Antígona

Donaldo Schüler
Cegalla

Resenhas - Antígona

Vinicius39 26/03/2023

Obra pequena, mas com uma gigante reflexão
Apesar da leitura ser efetuada com rapidez. É um livro que aborda a dignidade do homem, desde o ventre até sua morte e até mesmo depois de sua morte!!
Ter lido o livro com uma visão espiritual dos povos da época, traz uma apreciação maior da obra, para entendermos a importância para os deuses da época um enterro ritualistico digno.

pity 02/03/2023

Eu li essa livro pra escola(o primeiro, inclusive), não achei ruína mais definitivamente prefiro os meus, sem contar que o final? só tragedia

Liað· 28/02/2023

Achei foda
Comecei esse livro por conta da escola, e não estava botando muita fé que iria gostar. História é bem legal, tragédia grega típica, por isso a linguagem do mesmo é complicada, mas recomendo o livro.

Jose 23/02/2023

Antígona é uma peça de 2500 anos de idade e a edição usada é da Editora Paz e Terra, com tradução de Millôr Fernandes. Ela é, cronologicamente, a última peça da Trilogia Tebana, composta por Édipo Rei e Édipo em Colono.

Muitos de vocês já devem conhecer Édipo e sua história. A protagonista que dá nome a peça, Antígona, é sua filha. Ela se vê forçada a tomar uma decisão quando, após o decreto do Rei Creonte, é proibida de enterrar seu falecido irmão. Os ritos fúnebres eram um costume sagrado e importantíssimo na época (e até hoje, na nossa sociedade), por isso é uma problemática pertinente.

Pra ser sincero, não gostei muito do livro na primeira leitura. Só que depois de um tempinho, por precisar ler mais vezes, comecei a gostar até. A peça tem nuances muito atuais e é um exercício dramático complexo. Não é à toa que é adaptada e encenada até hoje, no mundo todo.

Cesar Garcia 22/02/2023

Triste e com poderosas lições
O livro fala de uma mulher que enfrenta o decreto de um rei para dar um enterro digno ao seu irmão que morreu na guerra.
Ela vai contra sua autoridade, contra as convenções e contra o machismo para dar apenas dignidade há um membro da sua família.
Um texto poderoso.

LucasTheReal 15/02/2023

Surpreendentemente, gostei
Confesso que comecei a ler esse livro só porque era uma leitura obrigatória na escola, mas, desde o começo, me vi muito envolvido na narrativa.
Acompanhamos Antígona, filha de Édipo, que perdeu dois irmãos que guerreavam de lados opostos, e que lutaram até a morte. Etéoclates, que lutou pelo povo de Tebas, é visto como o herói, já Polinice, que lutou pelo povo de Argos, é visto como um vilão, que não merece nem mesmo ser sepultado, um mandato do próprio rei de Tebas; porém Antígona não acha isso e acaba sepultando-o, fazendo, assim, que ela fosse vista como uma duas caras que merecia a morte...
Acho que o que eu mais gostei foi o senso de princípios que a peça passa. Outra coisa que eu adorei é que é uma peça gostosinha de ler, ainda mais com a tradução do Millor, que faz o entendimento ser perfeito.
LEIAMMMM

Ricardo 31/01/2023

Canto de sereia
História bem curta. É possível ler em apenas um dia. Vários aspectos sobre questões sociais podem ser refletidas a partir do texto. Destaco a questão da autoridade de um governante. Interessante observar a reflexão por trás de como é bom que um governo não trabalhe de forma unilateral. Outro ponto são as questões das normas e leis sociais. Vale refletir que muitas vezes são resultados de construções ideológicas humanas criadas por motivos particulares e, em muitos casos, para reprimir uma parte da sociedade. Por isso, o problema de ter essas leis como universais. Naturalizar algo que é construção social é um perigoso "canto de sereia" usado por muitos anos.

Faffys 22/01/2023

Releitura
Li pela primeira vez no primeiro ano da faculdade e virou um dos meus favoritos ?
Antígona é uma personagem forte e que defende o acha ser justo.

Amanda.Arruda 20/01/2023

Um ato de amor
Antígona é a representação da luta pelos seus ideais.
Forte e corajosa enfrenta o edito do rei para fazer cumprir com seus costumes.
Que obra maravilhosa

Ju 16/01/2023

Uma ótima tragédia grega. Leitura rápida que me agradou bastante. Inicie sem grandes expectativas mas me suprendi com o final e com a forma que a personagem age durante a trama.

Bibi.PAra 10/01/2023

Incrivel, Sofocles é bom, mas Millôr Fernandes é ÓTIMO!!!!!
Me deu uma sede de teatro, criei interesse depois de ver a interpretação da Andrea Beltrão (maravilhosa), pretendo reler em breve.

Lala 30/12/2022

Melhor protagonista de tragédia ever
Antígona é minha tragédia grega favorita até agora. A protagonista é um grande diferencial, sendo uma personagem muito forte e com princípios muito definidos, pelos quais ela tem coragem de morrer. O tema do cadáver ultrajado é o grande centro da obra (e eu AMO esse tema na cultura grega). Antígona luta pelo direito natural de qualquer ser humano ser sepultado, seguindo a antiga lei dos deuses e indo contra a lei dos homens e contra a tirania de Creonte, que desrespeita a religião do povo e a humanidade do filho morto de Édipo. Não enterrar alguém é desumanizar a pessoa na cultura clássica, pois isso era um rito essencial pra passagem para o Hades e interromper isso é uma grande ofensa ao Olimpo. O como essas relações são tratadas é sensacional na obra, tornando ela extremamente atual, pois discute sobre direito, tirania, inevitabilidade do destino, vida e morte, humanidade e diversos outros temas importantes e universais.
Os diálogos são muito bons, a peça é fluida e gostosa de ler e o coro é pontual com os temas que discute. O desenrolar das coisas é inesperado, dramático e genial. A queda de Creonte é quilométrica e seu erro trágico desenrola a cadeia de ações que acaba matando quase todo mundo, exceto ele. É muito bom e eu quero ser a Antígona quando crescer kkk, sério, que personagem forte, com personalidade, a própria Katniss Everdeen da antiguidade. Édipo é uma peça maravilhosa e mais famosa que essa, mas Antígona é incomparável de boa, aquela sequência que supera a original. Leiam, leiam, leiam!