Antígona Sófocles
Donaldo Schüler
Cegalla

Resenhas - Antígona

bebs 28/05/2023

É, a princípio, uma peça pequena e simples, mas traz muitas questões atuais. Dá para ler facilmente em menos que uma hora, então recomendo.

Adriana1037 27/05/2023

Surpreendente
Uma tragédia incrível! A história é muito interessante e suscita várias reflexões. Li com a tradução do Millôr Fernandes que foi muito boa. Linguagem muito acessível. Gostei muito.

Joyce231 27/05/2023

Consequências do orgulho exacerbado
Antígona é uma mulher que, em meio ao patriarcado fortificado da sua época, desafiou a ira de um rei para poder honrar o seu irmão com os ritos funerários que ele merecia. Essa peça discorre sobre Creonte, rei de Tebas, que se tornou tão prepotente que não escutava os conselhos de absolutamente ninguém e erroneamente puniu Antígona pelos seus atos. Creonte destruiu a vida de todos ao seu redor quando decidiu se fixar no ódio e orgulho, quando não admitia estar errado. Em síntese, essa peça foi entendida por mim como uma história de moralidade que mostra o que acontece quando você não abdica do orgulho e não escuta conselhos de quem deseja ajudar.
No geral, gostei bastante de Antígona. Tanto a história quanto os personagens foram instigantes do começo ao fim, e a tradução disponibiliza uma leitura descomplicada, que facilita o entendimento e me fez apreciar ainda mais a leitura.
Cicero26 07/06/2023minha estante
Sua leitura colocou a culpa da tragédia em Creonte. Mas ele estava fazendo cumprir uma lei promulgada. O irmão de Antígona havia traído e atacado seus concidadãos. Você acha que o governante Creonte deveria abrir uma exceção na lei diante de seu povo? E Antígona foi uma vítima, mesmo orgulhosamente descumprindo uma lei do Estado e sabendo das consequências de seu ato?

lAvia 11/05/2023

Antígona
Melhor que "édipo rei", com certeza. e isso porque eu gosto de "édipo rei". o que me toca nessa história é toda a coisa de irmãos, o fato de que ela arrisca (e condena) a própria vida só para se despedir do irmão. muito bom mesmo.

Dani 06/05/2023

Me surpreendi
Me surpreendi muito com esse livro!! É um livro com uma leitura difícil, porém traz aquela sensação de saber o final. Livro que traz diversos debates sobre o direito da pessoa ou até mesmo a forma de como na época eles viviam acreditando que o rei era o poderoso. Vale muito a pena ler, leitura complicada? Sim porém no final tudo vai fazer sentido!

Amanda 26/04/2023

Tradução fluida
Essa edição é ótima pra quem quer ler sem resistência, um texto que é naturalmente difícil. Perde-se algo de poético, às vezes, mas nem sempre.

nanna 23/04/2023

Antígona
Como o caráter e as leis humanas podem perdurar através dos séculos? Uma leitura tão atual que AINDA muda nossos pensamentos sobre as atitudes sociais.
A tradução de Millor só melhora nosso entendimento.

Elizabeth 19/04/2023

Antígona
Li por causa do jusnaturalismo, uma corrente filosófica segundo a qual existe um conjunto de normas vinculantes anterior e superior ao sistema de normas fixadas pelo Estado. A visão jusnaturalista fica evidente na obra em questão.

Giovanna.Pereti 18/04/2023

A tradição ou a lei positividade
Nesse teatro de Sófocles temos a guerra do governo dos homens, com suas leis positivadas (transcritas) contra a lei ancestral dos deuses (através dos costumes e amor à família). Antígona luta com unhas e dentes para manter a honra de seu irmão Polinices ? lutando a favor dos Argos ?, morto em batalha por seu Etéocles ? o qual lutava por Tebas, pois enquanto este receberia honras, aquele estava impossibilitado de receber até mesmo um enterro digno. Através da sua atitude, ela nos mostra que há hierarquia nas decisões de um governante: em primeiro lugar a tradição advinda dos ancestrais, pois afinal foram elas que permitiram o avanço da sociedade.

?Só o governante que respeita as leis de sua gente e a divina justiça dos costumes mantém sua força porque mantém a medida humana?.

julia_zilio 17/04/2023

A mulher que disse não
Eu adoro essa história.
sofocles dizia que representava os homens como deveriam ser, e é isso mesmo.
Antígona é a primeira figura de resistencia da história - primeira oposição ao poder absoluto, agindo pela lei da consciência, não pela lei do homem, e descobrindo o mundo da liberdade individual.

clarice143 07/04/2023

Li porque é leitura obrigatória do vestibular e gostei mais do que imaginava!
não foi meu primeiro contato com teatro grego então já tinha uma noção da estrutura do texto, porém não tinha lido os outros livros da trilogia e sinto que isso me deixou meio perdida no começo do texto, mas mesmo assim achei bem legal.

Julia 07/04/2023

Tive que ler o livro para escola , quando comecei pensei que o livro seria péssimo , porém a história é super interessante. Só que para mim pelo menos eu achei a linguagem um tanto complicado mas é possível entender

Roberto 05/04/2023

Grande tradução acessível de Millor
Não é fácil descobrir a própria humanidade. Grande tragédia, com personagens memoráveis e um texto incrível.

Cicero26 28/03/2023

Ah, os gregos?
Devemos agir de acordo com as leis do mundo ou conforme as leis cósmicas, divinas? Nossa consciência ou a conveniência da ética fácil? E quando qualquer escolha nos leva pro abismo, já que o mundo não é uma história dramática, mas uma história trágica? Ah, os gregos? Há dois mil e quinhentos anos nos fazendo parar pra pensar!