Luccubus 01/03/2024
Poderia ser muito mais do que é
Definitivamente o mais chato da saga. Bella aqui realmente é uma protagonista desinteressante e eu só suportei tudo porque li o sol da meia noite antes vendo como ela era através dos olhos do Edward. Ela é sem sal, realmente, um vaso onde podemos projetar tudo o que nós somos como meninas introvertidas que precisam de amor. Mas ela nunca se transforma em nada mais. Seus atos heroicos ou de puro altruísmo não são nem debatidos por ela mesma, ela não escolhe nada e é praticamente movida pela própria burrice e a teimosia que acolhe a burrice. Eu realmente gosto mais dela, segundo Edward, ela parece uma pessoa muito mais desenvolvida, muito mais forte e determinada, poética, delicada, filosófica. Mas realmente ela tem razão quando diz que tem sorte por ele não poder ouvir seus pensamentos. De qualquer forma, como eu sempre digo, a história tem muitos elementos interessantes, é cheia de um fantástico sedutor que combina bem com o arquétipo do vampiro, mas a Stephenie sempre erra a mão porque ou não gosta de mostrar o monstruoso que é ser um escravo da própria sede sanguinária, ou realmente nunca presenciou um ato sanguinário em si e então não poderia narrar algo do tipo. E eu acho que os dois são verdade, mas mais pra segunda opção. Sem falar que ela não consegue mostrar esse mundo sem inferir algo como anjos e demônios, que os Cullen são inerentemente bons (como se houvesse algo assim realmente) e James por exemplo é mau por natureza, até porque o """talento""" que ele tem é o mais "malvado" o possível, ele é um traqueador de vítimas, um predador perfeito. A paixão de Edward e a complexidade da personagem dele realmente são as únicas coisas que salvam o livro, e também que movimentam a trama pra frente (até o final do último livro, porque as decisões da Bella sempre precisam do aval e da concessão dele). E mesmo que ele seja um idiota controlador, manipulador, abusivo, ainda ele vai muito além de si mesmo pra ser melhor do que isso ou pra redimir isso. Nisso eu admiro a Stephenie, o fascínio que temos até hoje por crepúsculo se deve exclusivamente a isso, inclusive o nosso ódio. Edward segurou essa 🤬 #$%!& inteira até o final (mesmo sendo um chato e no meio de eclipse ele trocando de personalidade e deixando de ser ciumento). O imagético estético é muito atraente, mas quando vira a história em si as imagens potentes fogem, como o cervo apaixonado pelo leão.