Um livro simples, curto, mas que pode ajudar para quem quer se envolver em outras obras mais famosas do autor. Para mim foi legal ler o livro e lembrar do hotel e imaginar toda a história passando ali. Quase vi Sierva Maria andado nos corredores ou sentada em um dos bancos do jardim principal

Cy 20/03/2019

Do amor e outros demônios
A história da Sierva Maria de Todos los Ángeles não foi a minha favorita entre as que li do autor. A questão é como o Gabo conta a história. Não há ninguém que me conte uma história melhor do que GGM. Eu sinto que sempre digo isso em meus comentários de leituras de livros dele, mas é verdade. É como um avô contando uma história de antes de seu tempo, com tudo o que houver de mais estapafúrdio.

Em "Do amor e outros demônios" temos mais um personagem absurdo (no sentido de fugir ao que consideramos 'normal') tendo de sobreviver a um ambiente horroroso que não o aceita. Esse ambiente - físico e imaterial - é construído magistralmente: a casa decrépita, as situações escatológicas que acompanham a degeneração física e mental de seus habitantes; a falta de apego e ternura entre pessoas que supostamente deveriam ter algum vínculo emotivo... O Gabo mostra como as pessoas criam seus próprios infernos e vivem nele. Para mim, essa leitura valeu muito a pena mais pela construção do que pela história em si. Recomendo.

Bru 07/04/2019

Possessão Questionada
Adoro ler no ônibus, no trem, e em qualquer outro veículo no qual eu seja uma mera passageira. Na última quinta-feira, voltando da faculdade, terminei de ler uma das obras que eu precisava para a disciplina de Português II. O livro é “Do amor e outros demônios”.
Para começar esta resenha devo dizer que o livro me deixou meio confusa. Não por a leitura ser complicada – apesar de ter algumas palavras que eu não tenho ideia de o que significam -, mas por não ter deixado claro (ao menos eu não identifiquei) qual era a idade da personagem principal, Sierva Maria, quando estava enclausurada no convento. E esta é uma informação crucial para o desenrolar desta história.
Mas bem, comecemos do início. Do amor e outros demônios conta a história de uma menina que é mordida por um cachorro que etá com a doença da raiva. Esta jovem, Sierva Maria, acaba ficando com alguns sintomas da doença.
Maria, com seu temperamento arisco, branca criada por negros e sabendo falar mais de duas línguas africanas, é levada por seu pai para um convento, onde lá ele acredita que ela poderá ser exorcizada. Como ele está em dúvida se a menina tem raiva ou um demônio no corpo, prefere mantê-la em mãos sagradas para tentar desvendar este mistério. O que acontece é que estas “mãos sagradas” não são tão santas assim.
Maria sofre violência neste convento e permanece lá sob condições desumanas, como se fosse um criminoso no corredor da morte. A jovem sofre tantos abusos das freiras, que acreditam piamente que ela está possuída pelo demônio, até que cruza seu caminho o padre Cayetano Delaura, e muda sua vida para sempre.
Em meio a tanta sordidez, Sierva Maria e Cayetano Delaura conseguem criar um mundo só deles, onde se amam, se protegem e se consolam um ao outro. É bonito de ver a construção do relacionamento dos dois. E é aqui que entra a minha confusão, comentada no início desta resenha. Eu jurava, no início do livro, que Sierva Maria havia sido mordida por este cachorro raivoso quando ela tinha cerca de 10 anos, e fora enclausurada no convento com esta mesma idade. E quando o romance dela com o padre começou eu fiquei chocada, pois ele tem mais de 30 anos. Fiquei sem entender nada, mas depois fui perceber que na verdade Maria não era uma criança.
Gostei bastante deste livro, principalmente do romance na reta final. Mas o que achei interessante foi a forma como trataram as autoridades do convento – bispo, abadessa, freiras, padre… – mostrando que lá dentro nem tudo são flores e muitas pessoas devotas que se acham santas acabam sendo mais demoníacas do que aquelas que o são julgadas assim.
Descobri há pouco que tem um filme deste livro. Já estou ansiosa para assistir e verificar se a história corresponde a do livro. Mas enfim, super recomendo esta leitura.

site: https://freescura.wordpress.com/

Caroline1442 04/01/2023

Mais uma obra prima de Gabriel Garcia
Como sempre, Gabriel García Márquez entregou muito! É o terceiro livro que leio do autor e é impressionante a capacidade que ele tem em criar uma escrita envolvente, você começa a ler e quando vê, já se passaram horas.
Apesar do título, não espere uma história de amor doce e com final feliz, essa não é a "praia " de Gabriel García - e é justamente isso que o torna tão especial, uma escrita sincera, porém poética. Ele descreve amores proibidos, falsos, sofridos e (até) polêmicos, mas sem perder a beleza que são as emoções humanas, sejam elas felizes ou não.
Gostei muito da crítica que o autor faz em relação ao tratamento que a Igreja dá às religiões de matriz africanas, como tudo o ela que não compreende é obra do demônio.
Mais além, também ficam claras as críticas de classe e raça.
Me incomodou um pouco a relação entre Delaura e Sierva Maria, não achei apropriado por conta da diferença de idade entre ambos, mas talvez essa tenha sido o intenção do autor, chocar.

Rfgaugustin 14/01/2023

Gabriel Garcia Marques escreve de uma forma q te entretém e te incomoda ao mesmo tempo.

Ele registra a romantização de práticas questionáveis e criminosas no séc. XVIII, de modo a fazer o leitor mergulhar na mente dos personagens. Volta e meia solta umas frases que mostram um posicionamento contrário ao romantizado, fazendo análise de valor das situaçõea elencadas.
Cabe ao leitor o olhar crítico atento. O olhar de reconhecimento e análise dessas ocorrências.

O livro dá margem para a discussão de alguns temas que valem a pena listar:
- a intolerância religiosa com as religiões de matriz africana,
- a precariedade da medicina e o quanto se evoluiu,
- o comportamento de pessoas relegadas pelos pais (a raiva, a mentira compulsiva etc) e a não aceitação daquilo que não se entende (Sierva adotou os costumes daquelas que a criaram- as escravas da família - logo desenvolveu comportamentos que os brancos julgaram como "do demônio")
- o papel da igreja frente ao misticismo e os consequentes exorcismos,
-a normalização na mente dos envolvidos do desenvolvimento de uma relação amorosa entre um padre de 36 anos e uma menina de 12.

O livro é curto e rápido. Interessante para iniciar o contato com a obra do autor nobel de literatura.

Alininha 27/09/2020

Mais um livro OK na conta
Para mim, poucas foram as coisas boas desse livro. São elas:
1. Os absurdos da igreja da época me fizeram rir em diversos momentos e me chocou tbm. O poder da igreja sobre as pessoas ainda é muito forte atualmente, mas nos séculos passados era surreal.
2. Conheci muitas palavras novas, mas no dia a dia não serão usadas, pois é do tempo que os personagens eram vivos rs
3. Conhecer a cultura de um século passado é sempre muito grandioso e enriquecedor.

(até que não foram poucos pontos hahaha ??)
O quote que resume o livro: ?As vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus.?

Não foi um livro que amei, mas também não odiei.

Essa resenha foi editada após o debate do Clube Mais Um Livros. Meninas, vocês foram incríveis e me trouxeram pontos que eu não tinha pensado.

Ps. Ainda assim irei ler 100 Anos de Solidão. Dizem que é muito diferente desse livro de Gabo.

Eloá 01/10/2020

?tome cuidado, às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus.?

Gabi Guerra 05/10/2020

Dor no peito
Finalizei hoje a leitura do livro e me decepcionei um pouco. Não senti tanta afinidade pelas personagens, como nos outros livros de Gabo. No entanto, o ponto alto do livro é a maravilhosa crítica às crenças religiosas, descabidas e perigosas, que beiravam à superstição e colocavam em risco a vida de tantas pessoas no século anterior (e ainda hoje).
Fora a estupidez revoltante descrita no livro, não me apaixonei pela história.
Entendo que o ?amor? narrado é carregado de ironia, mas me incomodou e não pude evitar a ideia de pedofilia.
Tá doendo criticar Gabo, mas não comprei a história e não entrou pra minha lista de livros incríveis.
Mas ainda amo a escrita de Gabo.

estevesandre 18/01/2022

Fantástico
Ler Gabo é sempre uma aventura. Assim como Cem anos de solidão, esse livro carrega vários personagens peculiares e acontecimentos inusitados que fazem você admirar a mente fértil e mágica do escritor. Recomendo demais!

Josiane PADIAR Zoch 30/01/2022

A história se passa na Colombia, nos tempos que ainda era território dominado pela Espanha.
A protagonista é uma garota de 11 anos de longos cabelos que só poderiam ser cortados quando casasse.
Gabo é o mestre do realismo mágico e nesse livro essa magia também se destaca.
A garota, filha única do marquês, foi rejeitada pela mãe desde seu nascimento, sendo criada pelos escravos e com os escravos, portanto sabia mais da cultura deles e também todos os rituais africanos.
Quando a menina, Sierva Maria, é mordida por um cachorro, tudo em sua vida muda. Na época falava-se muito em "raiva", doença transmitida pelos cachorros e, pessoas morriam após serem mordidos, pois contraiam a doença.
Seu pai, o marquês, ficou muito preocupado com a garota e procurou muitos médicos, curandeiros, etc. Chegaram a conclusão que ela poderia estar "possuída por espíritos maus" e é levada para ser internada num convento. O que acontece lá vocês precisam ler...
Gabo nos mostra muito misticismo, o colonialismo da época, o controle das instituições religiosas e, acima de tudo, o significado do amor, da solidão, do desejo... Ele consegue falar de temas tabus com uma sutileza tremenda.

EuGabes 09/03/2022

Gabo sempre fora da curva com suas histórias, com um pé no fantástico e outro na realidade, esse também não fica atrás. O livro é curto e a história quando engata é muito interessante de se acompanhar, pra quem é fã do escritor se torna leitura obrigatória

@karinasouzasm 12/03/2022

Do amor e outros demônios
Conhecer a Sierva Maria foi uma das experiências mais diferentes que já tive na literatura. Este livro me fez refletir sobre o amor e sobre religião. O Gabo consegue nos prender na sua escrita fantástica. Um ótimo livro para quem quer começar a ler o autor.

Wayne 14/03/2022

Uma leitura incômoda...
Minha quarta experiência com o Gabo foi o livro que menos gostei do escritor, até o momento. Comecei com os maravilhosos "Cem anos de solidão" e "Crônica de uma morte anunciada". Depois li, "Amor nos tempos do cólera", que achei muito bom, mas não como os outros dois e agora, me deparei com um livro que provavelmente agradará aos fãs de Gabriel Garcia Marquez, mas que me agradou menos, é um livro pesado com personagens miseráveis. De qualquer maneira, recomendo a leitura.