Antígona Sófocles
Cegalla

Resenhas - Antígona

Guiggs 03/12/2023

Interessante!
Através dele vc entende oq é o conceito de Édipo q Freud explica ???Foi um livro bom para ler! Mas não tenho tanta certeza se seria a melhor tragédia grega para ler Qm tá querendo começar nesse gênero? não sei tbem tô começando kakakaka, então quem puder me recomendar algo estarei aq aceitando ?

Dani - Amando Leitura 24/11/2023

Antígona
A personagem principal é uma mulher forte e que sempre tenta agir da melhor forma. É a primeira vez que leio, mas espero reler novamente e perceber mais partes da história que me passou despercebida agora.

mel! 08/11/2023

é bem curtinha a história. li pois é obra do PAS1 e confesso que não achei ruim, tinha umas palavras desconhecidas mas fora isso a história é ok

Michelle França 06/11/2023

Nada disso teria acontecido se tivesse inventado o celular
A típica tragédia que poderia ser evitada se naquela época existisse um smartphone ou um pombo correio, uma cartinha pelo correio, uma boa vizinha fofoqueira que faz o boato chegar mais rápido que um raio.
O que eu mais adoro da tragédia grega é o quanto ela é TRRRRRRAAAAAGICA!!!!
É um sofrimento exagerado, o filho crítica o pai o velho vai e se mata com uma punhalada no peito, a filha fugiu com o namorado a mãe se joga do precipício e assim por diante.
Mas brincadeiras à parte é uma bela tragédia gostei.

bia 06/11/2023

Abriria mao do meu sepultamento e permitiria que minha alma ficasse vagando por ai sem rumo por toda a eternidade pela Antigone, ela é tão mãe eu amo ela

banana20 28/10/2023

Não prometeu nada, entregou tudo.
Todo mundo fala sobre a história de Édipo, mas a história da filha dele é muito melhor.
Tem comédia, tem tragédia, tem deboche, tem mitadas. Isso que é beleza viva!!!

carolina 25/10/2023

Muito bom pra pensar o Direito natural e o Direito positivo. Antígona, defende seu direito natural, enquanto Creonte um tirando, impõe uma lei contrária. Era uma crença antiga que os rituais de passagem eram importantes para que a alma não ficasse vagando eternamente sem destino. Com essa preocupação, Antígona preferiu correr o risco da morte para enterrar seu irmão despojado, contrariando a lei de Creonte que proibia o enterro unicamente deste irmão dela.

Nati Sampaio 07/10/2023

Um livro incrível que todos deveriam ler. O livro conta a história de Antígona, uma mulher que se defende feroz e abertamente perante todos de uma cidade de Tebas, após desobedecer o Rei. Essa leitura nos traz muitas reflexões a respeito dos direitos de todos os seres humanos que devem ser resguardados até mesmo na morte.
Embora um clássico datado de muitos anos, a leitura não é complicada, muito pelo contrário - é gostosa e fluida.
Adorei a leitura, e recomendo.
Amanda2041 07/10/2023minha estante
Nossa, eu amo essa história de paixão?

Nati Sampaio 07/10/2023minha estante
É demais, né? Eu amei também!

Reccanello 18/04/2024minha estante
O erro de se tornar a lei como parâmetro de moralidade.

Jennifer.Fonseca 04/10/2023

Li para a faculdade, percebi certa similaridade com a forma de escrita de Shakespeare em Hamlet, gostei do enredo do livro e como se combina com o direito.

Julia Almeida 02/10/2023

Antígona
Antígona é uma tragédia grega que narra a história de Antígona, filha de Édipo, que desafia o decreto do rei Creonte e decide enterrar seu irmão Polinices, mesmo sabendo das consequências mortais. Os temas principais são a justiça divina versus a lei humana, o conflito entre dever familiar e dever cívico, além das consequências da desobediência. A peça levanta questões sobre o poder absoluto dos governantes, a moralidade individual e coletiva, e a importância de se questionar as leis injustas. Através do poderoso diálogo entre os personagens, Sófocles nos faz refletir sobre os limites da autoridade e os dilemas morais enfrentados pela protagonista. A obra, além de possuir um enredo cativante e personagens complexos, nos leva a questionar nossos próprios valores e princípios éticos. Como amante do teatro clássico, fiquei encantada com a profundidade temática e o impacto emocional de Antígona.

Angel 27/09/2023

Antigone 81%
Antigone. Um clássico sobre a posição que uma jovem assume em relação à política, sobre o que é certo e errado e as consequências das nossas ações.

Antigone foi uma leitura difícil, mas incrível. Foi difícil de entender, mas quanto mais perto você chegava do fim, mais você entendia e quanto mais você se sentia realizado.

Antigone começa com uma família real, uma morte real e uma guerra entre dois irmãos que acabam mortos, enquanto apenas a morte de um deve ser honrada.

A irmã deles, Antigone, é contra, dizendo que ambos dos irmãos merecem um enterro adequado, embora o novo rei, Creon, seja contra. Então ela faz o que acha certo e isso lhe custa a vida.

Embora ela esteja prestes a se casar com o filho de Creon, ela ainda será morta. Morta sem saber por que estava morrendo. E assim chegamos à sua morte, uma morte que Creon, no início quis evitar, mas agora quer, e pelas razões erradas.

Seu futuro marido, filho de Creon, não suporta a visão do corpo de sua futuro esposa, então se impala, morrendo com ela.

A mãe, que não suporta a notícia da morte do filho, corta a sua garagnata, deixando o novo rei, sozinho, com as suas ordens, e sem ninguém para as seguir.

Antigone foi uma leitura confusa, mas gratificante. Eu adorei cada parte disso. E, meu Deus, as pessoas eram loucas naquela época. Eu adoraria ler este livro novamente com uma compreensão mais fácil da literatura. E eu definitivamente recomendaria.

Fernanda.Lopes 27/09/2023

Que livro! ?
Nessa segunda releitura da Antígona, eu fiquei ainda mais encantada com Sófocles, que consegue criar uma história tão marcante com apenas 1 cenário, poucos personagens e menos de 1300 versos.

A determinação de Antígona, a cegueira de Creonte (Édipo mandou lembranças) e o final shakespeariano dessa tragédia, se me permite o anacronismo, são só alguns aspectos que tornam essa obra tão especial.

Susan 25/09/2023

Bom!
Achei a leitura bem tranquila, não é complicada e também é bem curtinha, sem contar o drama envolvente. uma boa surpresa!

Jabuticaba cacheada 22/09/2023

Uma leitura de bolso
Um chá da tarde de leitura, dramática e interessante.
Realmente foi gostoso de ler e de me imaginar no local.