Antígona Sófocles
Cegalla

Resenhas - Antígona

Luis Felipe S. Correa 01/09/2023

Trilogia Tebana 3/3
Começo a pensar, e isso em um nível absolutamente pessoal, que a escola, a obrogatoriedade de algumas leituras e a abordagem feia de alguns educadores afasta o leitor de obras tão fantásticas. Todas estas obras foram apresentadas a mim na escola, mas de forma seca, o que repercutiu em um tédio presumido. "Se essa aula é chata e me falam dessas obras sem nenhuma empolgação, talvez não valham a pena", foi o pensamento lógico e pelo qual não me culpo. Quebrar esse preconceito me trouxe recompensas maravilhosas. O último livro traz uma discussão maravilhosas sobre direito natural e positivo, além de tratar do comportamento humano de forma muito precisa.

untlited 29/08/2023

Surpresa
Comecei a ler obrigada e n botei expectativa, mas o livro me surpreendeu e conseguiu me prender gostei bastante e fiquei chocada com o desenrolar dele.

Michela Wakami 25/08/2023

Espetacular
Esse livro fechou com chave de ouro, essa trilogia, amei demais acompanhar essa história.
E o autor não brinca em serviço, quando ele diz que vai escrever uma peça sobre tragédias, ele capricha, não economiza.

Esse é o terceiro livro da trilogia.

Bruelds 20/08/2023

Antígona
Eu tive que ler para uma aula na faculdade e é um livro muito bom e curtinho com uma reflexão em torno do enredo, vale a pena ler e eu sou suspeita p falar pq amo peças, mas essa é muito boa mesmo!

Andrecruz.psi 19/08/2023

As leis sociais não podem ser maior que as naturais
Antigone foi a primeira leitura que o professor de psicanálise do sexto período passou.

Inicialmente fiquei meio com o pé atrás, mas após ler alguns parágrafos percebi que estava diante de uma história incrível.

Que além de ser empolgante é também angustiante, porque somos apresentados a tirania de um rei que pune quem só quer seguir as leis naturais da vida que é poder enterrar o seu parente.

Há muitos conflitos morais e psicológicos que esse livro aborda.

Um leitura indispensável para quem deseja compreender um pouco sobre a mente humana e suas interações sociais.

Laiza0 01/08/2023

A rebeldia necessária
Título: Antígona
Autor: Sófocles

Um livro sobre a desobediência civil, Antígona deseja enterrar o cadáver do irmão considerado um traidor pelo rei de Tebas.

Etéoclos, o irmão de Antígona que lutava ao lado das tropas tebanas é enterrado como manda as tradições fúnebres e já corpo de Polinices, o rebelde, fica ao relento.

O rei Creontes decreta quem prestar homenagens fúnebres será punido severamente. Antígona se rebela contra o déspota e enterra Polinices.

É comovente ver a desobediência de Antígona, mesmo com um histórico familiar trágico ela reúne as suas forças, defende a lei divina e se contrapõe a lei do Estado.

Uma mulher reivindicando seus direitos incomoda muita gente, tiranos, líderes religiosos e obviamente os machistas de plantão.

Somente os corações que clamam por liberdade podem entender apelo de Antígona. O protesto da personagem vai muito além do sepultamento do irmão, ele denuncia perigo dos ditadores e a importância de resistir diante das opressões.

Super indico essa leitura porque ela é um estímulo a ação popular contra as injustiça. Antígona é um estímulo para pensar, questionar, agir e insurgir contra tantas injustiças nos são impostas diariamente.

Pedro Osorio 31/07/2023

Um clássico enxuto, mas denso
Um clássico da literatura grega, uma peça simples mas com um bom argumento reflexivo.

Entre a lei dos homens e a leis do Olimpo, como dosar a sentença? Talvez o central nem seja a própria Antígona, mas o dilema em que se vê Creonte na posição de poder em que se encontra.

No egoísmo do deleite do controle e buscando firmar-se sobre a terra que reina, acaba sacrificando o que mais preza por falta de ponderação e por inflexibilidade.

"Belo governante seria, sendo o único numa cidade deserta", lauda Hemon a Creonte. Uma síntese bastante didática da situação criada pelo próprio rei.

Que levemos, quiçá, ao menos essa lição.

yaschreave 20/07/2023

Tirando a dificuldade que é de entender algumas partes devido ao vocabulário e até da estrutura do livro, achei que a leitura foi uma boa experiência. tem algumas lições de moral e frases marcantes, e com o ?plot twist? - pensei que as tais mortes realmente não fossem acontecer - é encerrado essa peça de sófocles

Gabriela 14/07/2023

Excelente!
Antígona é desses livros que só ficam melhores a cada releitura. Cada vez que entro em contato com esse texto, me surpreendo com a riqueza de seu conteúdo e com o quanto uma visão cada vez mais madura dos proporciona uma interpretação melhor da peça.

A coragem de Antígona em desafiar o autoritarismo de Creonte para cumprir com os ritos do sepultamento e enterrar dignamente seu irmão sempre me comove, sempre me motiva a não fraquejar diante das dificuldades. É uma coragem que nos mostra que a honra e os princípios não têm preço, que não se pode viver em paz virando as costas para os seus.

Uma grande peça. Para mim, o ápice do teatro grego.

Gabriella440 05/07/2023

Gostei muito
Antígone é uma tragédia grega que pode ser usada como analogia da disputa do direito natural do homem, versus o direito que é dado pelas autoridades. O direito ao sepultamento, a obediência aos deuses foi mais importante para a personagem que o decreto do Rei Creonte, não importando as consequências.

Babi 12/06/2023

É primeira vez que leio uma tragedia grega na vida e pensei que seria chato e maçante ler uma história com um lirismo tão presente mas me surpreendi,a história é muito boa e o diálogo de creonte e Antígona onde os dois personagens debatem se o que vale é o direito natural dela de enterrar o seu irmão morto em batalha ou o direito (positivo) dele de ter a sua ordem de governante cumprida foi definitivamente o melhor ?embate? e questão para mim em toda a peça.Uma bela tragédia

guilhermevasq 03/06/2023

Eu nasci para amar, e não para odiar
Não terminei de ler esse livro agora, mas esqueci de adicionar aqui, então lá vai. li esse livro por causa da faculdade, um professor comentou em aula e me interessei. a peça é uma obra muito bacana, centro de grandes discussões dentro do mundo do direito. a antígona é uma personagem incrível, porque ela ama, seu pai, seu irmão, apesar do que eles possam ter feito. sofremos com ela a pena tão dura estabelecida pela lei. apesar disso, a história não é feita de herói vs. vilão, mas sim de diferentes pessoas, com suas convicções e personalidades próprias, que entram em conflito. ou seja, a sociedade.
?mas saibas que, mesmo insensata, os que tu amas te amam mesmo assim.?

Lema 02/06/2023

Antígona
Surpreendentemente muito bom. texto bem curto, margem grande, letra grande, leitura muito rápida e interessante.