Antígona

Cegalla

Resenhas - Antígona

nahai 28/02/2024

Clássico da mitologia grega
Realizei a leitura por conta da obrigatoriedade da escola, não esperava nada demais e ele me entregou nada demais. Foi uma leitura um tanto quanto confusa, tendo em mente a linguagem teatral e antiga grega. Entretanto, obra agradável e historica e socialmente relevante, contextualizando o desenvolvimento da misoginia relacionada a poder, soberania, coragem e princípios. Indico que procurem esse livro a fim de experienciar diferentes maneiras de escrita e estruturas literárias.

Alana 22/02/2024

Foi a minha primeira tragédia grega e me surpreendi, foi mais fácil de ler e mais envolvente do que eu esperava. Amei a personagem principal, super moderna.

Kat 20/02/2024

"Antígona" é uma tragédia grega clássica escrita por Sófocles. A peça narra a história de Antígona, filha de Édipo, que desafia as leis do rei Creonte ao decidir enterrar seu irmão Polinices, mesmo que isso seja proibido. Creonte, por sua vez, decreta que Polinices não deve receber um funeral digno por ter se rebelado contra o Estado. Antígona, movida por valores familiares e divinos, desobedece a ordem de Creonte e é condenada à morte. A peça aborda temas como o conflito entre a lei divina e a lei humana, o dever familiar e o poder do Estado. O desfecho trágico revela as consequências devastadoras da rigidez e da arrogância de Creonte, bem como a força inabalável do caráter de Antígona em face da adversidade.

Yasmin.Moraes 18/02/2024

Clássico e trágico
Um clássico tem seus motivos para ser um clássico. A lembrança de que o mundo sempre foi machista, de que o ego é maior que tudo e que pessoas só aprendem na dor.

Kung-fu fighting tuturutututu 12/02/2024

Não ocupa muito do seu tempo,mas vai ocupar seus pensamentos
Antígonas é uma obra que nos encanta pela sua simplicidade, ao mesmo tempo em que nos desafia intelectualmente. Uma leitura imperdível para quem busca uma experiência literária repleta de significado e impacto emocional. Através da escrita eloquente de Sófocles, somos transportados para um mundo onde as ações e as escolhas têm repercussões profundas e duradouras.

Lilo 12/02/2024

Que texto maravilhoso. Li ele por causa da faculdade com a premissa da minha professora de filosofia: "um livro que sobreviveu quase 2500 anos, a inúmeras guerras, desgraças e outros, só por esse fato merece ser lido". Maravilhoso.

maryelli0 01/02/2024

O último livro da trilogia tebana, e o mais trágico de todos. Tragédia define esse livro, e para mim, fechou com chave de ouro o enredo.
Eu particularmente gosto muito de como a política é abordada nesse livro, as reflexões e morais me agradam muito também.

Catarina410 15/01/2024

"Não fui gerada para odiar, mas para amar."
Primeiríssima peça grega lida por mim, revelou-se diferente de outras que havia lido.
Antígona é uma mulher imponente e decidida. É muito interessante pensar que ela foi desenvolvida séculos antes de Cristo e mesmo assim discute diretamente a voz da mulher em esferas sociais.
Ela sabe exatamenta as crenças em que direciona sua fé e não a contraria nem quando a tirania do ser humano a coloca entre a cruz e a espada.
Suas relações familiares são estranhamente icônicas.
Sófocles pintou uma tela que representa fielmente a tirania dos homens e o jugo que pairam sob seus pescoços, tanto sob os dos tiranos quanto aos que permitem serem subjugados.

Cartola de Bigode 04/01/2024

Interessante.
Minha primeira leitura em formato de peça, foi uma leitura curtinha, mas divertida.
A história é interessante e os diálogos bem dramáticos. Tem aquela lição de moral no final da história, quase que nem um final de episódio do He-Man. Gostei, vou pesquisar mais sobre Sófocles pra digerir melhor as mensagens e as questões que ele aborda nessa e talvez em outras peças.

Obs: é também o tema principal a questão das leis dos deuses(as leis naturais do ser humano, como o direito de ser enterrado que é usado no livro) e as leis dos mortais, que no caso é as leis do imperador, governo, etc.

Ellen 24/12/2023

Amo textos teatrais
Não lembro de uma frase em específico, mas gostei de ser o coral junto com duas amigas na aula de redação.

Cristina 22/12/2023

Bota tragédia nisso
Li Édipo e depois esse, achei os dois muito bons, meu início na tragédia grega, gente, que história! Vinganças, intimidações, personagens fortes, quanta morte, adorei, já estou com As traquínias em mãos.

Lore 17/12/2023

Li essa peça grega por conta de um trabalho da faculdade, não estava em meus planos lê-la, mas foi uma experiência bem interessante.

sabren 13/12/2023

é uma peça de teatro grega que perpassa a trajetória (mais precisamente o fim) dos filhos de édipo. o foco é em antígona, mulher imponente e forte, que após a morte dos dois irmãos, onde um tem sua devida sepultura e ao outro é negado esse direito, decide, contra todas as leis, sepultar o seu falecido irmão e trava uma batalha com seu tio. é possível ver que o orgulho é quem mata, tanta desgraça acontece por conta de algo tão simples, uma ordem que tivesse sido desfeita teria evitado a morte de uma família inteira.