A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Kamyla 16/03/2024

A obra apresenta com detalhes em primeira pessoa a vida de uma mulher negra na América, com muito sutileza Alice utilizou da protagonista Celia para trazer com riqueza todos os tormentos causados pela escravidão.

Trechos que me cativaram:

"Nós somos os responsáveis por mudar nossos caminhos. Isso não se faz de uma hora para outra, nem na solidão."

"Eu acredito que Deus é tudo, Shug falou. Tudo que é ou já foi ou será. E quando você consegue sentir isso, e ficar feliz porque tá sentindo isso, então você encontrou ele."

"Eu acho que Deus deve ficar fora de si se você passa pela cor púrpura num campo qualquer e nem repara."

mari maia 16/03/2024

Um retrato da realidade
A cor púrpura é doloroso, muitas vezes agoniante, mas também, extremamente necessário. Um livro riquíssimo em pautas de importância como o racismo, 4bus0 sexu4l, analfabetismo, misoginia e etc. Leitura rápida, fácil e envolvente.

Larissa.Lima 16/03/2024

Lindo!
Simplesmente amei! Celie aprendeu seu lugar, acordou para vida e entendeu seu valor e como é bom ver que não foi só ela que amadureceu, mas ver que quem estava próximo dela, mudou também, amadurecem.
A leitura é muito fluida! Amei ?

Lorena1059 15/03/2024

é tanto sofrimento, tanta luta e tanta dor. tive momentos em que senti esperança e alívio, em outros senti pura angústia e tristeza. é assustador pensar que muitas mulheres passaram e ainda passam por isso. principalmente na mão de homens cruéis e perversos. homens que ainda enxergam e tratam mulheres das piores maneiras possíveis, com desprezo, objetificação, violência e tudo mais. leitura muito forte. senti vontade de ler tudo outra vez assim que finalizei. mas não sei se conseguirei reler tão cedo.

Eduardo Cassago 14/03/2024

Intenso e edificante
A Cor Púrpura é um romance escrito por Alice Walker e publicado em 1982, trazendo temas importantíssimos e que continuam atuais, como a discriminação racial, abuso sexual e opressão. No entanto, fazendo frente a estes temas, o livro também fala de amor, esperança e superação.

Nesta história, acompanhamos a vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos no início do século XX. Todo o seu drama é contado a partir de cartas que Celie escreve para Deus e para sua irmã, onde ela compartilha suas experiências doloridas de abuso, violência doméstica e discriminação racial, desde a infância persistindo até a vida adulta.

Celie é muito sincera em suas cartas, uma vez que ela escreve a Deus, para quem a mentira é uma impossibilidade. Por isso, vemos com clareza todos os pensamentos e sentimentos mais profundos de uma pessoa que até certo ponto da vida, só conheceu o sofrimento – assim criamos uma relação de intimidade e cumplicidade com a protagonista.

Portanto, não se assuste caso chore junto com ela, se emocione e comece a sorrir a cada conquista da mulher – este é um livro capaz de fazer isso com o leitor.

Ao longo do livro, Celie encontra força e esperança em suas conexões com outras mulheres, especialmente com sua amiga, Shug Avery. Além disso, sua motivação sempre passa pela esperança de um novo dia, trazendo com ele a possibilidade de reencontrar sua irmã.

A Cor Púrpura é uma poderosa narrativa sobre resiliência, amor e autoaceitação, e aborda questões profundas de identidade, opressão e libertação – leia por misericórdia.

site: https://www.youtube.com/@canalosofredor

cmvies 11/03/2024

Maravilhoso!
Eu já tinha esse livro há bastante tempo e não sei como não li antes. Na verdade eu sempre soube que ele era bem pesado e talvez isso tenha me deixado com aquela ideia de ?esperar o momento certo?. Que bom que resolvi tentar.

A Cor Púrpura é bem impactante, triste e incrível ao mesmo tempo. Celie nos mostra a força da mulher negra que busca acima de tudo sobreviver. A evolução dela ao longo da história me emocionou muito e a forma que a narração é feita contribuiu pra isso, de certa forma parecia que eu estava recebendo as cartas da Celie.

Todos os personagens são bem construídos, os temas sensíveis são tratados de uma maneira única. O amor também. Com certeza um dos melhores livros que já li na vida!

Beamenezys 10/03/2024

Que leitura maravilhosamente dolorida!
Este livro é tudo ao mesmo tempo, é lindo, sofrido, poético, triste, angustiante e apaixonante. Toda a história foi interessante demais para que eu conseguisse sequer parar de pensar nela.
Indico a todos que querem um bom livro pra ler!

mari.rsp 10/03/2024

Esse livro é extremamente triste e ao mesmo tempo é fluído, a todo momento eu só torcia para que a protagonista ficasse bem e fosse feliz.

Paulanessa 09/03/2024

O final quase me fez chorar então por aí vc tira
Definitivamente top 5 livros mais tristes e pesados que ja li.

Se você é uma pessoa sensível a temas de abuso e violência esse livro não é para você.

Cor púrpura é um romance de muitas camadas, que aborda desde questões espirituais até relacionamentos familiares, autoestima e racismo. Embora seja ambientado nos Estados Unidos, a autora também aborda algumas temáticas da geopolítica africana.

É lindo de ver o desenvolvimento e as reflexões da Celie, a complexidade das relações dos personagens. Ainda que seja ficção você consegue enxergar uma história real por trás de cada carta. Apenas maravilhoso, sem defeitos.

Victor Meira 08/03/2024

A simplicidade da escrita revela a complexidade do olhar
Uma leitura simples, cheia de surpresas, tristezas e alegrias. O olhar da Celie sobre a vida é acompanhado de um desenvolvimento contínuo que em uma simplicidade profunda nos traz uma reflexão filosófica sobre o ser grandiosa. Recomendo. Ansioso para assistir o filme.

Miah.Kan-Po 07/03/2024

Maravilhoso!!
Esse é um livro que nos leva a uma profunda reflexão sobre a vida da mulher negra nos Estados Unidos, que acaba refletindo a vida de muitas outras mundo afora.

A narrativa envolvente nos apresenta a história de Celie, uma jovem negra que sofre abusos e violências ao longo de sua vida, mas que encontra força e resiliência para superar as adversidades, e isso é lindo de acompanhar.

O livro nos mostra a luta diária de Celie por sua própria identidade e dignidade, em um contexto de opressão e discriminação racial e de gênero. A autora nos faz refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras, que são marginalizadas e silenciadas em uma sociedade dominada pelo patriarcado e pelo racismo.

Alice Walker nos mostra a importância da sororidade e da solidariedade entre as mulheres, que se unem para resistir e lutar por seus direitos, e vemos isso acontecer lindamente no decorrer da história. Através da história de Celie, somos confrontados com questões profundas sobre a violência, o preconceito e a busca pela liberdade e autoafirmação.

A narrativa epistolar é marcada pela peculiaridade da escrita de Celie. A autora optou por utilizar uma linguagem simples e coloquial, com erros gramaticais e ortográficos, para dar voz à personagem e refletir a sua falta de educação formal e a sua realidade de marginalização e opressão.

Essa escolha narrativa nos aproxima da personagem e nos permite mergulhar em sua mente e em suas emoções de forma mais íntima e autêntica. A escrita "errada" de Celie revela a sua origem humilde e sua falta de acesso à educação, além de ressaltar a sua vulnerabilidade e fragilidade diante das adversidades que enfrenta ao longo da vida.

Assim, a narrativa de A Cor Púrpura nos mostra a força e a resiliência de uma mulher negra que, apesar de todas as adversidades, encontra sua voz e sua dignidade através da escrita e da expressão de suas próprias experiências e emoções.

É um livro impactante e emocionante, que nos faz refletir sobre as injustiças e desigualdades que permeiam a sociedade, e nos inspira a lutar por um mundo mais justo e igualitário. Uma leitura essencial para todos que buscam compreender e valorizar a experiência da mulher negra.

Recomendo demais essa obra!!

Malu.Ferreira 07/03/2024

Celie
Eu acho muito difícil escrever algo sobre esse livro, porque sinto que qualquer coisa que eu diga sobre ele será spoiler e sinto que nem todas as minhas letras são capazes de descrever a experiência de ler essa obra.

A Cor Púrpura é visceral, é doloroso, é intenso e é triste. Ele aborda os temas mais difíceis da forma mais humana possível.
Ele retrata o abuso, a violência, o racismo e retrata também descobertas, amor, à vida.
A história da Celie, precisa ser contada, porque, essa história não é apenas dela.
Considero esse livro leitura obrigatória!!!!

(GATILHOS: violência doméstica, racismo e abuso sexual)

Catarina410 06/03/2024

Aquilo que está na natureza mas é pouco percebido pelo homem
"A Cor Purpura" é um romance completamente imersivo.
O tipo de livro que o final tem uma importância ínfima comparado ao desenvolvimento da história.
As reflexões são muito verdadeiras.

"(...) a natureza fez com que a palavra glória tivesse significado para mim, e eu ainda não sei onde mais poderia tê-lo encontrado."

O amor na vida de Cellie é lindo.
As críticas de A.W. são cruas mas intrínsecas: expostas pelo ponto de vista de Cellie, não poderiam ser mais verossímeis ou causar mais empatia no leitor.