Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

amandabcca 06/04/2023

Foi difícil defender essa querida.
Tive que ler o mito da Medeia para um trabalho de filosofia, o objetivo era defender a Medeia. Considerei uma tarefa quase impossível, me senti a advogada do diabo. Como defenderei a mulher que matou os filhos? Enfim, na apresentação do trabalho tive um piripaque, mas deu certo.
Lisiane 06/04/2023minha estante
???

Ana Eliza 26/03/2023

Tive que avaliar novamente essa tragédia após minha releitura, pois ela é definitivamente 5 estrelas. Um clássico que deveria ser lido por todos. Há apenas um elemento na peça que foi criticado por Aristóteles e quando você percebe é de fato meio forçado, que é o aparecimento de Egeu (rei de Atenas) de forma bem aleatória e conveniente para a trama. Mas isso não estraga de forma alguma a tragédia.

A introdução da zahar acrescenta bastante para a experiência de leitura. Uma observação interessante apontada por Adriane da Silva Duarte, é que em uma das falas de Medeia ela afirma que preferia três vezes ir a guerra do que parir uma só vez e isso a iguala aos heróis da época. “Alinhando-a aos heróis da época, revela que não se adapta ao padrão de comportamento feminino e que não irá se submeter às decisões masculinas, e sim combatê-las”.

Outra coisa muito interessante aqui é que acompanhamos a tomada de decisão (trágica decisão) de Medeia e a vemos hesitar, o que não era comum nas peças de teatro da época. Além da ideia de indivíduo ser moderna, o destino dos heróis costumava estar predeterminado pelos deuses. Mas a protagonista aqui sela o próprio destino, ele não é premeditado como em Édipo Rei por exemplo.

Enfim, um clássico da literatura grega que inspirou grandes obras brasileiras como A gota d'água e Mata teu pai.

"O vício máximo dos homens é o cinismo"

Oceano 19/03/2023

Incrível! Medeia é uma peça escrita por Eurípides há mais de dois mil anos, mas continua muito atual! Recomendo a leitura para entender como um homem pode levar a ruína para uma mulher, e ainda assim ser lido como um herói.

Laurasp 12/03/2023

Medeia foi traída e teve tudo tirado de si? e ela se vingou na mesma moeda e, talvez, até feito sofrer ainda mais quem a fez mal.

Tenho um pouco de medo da Medeia.

Nathalia184 28/02/2023

Medeia provavelmente é uma das minhas histórias favoritas dos mitos.
Ela é uma das poucas mulheres na mitologia que não foi punida e violada pelos deuses e sua ira, apesar de cega e implacável, é compreensível.

É uma das peças mais sangrentas que já li (não que eu tenha lido muitas), mas a imagem e o conflito ficam gravados na alma, uma maravilha.

Jady 27/02/2023

Nada sofreia o sofrimento que me abate.
É uma obra que demanda leitura e releitura para entender os pormenores. No começo confesso que me vi rindo um pouco de todo o draman de Medeia, e pensei que seria uma dramedia (comecei a ler sem procurar saber muito da obra), porém conforme se passam os versos, o drama e o leve suspense começa a aparecer. Será que Medeia irá mesmo seguir com seus planos? Nem ela tem certeza.

A edição que li da Editora 34 é ótima, com diversos comentários que nos ajudam a entender as referências aos mitos gregos (que pouco tenho conhecimento). Além disso, no final tem um "review" do livro muito interessante, que me fez pensar em diversas passagens sob outros olhos.

É um livro que lerei e relerei, pq percebo que você pode encontrar diversas interpretações para diversos versos, principalmente quando você começa a entender todos as palavras e jogos de palavras.

Recomendo demais, mas tem que ter paciência e não correr com a leitura, porque diversos versos podem ser difíceis de serem entendidos em uma primeira leitura.

Tiago 21/02/2023

A vingança de uma mulher...
Eu estou meio que absorto nas tragédias gregas. Aqui, nós temos uma mulher traída pelo seu marido que se apaixonou pelos seu espólios de guerra que incluíam um amor. O que me deixou triste, por que sua vingança não chegou apenas a seu esposo, mas também a seus filhos que nada teriam culpa, mas que em sua resolução de justiça os levou também. Não sabemos se sua viagem pelo Deus Sol junto com os filhos os trouxe de alguma maneira de volta, mas seu marido sofreu as penas enquanto viveu...

Victória 09/02/2023

Primeiro livro 5 estrelas do ano! Pesado, mas amo mulheres se vingando. Obra atemporal e muito a frente da sua época

Foi o décimo quarto livro do desafio de fevereiro: 28 livros em 28 dias

Sofia136 09/02/2023

Algumas passagens
(trad. Cabral do Nascimento)
"[Medeia] já não alça a vista nem desprende do chão o olhar; parece uma rocha ou uma onda do mar quando ouve as consolações dos amigos."
"Terríveis são as paixões dos reis; obedecendo pouco, mandando sempre, é-lhes difícil temperar as suas cóleras. Mais vale habituar-se a viver na igualdade. Eu, pelo menos, quisera envelhecer em segurança, longe das grandezas do mundo. Mediocridade... eis a palavra mais bela, sem contestação, que se pode proferir."
"Ora, sobre mim, repentinamente, desabou uma desdita que me destroçou a alma."
"Vai até ao horrendo!"
"Ó Zeus, por que é que dotaste os homens de meios seguros para conhecer o ouro de mau quilate e deixaste o corpo humano sem marca natural com que distinguir os perversos?"
"Para mim o homem injusto, quando é hábil na elocução, merece o mais severo dos castigos."
"...mas a minha cólera é mais poderosa que a minha vontade"
"Entre os mortais, não há um homem feliz. A opulência, quando aflui, pode dar a um maior êxito que a outro, mas a felicidade não."

mika 25/01/2023

esse livro é um tapa na cara da sociedade, assuntos tão atuais conseguimos enxergar em um livro que data de uma época em que nem imaginávamos e achávamos que hoje seriamos seres humanos melhores .

Bruna 23/01/2023

À frente do tempo
Acredito que das obras da época, Medeia é muito diferente das outras. Ela encabeça o papel da mulher que não é submissa, nem aceita todas as formas de desrespeito que as mulheres eram tratadas.
Pra provar seu ponto e sair vitoriosa, vai até o fim com todas as vinganças que planeja. Mesmo fazendo coisas horríveis, é impossível não sentir empatia pela personagem e entender o que motivou ela a ir tão longe.
Quanto mais conheço as tragédias gregas, menos gosto dos "heróis".

Meiryland 19/01/2023

Tragédia não tão óbvia
Você pensa que não pode se chocar por obviamente ser uma tragédia anunciada, mas não tem até determinado ponto da leitura saber que tem sim como se chocar com Medeia. Além de ter surpreendentemente falas feminista de certa forma em uma época em que nem se cogitava tal movimento. Estou me aventurando em outras formatos de leitura e as peças gregas entre outras estão entrando na minha lista de leituras e tem sido uma experiência incrível.

Triz 18/01/2023

Uma obra genial e atemporal
Digo com propriedade que, não importa quantas vezes leia, sempre me surpreendo com tantas camadas podem ser exploradas em ?Medeia?. Fazendo uma comparação um tanto inusitada, em minha mente assemelho fortemente à morro dos ventos uivantes de emily brontë, pelo motivo de ser praticamente incredível o fato de terem sido escritas no tempo em que foram. Considero mais absurdo ainda que ?Medeia? tenha sido escrito por um homem, pois é o que muitos consideram, o berço da literatura feminista sobre a cólera e a ira feminina. A tradução de Trajano Vieira também não fica atrás e somente compõe a tanta genialidade nessa obra. Experiência sem igual ler Euripides e entrar na mente e na vingança contra Jasão da, extremamente incompreendida, Medeia

Paloma Machado 15/01/2023

Precisei ler Medéia por causa de uma apresentação na universidade, simplesmente gostei dessa tragédia grega. Medéia é uma mulher forte, que apesar da traição de Jasão não se deixou abalar mais foi atrás de sua vingança.