A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Fernandohorse 03/07/2022

Sensacional! Obra atemporal que marca a visão de um tempo. Vemos tanta evolução, e tanto ainda por evoluir.

Nietzsche2 09/08/2023

Lido ?A cor púrpura? de Alice Walker.

A história é contada por cartas, que são escritas por Celie destinadas a ?Deus?.
Ela é uma mulher negra que mora no interior dos Estados Unidos no século XX e se encontra em uma vida penosa. Tem uma irmã chamada Nettie, que em certo momento as duas são separadas. De todas as desgraças essa é pra Celie a mais dolorosa.

As primeiras páginas desse livro são chocantes. Caímos direto numa vida que é extremamente abusada fisicamente e psicologicamente. Como a personagem é quase analfabeta, a escrita é crua e cheia de erros o que traz uma imersão maior aos fatos. São tantas situações ruins que ocorrem que são bem dolorosas de ler.

É uma história cheia de camadas de denúncias como misoginia, racismo, machismo e até questão de descoberta de orientação sexual.
Chega a ser impressionante uma autora ter tido coragem pra escrever algo tão ousado e a frente de seu tempo.
Entretanto nem tudo são desgraças,vão sendo acrescentados personagens que vão trazendo cor e esperança ao longo da narrativa.

Teve alguns momentos da metade pro fim que cheguei a achar desnecessárias as cartas da Nettie, me cansaram um pouco, porem nada que me fizesse não gostar da leitura.
Celie, Sofia e Shug são personagens maravilhosas, durante todo o livro eu torci pra ver todas bem e em paz.

O final é um alívio depois de tanto penar e ao mesmo tempo deixa um aperto no coração por encerrar essa leitura. ?
Andreza191 09/08/2023minha estante
Um do meus favoritos ??

Natália 09/08/2023minha estante
É um dos meus favoritos! Alice Walker é muito boa

valmirlins 02/07/2020

Arrebatador!
na?o tem grac?a fazer isso comigo. na?o tem grac?a tocar ta?o profundamente assim. na?o tem grac?a me estrac?alhar por dentro ao relembrar de maneira ta?o doce a amarga realidade. pela primeira vez na vida, eu terminei o livro, abracei o livro e chorei copiosamente com a cabec?a no colo do livro. descobri que livro tem colo. que livro e? colo. hoje na?o vai ter resenha sobre. na?o consigo escrever. eu so? queria pedir que todo mundo leia a cor pu?rpura. eu so? queria pedir que todo mundo leia.

Adriano 31/01/2021

Incrível
Este livro apresenta uma escrita tão peculiar. A autora o faz em formas de cartas para a irmã e a linguagem é coloquial. Uma história de uma mulher forte, vencendo desafios de ser negra num mundo machista.
Tânia 31/01/2021minha estante
Está não minhas metas deste ano, já até comprei ?

Anna1322 15/11/2020

Muito tocante
Esse livro foi escrito de uma forma extremamente sensível, mesmo com toda a brutalidade vivida pela personagem...Já no começo desenvolvemos uma crescente empatia pela Celie, com a qual desenvolvemos uma relação de intimidade. Eu pelo menos torci muito para que ela encontrasse seu amor próprio, seu lugar no mundo e fosse feliz. Mais uma leitura cheia de ensinamentos que nos abre os olhos para além da nossa zona de conforto e vida de privilégios.

Fabio.Nunes 07/09/2023

Baita livro
A cor púrpura - Alice Walker
Editora: José Olympio, 2021

Por duas vezes eu tive de me certificar de que este livro era uma obra ficcional.
Conheço poucas ficções tão palpáveis, que conseguem refletir um tempo e espaço de modo tão complexo e ao mesmo tempo em linguagem simples. A protagonista, Celie, nos apresenta toda a narrativa por meio de cartas, endereçando-as primeiramente a deus e depois à irmã, Nettie.
Um romance forte, sem apelações emocionais desnecessárias, que nos mostra as mazelas de um mundo racista, religioso e patriarcal.
Uma obra sobre sofrimento, sobre redenção, e sobre a força do negro e do feminino. Uma edição tão bonita que fiquei com pena de marcar.
Vai sem medo.
Max 08/09/2023minha estante
Ótima resenha!

Fabio.Nunes 08/09/2023minha estante
Valeu Max!

Ana Rocha 12/09/2023minha estante
Tive a mesma sensação que você relatou no começo. Por um momento achei que não era ficção. O livro é muito envolvente.

bruna.albq 12/07/2020

muitas emoções
livro fortíssimo e muito necessário ! aprendi demais com essa leitura

maysss 14/03/2021

esse livro é tão profundo e doloroso, todas as histórias de dor e superação valeram a pena de serem lidas.

carol 08/09/2023

Li pra fingir que era uma mulher culta e cheia de cultura, não estava pronta para ele, fui ler feliz e sai extremamente triste

marcou gerações.
Luschnee 08/09/2023minha estante
É triste demais, né?

Pumps 08/09/2023minha estante
O filme é uma obra de arte.Sim,triste,mas muito bem feito.Um dos melhores!

Claudia Canazart 10/04/2020

Marcante...
Um início pesado. É um livro violento, muito... Para mim foi chocante, parei pra pensar se continuava ou não essa leitura...
Porém após continuar me apaixonei com a história. Superação, empoderamento...é um livro marcante. Recheado também de amor, afeto, ternura...
Empatia pelas personagens que literalmente se recriam na luta pela sobrevivência.
E o final é acalentador, gostei demais.
Bart 11/04/2020minha estante
Esse livro é mt ? show!! ????????????

LisboaPB 10/04/2020

Uma obra importante e primordial para críticas da época porém não me contentei como pensei que seria. Uma frase pra resumir esse livro: essa história é doida. Só doideira.

Mila 21/01/2024

Doído, angustiante e infelizmente real demais
Um romance epistolar e linear que conta ao leitor a difícil vida de Celie.
A protagonista escreve suas cartas para Deus, relatando as violências sofridas tanto pelo seu padrasto quanto pelo marido e a triste distância de sua irmã. A dor pela qual Celie passou é nitidamente sentida nas cartas.
Após conhecer Shug Avery, uma cantora que fala o que pensa, Celie passa a ter outros pontos de vista sobre a vida. Vamos acompanhando o desenvolvimento da personagem de forma gradual e é tão natural que quando se vê, o livro acaba.
Sensível e cruel, mas espetacular.

Carolina 27/06/2021

Livro maravilhoso!!

Livro que fala sobre racismo, machismo, mulheres maravilhosas e empoderadas. Uma mulher forte que tem um crescimento tão grande.. não da p imaginar que ela vai ter um final tão lindo.

Meu livro favoritoooooo