A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Tayla sarges 08/05/2024

Celie e Nettie
Como não se apaixonar pela história de celie e nettie? Eu fiquei viciada nesse livro, quanto mais eu lia mais eu queria saber o que ia acontecer eu fiquei o livro inteiro torcendo para que as duas de reencontrasse é que elas fossem feliz.
Um dos melhores livros que eu ja li na vida!

Camila.Shinkawa 07/05/2024

Que livro fantástico, de uma sensibilidade que não sei explicar, aborda tantos assuntos importantes e pesados.
Abuso, agressão, preconceito, fé, sexualidade, e muitas outras coisas?
Eu amei cada segundo dessa leitura, entendi o porque da sua fama e acho que deveria ser ainda mais famoso!

jjjjjulias2 06/05/2024

Tinha escrito uma resenha mas o skoob decidiu apagar o livro da minha estante, perdi todo meu histórico de leitura. Mas o livro é surreal, comovente e doloroso. Vi o filme de 1985 e é ainda mais triste do que o livro.

maria 06/05/2024

Que livro lindo! pesado. mas com muitas doses de alívio e esperança. to emocionadíssima com o final! que lindoooo ???

Caio328 05/05/2024

A cor do ódio
Quando assisti ao filme de Spielberg era muito novo e faz muito tempo, foi marcado na.mimha memória pela atuação da Woopy em um papel de muito sofrimento e depois pela fotografia belíssima.
Já o livro trás toda a dimensão do racismo e do patriarca de nossa sociedade, o que torna o livro universal. A vida de duas irmãs separadas e com sofrimentos e dúvidas tão iguais mesmo na distância de um oceano fazem a ligação através do sentimento das dúvidas sobre o verdadeiro Deus.
A cor é uma desculpa pra tratar as pessoas de maneira diferente assim como a religião ou o sexo, apenas pretextos para justificar as ações que são de puro ódio e não significam nada no final da vida quando olhamos pra trás e vemos o quão feio foram nossas ações.

cattjubs 04/05/2024

Muito tocante, fonte de conhecimento inesgotável
Amei a forma com que o livro se desenrola, é una leitura muito doída e sofrida pelos temas sensíveis, ainda mais pra mulheres negras de famílias pobres. É muito próximo da realidade de muitas mulheres.

Gostei muito da abordagem sobre a África, me senti parte da história e de uma forma que não foi chata ao falar das tradições. Tive a experiência de não conseguir ler Maíra que era algo bem tribal, mas no Brasil, por ser muito chato.

É difícil ler as ideias bem absurdas sobre Deus, mas acontece k. Ainda mais sobre a normalização do pecado por pessoas religiosas e dentro da Igreja. Por esses motivos, tenho buscado mais autores cristãos que não vão cofrontar meus valores porque são os deles também.

Tem um final legal, não é trágico ao extremo como eu esperava. Ajuda muito depois do livro inteiro ser puro sofrimento.......

Estela118 04/05/2024

Livro sensível e cativante
A história é linda demais, fala de amor em suas diversas esferas e também da dor em suas diversas esferas. vale mt a pena ler

Lorena Alhadeff 02/05/2024

Lindo, lindo!
A simplicidade e crueldade da realidade dessas irmãs, Celie e Nettie, espantam e comovem. É espantoso também como o tempo e as circunstâncias desunem, unem, fazem sorrir e chorar os personagens dessa bela história. As reviravoltas na vida de todos é deliciosa de se vivenciar. Eu diria que eles viveram a realidade nua e crua dos negros da época, principalmente as mulheres e as crianças!

Gabi 01/05/2024

Quando terminei de ler, fiquei alguns minutos em silêncio para digerir tudo que li. Como não se sentir atravessada por tudo que ela coloca em suas cartas a Deus? A gente acompanha a trajetória de Celie desde sua adolescência até a maturidade. Passamos junto com ela pelas transformações de sua vida, tão marcada por dores, angústias e amor. Apesar de ser um livro com temáticas tão sensíveis e impactantes, Celie faz ser leve, mesmo quando rodeada de acontecimentos ruins. Ela e sua irmã, Nettie, são inesquecíveis. Celie vê o mundo ao seu modo, enxerga as cores da vida com o seu olhar de quem nunca saiu do país, mas que através da escrita, da amizade e da curiosidade, o mundo conseguiu se transformar aos poucos. Tudo ganha o tom púrpura. É uma estória que questiona muitas coisas, inclusive a figura que Celie fazia de Deus, como onipresente, onipotente, porém branco. Com certeza é um daqueles livros que você carregará por muito tempo dentro de si depois da leitura.

Rony Diego 30/04/2024

Mais um clássico para a lista
Gostei do protagonismo negro e da história epistolar, apesar de ter muitas passagens difíceis de serem lidas, pela história de vida dos personagens.

Juliana 30/04/2024

Cara que livro incrível!

Queria comentar primeiro da própria escrita, o livro é feito em forma de cartas e muitas vezes vai fugindo da gramática, nem sempre segue aquela linha de escrita mais tradicional e isso só enriquece MUUUUITO a história porque faz dela muito humana. E eu acho que esse livro é muito sobre ser humano e encontrar nossa humanidade, ainda mais pensando na Cellie, a personagem principal.

Bem, ela é uma mulher negra, que sofreu desde jovem uma série de violências, que demorou a se sentir amada, que se descobre apaixonada por outra mulher e que aos poucos vai recobrando essa humanidade que é negada às pessoas que estão na margem da sociedade. É muito bonito como isso não é feito individualmente, mas em coletivo, com várias formas de afeto, sempre também com mulheres negras, que vão dando esse apoio para que ela possa ser quem ela é. Fora as super críticas à religiosidade, colonialismo.

Livro sensacional!

Duda 30/04/2024

O começo é uma porrada daquelas que você quer parar de ler, mas se engana quem acha que o livro é só sofrimento, é uma história linda de vida, luta e principalmente de amor.
O crescimento de Celie é grandioso durante o livro, ver ela mudar as suas crenças e preocupações da vida nos deixa com coração quentinho. O amor e a amizade entre mulheres grandiosas guiam Celie ao aprendizado e a aprender a ser feliz.

Que livro lindo, gente!
Não passem a vida sem lê

nick 30/04/2024

Que livro fenomenal!!! a leitura é extremamente fluida e é impossível não se cativar com a dona Célia!
eu não sabia NADA sobre a história e nossa, já fiquei em puro choque nas primeiras páginas. Me agarrou de jeito que foi difícil largar de ler para fazer outra coisa
é um livro simples, profundo, terrivelmente humano e palpável com a realidade. consigo ver Célias em todo lugar, apenas mulheres sobrevivendo pq nunca aprenderam, ou cansadas demais para, lutar

Brenda.David 29/04/2024

Ontem eu assisti o filme de 1985 dirigido pelo Steven Spielberg e protagonizado pela Whoopi Goldberg e me inspirei a tecer essa resenha.

A cor púrpura de Alice Walker foi, sem dúvidas, o melhor livro que li no ano de 2024 (e olhe que eu li ele em fevereiro!).

A obra tem uma escrita tão simples, mas aqui a simplicidade não é sinônimo de superficialidade. Adentramos na história marcada por diversas violência cometidas contra a Celie e tão longo a nossa empatia por ela e por sua vida e sofrimento assume níveis superiores.

É um livro tão forte, e sobretudo tão humano. Celie é a todo momento humilhada e neglicenciada por aqueles ao seu redor, acaba errando em alguns momentos, por só conhecer a violência que a alcança, mas consegue se sobressair com uma força dentro de si que desconhece, ainda latente.

Alice Walker ainda nos escreve, na visão da Celie e também da Shug, sobre o etéreo no livro, e naquelas páginas eu passei a acreditar junto com elas sobre as suas filosofias acerca do divino. Lindo, lindo, lindo.

Eu inicio a resenha comentando sobre o filme, pois foi o assistindo que percebi que a película mesmo que tentando não chega aos pés da leitura. Alice Walker produziu uma obra-prima, e penso que todo ser humano deveria passar pela experiência de ler o livro caso tenha a oportunidade.

Lindo, arrebatador. Um livro que eu gostaria de ler todos os anos se possível como se fosse a primeira vez.

Eu te amo, Alice Walker!