O Último Adeus de Sherlock Holmes

Resenhas - O Último Adeus De Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Samara573 30/03/2023

Sinto-me em casa
Ler as aventuras de Sherlock sempre me traz um aconchego.
Novamente, Holmes e Watson retornam com suas aventuras incomuns nesse livro.
Gostei bastante de ver referências às histórias anteriores dentro dessa leitura.
Por serem contos, a leitura é bem mais fluída e menos cansativa do que os romances.
Ótimo livro.
gabi1692 21/07/2023minha estante
vc se lembra de quais referências vc encontrou? eu tive a sensação de algo familiar mas não consegui perceber as referências

Samara573 27/07/2023minha estante
Puxa vida, não me lembro mais. Se não me engano, acho que houve menção a casos antigos, ou informações aprendidas em casos antigos que reverberaram nesse livro, sabe?

Em uma das minhas atualizações de quando estava lendo ele, escrevi o seguinte:
"'Ainda assim, é um erro raciocinar antes de ter os dados. Acabamos por torcê-los, sem nos dar conta disso, para que se encaixem em nossas teorias.'

Lição que já levo para a vida há bastante tempo, quando li Sherlock falar isso pela primeira vez em algum livro. Gosto muito que ele continue incentivando esse mesmo pensamento repetidamente através da série."

gabi1692 28/07/2023minha estante
ahhh entendi, eu também amo os ensinamentos dele, levo até pra vida. muito obrigada ?

Luana.Scardini 12/02/2023

O último adeus de sherlock homes
Iniciei esse livro achando que seria uma leitura tranquila pra eu ler em poucas horas. Eu estava enganada. Por muitas vezes eu quis abandonar a leitura por causa da monotonia. Eu só não consigo dizer que esse livro é ruim por conta de certos capítulos que eu achei muito bons. Ele não é bom, mas também não é ruim, é razoável.

Beatriz 23/01/2023

Não queria dizer adeus?
Eu gostei bastante dos contos desse livro, todos me deixaram intrigada e presa na leitura. O último conto achei um pouco curto para ser um adeus, mas mesmo assim eu gostei! É uma leitura rápida, se tivesse tempo conseguiria ler em 2 dias, de tão entretida que você fica.

ekatherinah 23/01/2023

achei que nunca conseguiria dar 4 estrelas pra Sherlock
Nossa, eu me diverti demais com esse livro. Senti ele diferente dos anteriores, mas não sei o motivo, só sei que me agradou mais. Percebi que nas histórias desse compilado um fator em comum é a representação de algo estrangeiro seja como elemento principal seja como um elemento nos contos (contei uns 4 contos com isso). O último conto foi um triunfo e acho que deve ser lido como o último conto de Sherlock, porque é um desfecho maravilhoso e divertido.

Thaís Dias 15/01/2023

O fim?
Depois de todos os livros sinto que este me decepcionou um pouco, esperava mais de um conto do Sherlock Holmes intitulado "o seu último adeus". Tirando esse fato, as narrativas seguiram a sequência envolvente de sempre.

Alex 08/01/2023

O último adeus
Este, poderia ser o último volume, visto que ele se inicia falando da aposentadoria de Holmes.

Neste livro Watson rememora 6 contos antes do fim da carreira de seu amigo, e finaliza com, O Ultimo Adeus de Sherlock Holmes.

Um conto simples, curto, que foi publicado em meio à Primeira Guerra Mundial e a efervescência daqueles tempos. Holmes que era um herói nacional, obviamente deixou a aposentadoria para ajudar o premiê britânico.

Levei pouco mais de um ano para reler toda a obra de Holmes e Watson, são muitas aventuras, e não tive pressa. As notas de rodapé enriquecem muito a leitura, o mundo mudou, o transporte mudou, as vestimentas, os costumes, e tudo isso é muito bem esclarecido nas notas. Mas caso não tenha curiosidade, é possível ler apenas o texto corrido, a diversão é a mesma.

Se Dupin foi o primeiro detetive, precisamos tirar o chapéu para Sherlock Holmes, o príncipe da inferência que sobreveio.
Regis 08/01/2023minha estante
Parabéns por concluir a obra completa, Alex. ?

Alex 09/01/2023minha estante
Obrigado Régis. Foi uma jornada rsss. Agora vou pras obras da Agatha rsss.

Regis 09/01/2023minha estante
Sim. Vou começar ela esse ano. Na ordem, claro. Um dia eu termino.

Alex 09/01/2023minha estante
Sinceramente não gostei dessa ordem que fiz. A ordem de publicação é mais agradável e flui melhor.

Regis 09/01/2023minha estante
Farei isso com Agatha e Conan Doyle.

Loren Fernandes 26/12/2022

O Último Adeus de Sherlock Holmes
Reunião de algumas das últimas aventuras de Sherlock Holmes publicadas em livro em 1917, contém oito contos. Destes, vale destacar "Os Planos do Submarino Bruce-Partington", aventura em que reencontramos Mycroft Holmes, o irmão mais velho de Sherlock, e cuja solução do mistério é engenhosa; "O Pé do Diabo", outro dos contos sherlockianos com um toque de gótico (a exemplo de "O Cão dos Baskervilles" e de "A Faixa Malhada") e que para os fãs da dupla Holmes & Watson traz atrativos especiais, ao revelar um Sherlock inesperadamente afetuoso; e "O Detetive Agonizante", autêntica farsa do maior detetive de todos onde seu empenho em apanhar o assassino não poupa sequer seu melhor (aliás, único) amigo...
Um desfile de ótimas histórias que culminam na última aventura (cronologicamente falando) de Sherlock Holmes registrada: passada em 1914, mostra Holmes atuando nos bastidores da Grande Guerra que se aproxima da Europa: "Seu Último Adeus".

Juliana3239 09/12/2022

Uma das melhores coletâneas!
Acredito que seja a coletânea com algumas das histórias mais sombrias de Sherlock Holmes. Ele conseguiu passar bem uma atmosfera de medo e perigo em alguns contos, e acho que o autor se superou em alguns plots. Um dos meus preferidos!!!

Deh 12/04/2022

"Dê a partida, Watson, pois está na hora de seguir viagem."
Que final perfeito! Sei que ainda me falta ler o nono e último livro (Os Arquivos de Sherlock Holmes, com memórias depois que ele já se aposentou), mas sinto que acabei de dar adeus pra essa dupla insuperável e brilhante depois de tanto tempo juntos (o último livro não é narrado pelo Watson ?). Apesar de ser uma saga longa e às vezes parecer que não tem fim, Arhtur Conan Doyle faz valer cada página lida. Tenho certeza que vou voltar pra esses livros no futuro.

Luca.Lopes 31/03/2022

Sherlock
Não tem erro, qualquer livro de Sherlock Holmes vale muito a pena! Cada um dos 7 contos desse livro surpreende e empolga!

Tay 03/03/2022

Várias histórias cheias de mistério e suspense, emoção e adrenalina em cada capítulo, dá até vontade de ser detetive.

Marcelinho :) 28/02/2022

O Início do Fim
O oitavo livro da série do detetive mais famoso da literatura, "O Último Adeus de Sherlock Holmes", parece mais uma tentativa do Conan Doyle de se despedir do personagem. Mais um volume de contos, o menor deles, inclusive, apenas 8. Porém, são bons, a fórmula de sempre na narrativa, os acontecimentos memoráveis, a investigação única do Sherlock, é aquilo que quem leu até aqui, já está acostumado e sabe aproveitar.
No geral, espere por bons contos, e algumas surpresas como o Watson mencionar a aposentadoria do Holmes, decretando a vontade do Doyle de encerrar as histórias do personagem. Mas, ainda tem mais um livro pra ler, e eu mal posso esperar pra ver o último volume dessa série espetacular :)

William LGZ 26/02/2022

Passou de ano
Eu já estava com as expectivas lá em baixo depois de ver que a fórmula dos contos já estavam me enjoando um pouco mas até que duas histórias conseguiram me impressionar bastante das 7 que tem em minha edição. Porém, no geral, o livro apenas "passou de ano" pra mim.

Eu gosto quando as histórias de detetive que leio me dão ferramentas para que eu possa desvendar o caso junto ou que ao menos a narrativa consiga reter minha atenção pelas situações e personagens, na maior parte dessa coletânea ou Holmes puxa um dado desconhecido para resolver o caso ou não há nada de realmente surpreendente ou interessante no tal mistério.

Mesmo após tudo isso falado, ainda recomendo o livro. Acredito que mesmo que só dois contos tenham me agradado de verdade, os outros ainda tem um bom nível técnico e podem ser mais interessantes para quem realmente entre de cabeça e fique imerso, coisa que não fiz muito bem.

Henrique.Zara 30/01/2022

O último adeus
Mais um livro de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle cria vários contos repletos de soluções mirabolantes como sempre. Um típico livro de Sherlock.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6