Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

O resenheiro 05/06/2021

O amor inocente e o demonio à espreita
Uma história repleta de magia envolvendo a casta religiosa e suas atitudes, em um ambiente onde os escravos são tratados como inumanos, os descendentes de nobres exercem seus privilégios ou pelo menos tentam.

Uma história onde o amor e o demônio se confunde na filha do marquês, que após ser mordida por um cão dominado pela raiva, espera-se que tenha o mesmo destino.

Mas quando o bispo e o padre entram na história e tentam salvar a menina desta suposta possessão, muitas vezes confundida com os sintomas da raiva, não se esperava que o padre fosse tomado por outras emoções que não o amor.

Com muitas descrições deste ambiente de época, dá pra sentir a imundície sempre presente, tanto nas ruas e dentro das casas, como nos monumentos eclesiásticos. De conventos e igrejas, freiras e abadessa, a narrativa vai do amor aos demônios, temática impregnante e que dá nome ao livro.

tabatatucat 04/06/2023

Que livro sensacional do Gabo! É uma obra que vai muito além do que se espera pelo título, e de uma complexidade de sentidos ao lê-la de cair o queixo. Fenomenal!

Arthur Sanches 07/07/2021

Recomendo muito a leitura deste livro, iniciei Gabo com ele e já quero ler outros livros do autor.

Lays 08/07/2021

Gabriel García
Foi o meu primeiro contato com o autor, e francamente, essa agora está entre uma das escritas mais bonitas que eu ja vi.
Esse livro vai contar uma historia real que Gabriel encontrou ao longo da sua profissão como jornalista e resolveu trabalha-la em cima de um livro, que bom pra gente, gostei bastante da historia mesmo sabendo como ela iria terminar, toda história antiga que aborda bispos e padres que gostam de bibliotecas me lembra O nome da Rosa.

Silva579 20/10/2023

Do amor e outros demônios
Esse livro é muito bom! Eu gostei bastante.
Achei a leitura dificílima, isso porque não estou acostumada com escrita e termos mais antigos, a cada página eu parava e fazia uma anotação e de fato esse livro ampliou meu vocabulário.
No decorrer das páginas conseguimos notar o poder que a igreja exercia sobre as famílias, sobre a cidade em si e sobre a própria Sierva María e seus interesses.
O livre abrange muitas coisas, tais como: religiões, relacionamentos, culturas, línguas, escravidão e etc.
Sierva foi forçada a ir a um convento para se curar de raiva, pois era o que acreditavam que ela havia contraído após ser mordida por um cachorro, esse diagnóstico foi substituído por um quadro de possessão demoníaca, fazendo que com a criança de 12 anos fosse submetida a castigos de exorcismo com a tentativa de extrair o demônio que pensavam que em Sierva María habitava.
No decorrer da história, a protagonista se apaixona, nos mostrando o amor em ?tempos difíceis?.
O livro mostra o quanto precisamos do amor em nossas vidas e os caminhos infelizes que podemos ser levados caso não tenhamos a oportunidade de vivenciar esse sentimento. A escrita é carregada de emoções em cada palavra.
Gabi Silva 14/11/2023minha estante
Como escreve bem... Meu Deus!

Karinny 28/09/2021

Trata-se de um livro que, além de muito bem escrito e ambientado, nos revela todo o talento de Gabriel Garcia Márquez em construir um universo mágico mas estranhamente palpável. Leitura rápida e deliciosa.

Iya Moura 13/11/2023

Sierva Maria
Essa pequena garota de cabelos longos. Como não se apaixonar com uma personagem tão rica como ela.

Tem muito contexto histórico, social e cultural. Como Gabo gosta! E eu também. rs

Só a parte da vida do padre, no meio que me deu um leve tédio, mas foi uma parte necessária.

Carol 17/11/2021

Bom livro, mas demorei a engrenar na leitura! Mas, depois, a história me envolveu! Aborda vários temas intensos, mas me incomodou a pedofilia romantizada.

@limakarla 01/12/2021

Até o momento não tive uma experiência ruim com os livros do Gabo, sou muito apaixonada! Adoro quando ele mescla eventos históricos que realmente aconteceram com os acontecimentos dos personagens, a forma como ele mistura fantasia e realidade, enfim. Personagens sempre muito bem construídos que nos causam amor e ódio na mesma medida. Perfeito, apenas.

rdrg 25/12/2021

que sabor horroroso.
Olha, nem tenho muito o que dizer, o livro é literalmente uma grande enrolação até chegar na premissa dele. Faz jus ao título.

Muito surto mesmo. Amar é deixar a razão de lado, é maior que a fé, que as "regras sociais" e amar mata.
machadolug 25/12/2021minha estante
Aí? dor

rdrg 25/12/2021minha estante
nossa, esse é

flaviavrf 20/01/2022

Como foi meu primeiro contato com Gabriel García Márquez, confesso que a princípio houve um estranhamento e demorei a engatar na leitura, mas quando consegui, foi impossível largar.

Com uma narrativa intensa e carregada de sentimentos, a obra nos traz reflexões sobre a escravidão, as relações familiares, o papel da Igreja e a violência com que a instituição agia nas colônias. O livro discute o significado do amor em diferentes aspectos, mas eu também vejo uma reflexão sobre a falta dele, vista nas figuras de Bernarda e Ygnacio, que não amavam um ao outro e por esse motivo foram incapazes de amar a filha, deixando-a para ser criada pelos escravos, a mercê dos "demônios".

É um livro um tanto triste e desesperançoso, mas cheio de personagens marcantes e peculiares. Um retrato da América Latina.

Bru 07/04/2019

Possessão Questionada
Adoro ler no ônibus, no trem, e em qualquer outro veículo no qual eu seja uma mera passageira. Na última quinta-feira, voltando da faculdade, terminei de ler uma das obras que eu precisava para a disciplina de Português II. O livro é “Do amor e outros demônios”.
Para começar esta resenha devo dizer que o livro me deixou meio confusa. Não por a leitura ser complicada – apesar de ter algumas palavras que eu não tenho ideia de o que significam -, mas por não ter deixado claro (ao menos eu não identifiquei) qual era a idade da personagem principal, Sierva Maria, quando estava enclausurada no convento. E esta é uma informação crucial para o desenrolar desta história.
Mas bem, comecemos do início. Do amor e outros demônios conta a história de uma menina que é mordida por um cachorro que etá com a doença da raiva. Esta jovem, Sierva Maria, acaba ficando com alguns sintomas da doença.
Maria, com seu temperamento arisco, branca criada por negros e sabendo falar mais de duas línguas africanas, é levada por seu pai para um convento, onde lá ele acredita que ela poderá ser exorcizada. Como ele está em dúvida se a menina tem raiva ou um demônio no corpo, prefere mantê-la em mãos sagradas para tentar desvendar este mistério. O que acontece é que estas “mãos sagradas” não são tão santas assim.
Maria sofre violência neste convento e permanece lá sob condições desumanas, como se fosse um criminoso no corredor da morte. A jovem sofre tantos abusos das freiras, que acreditam piamente que ela está possuída pelo demônio, até que cruza seu caminho o padre Cayetano Delaura, e muda sua vida para sempre.
Em meio a tanta sordidez, Sierva Maria e Cayetano Delaura conseguem criar um mundo só deles, onde se amam, se protegem e se consolam um ao outro. É bonito de ver a construção do relacionamento dos dois. E é aqui que entra a minha confusão, comentada no início desta resenha. Eu jurava, no início do livro, que Sierva Maria havia sido mordida por este cachorro raivoso quando ela tinha cerca de 10 anos, e fora enclausurada no convento com esta mesma idade. E quando o romance dela com o padre começou eu fiquei chocada, pois ele tem mais de 30 anos. Fiquei sem entender nada, mas depois fui perceber que na verdade Maria não era uma criança.
Gostei bastante deste livro, principalmente do romance na reta final. Mas o que achei interessante foi a forma como trataram as autoridades do convento – bispo, abadessa, freiras, padre… – mostrando que lá dentro nem tudo são flores e muitas pessoas devotas que se acham santas acabam sendo mais demoníacas do que aquelas que o são julgadas assim.
Descobri há pouco que tem um filme deste livro. Já estou ansiosa para assistir e verificar se a história corresponde a do livro. Mas enfim, super recomendo esta leitura.

site: https://freescura.wordpress.com/