De repente, nas profundezas do bosque

De repente, nas profundezas do bosque Amós Oz




Resenhas - De Repente, Nas Profundezas Do Bosque


141 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 7 | 8 | 9 | 10


luquinhas 07/10/2014

De repente nas profundezas do bosque
Nós gostamos do livro porque apresenta um suspense, recomendamos a vocês que leiam também.O livro conta que em uma pacata aldeia,onde não existia bicho algum:peixes,repteis,pássaros ou insetos.Isso era um grande mistério.
Nessa aldeia,quando chegava a noite,ninguém deixava as portas e janelas abertas por causa do demônio da montanha.
Todos tinham medo desse monstro,mas o que eles não sabiam era que o pior ainda estava por vir...
Esse mistério,só o livro pode revelar a vocês.Então descubram qual é esse MISTÉRIO que aterroriza a todos da aldeia!!!!!!!!
Fabrício e Lucas
comentários(0)comente



Teeh 07/01/2015

DE REPENTE, NAS PROFUNDEZAS DO BOSQUE, DE AMÓS OZ
Estou há tempos dizendo que tirarei uma das pendências e lerei Amós Oz e finalmente essa hora chegou. De repente, nas Profundezas do Bosque conta de uma vila em que simplesmente todos os animais sumiram da noite para o dia. Todos, só restaram solitariamente os seres humanos. Na história, os animais existiram há tanto tempo que estão virando lendas.

No começo, temos a professora Emmanuelle contando para os seus alunos sobre os animais, algumas crianças acham que é tudo fantasia e não levam a sério o que a professora diz. Já outra criança, resolve certo dia, entrar no bosque em busca de animais.

site: http://livrosaquaticos.com/2014/11/14/de-repente-nas-profundezas-do-bosque-de-amos-oz/
comentários(0)comente



Ana 27/04/2015

De Repente, Nas Profundezas do Bosque
Um livro com a narrativa bem lenta, mas ao mesmo tempo o Amós Oz é bem original e criativo! Não é clichê e isso é muito bom! Parabéns, Amós.
comentários(0)comente



@varaomichel 27/06/2015

Uma Fábula Sobre a Amargura
Essa é uma história sobre o deboche, sobre a exclusão e os destroços de quem foi abatido por eles: todos nós. Há uma ambiguidade na história que me fez perceber que, no caminho da harmonia tão sonhada, pregada, requerida, protestada, há muitos percalços que estão em nós mesmos. Porque o homem que sofre a exclusão injusta é também o que exclui injustamente. E esta foi para mim a reflexão mais profunda que pude tirar deste meu primeiro contato com Amós Oz. O bem demanda tanto cuidado, porque cabe a nós calar cada voz das mágoas que nos causaram, não deixar que elas reverberem continuamente machucando cada vez mais gente nas aldeias mundo afora. A história me conquistou lá pelas páginas depois da 100 e a trilha valeu a pena, o que encontrei no final foi algo tão sutilmente engrandecedor que eu certamente lerei para o meu filho, quando tiver um. Ela não resolve a questão porque não está resolvida, ela deixa um conselho, como de um pai, para que a gente tente resolvê-la na vida.
comentários(0)comente



Alexandre Kovacs / Mundo de K 26/10/2015

Amós Oz - De repente nas profundezas do bosque
Editora Companhia das Letras - 144 páginas - tradução direta do hebraico por Tova Sender - Lançamento no Brasil 30/03/2007.

Certamente o mais famoso escritor israelense da atualidade e também colecionador de prêmios literários como o Goethe (2005) ou Príncipe de Astúrias (2007), Amós Oz nos traz aqui um "pequeno" livro de múltiplas interpretações, "uma fábula para todas as idades" como promete o texto de divulgação, porém com um sentido mais amplo do que a definição simplista possa dar a entender. O autor é geralmente criticado por correntes políticas radicais ao defender uma solução pacifista com base em um país com dois Estados para o conflito entre judeus israelenses e árabes palestinos (a única alternativa possível, em sua opinião), sendo portanto muito difícil deixar de associar um conteúdo político a tudo que ele escreve.

A narrativa é inspirada nos contos de fadas clássicos, tendo como cenário uma aldeia triste e isolada onde todos os animais, silvestres e domésticos (inclusive os insetos), desapareceram há muitos anos. As crianças do local têm uma noção remota do que seriam os sons e imagens dos animais através de conversas nostálgicas dos mais velhos e desenhos da professora, mas o motivo do insólito desaparecimento sempre foi uma espécie de tabu na região, sendo o assunto evitado pelos adultos. Aparentemente, algum fato relevante que originou o desaparecimento dos animais está sendo encoberto pelos antigos habitantes do lugar e isso desperta a curiosidade de duas crianças, Mati e Maia, que decidem enfrentar o próprio medo e descobrir o mistério que envolve o passado da aldeia, buscando respostas no bosque.

"A aldeia era cinzenta e triste. À volta dela apenas montes e bosques, nuvens e vento. Não havia outras aldeias nas redondezas. quase nunca chegavam forasteiros, nem sequer visitantes ocasionais. Trinta, talvez quarenta casas pequenas se espalhavam ao longo do declive, no vale fechado e rodeado por montes íngremes. Somente a oeste havia uma abertura estreita entre as montanhas, e por essa abertura passava o único caminho que levava à aldeia, mas não ia adiante, porque não havia nenhum adiante: ali terminava o mundo." (pág. 11)

"Já fazia muitos anos que todos os animais dessa aldeia e das redondezas haviam desaparecido, vacas, cavalos e carneiros, gansos, gatos e canários, cachorros, aranhas domésticas e lebres. Nem mesmo um pintassilgo vivia lá. Nenhum peixe restara no rio. As cegonhas e os grous rodeavam os vales em suas jornadas errantes. Até mesmo os insetos e os vermes, até as abelhas, moscas, formigas, minhocas, mosquitos e traças não eram vistos havia muitos anos. Os adultos que ainda lembravam em geral preferiam calar-se. Negar. Fingir que esqueceram." (pág. 13)

Com o desenvolvimento do texto, fica cada vez mais claro para o leitor que as intenções de Amós Oz não se limitam à literatura infantil, como percebemos nas comparações com o mundo "real" e, assim como em toda a fábula, fica evidente a moral a ser aprendida que é a necessidade de lutar contra a intolerância e discriminação, entender e aceitar as diferenças do outro. Um livro estranho, que não se encaixa em nenhum estilo e tanto pode ser interpretado como um conto de fadas para ser lido por uma criança de doze anos ou por um adulto que encontrará uma clara correspondência com o fanatismo e os conflitos contemporâneos, não somente no Oriente Médio, diga-se de passagem.
comentários(0)comente



Guacira.GonAalves 27/01/2019

De repente, nas profundezas do bosque
O livro "De repente, nas profundezas do bosque", de Amós Oz, considerado o principal escritor israelense da atualidade, conta a história de uma aldeia onde todos os bichos desapareceram.
A única forma das crianças da aldeia conhecerem sobre os animais é através de desenhos e esculturas feitos pelos adultos.
Nessa aldeia há muita ignorância e discriminação por aquilo que é diferente.
Mati e Maia são duas crianças amigas e que não se conformam com o fato de ninguém contar o que aconteceu no passado. Eles acabam entrando no tal bosque num dia após avistarem um peixinho. E lá, vão atrás de suas respostas.
O livro é considerado uma fábula, se bem que não apresenta os elementos comuns a esse gênero, como por exemplo, animais falantes se comportando como ser humano. Mas nos faz parar para pensar sobre as nossas atitudes para com os animais. É como se fosse um alerta: trate bem os animais, caso contrário, eles irão embora.
Gostei da história, mas a linguagem não é fluida e a ausência de pontuação típica de diálogos faz a leitura se arrastar um pouco.

#ggmaffra
#resenha
comentários(0)comente



Leo 13/06/2019

Impressão ambígua quanto à excelência da obra
O fundamento moral da fábula me parece um tanto tolo. Não por discordar das proposições de igualdade e de virtude dos protagonistas, mas por não conseguir entrever na obra a malícia ou uma inclinação para o fatalismo da tradição de grandes histórias "infantis". A última palavra do texto, no entanto, me parece ainda conduzir a um terreno de dúvida que talvez seja suficientemente explorado nas demais obras de Amós.
comentários(0)comente



Danielle Bambace 17/04/2024

Animais são vida integral
A sensibilidade da escrita, a delicadeza do sonhar e a fábula assim toda entregue, posta à mesa como se fosse uma iguaria. Um livro para repensar relações entre os seres e enxergar na escrita uma possibilidade de conexão e empatia. Chorei por delicadezas e isso me encanta como poucos livros fizeram.
comentários(0)comente



Li 23/03/2020

Uma história fantástica, me fez viajar no mundo da imaginação! Superrrr recomendo a todos
comentários(0)comente



Tony 02/07/2020

Bosque
Preconceitos que afugentam seres para uma nova vida, isolados de todos a procura de vingança.
comentários(0)comente



Na 29/07/2021

Amei o livro!
Acredito que o livro nos faça refletir sobre muitas atitudes que temos com o outro, nos convida a abrir nossa mente para tantos assuntos? É realmente uma fábula. Não concordo com essa nota baixa que deram e avaliação ruim, é uma história que faz sentido ser contada para uma criança e ser lembrada por adultos.
Primeiro livro do autor e sinto que preciso conhecer mais!
comentários(0)comente



Samara431 21/03/2022

Peguei este livro justamente pela sinopse que me deixou com um sentimento gostosinho e não me arrependo. Foi muito bom. Muito tranquilo de ler e apresenta questões relacionadas a convivência em comunidade, interação social e como as nossas atitudes podem afetar nativamente a vida do outro e na nossa vida.
Tudo com uma linguagem simples.
Amei ??
Só senti falta de um pouco mais da história no final.
comentários(0)comente



Rafael 16/07/2022

De repente, nas profundezas do bosque
Uma pequena aldeia atravessada por um rio cristalino e rodeada por um bosque frondoso tem uma particularidade insólita: não há nela nem um único animal. Nem animais domésticos, nem silvestres; nem peixes, nem aves; nem mesmo insetos de qualquer espécie perturbam a monotonia da vida dos aldeões. Mas dois garotos, Mati e sua amiga Maia, não se conformam com os rodeios e as histórias mal contadas dos adultos e resolvem investigar por conta própria, desafiando a proibição de entrar no bosque, onde reina o temível Nehi, o demônio das montanhas. Depois dessa aventura, nenhum dos dois será mais o mesmo - nem a aldeia. Numa linguagem desenvolta, plena de humor e sutileza, Oz nos envolve num universo assombroso e fascinante, exaltando o poder do conhecimento, da independência de espírito e da ética pessoal contra as idéias feitas que perpetuam a discriminação, a intolerância, a opressão. Não há, portanto, solução de continuidade entre a empenhada literatura "adulta" do escritor e esta que ele definiu apropriadamente como "uma fábula para todas as idades".

site: https://www.amazon.com.br/repente-nas-profundezas-bosque/dp/8535909966/ref=asc_df_8535909966/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379792572947&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=7058531332530648955&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1031
comentários(0)comente



Maria 19/07/2022

Num momento haviam oito árvores e de repente haviam nove.
A história se passa em volta de uma pequena aldeia, onde não há um único animal. Alguns adultos contam que eles existiram, fazem desenhos de como eram e até imitam os sons que faziam. Porém, outros decidiram esquecer que esses animais existiram, talvez pela tamanha angústia que o desaparecimento repentino deles deixou para trás, e preferem se calar diante do assunto quando se é iniciado, contando aos seus filhos que os animais não passam de velhas lendas.
Contudo, Maia e Mati, duas crianças curiosas, não se satisfazem com as rotineiras explicações dos adultos e resolvem se aventurar no bosque vizinho, onde se é proibido entrar, pois, segundo os adultos, lá habita Nehi, o perigoso demônio das montanhas.
"De repente, nas profundezas do bosque" é uma curta história que aborda temas como discriminação, bullying, maus tratos etc.
Nunca tinha ouvido falar desse autor, nem de suas histórias, mas minha primeira experiência com sua escrita foi maravilhosa. É leve, de fácil entendimento e cativante, sem contar que o livro possui capítulos rápidos e precisos.
Acredito que alguns leitores não gostaram do final, mas eu adorei. Ele fica em aberto para justamente causar uma reflexão no leitor sobre as maneiras possíveis em que a história poderia terminar, de acordo com todos os acontecimentos marcantes da história, em conjunto com as ações dos personagens contidos nela.
Uma ótima experiência, definitivamente uma fábula para todas as idades!

? 4,0
comentários(0)comente



141 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 7 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR