O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido Dan Brown

Resenhas - O Símbolo Perdido

Gabriel.Chiquito 18/12/2023

Tem um suspense legal, e a cadeia de acontecimentos até que prende a atenção, mas no geral é um livro fraco. Promete um grande segredo avassalador que vai alterar o mundo, um vilão extremamente meticuloso e inteligente, mas acaba com um segredo bem meia boca e um vilão que não conseguiu completar nenhum plano inteiro, contando sempre com a sorte (ou uma ajudinha do autor) pra tudo dar certo e o livro chegar no final.

Dei 3,5 estrelas pq a experiência lendo foi até que gostosa, mas o livro em si é muito fraco.

Rafahh 22/01/2021

Meh
Já gostei muito de Dan Brown quando mais nova (principalmente os primeiros livros), por ser um autor que faz bons suspenses. Mas esse é muito sensacionalista e o final foi bem decepcionante.

Gabi 26/05/2020

História tech
Mais um livro ótimo, misturando história, cultura, tecnologia e aventura.

Ramon.Jung 29/05/2020

Dan Brown é muito bom!
Difícil fazer uma resenha de Dan Brown sem dar spoiler. Com isso, vou ser breve: mais uma vez, é uma história bem interessante, tem várias elementos históricos e prende muito o leitor (não dá vontade de parar).

Obs.: acho que as últimas 40 páginas foram desnecessárias e, comparado aos outros livros, não acho melhor do que "Código da Vinci" e "Inferno". Mas nao deixa de ser muito interessante.

05/06/2020

A primeira vez que li um livro do dan Brown (a origem) gostei muito. Quando li o segundo (ponto de impacto) achei muito repetitivo mesma história, com muita enrolação.
Agora, terminando o símbolo perdido fiquei bem decepcionada. O livro tem muitos pontos desnecessários, explicando as conclusões dos personagens de maneira exaustiva. O ápice do livro termina e ainda tem 50 páginas de conclusão que poderiam muito bem ter sido realizadas mais rapidamente.

Yuri.Teles 03/06/2021

Bom de ler
Robert Lagdon nunca decepciona quando o tema é aventura policial , investigação e sociedade secretas

@Agulha3al 29/04/2010

O que era aquilo?
Vale aqui o que eu escrevi sobre o seu segundo livro.

"Sempre considero muito dificil um escritor continuar bom depois do seu segundo livro.O segundo é o único livro (anjos e demônios) que merece ser lido do Dan Brown, todos os restantes não passam de cópias. Só muda o nome do casal romântico, o misterio a ser resolvido, a forma do crime e o cenário.

A receita do bolo é igual em todos, nem basta esforço do leitor."

Esse porém é pior, ele consegue detonar seu melhor personagem. A mocinha não tem nenhum papel ativo na drama, 4 estrelas para o vilão que não merecia um final pobre daquele. E o que são aquelas mais de 20 páginas finais enchendo linguiça e dando catequese de religião?

Ainda assim leia, como um passatempo talvez possa ser válido!

Márcia 28/04/2010minha estante
Na verdade, o primeiro livro de Dan Brown é Fortaleza Digital .

Concordo com sua opinião sobre O Simbolo Perdido. Dan Brown detonou o Langdon.

Heitordealmeida 22/10/2012

Mais do mesmo
"Se você já leu um livro do Dan Brown já leu todos."

E essa frase resume todo o livro. Apesar de ter partes interessantes que contam a história de Washington, da maçonaria e etc e tal, qualquer um que tenha lido "Anjos e Demônios" e\ou "Código DaVinci" já entende o livro logo nos primeiros capítulos.

A trama é a mesma. Segredo perdido, seguido de morte\sequestro de alguém pseudo-importante e amigo do Langdon + ele ser obrigado a descobrir o mistério + mocinha\par romantico esperta. Some-se isso a um vilão estereotipado que é absurdamente IGUAL ao de "Código DaVinci", você tem então a história desse livro.

Robert Langdon continua igual. Apesar dos fatos ocorridos nos livros anteriores serem citados e causarem uma leve influência no personagem, você vê que ele não evoluiu nem uma grana no decorrer das histórias.

O que dizer do vilão então? A diferença entre ele e o Albino do Código é a origem. Origem essa que, se antes do meio do livro você não sacou qual é, então você só pode ter lido sem prestar atenção.

Não tive surpresas com esse livro. Ou melhor, não tive surpresas BOAS. A meu ver, Dan Brown encontrou sua "Formula Hollywoodiana" de ganhar dinheiro e se prendeu a ela. O livro não inova em momento algum. Sério.

Como disse antes, o trabalho de pesquisa dele ficou bom, mas a maneira como ele usou foi... lamentável. Se você gosta dos outros livros dele, pode ler esse tranquilamente, já que é tão igual que você não vai nem notar a diferença. Mas se você prefere algo diferente, essa é sua chance de deixar de ler quase 500 páginas de mesmice.
Talita 31/10/2012minha estante
Não terminei o livro ainda, mas concordo. Desde as primeiras paginas dá para perceber que o livro segue a mesma linha de Anjos e Demonios, principalmente se tratando da narrativa.

Heitordealmeida 31/10/2012minha estante
Pois é, Talita.
Os livros são muito iguais. Não mudam quase nada. São os mesmos personagens com outros nomes.

Mas acho que a maior decepção é a origem do vilão. Era pra ser uma revelação bombástica, mas falhou de um jeito bem miserável. Nos capítulos finais eu li bem rápido porque já até sabia o que ia acontecer.
Dizem que o Fortaleza Digital é diferente. Ainda não vi. Quando minha indignação passar, quem sabe?

Gorenko 25/11/2012minha estante
É o primeiro livro dele que leio, e pelo visto o ultimo.

Heitordealmeida 25/11/2012minha estante
Kaique, se você tiver saco, dê uma olhada nos outros, nem que seja para confirmar o que eu falei. Acho todos meio repetitivos e previsíveis, mas o trabalho de "pesquisa histórica" pelo menos é interessante

Gorenko 25/11/2012minha estante
Eu ainda pretendo dar uma chance para Fortaleza Digital, mas de resto, talvez mais para frente, não agora. Alias, muito boa sua resenha. o/

Heitordealmeida 25/11/2012minha estante
Eu só falei de todo meu sentimento de revolta ao ler o mesmo livro 3 vezes. Mas obrigado.

Karol 15/06/2013

Indescritível
Então, falar dos livros de Dan Brown? Cara, que difícil! As histórias dele são riquíssimas, cheias de detalhes e minúcias. A busca pelo pequeno, pelo ínfimo, pelo detalhe cativa o leitor, faz o a gente querer entender toda a perspectiva da leitura.
Sério, nunca havia lido um livro como este, Símbolo Perdido traz uma cultura histórico-cultural imensa, nos instiga a buscar e entender a mente de um louco e nos faz insanamente querer ler mais e mais!
É realmente indescritível este livro, amazing!

kathrein.oliveira 28/03/2022

Fui atropelada por esse livro!
Gente...não sei nem o que dizer.

Minha primeira experiência com dan brown e eu simplesmente ameeeeeeeeeeeei!!!!!!!!!!!!!

O livro é uma aventurasona! Dessas que a gente fica preso, respira, sofre, fica ansioso, fica alegre, fica curioso e vai para o google pesquisar as coisas.

E eu nunca, nunca, nunca, em nem um milhão de anos ia imaginar as coisas relacionadas a esse livro.

Agora eu entendi por que de tanto sucesso desse autor. Eu amei.

Marcello 28/03/2022minha estante
É babado, né! O meu preferido é o Anjos e Demônios e Ponto de Impacto (mesmo que esse não tenha sobrevivido a uma releitura, mas ainda super recomendo)! :D

kathrein.oliveira 28/03/2022minha estante
vou ler anjos e demônios dele também, é o único que eu não tenho.

kathrein.oliveira 28/03/2022minha estante
só não tenho dele ponto de impacto, mas vou ler anjos e demônios tbm!!

Felipe 28/03/2022minha estante
A série toda envolvendo o Robert Langdon é muito empolgante. E dá vontade de fazer um curso de história da arte depois kkkk

kathrein.oliveira 28/03/2022minha estante
Hahahah dá mesmo! Várias vezes eu me vi pesquisando as coisas no google

kathrein.oliveira 28/03/2022minha estante
E as teorias relacionadas ao cristianismo x marsonaria!!

Juliana (Ju/Jubs) 17/04/2021

Fico triste de não ter gostado desse livro, tinha certeza que ia gostar, porque o que me prende nas histórias do Dan Brown são os fatos históricos e a maneira que o autor amarra as informações, mas esse livro é muito repetitivo.

As informações não me chamaram tanta atenção, eu não me importei com nenhum personagem e algumas coisas são previsíveis. Não sei se o problema é que eu já li todos os livros do autor ou não era o momento certo ou não é o tipo de livro que me agrada atualmente, de qualquer forma é uma pena.

Kassemany 02/12/2010

DAN BROWN
Quanto + leio Dan Brown menos noto o escritor, que tem coragem, porém usa a narrativa do romance como máscaras para validar o que realmente sabe, sente e quer dizer dos seus conceitos filosóficos... quanto + o leio + compreendo o homem criado na fronteira, dividido entre as duas humanidades... e observo a cada nova leitura, que ele já escolheu o seu lado...

p/Kassemany

Nicole Gonsales 19/02/2022

O melhor livro do Dan Brown!
?Nossos corpos
físicos evoluíram com o tempo, mas
nossas mentes é que foram criadas à
semelhança de Deus. Nós estamos
levando a Bíblia muito ao pé da letra.
Aprendemos que Deus nos criou
sua imagem, mas não são nossos
corpos físicos que se assemelham a
Deus, são nossas mentes.?

Entre esses 3 primeiros livros com o Robert Langdon, esse é em disparada o melhor!
Super indico, apesar de um começo arrastado o conteúdo é muito interessante.
Aguardo ansiosa pro dia que esse livro vai virar filme.

Karol.Paniago 04/02/2022

bom
Eu acredito que esse tenha sido o livro mais fraquinho até agora das aventuras de Robert Langdon. Achei o plot twist muito fraco, o livro foi totalmente bem construido com pistas legais, porém o plot não faz sentido é uma coisa tão óbvia que chega a ser chata.
Lalalala 04/02/2022minha estante
Concordo! Para mim esse foi o livro mais entediante do Dan ?

Jessica1248 11/06/2020

Excelente
Ahh, esse Dan Brown, como ele sabe entreter e prender um leitor viu.
O Símbolo Perdido é igualmente genial as outras aventuras do Robert.
A história é tão bem escrita e genial, que faz eu acreditar em tudo que está sendo vivido e relatado.
Esse mundo dos símbolos, culturas e artes, é estupendo, nunca imaginei que diria isso, pois não sou fã de história, mas adoraria ser aluna do Robert Langdon, ter a chance de assistir suas aulas.

E finalmente temos uma teoria da conspiração em Washington D.C. e que não envolve o cristianismo hahahaha.
Envolver a maçonaria, seus mistérios e rituais, foi maravilhoso. E ainda temos uma tal de ciência noética, cara, incrível.
Tem um plot twist que eu gritei ao ler, não desconfiava de nada (assustei meu marido no processo kkkkk), fui pega desprevenida com a revelação.